psicomotricidade e educação fisica
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quinta-feira, 11 de agosto de 2011
Sugestão de leitura do editor do blog. POP-TT Protocolo de observação psicomotora Relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências
POP-TT Protocolo de observação psicomotora Relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências Teresa Borghi / Telma Pantano |
A coordenação motora depende de sistemas funcionais complexos comandados pelo cérebro, assim como as experiências na infância são fundamentais para o desenvolvimento de diversos segmentos, entre eles a harmonia dos movimentos corporais e mentais que evidenciam a maturidade global do SER HUMANO. Os pais são fundamentais nas primeiras estimulações da criança, pois existe um componente afetivo diretamente ligado à qualidade do "gesto". São eles que podem proporcionar aos filhos momentos ou situações de liberdade de expressão, para que a criança viva seu corpo de maneira prazerosa, numa arquitetura dinâmica de aquisições interiores relativas ao desenvolvimento da psicomotricidade.
Este protocolo foi elaborado após ampla reflexão aliada à experiência de atendimentos clínicos, considerando as características atuais inerentes ao desenvolvimento, no qual a brincadeira, que já privilegiou a vivência motora, hoje prioriza a velocidade de informações através dos facilitadores tecnológicos de multimídia. Ele visa corroborar os critérios diagnósticos em crianças que apresentam dificuldades de relacionamento, desenvolvimento e/ou aprendizagem no período dos quatro aos doze anos de idade, buscando a compreensão mais acertada acerca das inadaptações existentes, numa análise simplificada do arcabouço psicomotor em funcionamento.
Sumário:
Prefácio
Protocolo de observação psicomotora relações entre aprendizagem, psicomotricidade e as neurociências
Educação psicomotora
Protocolo de Observação Psicomotora POP -TT
Transtorno psicomotor
Protocolo de Observação Psicomotora POP -TT
Observação psicomotora breve
I - Conhecendo o corpo
II - Praxia global
III - Praxia fina
fonte http://www.clickbooks.com.br/product_info.php?products_id=2410
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A Verdadeira Face das Reuniões entre Pais e Mestres
A Verdadeira Face das Reuniões entre Pais e Mestres Autor: Maria do carmo Abreu Silva Amambahy Data: 08/04/2011 | |
Na atualidade é muito comum estabelecer que a escola se transforme, saia de um cenário transmissivo, estendendo-se para o de comunidade de aprendizagem, no qual professores e alunos estreitem ainda mais seus laços dentro do processo de aprender e ensinar. Isso exige um modelo distinto de ensino. O objetivo não é que apenas os professores ensinem e os alunos aprendam, mas que toda a comunidade educativa - professores, pais e alunos - participem, se envolvam de forma ativa no processo de aprendizagem, estabelecendo uma nova visão de relação entre a escola e família. Esta parceria da família nas atividades escolares visa possibilitar ao alunado uma inovada construção de conhecimentos e valores, no qual será de grande contribuição para melhoria das ações gestoras e docentes. Este processo educacional depende de articulações destes dois âmbitos institucionais e no compreender de seus indivíduos. Essa compreensão em sua totalidade coloca o processo ensino-aprendizagem em outro patamar que é o de buscar sua gênese, origens com posturas mais abrangentes incorporando não só os aspectos cognitivos, mas afetivos e sociais. Para isso, é preciso observar quais interesses e atividades predominam na escola e em cada família, para que, assim, possa criar redes de relações e de responsabilidade entre os participantes, pois se todos se sentirem acolhidos passarão a envolver-se das atividades ao lado dos filhos não se apegando apenas a aquisição de conhecimento conteudista, mas sim, a uma diversidade de atividades contextualizadas com o cotidiano, nas quais venham estabelecer uma ponte entre comunidade dos pais e comunidade escolar. Portanto, priorizar a reunião de pais é de suma importância como um canal institucionalizado de comunicação com a família. Convém lembrar que não se deve dar continuidade ao modelo desenvolvido e muito utilizado nos encontros de pais e mestres, que ao invés de aproximar tais instituições simplesmente evidencia uma forma excludente, ao tratar de assuntos relacionados ao desempenho, comportamento e indisciplina de seus filhos. Aspectos abordados nas reuniões devem conscientizar as famílias a perceber a importância de garantir a frequência dos filhos às aulas. Entre eles estão as apresentações dos assuntos que serão abordados a cada semestre, a forma como as crianças costumam aprender determinados conteúdos e as atividades previstas para serem realizadas no período. Cada escola pode detectar a realidade da comunidade e elaborar uma proposta própria e especifica de reunião. Existem, por exemplo, as que promovem dinâmicas de grupo, brincadeiras ou atividades entre familiares e alunos, tudo para estimular o envolvimento. O que não pode haver é a limitação das reuniões a questões como a indisciplina dos estudantes e acima de tudo, a reunião deve ter caráter pedagógico. Algo precisa ficar claro; é a escola que presta serviço à comunidade, não o contrário. Por isso, a equipe escolar deve, sim, prestar contas e envolver os pais nos trabalhos que desenvolvem e todos com certeza saem ganhando com isso. Afinal, a relação entre a escola e os pais deve ser de parceria, e as reuniões têm um grande poder de aproximar família e escola. Os pais recebem orientações, esclarecem dúvidas e, assim, estabelecem uma relação de confiança e cooperação com os professores. Traz benefícios aos pais e, consequentemente, ao aluno, pois é importante o acompanhamento dos pais para o bom desempenho dos filhos no processo de escolarização que além de fortalecer os vínculos entre escola e família, essa construção com os pais no desenvolvimento das ações efetiva a participação. É preciso propiciar uma caminhada lado a lado efetivando uma cumplicidade entre pais alunos e professores, porque fazer reunião não é só aplicar dinâmicas, dar lanchinho ou diverti-los, mas envolver os pais e estabelecer uma relação construtiva com a escola e despertar o interesse, prazer e consciência de que é necessário ser ativo na vida escolar do seu filho, independente de carência cultural, de problemas de aprendizagem ou de comportamento. Que eles cheguem ate a escola por vontade própria, para compartilhar suas dúvidas, manifestar suas dificuldades e ser ouvido de verdade. E essa mudança deve começar pela reunião de pais e mestres onde ira favorecer um entrosamento maior entre os pais e dos pais com os professores em um ambiente descontraído e dinâmico, Com empolgação, cooperação e participação de todos. Dessa forma a troca de experiência, a parceria pode contribuir para a formação cidadã dos alunos e solidificar a construção dos conhecimentos. Com certeza o envolvimento dos pais na reunião será gratificante porque os aproximará não apenas da escola como também de outros pais e toda comunidade. A reunião de pais sozinha não faz a qualidade da relação entre família e escola, mas a consciência do seu papel na complementação da educação dos filhos e na sua formação. A responsabilidade da escola não é só pelo momento que acolhe o aluno, sua atuação tem reflexos posteriores na própria vida e na vida da sociedade. Ressaltando que a proximidade e a confiança entre escola e família quando transmitidas aos alunos, fazem com que eles se sintam mais seguros, aprendam mais e se relacionem melhor. Não podemos ter uma educação de qualidade sem a participação ativa de toda comunidade escolar, a parceria quando esta afinada pode contribuir para estabelecer um objetivo comum em casa e na escola de formar pessoas melhores e mais humanizadoras para a sociedade. O grande desafio é fazer uma escola bem relacionada com as famílias dos alunos, não apenas trazer os pais para a escola, mas fazer com que eles entendam a escola de seus filhos, como eles se relacionam com os colegas, o que eles aprendem e como aprendem. E a reunião de pais pode ser um dos momentos relevantes para isso. Pois sabemos que as crianças precisam acreditar que são queridas e este carinho deve ser demonstrado pela atenção individual que recebem uma atenção que respeita seu nível de inteligência, seus sentimentos e sua capacidade. |
fonte http://www.pedagogia.com.br/textos/index.php?id=30
Professora: Maria do Carmo Abreu Silva Amambahy licenciada em Pedagogia, Pós-graduada em Psicopedagogia e Gestão Escolar.
E-mail- karmem_2010@hotmail.com
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quarta-feira, 10 de agosto de 2011
Neurônios se ativam quando cérebro está em repouso, diz estudo
Regiões do cérebro se ativam em situação de repouso e também são desconectadas quando uma tarefa é realizada
Várias regiões do cérebro humano apresentam atividade quando o cérebro está em situação de repouso e se desativam quando efetuam alguma tarefa, seja emocional ou cognitiva, segundo um estudo de um centro de pesquisa científica espanhol divulgado nesta quarta-feira.
Segundo o estudo do Instituto de Pesquisa Biomédica de Bellvitge, na Espanha, publicado na revista "PLoS ONE", quanto maior é o esforço cognitivo, maior é a zona cerebral que se desliga.
A pesquisa foi dirigida pelo chefe da psiquiatria do Hospital de Bellvitge, José Manuel Menchón, e se baseia no resultado das ressonâncias magnéticas realizadas em 50 pessoas adultas e saudáveis.
Segundo indica em comunicado o coautor do estudo, Narcis Cardoner, a investigação permite "compreender melhor" como o cérebro humano trabalha e também estudar se alterações no funcionamento desta rede estão relacionadas a patologias como a esquizofrenia, a depressão, o transtorno obsessivo compulsivo e o Alzheimer.
"Em doenças denominadas funcionais, ou seja, que não apresentam nenhuma lesão, é provável que os pacientes tenham esta rede alterada e que tenham dificuldades para desativá-la quando não estão em repouso", afirma Cardoner.
Leia mais:Pesquisadores buscam gene de QI altoMotivo do fracasso no regime está nos neurônios
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Foto: Reprodução
Estudo afirma que uanto maior é o esforço cognitivo, maior é a zona cerebral que se desliga
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terça-feira, 9 de agosto de 2011
Chutney
Chutney
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Chutney (termo de origem anglo-saxónica, usado com alguma frequência por portugueses, brasileiros e moçambicanos), ou chetnim (termo indo-português oriundo de Goa, Damão e Diu, outrora pertencentes ao Estado Português da Índia, por vezes também usado nos demais países de língua portuguesa), chatni (transliteração Hindi) ou catni (transliteração arcaica) é um condimento de paladar agridoce, picante (forte ou suave), ou ainda uma mistura dos dois, originário da Índia.Variantes
Ingredientes comuns a em grande parte dos chutneys ou chetnins são a pimenta, os frutos e vegetais, ou ainda uma mistura destes dois. O tempero utilizado na preparação inclui quase invariavelmente açúcar, sal, alho, cebola, mel, vinagre, gengibre e canela. As especiarias vulgarmente utilizadas são o coentro, o cominho, a assa-fétida e o feno-grego.Muitos dos chutneys ou chetnins vegetais não são cozinhados, ao contrário dos de fruta. No país de origem, a Índia, o chutney é confeccionado na altura de ser consumido, com ingredientes locais e disponíveis, escolhendo para a preparação os que se adequam a conferir sensações fortes ao paladar.
Em países de clima temperado, os chutneys são elaborados com ingredientes locais tais como a maçã, pêra ou o tomate. Nestes países, o chutney é confeccionado e vendido sob a forma de conserva. Para este propósito, são utilizados para efeitos de conserva óleo vegetal, vinagre ou sumo de limão.
Em Goa, é possível encontrar, entre outros, chetnim de camarão seco, chetnim de coentro e chetnim doce de manga[1].
De notar que existe um estilo, ou género, de música originário das ilhas Trinidade e Tobago intitulado chutney.
Etimologia
A palavra chetnim é derivada da palavra da língua persa chāshni (چاشنى), que teve origem na palavra çāshnik do antigo idioma persa médio, partilhando a mesma raiz etiomológica de outras palavras persas tais como chāsht (چاشت), que significa "uma porção de comida".Ver também
Ligações externas
- Mango Chutney, Uma receita Tradicional e Requintada com toda a magia e sabor da Índia
- Página em inglês, tradução livre: Chutney - Site de referências de alimentos
- Receitas & menus - molhos, marinadas e outros temperos
Referências
- ↑ Rita D' Souza , "Goan Kitchen", Roli Books 2002, ISBN 81-7436-195-2
Enviado por tvcancaonova em 12/08/2010
Uma receita saborosa e diferente que vai agradar muito o seu paladar, é uma geléia de manga com pimenta, acompanhe também: blog.cancaonova.com/manhaviva
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Fábulas de Esopo. O garoto do "olha o lobo"
O garoto do "olha o lobo"
Um pastorzinho que cuidava de seu rebanho perto de um povoado gostava de se distrair de vez em quando gritando:
- Olha o lobo! Socorro! Olha o lobo!
Deu certo umas duas ou três vezes. Todos os habitantes do povoado vinham correndo ajudar o pastorzinho e só encontravam risadas diante de tanto esforço. Um dia apareceu um lobo em carne e osso. O menino gritou desesperado, mas os vizinhos achavam que era só brincadeira e nem prestaram atenção. O lobo pôde devorar todas as ovelhas sem ser perturbado.
Moral: Os mentirosos podem falar a verdade que ninguém acredita.
Do livro: Fábulas de Esopo - Companhia das Letrinhas
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segunda-feira, 8 de agosto de 2011
Mantra Oriental
Enviado por dadutchess04 em 28/10/2009
Mantra Oriental, relajate y disfruta.
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