segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Canal Livre discute Cotas Raciais



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Tudo sobre leitura

Tudo sobre leitura

Foto: RICARDO JAEGGER

Formar leitores é uma tarefa que começa antes mesmo da alfabetização e se estende por toda a vida escolar. Pensando nisso, preparamos um especial com tudo o que você precisa saber sobre leitura! Confira reportagens, vídeos e planos de aula desenvolvidos especialmente para ajudar você a despertar em seus alunos o gosto pelos livros e garantir que eles consigam ler e entender os mais diversos tipos de texto. BOA LEITURA!

 http://revistaescola.abril.com.br/leitura/

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A observação das minhocas possibilitou que os pequenos aprendessem a aprofundar a investigação sobre uma espécie e checar suas hipóteses

 Fotos Dercílio

Pesquisa no laboratório e também no jardim

A observação das minhocas possibilitou que os pequenos aprendessem a aprofundar a investigação sobre uma espécie e checar suas hipóteses

Compartilhe
Página 1 de 3 > >|
Luvas e lupas foram usadas
na observação dos anelídeos
realizada pela turma da Fundação Bradesco de Paragominas. Foto: Rafael Araujo
Luvas e lupas foram usadas na observação dos anelídeos realizada pela turma da Fundação Bradesco de Paragominas
"As minhocas têm olhos?", uma criança perguntou. Outra respondeu que sim, pois tinha visto na televisão. Um colega disse que elas não gostam de sol, outro quis saber se é possível esticar o corpo delas. Foi assim, com dúvidas e hipóteses, a primeira visita da turma da pré-escola ao minhocário da Escola de Educação Básica e Profissional Fundação Bradesco, em Paragominas, a 314 quilômetros de Belém.

Esse levantamento de ideias e conhecimentos prévios foi o início do percurso de investigação e pesquisa científica conduzido pela educadora Elda Mara Veras Corrêa Feitosa (confira algumas das atividades realizadas e o registro dos pequenos sobre as minhocas nas imagens desta página e das seguintes). Atenta às questões levantadas, ela promoveu uma nova visita ao minhocário. Dessa vez com luvas e lupas, as crianças fizeram uma observação mais atenta. Coletaram amostras de terra, adubo e, claro, alguns bichinhos. Levaram o material para o laboratório de Ciências usado pelas classes de Ensino Fundamental. Lá, já com menos receio de manipular os animais, começaram a validar suas hipóteses ou refutá-las.
Encontraram, por exemplo, alguns ovos, concluindo que a minhoca não se desenvolve dentro da barriga da mãe como os mamíferos. Observaram, também, que o corpo dela é formado por vários anéis e, por isso, ela se estica e encolhe com tanta facilidade. Viram, ainda, que esse anelídeo se alimenta de folhas secas e restos de comida e não tem olhos, como alguém havia dito antes, mas sua pele é bastante sensível à luz.

"É fundamental levar as perguntas dos pequenos a sério. Quando isso acontece, eles adquirem conhecimento científico de maneira mais efetiva", alerta Celi Rodrigues Chaves Dominguez, docente da Licenciatura em Ciências da Natureza da Universidade de São Paulo (USP). Ao criar contextos e cenários de investigação como a ida ao laboratório, o educador consegue aproximar a turma de instrumentos e procedimentos científicos. Isso possibilita o desenvolvimento de competências como formulação de hipóteses, experimentação, demonstração, registros e conclusões. "As crianças não aprendem somente sobre o conteúdo principal - nesse caso, as minhocas - mas também a estudar Ciências", diz a formadora de professores Silvana Augusto, do Instituto Avisa Lá, em São Paulo.
Página 1 de 3 > >|

http://revistaescola.abril.com.br/creche-pre-escola/pesquisa-laboratorio-tambem-jardim-720891.shtml



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Paulo Briguet visita a Escola Mundo do Balão Mágico. (lista de reprodução)



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL LA MODULARIDAD DE LA MENTE [( )( )]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

UTPL TEORIAS DEL DESARROLLO INTELECTUAL [(DESARROLLO DE LA INTELIGENCIA)]



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

domingo, 9 de dezembro de 2012

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Pe. Paulo Ricardo: Tolerância Intolerante



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Ter filhos significa ter que renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas coisas....


Ter filhos significa ter que renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas
coisas....



TENHO RECEBIDO mensagens de pais -de mães, principalmente- que comentam as
consequências que as férias escolares dos filhos provocam em suas vidas,
levantam questões e manifestam dúvidas sobre o que fazer com as crianças
durante o recesso.

Muitos deles perguntam se faz mal para a criança frequentar a escola nessa
época, já que muitas delas oferecem recreação e cursos extracurriculares
para a criançada ter o que fazer ou com quem ficar enquanto os pais
trabalham.

Outros questionam se a criança precisa mesmo passar tanto tempo sem ir para
a escola, sem encontrar seus colegas, sem ter atividades diferentes para
realizar com seu grupo.

Há também os que reclamam. Vou citar uma leitora que, magoada, contou que
havia planejado fazer um cruzeiro em meados do semestre próximo, mas que,
como não encontrou alternativa para o filho, teve de renunciar ao passeio e
marcar suas férias para o mês de janeiro, sem direito de viajar sozinha.

Alguns pais perguntam a partir de qual idade a criança pode ir para um
acampamento, outros querem dicas do que inventar para os filhos fazerem em
casa, perguntam se devem manter rotina, hora de sono, tempo no videogame ou
computador, escola de esportes etc.

Há dúvidas de todo tipo. Então, vamos ajudar a esclarecê-las antes de
refletir a respeito do tema.

Ir para a escola quando a maioria dos colegas não está lá não deve ser muito
agradável para crianças, não acha, leitor? Além disso, deixar sua casa
quando não é necessário -as crianças sabem o significado de férias- é
custoso para elas.

Descansar dos adultos que trabalham na escola, do ambiente físico, das
regras que lá existem, tais como hora de se alimentar, de trocar de roupa
etc., é revigorante. Você não gostaria de passar dias de suas férias em seu
local de trabalho, não é verdade?

À escola a criança vai para aprender. Mesmo no ciclo da educação infantil, o
brincar da criança é diferente e promove o aprendizado. Nem sempre sabemos
dizer o que ela está aprendendo, mas que aprende, aprende. E isso é
exaustivo. Por isso, a criança precisa de férias escolares, mesmo quando
pequena.

Ter filhos significa ter de renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas
coisas. Reclamar não é produtivo, já que o desejo de ter filhos foi dos
próprios pais.

É recente essa ânsia dos adultos de criar programação para os filhos. Eles
mesmos podem fazer isso, mas só se tiverem tempo para o ócio. Claro que,
depois de viver apenas com os adultos dirigindo suas atividades, eles
estranharão um pouco, mas vão aprender o quanto é valioso serem donos de seu
tempo, de suas escolhas, da ordem de seus afazeres.

Por último, vale a pena pensarmos nos motivos que levaram muitos pais a
tratar as férias dos filhos como um problema. Talvez, seja difícil saber o
que fazer com as crianças sem a mediação dos horários rígidos e dos
compromissos da agenda escolar. Talvez, seja mais difícil ainda conviver com
os filhos por períodos maiores do que os pais estão acostumados.
A partir de quando ficar com os filhos em casa transformou-se em um
problema?

Desde o momento em que ter filhos passou a ser uma ideia diferente
da de acompanhar a vida de uma criança, cuidar dela, dedicar-se a ela, ficar
disponível para o que possa acontecer; desde que passamos a querer viver com
filhos do mesmo modo que vivíamos antes de tê-los. A partir do momento em
que nossa vida desobrigada deles parece ser muito mais sedutora.

Por que temos filhos?


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)



 

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a
felicidade".
 Carlos Drummond de Andrade

 
 

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Ter filhos significa ter que renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas coisas....



 

 Ter filhos significa ter que renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas
coisas....

TENHO RECEBIDO mensagens de pais -de mães, principalmente- que comentam as
consequências que as férias escolares dos filhos provocam em suas vidas,
levantam questões e manifestam dúvidas sobre o que fazer com as crianças
durante o recesso.

Muitos deles perguntam se faz mal para a criança frequentar a escola nessa
época, já que muitas delas oferecem recreação e cursos extracurriculares
para a criançada ter o que fazer ou com quem ficar enquanto os pais
trabalham.

Outros questionam se a criança precisa mesmo passar tanto tempo sem ir para
a escola, sem encontrar seus colegas, sem ter atividades diferentes para
realizar com seu grupo.

Há também os que reclamam. Vou citar uma leitora que, magoada, contou que
havia planejado fazer um cruzeiro em meados do semestre próximo, mas que,
como não encontrou alternativa para o filho, teve de renunciar ao passeio e
marcar suas férias para o mês de janeiro, sem direito de viajar sozinha.

Alguns pais perguntam a partir de qual idade a criança pode ir para um
acampamento, outros querem dicas do que inventar para os filhos fazerem em
casa, perguntam se devem manter rotina, hora de sono, tempo no videogame ou
computador, escola de esportes etc.

Há dúvidas de todo tipo. Então, vamos ajudar a esclarecê-las antes de
refletir a respeito do tema.

Ir para a escola quando a maioria dos colegas não está lá não deve ser muito
agradável para crianças, não acha, leitor? Além disso, deixar sua casa
quando não é necessário -as crianças sabem o significado de férias- é
custoso para elas.

Descansar dos adultos que trabalham na escola, do ambiente físico, das
regras que lá existem, tais como hora de se alimentar, de trocar de roupa
etc., é revigorante. Você não gostaria de passar dias de suas férias em seu
local de trabalho, não é verdade?

À escola a criança vai para aprender. Mesmo no ciclo da educação infantil, o
brincar da criança é diferente e promove o aprendizado. Nem sempre sabemos
dizer o que ela está aprendendo, mas que aprende, aprende. E isso é
exaustivo. Por isso, a criança precisa de férias escolares, mesmo quando
pequena.

Ter filhos significa ter de renunciar, mesmo que temporariamente, a diversas
coisas. Reclamar não é produtivo, já que o desejo de ter filhos foi dos
próprios pais.

É recente essa ânsia dos adultos de criar programação para os filhos. Eles
mesmos podem fazer isso, mas só se tiverem tempo para o ócio. Claro que,
depois de viver apenas com os adultos dirigindo suas atividades, eles
estranharão um pouco, mas vão aprender o quanto é valioso serem donos de seu
tempo, de suas escolhas, da ordem de seus afazeres.

Por último, vale a pena pensarmos nos motivos que levaram muitos pais a
tratar as férias dos filhos como um problema. Talvez, seja difícil saber o
que fazer com as crianças sem a mediação dos horários rígidos e dos
compromissos da agenda escolar. Talvez, seja mais difícil ainda conviver com
os filhos por períodos maiores do que os pais estão acostumados.
A partir de quando ficar com os filhos em casa transformou-se em um
problema?

Desde o momento em que ter filhos passou a ser uma ideia diferente
da de acompanhar a vida de uma criança, cuidar dela, dedicar-se a ela, ficar
disponível para o que possa acontecer; desde que passamos a querer viver com
filhos do mesmo modo que vivíamos antes de tê-los. A partir do momento em
que nossa vida desobrigada deles parece ser muito mais sedutora.

Por que temos filhos?


ROSELY SAYÃO é psicóloga e autora de "Como Educar Meu Filho?" (Publifolha)



 

"A cada dia que vivo, mais me convenço de que o desperdício da vida está no amor que não damos, nas forças que não usamos, na prudência egoísta que nada arrisca, e que, esquivando-se do sofrimento, perdemos também a
felicidade".
 Carlos Drummond de Andrade

 

 


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Yuri Bezmenov - Deception Was My Job - 1984 (Legendado)



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

A Subversão nos Países-alvo da Extinta URSS - Yuri Bezmenov (Palestra ...



Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

quinta-feira, 6 de dezembro de 2012

Vídeos enviados (lista de reprodução)



Obrigado pela visita, volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Inteligencia emocional.

 


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: MUDANDO SEU ESTILO DE VIDA: SER FELIZ E VIVER MUIT...

O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: MUDANDO SEU ESTILO DE VIDA: SER FELIZ E VIVER MUIT...:   Inteligencia emocional. ._lind_ from pr_afsalbergaria Obrigado pela visita, e volte sempre.

Obrigado pela visita, e volte sempre.pegue a sua no TemplatesdaLua.com

MUDANDO SEU ESTILO DE VIDA: SER FELIZ E VIVER MUITO É UMA OPÇÃO PESSOAL.” 2. PPS baseado na Palestra do DR. FERNANDO LUCCHESE

 

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Links de resenhas e resumos sobre alfabetização.



http://www.webartigos.com/artigos/resenha-dos-textos-letramento-e-alfabetizacao-as-muitas-facetas-e-as-muitas-facetas-da-alfabetizacao-magda-soares/22352/

http://www.pedagogiaaopedaletra.com/posts/resenha-do-livro-fundamentos-da-alfabetizacao-reflexoes-sobre-a-alfabetizacao-de-emilia-ferreiro/

http://educacaodialogica.blogspot.com.br/2009/01/resenha-e-resumos-alfabetizacao-leitura.html

http://www.sul-sc.com.br/afolha/monografia/resenha_ato_ler.htm

http://www.aprendeminas.com/2010/01/cinco-eixos-da-alfabetizacao-e.html

https://www.google.com.br/search?q=resenha+sobre+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-BR:official&client=firefox-a#q=resenha+sobre+alfabetiza%C3%A7%C3%A3o&hl=pt-BR&client=firefox-a&hs=vrD&tbo=d&rls=org.mozilla:pt-BR:official&ei=BF3AUOmuF4G69QSVhoH4Aw&start=10&sa=N&bav=on.2,or.r_gc.r_pw.r_cp.r_qf.&fp=2f169f64bf3e64c8&bpcl=39650382&biw=1024&bih=607

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Cartilha Caminho Suave



http://www.2shared.com/complete/AkWEQvDA/CARTILHA_CAMINHO_SUAVE.html

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES PARA A PSICOLOGIA CONTEMPORÂNEA

 


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Qual é a diferença entre método e técnica?

28 de out. de 2020 CCS UFRJ - NUTES - INSTITUTO DO NÚCLEO DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PARA A SAÚDE É frequente confundir método com técnica....