quinta-feira, 29 de outubro de 2009

# Conceitos fundamentais no desenvolvimento da inteligęncia


  • Conceitos fundamentais no desenvolvimento da inteligęncia

    • a hereditariedade: herdamos um organismo que amadurece em contato com o meio ambiente, uma série de estruturas biológicas que favorecem o aparecimento das estruturas mentais. Como conseqüęncia inferimos que a qualidade da estimulaçăo interferirá no processo de desenvolvimento da inteligęncia.
    • a adaptaçăo: possibilita ao indivíduo responder aos desafios do ambiente físico e social. Dois processos compőem a adaptaçăo, ou seja, a assimilaçăo (uso de uma estrutura mental já formada) e a acomodaçăo (processo que implica a modificaçăo de estruturas já desenvolvidas para resolver uma nova situaçăo).
    • os esquemas: constituem a nossa estrutura básica. Podem ser simples, como por exemplo, uma resposta específica a um estímulo-sugar o dedo quando ele encosta nos lábios, ou, complexos, como o modo de solucionarmos problemas matemáticos. Os esquemas estăo em constante desenvolvimento e permitem que o indivíduo se adapte aos desafios ambientais.
    • a equilibraçăo das estruturas cognitivas: o desenvolvimento consiste em uma passagem constante de um estado de equilíbrio para um estado de desequilíbrio. É um processo de auto regulaçăo interna.

A assimilaçăo e a acomodaçăo săo mecanismos do equilíbrio.


De acordo com as possibilidades de entendimento construídas pelo sujeito, ele tende a assimilar idéias, mas, caso estas estruturas năo estejam ainda construídas, acontece um esforço contrário ao da assimilaçăo. Há uma modificaçăo de hipóteses e concepçőes anteriores que văo ajustando-se ŕquilo que năo foi possível assimilar. É o que ele chama de acomodaçăo, onde o sujeito age no sentido de transformar-se em funçăo das resistęncias colocadas pelo objeto do conhecimento.
O desequilíbrio
é portanto fundamental, pois, o sujeito buscará novamente o reequilíbrio, com a satisfaçăo da necessidade, daquilo que ocasionou o desequilíbrio.

A inteligęncia para Piaget se constrói na medida que novos patamares de equilíbrio adaptativo săo alcançados. Piaget concluiu sua obra explicitando qual o motor pelo qual este equilíbrio se processa, mas além disto, Piaget estudou exaustivamente a gęnese das estruturas cognitivas nas crianças da sua comunidade.
Piaget aborda a inteligęncia como algo dinâmico, que decorre da construçăo de estruturas de conhecimento que, enquanto văo sendo construídas, văo se instalando no cérebro. A inteligęncia portanto, năo aumenta por acréscimo e sim por reorganizaçăo.
Para ele o desenvolvimento da inteligęncia é explicada pela relaçăo recíproca existente com a gęnese da inteligęncia e do conhecimento. Piaget criou um modelo epistemológico com base na interaçăo sujeito - objeto.
Pelo modelo epistemológico o conhecimento năo está nem no sujeito, nem no objeto mas na interaçăo entre ambos.

Fonte: Guia Curricular de Matemática, vol 1, p. 30

Formas do conhecimento

Para Piaget existem duas formas de conhecimento:
1- conhecimento físico
- consiste no sujeito explorando os objetos;
Para construir conhecimento físico é necessário a existęncia de uma estrutura lógico-matemática, de modo a colocar novas observaçőes em relaçăo com o conhecimento que já existe.
2- conhecimento lógico- matemático
- consiste no sujeito estabelecendo novas relaçőes com os objetos. Relaçőes estas que năo tęm existęncia na realidade externa, está na mente do SUJEITO.
Em síntese, inteligęncia é um processo ativo de interaçăo entre sujeito e objeto, a partir de açőes que iniciam no organismo biológico e chegam ŕ operaçőes reversíveis entre o sujeito e sua relaçăo com os objetos, por tanto é algo construído e em permanente processo de transformaçăo.

Resumo dos tipos de conhecimento, segundo Piaget

Fonte: extraído do livro GCM - Procap – Matemática – SEE/MG, p. 33



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