terça-feira, 11 de março de 2008

Didática e Metodologia.


Didática e Metodologia. Para que serve?
Antes de entrarmos, neste assunto vamos ver os significados destas palavras.

Didática: A palavra didática (didáctica) vem da expressão grega Τεχνή διδακτική (techné didaktiké), que se pode traduzir como arte ou técnica de ensinar. A Didática é a parte da pedagogia que se ocupa dos métodos e técnicas de ensino destinados a colocar em prática as diretrizes da teoria pedagógica. A didática estuda os processos de ensino e aprendizagem. O educador Jan Amos Komenský, mais conhecido por Comenius, é reconhecido como o pai da Didática Moderna e um dos maiores educadores do século XVII. Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.

Método (do Grego methodos, met' hodos que significa, literalmente, "caminho para chegar a um fim"). Sobre este assunto, podemos referir:

Metodologia: é o estudo dos métodos. Ou então as etapas a seguir num determinado processo. Tem como finalidade captar e analisar as características dos vários métodos disponíveis, avaliar suas capacidades, potencialidades, limitações ou distorções e criticar os pressupostos ou as implicações de sua utilização. Além de ser uma disciplina que estuda os métodos, a metodologia é também considerada uma forma de conduzir a pesquisa ou um conjunto de regras para ensino de ciencia e arte.

Em Gestão de Projectos, existe a metodologia geral e a metodologia detalhada.

Didática é uma disciplina técnica que tem por objeto específico a técnica de ensino (direção técnica da aprendizagem).
E a didática estuda a técnica de ensino em todos os seus aspectos práticos e operacionais,podendo ser definida como: " A técnica de estimular, dirigir encaminhar, no decurso da aprendizagem, a formação do homem". (Aguayo.).
A didática pode ser, geral e especial.
A didática geral estuda os princípios, as normas e as técnicas que devem regular qualquer ensino, para qualquer tipo de aluno. Ela nos dá uma visão geral da atividade docente.
A didática especial estuda aspectos científicos de uma determinada disciplina ou faixa de escolaridade. Ela analisa os problemas e as dificuldades que o ensino de cada disciplina apresenta e organiza os meios e as sugestões para resolvê-los. Assim, temos as didáticas especiais das línguas (francês, inglês, espanhol, etc.); as didáticas especiais das ciências (física, química, matemática, etc.).
E temos didática e metodologia (PILETTI) faz uma ligeira diferença entres estes termos.
A didática faz um juízo de valor.
A metodologia dá juízos de realidade
Juízos de realidade são juízos descritivos e constativos. Exemplos:
* Dois mais dois são quatro.
* acham-se presentes na sala 50 alunos.
Juízos de valor são juízos que estabelecem valores ou normas.
Exemplos:
* a democracia é a melhor forma de governo.
* os velhos merecem nosso respeito.
Então concluímos que podemos ser metodologistas sem sermos didáticos, mas não podemos ser didáticos sem sermos metodologistas, pois podemos julgar sem conhecer.
Por este motivo dentro didática estudamos vários métodos, para serem adequados a cada caso.
E dentro da didática tem vários outras aspectos a serem estudados.
Ciclo docente, planejamento, orientação e controle; currículo,
Planejamento de ensino: o que pretendo alcançar ?, em quanto tempo pretendo alcançar ?, como posso alcançar ? O que fazer e como fazer? quais os recursos necessários ? o que e como analisar a situação a fim de verificar se o que pretendo foi alcançado?
Seleção e organização de conteúdo. Os objetivos.
Avaliação. Motivação da aprendizagem. A organização e direção de uma classe escolar. Hoje em dia alguns falam em gestor de sala de aula e ensino/aprendizagem.
Todos estes procedimentos são tratados em didática para se ajudar o ensino.
Mas vc pode saber de tudo isso e ser considerado eficiente sem ser eficaz. Isto ocorre quando estes instrumentos não obtiver relutados.
Mas será eficiente e eficaz quando os seus alunos aprenderem o que vc ensinou. Este assunto é extenso e merece um estudo mais aprofundado, que é o caso de quem faz pedagogia, normal superior , e os outros cursos de licenciaturas. Espero ter ajudado.

Fonte(s):

PILETTI, Claudino. Didática Especial. 18 ed. Ática. São Paulo. 1997.


segunda-feira, 10 de março de 2008

PEDAGOGIA EMPRESARIAL



Pedagogia empresarial
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
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Pedagogia empresarial designa as atividades de estímulo ao desenvolvimento profissional e pessoal realizadas dentro das empresas. O termo foi cunhado pela professora Maria Luiza Marins Holtz.
A
Pedagogia e a Empresa fazem um casamento perfeito. Ambas tem objetivo semelhante em relação às pessoas, principalmente nos tempos atuais.
Uma Empresa sempre é a associação de pessoas, para explorar uma atividade, liderada pelo empresário, pessoa
empreendedora, que dirige e lidera aquela atividade com o fim de atingir ideais e objetivos também definidos.
A Pedagogia é a ciência que estuda e aplica doutrinas e princípios visando um programa de ação em relação à formação, aperfeiçoamento e estímulo de todas as faculdades da personalidade das pessoas, de acordo com ideais e objetivos definidos.
Tanto a Empresa como a Pedagogia agem em direção à realização de ideais e objetivos definidos, no trabalho de provocar mudanças no comportamento das pessoas. Esse processo de mudança provocada, no comportamento das pessoas em direção a um objetivo, chama-se aprendizagem e aprendizagem é a especialidade da Pedagogia e do Pedagogo
[1].
As responsabilidades do pedagogo empresarial incluem:
Conhecer as soluções para as questões que envolvem a produtividade das pessoas humanas, o objetivo de toda Empresa.
Conhecer e trabalhar na direção dos objetivos particulares da Empresa onde trabalha.
Conduzir as pessoas que trabalham na Empresa, dirigentes e funcionários, na direção dos objetivos definidos, humanos e empresariais.
Promover as condições necessárias (treinamentos, eventos, reuniões, festas, feiras, exposições, excursões), para o desenvolvimento integral das pessoas, influenciando-as positivamente (processo educativo), com o objetivo de otimizar a produtividade.
Aconselhar, de prefêrencia por escrito, sobre as condutas mais eficazes das chefias para com os funcionários e destes para com as chefias, a fim de favorecer o desenvolvimento da produtividade empresarial.
Conduzir o relacionamento humano na Empresa, através de ações, que garantam a manutenção do ambiente positivo e agradável, estimulador da produtividade.
A formação do Pedagogo Empresarial é oferecida em cursos de especialização e mestrado, por diversas instituições de ensino superior. Os cursos são reconhecidos pelo Ministério da Educação - MEC.
Várias empresas instituiram programas de treinamento e desenvolvimento de pessoas, o processo pode ser através da criação de uma
Universidade Corporativa.
[editar] Referências

Maria Luiza Marins Holtz.
Lições de Pedagogia Empresarial (PDF).
Fonte: Ministério da Educação - MEC. Disponível em:
http://portal.mec.gov.br/sesu/arquivos/pdf/resolucao12001.pdf
Obtido em "http://pt.wikipedia.org/wiki/Pedagogia_empresarial"


PEDAGOGIA EMPRESARIAL ARTIGOS.






VÍDEOS RELACIONADOS.

DICIONÁRIO de filosofia




História da educação no Brasil

Videos de Músicas



VÍDEOS MÚSICAIS.

Para ver as músicas é só clicar encima dos links.

Músicas da Banda The SOS Band.
Músicas Isley Brothers.
Músicas de Con Funk Shun.
Músicas de Stephanie Mills

Metodologia do ensino superior


METODOLOGIAS DO ENSINO SUPERIOR E A PRÁTICA DOCENTE: ESTRATÉGIAS E FORMAÇÃO PROFISSIONAL 

Resumo: Este artigo tem como objetivo geral compreender quais estratégias metodológicas os professores da Educação Superior utilizam em sala de aula considerando as expectativas iniciais do trabalho. Inserir-se no universo da Educação Superior vai exigir do professor um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes referentes ao processo de ensino e aprendizagem, tendo vista que ele é responsável pela formação de novos profissionais. Diante disso o docente assume para si múltiplos desafios, sobretudo para adequar seus saberes e fazeres às práticas da Educação Superior. Neste sentido, colocamos o seguinte questionamento: quais metodologias os professores iniciantes na Educação Superior utilizam no contexto da sala de aula? Para responder tal questão procuramos entender quais os sentimentos e expectativas do professor iniciante na Educação Superior; investigar quais as estratégias de ensino os mesmos utilizam em sala de aula e analisar os resultados de tais metodologias no desempenho do trabalho do professor. Esta pesquisa é de natureza qualitativa do tipo bibliográfica e de campo. Entrevistamos dois professores iniciantes na carreira da Educação Superior de instituições de Educação Superior Privada. Para referenciar os estudos teóricos trabalhamos com Gaeta e Masetto (2013), Gil (2013), Masetto (2003) dentre outros. Assumir o compromisso com a docência da Educação Superior não depende apenas dos conhecimentos conteudistas da área do conhecimento profissional do professor, é necessário o domínio das metodologias, interação com os alunos, habilidades, competências e sobretudo considerar os conhecimentos prévios dos educandos. 

Palavras-chave: Metodologias, Ensino Superior, Formação.



METODOLOGIA DO ENSINO SUPERIOR: ESPECIFICIDADE E PRAXIS COTIDIANA 

RESUMO O professor no ensino superior lida com adversidades constantes em sua sala de aula, há de observar que este deve aprimorar técnicas e buscar por inovações de seus ensinos, pois tais quesitos ainda são poucos abordados nas pós-graduações, mestrados e outras especificações profissionais. Esta pesquisa teve como objetivo mostrar as especificações da docência do ensino superior. A metodologia utilizada para a realização deste artigo foi pesquisa bibliográfica que teve como objetivo coletar o máximo possível de informações relevantes para o contexto da temática escolhida. Os resultados da pesquisa apontaram que os desafios sempre existirão, por isso o professor de ensino superior deve ter mentalidade aberta para poder lidar com estes problemas, que infelizmente tendem a ser frequente, a questão é que não se deve ficar parado frente aos desafios, mas se mostrar apto a mudança para a melhoria no processo de ensino e aprendizagem de qualidade.

 Palavras-chave: Metodologia. Ensino superior. Tecnologias. Desafios.



Hitler's Justice: The Courts of the Third Reich by Ingo Müller. Indicação de Leitura, 67

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