sábado, 31 de outubro de 2009

Rosângela Pires Dos Santos - Psicologia Do to e Da Aprendizagem

Rosângela Pires Dos Santos - Psicologia Do to e Da Aprendizagem

Rosângela Pires Dos Santos - Psicologia Aplicada À EducaÇÃo

Rosângela Pires Dos Santos - Psicologia Aplicada À EducaÇÃo fÍsica

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Rosângela Pires Dos Santos - EDUCAÇÃO INCLUSIVA

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PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - SOBRE HENRI WALLON - AULA 01 e 2


PROF. DR. PAULO GOMES LIMA - SOBRE HENRI WALLON - AULA 01

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sexta-feira, 30 de outubro de 2009

Desembarque espanhol UNOPAR e UDIMA

Desembarque espanhol Desembarque espanhol UNOPAR e UDIMA

Acordo entre universidades de Madri e de Londrina inaugura atuação de estrangeiros no ensino a distância na América Latina, com a oferta de pós-graduação em 357 polos brasileiros

Meire Bicudo

O presidente da Udima e a reitora da Unopar: consórcio com seis instituições
As fronteiras do ensino a distância estão cada vez menores. Além de não representarem mais obstáculos para a atuação de instituições de ensino superior em diversos estados, agora as barreiras dos continentes também estão sendo quebradas, com a chegada dos espanhóis ao mercado brasileiro.

Apesar de o presidente fundador da Universidade a Distância de Madri (Udima), Roque De Las Heras, ter declarado no Paraná que a instituição "não vai entrar no mercado brasileiro e a Unopar não vai entrar na Espanha, todos vão colaborar com todos", acordo inédito assinado entre as duas instituições prevê a geração de aulas a partir da Espanha para os alunos brasileiros, com direito a dupla certificação e a possibilidade de trabalho dos brasileiros em qualquer país da União Europeia.

O acordo foi assinado durante a 1ª Reunião Internacional de Ensino a Distância, realizada em setembro, em Londrina, cidade de 500 mil habitantes no interior do Paraná.

Denominado Consórcio Universitário para Inovação e Desenvolvimento (Cuid), o acordo entre a Universidade do Norte do Paraná (Unopar) e a Universidade a Distância de Madri tem o objetivo de garantir a expansão do ensino a distância em toda a América Latina.

O consórcio prevê ainda a participação de outras instituições de ensino superior da América Latina, como a Universidade Del Mar (Udelmar), do Chile, a Instituicion Universitária (Ceipa), da Colômbia, e a Universidade Abierta para Adultos (Uapa), da República Dominicana. "O objetivo é nos conhecermos. Estamos valorizando esse contato com as mais diferentes universidades e com o que elas fazem. Teremos ainda reuniões para ver o que um pode oferecer ao outro," disse Roque de Las Heras.

De qualquer forma, já ficou estabelecido que o objetivo do consórcio é compartilhar os trabalhos desenvolvidos pelas instituições participantes na área da educação superior, levando o ensino a distância a um maior número possível de pessoas.

As aulas serão geradas a partir da Universidade de Madri, que é conhecida especialmente por seus projetos de MBAs, e caberá à Unopar disponibilizar sua tecnologia para a transmissão de aulas para as cinco universidades participantes, explica o chanceler da Unopar, Marco Antonio Laffranchi.

O início das atividades está previsto para março de 2010, com a oferta de cursos para pós-graduação e MBA. A Unopar possui um satélite internacional com alcance até o México, podendo chegar aos Estados Unidos.

De acordo com o chanceler Marco Antonio Laffranchi, a instituição possui nove salas de geração, sendo sete em Londrina, uma em São Paulo e outra em Brasília. O próximo passo é montar uma sala Madri, de onde serão geradas as aulas do consórcio.

Foi justamente essa infraestrutura o que chamou a atenção da Universidade de Madri. Durante a estadia no Brasil, o presidente Roque De Las Heras destacou que a intenção da visita foi a de unir esforços entre as diferentes universidades iber o-americanas, utilizando as tecnologias da Unopar no ensino a distância com os conhecimentos e a experiência da Espanha na área.

A intenção é expandir o ensino a distância na América Latina, utilizando um sistema que leva o ensino a um maior número de pessoas, pelo menor custo, sem excluir ninguém.

Em relação ao Brasil, Laffranchi disse que já estuda a implementação dos cursos gerados da Espanha nos 357 polos da Unopar espalhados pelo país, mas ainda resta descobrir um meio de superar a barreira do idioma, que pode ser a tradução simultânea das aulas. Mas Heras defende o aprendizado da língua espanhola. "Temos interesse no mercado brasileiro, mas existe a barreira do idioma. Uma das coisas que vamos trabalhar é o aprendizado de espanhol. Além disso, a Unopar tem grande experiência em determinados campos, uma grande atuação com a qual todos nós temos a aprender."

Heras destaca que a parceria deverá envolver todas as universidades participantes, já que acredita ter o que aprender com todas. "O que pretendemos é que cada uma das seis universidades envolvidas apontem o melhor que têm para buscarmos um ensino de excelência. Queremos o que elas têm de melhor em seus países. A Unopar detém a tecnologia da transmissão e grande experiência adquirida em tão poucos anos que permitiu chegar com seu ensino aos lugares mais remotos de uma nação tão extensa como o Brasil", diz.

A base do convênio é formada pela Unopar e Udima, mas as outras instituições também são fundamentais no projeto, defende Heras. Será analisado o que cada uma tem, que tipo de material pedagógico, os livros. A colaboração tem de ser com respeito aos outros. Ninguém vai ser dominante, todos deverão colaborar. A tecnologia utilizada será da Unopar; 50% do material da pós-graduação será fornecido pela Udima e os outros 50% virão de cada uma das universidades envolvidas.

Com relação a novos convênios, o fundador da Universidade de Madri destaca que inicialmente o projeto é trabalhar com universidades que participam do acordo. "Haverá abertura para todas as outras que quiserem participar do projeto.
Serão realizadas reuniões anuais e a internet vai ajudar na comunicação e intercâmbio de ensino e pesquisa de todas as universidades participantes. Também teremos nesse projeto o intercâmbio dos alunos de um país com outro. Eles poderão escolher matérias das outras universidades conveniadas. Os professores de uma universidade poderão dar aulas em outra instituição de um país diferente, fazendo também projetos de pesquisa de forma conjunta. As possibilidades de intercâmbio serão todas aquelas que surgirem com o desenvolvimento do projeto", explica.

Interesse antecipado

O interesse dos espanhóis pelo mercado latino-americano foi antecipado pela revista Ensino Superior na edição 131.

Segundo relatou o repórter Arnaldo Comin, de Madri, a Espanha é reconhecida hoje como um polo internacional de ensino a distância e tem conquistado alunos de outros países justamente pelo poder de alcance da língua espanhola, idioma falado por mais de 400 milhões de pessoas ao redor do mundo mas que, no caso brasileiro, acaba por se tornar um obstáculo.

As quatro principais universidades atuantes no ensino a distância na Espanha - Uned, UOC, UB e IUP - atendem quase 250 mil estudantes por ano, principalmente em cursos de graduação e extensão universitária.

Os másteres e pós-graduações, modalidades que os espanhóis da Udima estão trazendo para o Brasil, representam justamente as áreas que mais têm impulsionado a educação a distancia na Espanha.

Estimativa do Instituto Universitario de Posgrado (IUP) aponta que 22% da formação contínua na Espanha é realizada via educação a distância, um crescimento de 46% entre 2006 e 2008. No segmento de másteres, a modalidade corresponde a um terço da oferta total de cursos.

Os espanhóis já estão familiarizados com ensino para alunos latino- americanos. O IUP, por exemplo, atende a alunos provenientes de 47 países, sendo 50% latino-americanos, região onde possuem 12 filiais. Outra característica do mercado de ensino a distância espanhol é a crescente mudança de público, que está deixando de ser proveniente de uma faixa etária mais velha, assim como ocorre no Brasil, para se tornar cada vez mais jovem e primeira opção de estudantes universitários iniciais.

Além da forte atuação nos cursos de pós-graduação, outra área de larga atuação dos espanhóis no ensino a distância no mundo é o ensino profissionalizante, alavancado pela necessidade de atender à formação de mão de obra especializada, principalmente onde empresas multinacionais também já marcam presença.


- O que e como avaliar?
- A favor do crescimento
- Formação de graça
- Não adianta mentir

FONTE: http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12467

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Resenha Da Psicanálise Dos Contos De Fadas De Bruno Bettlheim


Resenha Da Psicanálise Dos Contos De Fadas De Bruno Bettlheim

Adriana Castro Santos

Na obra do autor Bruno Bettlheim, A psicanálise dos contos de fadas ele relata e explica através dos contos de o impacto psicológico de situações em acontecimentos envoltos a criança e dando respostas a comportamentos e mostrando a visão infantil a cerca de determinados assuntos. Com essas relações ela tenta passar para a criança ensinamentos para as resoluções de problemas, seu desenvolvimento com inclusão a realidade que os rodeia, pois, ele transmite para o leitor que além de entreter a criança, os contos possuem princípios de importante relevância para o público infantil.

Através de um conto que aparentemente está cercado de imaginação, ou uma história que não é real, onde predomina o maravilhoso pode estar de modo disfarçados os sentimentos que cercam o interior da criança, como o sentimento de raiva ao ser abandonado pelos pais ou na possibilidade de vencê-los em esperteza, passando para a criança mensagens importantes para sua vida, como nunca desistir perante os obstáculos por mais que no início pareçam difíceis. Com relação aos personagens nos contos de fadas e também nas fábulas é perceptíveis características peculiares às crianças com imaturidade e a maturidade destes mostrando a capacidade de controle das emoções ou ser racional.

Além dos contos de fadas e as fábulas também há os mitos, que desempenham um papel oposto aos contos de fadas que se caracterizam pelo otimismo, enquanto o mito é pessimista. Nos mitos como nos contos de fadas existe um ponto em comum que é a existência de fatores internos ao pensamento, muitas vezes ocultos, são a Id, o Ego e o Superego, que se incluem aos sonhos dos espectadores dessas histórias. O mito possui um caráter pessimista, e na maioria das vezes acaba com um final trágico, já nos contos de fadas os protagonistas sempre têm um final feliz. Normalmente no que diz respeito a Id, Ego e Superego, os mitos fazem demonstrações de "solicitações do superego em conflito com uma ação motivada pelo Id e com desejos de autopreservação do Ego" (p 54), com isso, diferenciam-se dos contos que são felizes. Contudo, vale ressaltar que os mitos não fazem parte de toda a formação da personalidade ma somente o que diz respeito ao Superego e os contos na satisfação e nos desejos.

Há histórias nos contos de fadas que aparentemente são bobas e sem importância como no conto dos "Os Três Porquinhos" que mostra as vantagens e a evolução da maturidade através dos três irmãos e suas construções; O caçula da prioridade a uma casa de palha dando importância principal a brincadeira, e não a estrutura e a segurança da casa, o porquinho do meio tem uma maturidade um pouco maior a do irmão menor, porém, ainda não possui um amadurecimento maior a do irmão construindo uma casa de madeira e também dando prioridade as brincadeiras, diferente dos irmãos o mais velho tem um amadurecimento adequado, tendo uma noção maior da realidade dos perigos que podem ocorrer, econstrói uma casa de tijolos pensando na segurançae nos perigos existentes e prevendo a invasão do Lobomau, que se quer fora narrado no início da história.

Algo interessante sobre o surgimento das figuras dos contos de fadas e capacidade de transformação na criança acerca do adulto, especialmente sobre a imagem da mãe, esta quando não dá bronca ou não chama a atenção da criança, no entanto quando esta decidi punir uma mau criação ou a castiga imediatamente ela se transforma na madrasta má e cruel ou ao ser deixada sozinha por uns instantes se sentir maltratada sempre pela mãe que se torna madrasta. A mãe nos contos geralmente esta morta e seguidamente o pai se casa com outra que conseqüentemente finge-se de boa, mas é totalmente má. Essa idéia da morte da mãe nos contos tem seu lado positivo, pois, ela disfarçadamente ensina a criança a lidar com a morte da mãe.

Os contos de fadas em algumas histórias possui vários significados mostrando os conflitos internos aos protagonistas assim como aos leitores que podem se destruírem por acontecimentos que não são superados podendo como conseqüência causar danos destrutivos a essas pessoas, como no conto das Mil e uma noites, onde o rei Xazenã ao ser traído por sua esposa não mais confia em ninguém casando-se e matando suas esposas até se casar com Xerazade que estimula seus desejos internos para se salvar da morte. Estando com isso clara manifestações de Id, Ego e o Superego dos protagonistas, Ego sendo movido pelo Superego, que é representado no conto com a Xerazade, o rei com seu Id incontrolado até encontrar o seu Ego.

É interessante destacar a visão de anulação dos contos de fadas pelos pais que fecham a visão do que esta intrínseca nos contos, escondendo ou não acreditando neles tirando muitas vezes da criança o desejo de sonhar. Todas as histórias possuem suas características na fantasia como a visão do herói que sempre se da bem no final e o castigo que ocorre com os maus. Elas mostram os impulsos reais e como é difícil aceitar a imaginação que cerca os contos, e também destacam a realidade como no conto de João e Maria que no início da história mostra as dificuldades dos pais deles para criá-los, fato que esta visível aos olhos da humanidade que muitas vezes os tornam amargurados e modificam sua personalidade.

No conto da Chapeuzinho Vermelho esta relatada a inocência da pequena menina ao visitar a sua avó pelo bosque e o Lobo com sua personalidade frustrada a mal estruturada que acaba engolindo a menina que para alegria da crianças é retirada da barriga do Lobo, ensinando a criança a obedecer seus pais e a serem cuidadosas não seguindo por caminhos que podem ser perigosos.

Com relação aos contos de fadas estas passam ensinamentos de extrema importância para as crianças mostrando conflitos ocultos e também problemas relacionados aos pais como no Mito de Édipo ou Edipiano que mostra, no início a profecia de um oráculo que diz que ele matara o pai e se casara com a mãe. No complexo de Édipo causado pelos acontecimentos ao personagem relata em grave problema nas crianças, que lutam no seu desenvolvimento para se livrarem desses sentimentos e angustias.

Contudo da para notar a importância dos contos de fadas para a demonstração dos sentimentos infantis para encontrarem e formarem suas identidades seu desenvolvimento ao que se refere à maturidade, suas preocupações internas, enfim, sua percepção do mundo e o crescimento da sua personalidade.

REFERENCIA

BETTELHEIM, Bruno. A psicanálise dos contos de fadas. Ed Paz e Terra S/A. São Paulo. 2007. p 41-275.


Quer saber mais;
Ler o livro na integra Bruno Bettelheim - A Psicanalise Dos Contos de FadasA Importância Dos Contos De Fadas Para O Desenvolvimento Psíquico Das Crianças

Fonte: http://www.webartigos.com/articles/9969/1/resenha-da-psicanalise-dos-contos-de-fadas-de-bruno-bettlheim/pagina1.html

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quinta-feira, 29 de outubro de 2009

# Conceitos fundamentais no desenvolvimento da inteligęncia


  • Conceitos fundamentais no desenvolvimento da inteligęncia

    • a hereditariedade: herdamos um organismo que amadurece em contato com o meio ambiente, uma série de estruturas biológicas que favorecem o aparecimento das estruturas mentais. Como conseqüęncia inferimos que a qualidade da estimulaçăo interferirá no processo de desenvolvimento da inteligęncia.
    • a adaptaçăo: possibilita ao indivíduo responder aos desafios do ambiente físico e social. Dois processos compőem a adaptaçăo, ou seja, a assimilaçăo (uso de uma estrutura mental já formada) e a acomodaçăo (processo que implica a modificaçăo de estruturas já desenvolvidas para resolver uma nova situaçăo).
    • os esquemas: constituem a nossa estrutura básica. Podem ser simples, como por exemplo, uma resposta específica a um estímulo-sugar o dedo quando ele encosta nos lábios, ou, complexos, como o modo de solucionarmos problemas matemáticos. Os esquemas estăo em constante desenvolvimento e permitem que o indivíduo se adapte aos desafios ambientais.
    • a equilibraçăo das estruturas cognitivas: o desenvolvimento consiste em uma passagem constante de um estado de equilíbrio para um estado de desequilíbrio. É um processo de auto regulaçăo interna.

A assimilaçăo e a acomodaçăo săo mecanismos do equilíbrio.


De acordo com as possibilidades de entendimento construídas pelo sujeito, ele tende a assimilar idéias, mas, caso estas estruturas năo estejam ainda construídas, acontece um esforço contrário ao da assimilaçăo. Há uma modificaçăo de hipóteses e concepçőes anteriores que văo ajustando-se ŕquilo que năo foi possível assimilar. É o que ele chama de acomodaçăo, onde o sujeito age no sentido de transformar-se em funçăo das resistęncias colocadas pelo objeto do conhecimento.
O desequilíbrio
é portanto fundamental, pois, o sujeito buscará novamente o reequilíbrio, com a satisfaçăo da necessidade, daquilo que ocasionou o desequilíbrio.

A inteligęncia para Piaget se constrói na medida que novos patamares de equilíbrio adaptativo săo alcançados. Piaget concluiu sua obra explicitando qual o motor pelo qual este equilíbrio se processa, mas além disto, Piaget estudou exaustivamente a gęnese das estruturas cognitivas nas crianças da sua comunidade.
Piaget aborda a inteligęncia como algo dinâmico, que decorre da construçăo de estruturas de conhecimento que, enquanto văo sendo construídas, văo se instalando no cérebro. A inteligęncia portanto, năo aumenta por acréscimo e sim por reorganizaçăo.
Para ele o desenvolvimento da inteligęncia é explicada pela relaçăo recíproca existente com a gęnese da inteligęncia e do conhecimento. Piaget criou um modelo epistemológico com base na interaçăo sujeito - objeto.
Pelo modelo epistemológico o conhecimento năo está nem no sujeito, nem no objeto mas na interaçăo entre ambos.

Fonte: Guia Curricular de Matemática, vol 1, p. 30

Formas do conhecimento

Para Piaget existem duas formas de conhecimento:
1- conhecimento físico
- consiste no sujeito explorando os objetos;
Para construir conhecimento físico é necessário a existęncia de uma estrutura lógico-matemática, de modo a colocar novas observaçőes em relaçăo com o conhecimento que já existe.
2- conhecimento lógico- matemático
- consiste no sujeito estabelecendo novas relaçőes com os objetos. Relaçőes estas que năo tęm existęncia na realidade externa, está na mente do SUJEITO.
Em síntese, inteligęncia é um processo ativo de interaçăo entre sujeito e objeto, a partir de açőes que iniciam no organismo biológico e chegam ŕ operaçőes reversíveis entre o sujeito e sua relaçăo com os objetos, por tanto é algo construído e em permanente processo de transformaçăo.

Resumo dos tipos de conhecimento, segundo Piaget

Fonte: extraído do livro GCM - Procap – Matemática – SEE/MG, p. 33



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REAGINDO A OLAVO DE CARVALHO #01