É, esta é uma terminologia muito utilizada nos estudos da psicomotricidade, mas gera muita dúvida, porque o que encontramos na literatura é escasso e escrito de maneira muito subjetiva fazendo com que imagem e esquema corporal pareçam ser a mesma coisa, e não é bem assim.
A imagem corporal pode ser considerada como a forma que representamos o nosso corpo para nós mesmos, é a imagem mental que fazemos de nosso corpo, isso significa que esta imagem está carregada de experiências pessoais e por isso passa por constantes transformações baseadas na forma como agimos e sentimos.
Ela se constrói da mesma forma em que se destrói, está sempre se modificando para se adaptar ao meio. Sua estruturação depende das suas relações com o outro ou com objeto. Sua construção depende do contato do corpo com o mundo, que pode aceitá-lo ou rejeitá-lo definindo assim, a identidade da pessoa, baseada, não somente em memórias e experiências, mas também em intenções, tendências e aspirações.
Contudo, a imagem corporal pode ser confundida com a imagem visual do corpo o que seria um conceito equivocado do ponto de vista humanista e psicomotor, pois apresenta um aspecto sensorial específico. Por exemplo, ao olharmos no espelho vemos o nosso reflexo, a nossa aparência corporal como as pessoas nos vêem isso é imagem visual do corpo, e quando fechamos nossos olhos tentando visualizar a nossa aparência, geralmente não conseguimos ver o que as pessoas vêem isso é uma representação mental que varia de acordo com o que sentimos.
O termo imagem corporal, com base na psicomotricidade e áreas afins, refere-se à imagem ou representação mental, que abrange aspectos afetivos, sociais e fisiológicos.
Mas o esquema corporal está intimamente ligado à imagem do corpo, porém sua estruturação ocorre de acordo com o uso que fazemos de suas partes, pode-se dizer que o esquema corporal é construção mental funcional que o indivíduo faz de seu corpo, enquanto que a imagem corporal é a representação mental do corpo relacional que deve a sua estruturação à vivência afetiva.
Contudo, esquema e imagem corporal são componentes distintos do desenvolvimento psicomotor, mas estão inter-relacionados, pois reconhecer e sentir não existem em separadamente.
Graduada em Educação Física (UNIMONTE), pós-graduada em Psicomotricidade Relacional (CIAR-Centro Internacional de Análise Relacional-Faculdade de Artes do Paraná-FAP) e em Fisiologia ... ver currículo completo
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário