- Conceitos fundamentais no desenvolvimento da inteligęncia
A assimilaçăo e a acomodaçăo săo mecanismos do equilíbrio. De acordo com as possibilidades de entendimento construídas pelo sujeito, ele tende a assimilar idéias, mas, caso estas estruturas năo estejam ainda construídas, acontece um esforço contrário ao da assimilaçăo. Há uma modificaçăo de hipóteses e concepçőes anteriores que văo ajustando-se ŕquilo que năo foi possível assimilar. É o que ele chama de acomodaçăo, onde o sujeito age no sentido de transformar-se em funçăo das resistęncias colocadas pelo objeto do conhecimento. O desequilíbrio é portanto fundamental, pois, o sujeito buscará novamente o reequilíbrio, com a satisfaçăo da necessidade, daquilo que ocasionou o desequilíbrio.
A inteligęncia para Piaget se constrói na medida que novos patamares de equilíbrio adaptativo săo alcançados. Piaget concluiu sua obra explicitando qual o motor pelo qual este equilíbrio se processa, mas além disto, Piaget estudou exaustivamente a gęnese das estruturas cognitivas nas crianças da sua comunidade. Piaget aborda a inteligęncia como algo dinâmico, que decorre da construçăo de estruturas de conhecimento que, enquanto văo sendo construídas, văo se instalando no cérebro. A inteligęncia portanto, năo aumenta por acréscimo e sim por reorganizaçăo. Para ele o desenvolvimento da inteligęncia é explicada pela relaçăo recíproca existente com a gęnese da inteligęncia e do conhecimento. Piaget criou um modelo epistemológico com base na interaçăo sujeito - objeto. Pelo modelo epistemológico o conhecimento năo está nem no sujeito, nem no objeto mas na interaçăo entre ambos.
Fonte: Guia Curricular de Matemática, vol 1, p. 30 Formas do conhecimento Para Piaget existem duas formas de conhecimento: 1- conhecimento físico - consiste no sujeito explorando os objetos; Para construir conhecimento físico é necessário a existęncia de uma estrutura lógico-matemática, de modo a colocar novas observaçőes em relaçăo com o conhecimento que já existe. 2- conhecimento lógico- matemático - consiste no sujeito estabelecendo novas relaçőes com os objetos. Relaçőes estas que năo tęm existęncia na realidade externa, está na mente do SUJEITO. Em síntese, inteligęncia é um processo ativo de interaçăo entre sujeito e objeto, a partir de açőes que iniciam no organismo biológico e chegam ŕ operaçőes reversíveis entre o sujeito e sua relaçăo com os objetos, por tanto é algo construído e em permanente processo de transformaçăo. Resumo dos tipos de conhecimento, segundo Piaget Fonte: extraído do livro GCM - Procap – Matemática – SEE/MG, p. 33 |
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