Carlos Albertp de Mattos Ferreira / Ana Maria Heinsius / Darcymires do Rêgo Barros
"Todos os artigos deste livro são absolutamente inéditos e fundamentais para a compreensão da Psicomotricidade na escola, em seu histórico e prática cotidiana atuais.
A obra se dirige a todas as áreas que abordem a corporeidade, o brincar, o desenvolvimento na infância e na adolescência, a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio. O público-alvo são psicomotricistas, professores de educação física e educadores em geral, psicopedagogos, psicólogos, fonoaudiólogos, pedagogos, recreadores, fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e outros profissionais da área da saúde e da educação.
Uma obra de suma importância que contribui para o fortalecimento das recentes legislações que incluem a Psicomotricidade no currículo obrigatório da educação escolar."
CARLOS ALBERTO DE MATTOS FERREIRA, ANA MARIA HEINSIUS, DARCYMIRES DO RÊGO BARROS
Simaia Sampaio
Neste manual, de maneira prática e objetiva, a autora descreve minuciosamente os passos e a aplicação das técnicas usadas no diagnóstico psicopedagógico clínico baseado na Epistemologia Convergente.
Como professora de pós-graduação e supervisora de psicopedagogos, observa a dificuldade que os alunos encontram em unir todas as etapas do diagnóstico para realização do estágio e, mesmo depois de formados, eles sentem dificuldades ao iniciar seu atendimento clínico, por causa da ausência de material de apoio. Por isso, descreve aqui, passo a passo, a realização do Contrato Inicial, EOCA, Provas Operatórias, Técnicas Projetivas, Outros Testes, Anamnese, Devolução e Informe Psicopedagógico.
Sumário
Prefácio
Apresentação
Introdução
Capítulo 1
Entrevista Contratual
Enquadramento
Sugestão de ficha para entrevista contratual
Contrato de prestação de serviço profissional para realização de diagnóstico psicopedagógico
Sugestão de roteiro para diagnóstico
Sugestão de ficha de frequência
Capítulo 2
EOCA - Entrevista Operativa Centrada na Aprendizagem
Procedimento para realização da EOCA
Primeiro Sistema de Hipóteses
Capítulo 3
Provas Operatórias
Apresentação das provas operatórias
Seleção das provas para pensamento operatório concreto de acordo com a idade
Seleção das provas para pensamento formal
Quadro de resumo das provas operatórias baseado em uma proposta de Visca
Argumentos que poderão ser utilizados pelo sujeito avaliado
Estratégias do entrevistador
Aplicação das provas operatórias
- Conservação de pequenos conjuntos discretos de elementos
- Conservação de matéria (massa)
- Conservação de superfície
- Conservação de quantidade de líquido
- Conservação comprimento
- Conservação peso
- Conservação volume
- Conservação de palitos
- Mudança de critério (dicotomia)
- Inclusão de classes
- Interseção de classes
- Espaço unidimensional
- Espaço bidimensional
- Espaço tridimensional
- Combinação de fichas
- Permutação de fichas
- Predição
Capítulo 4
Técnicas Projetivas
Seleção das técnicas projetivas por vínculos
Seleção das técnicas projetivas por idade
Aplicação das técnicas projetivas
Vínculo Escolar
Eu com meus companheiros
Par educativo
A planta da sala de aula
Vínculo Familiar
A planta da minha casa
Os quatro momentos do dia
Família educativa
Vínculo Consigo Mesmo
O dia do meu aniversário
Minhas férias
Fazendo o que mais gosta
O desenho em episódios
Capítulo 5
Outros Testes
Avaliação da Coordenação motora fina
Coordenação viso-motora
Lateralidade
Esquema corporal
Orientação temporal
Orientação espacial
Sequência lógica
Avaliação da consciência fonológica
Manipulação dos fonemas
Teste de competência de leitura silenciosa
Teste de compreensão do texto
Teste de compreensão oral
Teste de sondagem da escrita
Cálculo
Autilização do jogo no diagnóstico
DSM-IV para avaliar TDAH
Análise do material escolar
Segundo sistema de hipóteses
Capítulo 6
Anamnese
Sugestão de roteiro para anamnese
Terceiro sistema de hipóteses
Capítulo 7
Devolução
Sugestão de informe psicopedagógico
Sugestão de contrato de tratamento
Fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas
J.C. Sánchez Huete / J.A. Fernández Bravo
Este livro é uma ferramenta de estudo e análise da construção do conhecimento matemático e sobre a resolução de problemas, com contribuições fundamentais para toda pesquisa que visa a melhorar a prática de sala de aula. Sumário
PARTE I
Fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas para a construção do conhecimento matemático
1. A construção da matemática e sua importância
2. Ensino e aprendizagem da matemática
3. Processo didático no ensino/aprendizagem da matemática
4. Princípios da aprendizagem
5. Tipos de aprendizagem matemática
6. Tratamento dos quatro tipos de aprendizagem
7. Conclusões
PARTE II
Fundamentos teóricos e bases psicopedagógicas na resolução de problemas matemáticos
8. Introdução
9. Interesse pela resolução de problemas na educação matemática
10. Relações e controvérsias entre a definição de problema matemático e sua educação matemática
11. Classificação de problemas matemáticos simples
12. Protocolo para a resolução de problemas; Estrutura, descrição e análise das fases
13. Variáveis intervenientes no estudo da resolução de problemas
14. Métodos, técnicas e estratégias para a resolução de problemas matemáticos
Obrigado por sua visita, volte sempre.
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