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segunda-feira, 6 de julho de 2020
Cartilha Sodré. Benedicta Stahl Sodré
Desconhecemos a verdadeira história da fundação de nossa escola. Os dados que citaremos, referem-se a homenageada que deu o nome a mesma.
A profª Benedicta Stahl Sodré, nasceu em 17 de agosto de 1900, concluiu o curso de Professora pelo Instituto de Educação Sud Minucci de Piracicaba, ingressou no Magistério e depois foi removida para a cidade de São Carlos. Lecionou durante 32 anos e concomitantemente, dedicou-se à pesquisa no campo da alfabetização, que resultou na organização de um processo de alfabetização, culminando com seu primeiro livro: “Cartilha Sodré “, que teve uma tiragem espetacular que auxiliou na alfabetização de milhares de brasileiros.
A ilustre educadora, recebeu em vida inúmeras homenagens. Faleceu em 22 de agosto de 1972, recebendo ainda várias homenagens póstumas, dentre elas a doação de seu nome a Escola Municipal de Educação Infantil do Jardim Beatriz de São Carlos em 1982, na administração do Prefeito Antonio Massei.
A Unidade Escolar localiza-se no bairro Jardim Beatriz, atendendo os bairros adjacentes: Jardim Medeiros, Redenção, Belvedere, Boa Vista e Mirante da Boa Vista.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/19408201#readmore
CEMEI “BENEDICTA STAHL SODRÉ” A escola foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1982 para atender os bairros Jardim Medeiros, Redenção, Belvedere, Boa Vista e Mirante de Boa Vista, como Escola Municipal de Educação Infantil do Jardim Beatriz. No mesmo ano de sua inauguração, o então prefeito Antonio Massei homenageou Benedicta Sthal Sodré dando seu nome à escola. BENEDICTA STAHL SODRÉ - Nasceu em 17 de agosto de 1900. Concluiu o curso de Professora pelo Instituto de Educação Sud Minucci de Piracicaba, ingressou no Magistério e alguns anos depois veio para São Carlos. Paralelamente às aulas, dedicou-se à pesquisa no campo da alfabetização, resultando em seu primeiro livro: “Cartilha Sodré “, que auxiliou na alfabetização de milhares de brasileiros. A ilustre educadora faleceu em 22 de agosto de 1972.
Obrigado pela visita, volte sempre.
domingo, 5 de julho de 2020
Alfabetização e "A Cartilha Caminho Suave" E Cartilha Sodré. As duas cartilhas é métodos de alfabetizações genuinamente brasileiros.. Lendo comentários e explicando sobre método fônico, e matérias para imprimir. bem como teste de nível de escrita.
Contação de histórias – O guia definitivo
Written by André Gazola in Artigos para professores
Contar histórias é a mais antiga das artes. Elas são fontes maravilhosas de experiências. São meios de ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca.
É através do prazer ou emoções que as histórias lhes proporcionam que o simbolismo, implícito nas tramas e personagens, vai agir em seu inconsciente. Ali atuando, ajudamos, pouco a pouco, a resolverem os conflitos interiores que normalmente vivem.
Os significados simbólicos dos contos estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional, quando se dá a evolução, a passagem do eu para nós. A literatura infantil, principalmente os contos de fadas, podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta.
As diferenças que mostram os personagens bom e maus, feios e bonitos, poderosos e fracos, facilitam à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social.
Através deles a criança incorporará valores que desde sempre regem a vida humana. Confrontada com o bom e o belo a criança é levada a com eles se identificar, por trazerem em si a semente da bondade e da beleza.
Identificando-se com heróis e heroínas, ela é levada a resolver sua própria situação, superando o medo que a inibe e ajudando-a enfrentar os perigos e ameaças que sente a sua volta.
Nesse artigo, você aprenderá:
- O que é e como fazer a hora do conto;
- Quais critérios utilizar para escolher as histórias;
- Sugestões de histórias infantis;
- Sugestões de recursos e técnicas utilizadas para contar histórias com criatividade.
Written by André Gazola in Artigos para professores
Contar histórias é a mais antiga das artes. Elas são fontes maravilhosas de experiências. São meios de ampliar o horizonte da criança e de aumentar seu conhecimento em relação ao mundo que a cerca.
É através do prazer ou emoções que as histórias lhes proporcionam que o simbolismo, implícito nas tramas e personagens, vai agir em seu inconsciente. Ali atuando, ajudamos, pouco a pouco, a resolverem os conflitos interiores que normalmente vivem.
Os significados simbólicos dos contos estão ligados aos eternos dilemas que o homem enfrenta ao longo de seu amadurecimento emocional, quando se dá a evolução, a passagem do eu para nós. A literatura infantil, principalmente os contos de fadas, podem ser decisivos para a formação da criança em relação a si mesma e ao mundo a sua volta.
As diferenças que mostram os personagens bom e maus, feios e bonitos, poderosos e fracos, facilitam à criança a compreensão de certos valores básicos da conduta humana ou do convívio social.
Através deles a criança incorporará valores que desde sempre regem a vida humana. Confrontada com o bom e o belo a criança é levada a com eles se identificar, por trazerem em si a semente da bondade e da beleza.
Identificando-se com heróis e heroínas, ela é levada a resolver sua própria situação, superando o medo que a inibe e ajudando-a enfrentar os perigos e ameaças que sente a sua volta.
Nesse artigo, você aprenderá:
- O que é e como fazer a hora do conto;
- Quais critérios utilizar para escolher as histórias;
- Sugestões de histórias infantis;
- Sugestões de recursos e técnicas utilizadas para contar histórias com criatividade.
Hora do conto: Por que contar histórias?
- As histórias formam o gosto pela leitura: quando a criança aprende a gostar de ouvir histórias contadas ou lidas, ela adquire o impulso inicial que mais tarde a atrairá para a leitura. Leia 10 dicas para ensinar seu filho gostar de ler.
- As histórias são um poderoso recurso de estimulação do desenvolvimento psicológico e moral que pode ser utilizado como recurso auxiliar da manutenção da saúde mental do indivíduo em crescimento.
- As histórias instruem – ao enriquecer o vocabulário infantil, amplia seu mundo de ideias e conhecimentos e desenvolve a linguagem e o pensamento.
- As histórias educam e estimulam o desenvolvimento da atenção, da imaginação, observação, memória, reflexão e linguagem.
- As histórias cultivam a sensibilidade, e isso significa educar o espírito. A literatura e os contos de fadas dirigem a criança para a descoberta de sua identidade e comunicação e também sugerem as experiências que são necessárias para desenvolver ainda mais o seu caráter.
- As histórias facilitam a adaptação da criança ao meio ambiente, pela incorporação de valores sociais e morais que ela capta da vida de seus personagens.
- As histórias recreiam, distraem, descarregam as tensões, aliviam as sobrecargas emocionais e auxiliam, muitas vezes, a resolver conflitos emocionais próprios. Exemplo: por alguma razão, uma criança é repreendida pela mãe. Não podendo reagir diretamente à “agressão”, identificará a “agressora” na pessoa má do conto. A história funcionará, dessa forma, como antídoto na solução de seus problemas infantis. Será um fator importante na procura do equilíbrio emocional.
Percebe-se então, o quanto é importante que o professor esteja atento às reações infantis perante as histórias contadas, podendo ser de grande ajuda para compreensão da realidade de cada uma das crianças.
10 mandamentos da contação de histórias
- Escolha uma história da qual você goste muito e deseje contar.
- Leia essa história muitas vezes.
- Feche os olhos e imagine o cenário, os personagens, o tempo e outros elementos constituintes do enredo.
- Escolha a voz para o narrador e para as personagens da história.
- Exercite seu poder de concentração.
- Aprenda como criar o gosto pela leitura conforme a idade do aluno.
- Tenha cuidado com sua postura e os vícios de linguagem.
- Conte para alguém antes de contar para todo mundo.
- Na hora de contar, olhe para todo: olhar diz muita coisa.
- Seja natural, deixe falar seu coração e seduza o ouvinte para que ele deseje ouvir novamente.
Que história contar? Sugestões por faixa etária
Pré-escolares: até 3 anos
- Histórias de bichos.
- Contos rítmicos que sejam leves, lúdicos, bem humorados e curtos.
- Cantigas de ninar.
- Veja dicas de livros para faixa etária de 3 anos.
Fase pré-mágica: de 3 a 6 anos
- Histórias de bichos.
- Pequenos contos de fadas com enredo simples e poucas personagens.
- Poemas simples.
- Trava-línguas.
- Parlendas.
- Cantigas de rodas.
- Veja dicas de livros para a faixa etária de 5 anos.
Fase escolar: 7 anos
- Histórias de crianças, animais e encantamentos.
- Contos de fadas mais elaborados.
- Aventuras no ambiente próximo: família e comunidade.
Fase escolar: 8 anos
- Histórias humorísticas.
- Contos de fadas mais elaborados.
- Lendas folclóricas.
Fase escolar: 9 anos
- Mitos.
- Contos de fadas mais elaborados.
- Antigo testamento como mito.
- Histórias verídicas.
- Histórias de humor.
Fase escolar: 10 anos
- Mitos.
- Mitologia nórdica.
- Narrativas de viagens.
- Histórias verídicas.
Fase escolar: 11 anos
- Mitos (hindus, persas, árabes, egípcios).
- Narrativas de viagens.
- Histórias verídicas.
- Mitos de heróis.
Fase escolar: 12 anos em diante
- Narrativas de viagens
- Histórias verídicas
- Biografias e romances
Técnicas para contação de histórias
- Contação: adaptação do contador ou história decorada na íntegra.
- Com o livro: leitura dinâmica, dramatizada, com as ilustrações do livro.
- Com gravuras: varal, livro ampliado.
- Com fanelógrafo: gravuras coloridas, dobraduras, sombras – usar o velcro atrás.
- Com desenhos: desenhar as personagens enquanto vai contando a história.
- Fantoches: de varetas, dedoches, de caixinhas, de papel machê, de meias, de EVA, de espuma, de feltro ou qualquer outro material que sua criatividade permitir.
Importante observar ao contar uma história
Conversa prévia
Receba as crianças individualmente, dando o máximo de atenção que puder para cada uma, sempre de forma muito afetiva. Converse com o grupo e estabeleça algumas regras para a contação. Lembre-se também de criar um certo suspense antes do início da história.
A preparação
Esteja com os materiais organizados, suficientes para a contação e para a atividade posterior (se houver). É muito importante ter segurança em relação àquilo que se vai contar, o que começa com você mesmo gostar da história.
A duração da narrativa
Respeite o interesse da turma, a faixa etária e o ambiente (muito quente/frio).
Lidando com interrupções
Aproveite as interferências dos alunos para enriquecer a história, mas não deixe de combinar antecipadamente com eles sobre o que eles podem ou não fazer durante a contação.
Conversa depois da história
É importante que o momento da contação tenha um final bem definido – um bom recurso é concluir a história com uma rima ou aplauso diferente. Por exemplo: “Bata palmas quem gostou do era uma vez, quem não gostou que fique para outra vez!”.
O preparo geral
Para quem eu contarei? Onde eu contarei? Com que finalidade contarei? Como marcarei o clímax? Como prepararei o ambiente? Como trabalharei os elementos surpresa? Que gestos e roupas usarei? Como prepararei minha voz?
Contação
A história deve ser contada calmamente, porém com ritmo e entusiasmo, criando uma expectativa positiva com relação aos acontecimentos.
O bom contador de histórias deve observar, ainda:
- Local
- Luminosidade
- Acomodações
- Presença de sons externos
- O nível de atenção das crianças
- O cenário
- O elemento surpresa
- O desfecho
Importante: Nem toda história precisa dar lição de moral ou conduta no final. A hora do conto deve ser um momento de prazer e diversão, não apenas a continuação de uma aula conteudista.
Não dê explicações psicológicas sobre a conduta dos personagens e muito menos as associe a atitudes individuais de alunos.
Atividades artísticas decorrentes da história
Após a contação, é sempre importante realizar um trabalho em que as crianças se envolvam e relembrem o que foi contado.
Nessa hora, é preciso considerar a faixa etária de cada grupo, o que vai guiar você a realizar diferentes tipos de atividades. Abaixo, elenquei algumas que podem ser aplicadas, modificadas e expandidas conforme o seu caso:
- Dobraduras das personagens
- Desenhos das personagens que mais gostou
- Construção com sucatas
- Música sobre a história
- Fantoches diversos
- Bonecos com papel machê
- Máscaras
- Construção de livrinhos
- Dramatizações
- Fantasias
- Teatro de sombras
- Painéis
Permita que seu filho ou seus alunos adentrem nesse mundo fantástico das histórias! Compartilhe outras técnicas, sugestões de histórias ou suas próprias experiências como ouvinte, nos comentários.
Livros sugeridos para homeschooling 6 anos
Os livros abaixo são sugeridos para a etapa de contação de histórias da formação 1.
- Alfabeto escalafobético (Claudio Fragata)
- A menina e o céu (Leo Cunha)
- Antologia ilustrada da poesia brasileira: para crianças de qualquer idade (Adriana Calcanhotto)
- Bichos do lixo (Ferreira Gullar)
- Chapeuzinho Amarelo (Chico Buarque)
- Cobras e lagartos (Wania Amarante)
- Jardim de menino poeta (Maria Valéria Rezende)
- Jardim de versos (Robert Louis Stevenson)
- Lili inventa o mundo (Mario Quintana)
- Limeriques do bípede apaixonado (Tatiana Belinky)
- O livro dos pássaros mágicos (Heloisa Prieto)
- Os sinos (Manuel Bandeira)
- Ou isto ou aquilo (Cecília Meireles)
- Palavras são pássaros (Angela Leite de Souza)
- Receitas da vó para salvar a vida (Neide Barros)
- Rindo escondido (João Proteti)
- Três fábulas de Esopo (Paulo Garfunkel)
- Trinca-trova (Ciça)
- 111 poemas para crianças (Sérgio Capparelli)
Voltar para: materiais didáticos homeschooling
sugestão de 1 teste para diagnóstico de escrita para alunos do 1º ao 5º ano do ensino fundamental de Cláudia Monique Gomes
Livros Citados ,
Processo de Alfabetização: Subsídios para um Trabalho Eficiente Gláurea Basso dos Santos & Sueli Parada Simão editora: Ática
DISTÚRBIOS DA APRENDIZAGEM – Uma abordagem psicopedagógica: António Manuel Pamplona
Alfabetização Fônica - Construindo Competência de Leitura e Escrita: Alessandra Capovilla e Fernando Capovilla
Manual de alfabetização- Método das onomatopeias: Desenvolvendo a consciência fonêmica de forma lúdica: Sandra Puliezi de João Maria Andarilho
Desconhecemos a verdadeira história da fundação de nossa escola. Os dados que citaremos, referem-se a homenageada que deu o nome a mesma.
A profª Benedicta Stahl Sodré, nasceu em 17 de agosto de 1900, concluiu o curso de Professora pelo Instituto de Educação Sud Minucci de Piracicaba, ingressou no Magistério e depois foi removida para a cidade de São Carlos. Lecionou durante 32 anos e concomitantemente, dedicou-se à pesquisa no campo da alfabetização, que resultou na organização de um processo de alfabetização, culminando com seu primeiro livro: “Cartilha Sodré “, que teve uma tiragem espetacular que auxiliou na alfabetização de milhares de brasileiros.
A ilustre educadora, recebeu em vida inúmeras homenagens. Faleceu em 22 de agosto de 1972, recebendo ainda várias homenagens póstumas, dentre elas a doação de seu nome a Escola Municipal de Educação Infantil do Jardim Beatriz de São Carlos em 1982, na administração do Prefeito Antonio Massei.
A Unidade Escolar localiza-se no bairro Jardim Beatriz, atendendo os bairros adjacentes: Jardim Medeiros, Redenção, Belvedere, Boa Vista e Mirante da Boa Vista.
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CEMEI “BENEDICTA STAHL SODRÉ” A escola foi inaugurada no dia 29 de outubro de 1982 para atender os bairros Jardim Medeiros, Redenção, Belvedere, Boa Vista e Mirante de Boa Vista, como Escola Municipal de Educação Infantil do Jardim Beatriz. No mesmo ano de sua inauguração, o então prefeito Antonio Massei homenageou Benedicta Sthal Sodré dando seu nome à escola. BENEDICTA STAHL SODRÉ - Nasceu em 17 de agosto de 1900. Concluiu o curso de Professora pelo Instituto de Educação Sud Minucci de Piracicaba, ingressou no Magistério e alguns anos depois veio para São Carlos. Paralelamente às aulas, dedicou-se à pesquisa no campo da alfabetização, resultando em seu primeiro livro: “Cartilha Sodré “, que auxiliou na alfabetização de milhares de brasileiros. A ilustre educadora faleceu em 22 de agosto de 1972.
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quinta-feira, 2 de julho de 2020
quarta-feira, 1 de julho de 2020
terça-feira, 30 de junho de 2020
segunda-feira, 29 de junho de 2020
História do Jejum de Sayana ou Padma Ekadasi. Jejum dia01/07/2020 Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião etc. • Just now
phalena phala-karanam anumiyate "Vendo-se o resultado, pode-se entender a causa desse resultado" Este verso é uma citação Lógica Formal (Nyaya Shastra) El Nyaya de Gotama que foi citado por Srila Prabhupada no C.c. A.L. 1 - 91
CC Antya-līlā 1.91
phalena phala-kāraṇam anumīyate
Palabra por palabra
phalena—por el resultado; phala-kāraṇam—el origen del resultado; anumīyate—se puede suponer.
Traducción
«“Al ver un resultado, se puede entender la causa de ese resultado.”
Significado
Éste es un verso de la doctrina del Nyāya, la lógica.
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