quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Regras de sinais



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

03 subtração. propriedade fundamental



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Subtração



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Subtração




Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Subtração



Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

MEC vai propor reforma curricular do ensino médio



Grade curricular deverá ter como referência quatro eixos, nos moldes do Enem

BRASÍLIA - O Ministério da Educação (MEC) quer incentivar as redes de ensino médio das 27 unidades da federação a reformarem seus currículos, com o objetivo de melhorar a aprendizagem. A ideia é que as grades curriculares tenham como referência quatro grandes eixos: linguagens, matemática, ciências naturais e ciências humanas, nos moldes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Uma proposta de resolução nesse sentido deverá ser enviada ao Conselho Nacional de Educação (CNE) até o início do ano que vem. O secretário de Educação Básica, Cesar Callegari, disse nesta quinta-feira que a proposta deverá enumerar os chamados "direitos de aprendizagem", isto é, conteúdos cuja assimilação pelos alunos o ministério considera indispensável no nível médio.

- É um consenso que a fragmentação do currículo prejudica a aprendizagem - declarou Callegari. - O MEC não vai prescrever redução do número de disciplinas. Vamos apoiar a integração de disciplinas e conteúdos curriculares. E enunciar com clareza o que cada estudante tem o direito de aprender.

Segundo ele, a rede estadual de Pernambuco já adota modelo semelhante ao pretendido pelo MEC.

Mesmo que seja aprovada e vire resolução do CNE, a proposta ainda em fase de elaboração no MEC não terá caráter impositivo. Isso porque as resoluções do conselho servem apenas para orientar os estados.

De um lado, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação (LDB) determina que todos os currículos tenham uma base nacional comum, de modo a assegurar o estudo da "língua portuguesa e da matemática, o conhecimento do mundo físico e natural e da realidade social e política, especialmente do Brasil". Mas cabe aos estados e até mesmo a cada escola definir em detalhes a respectiva grade curricular. Não é à toa que, segundo o MEC, há escolas de ensino médio com até 19 disciplinas.

No ano passado, o CNE aprovou novas diretrizes curriculares nacionais para o ensino médio, com linhas gerais sobre qual deve ser o papel da última etapa da educação básica. A intenção do MEC é que a nova resolução seja complementar à atual.

Em 2009, o MEC também lançou o programa Ensino Médio Inovador, que consiste no repasse de recursos adicionais a escolas que renovarem seus currículos, encampando os quatro grandes eixos norteadores do Enem. Em 2011, 315 escolas haviam aderido ao projeto. Em 2012, segundo Callegari, esse número subiu para 2 mil.

O secretário disse estar convencido de que o ponto principal para melhorar a aprendizagem é o aumento da carga horária. Ele defende a oferta de ensino médio em tempo integral, o que exigiria mais recursos.

- A carga horária atual é totalmente insuficiente.

Os resultados mais recentes do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), referentes a 2011 e divulgados anteontem, mostram que o nível médio é o que menos avança no país, com registro inclusive de retrocesso em nove estados.

Obrigado pela visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 21 de agosto de 2012

Série palavras e expressões pitorescas: TRAZER À BAILA

TRAZER À BAILA

Baila era uma dança portuguesa apropriada para terreiros. Trazer à baila significava convidar à dança; no sentido figurado, evocar um tema para discussão a respeito: "Trarei    
à baila a situação econômica da empresa".


Extraído do Livro Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Claudio Acquaviva, Ed. Ícone
página 107

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

ANAMNESE ADOLESCENTE

ANAMNESE ADOLESCENTE

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Modelo de Projeto de Monografia

Modelo de Projeto de Monografia

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Prova de Conservação da Quantidade de Matéria

Prova de Conservação da Quantidade de Matéria

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Modelo de Projeto Político Pedagógico

Modelo de Projeto Político Pedagógico

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Série palavras e expressões pitorescas: HANDICAP


HANDICAP

Expressão inglesa que significa desvantagem, situação de inferioridade. Ter um handicap significa ter algo em desfavor, e não, como geralmente se pensa, contar com alguma vantagem. Exemplo: "Embora com handicaps da má alimentação e do cansaço, Pedro obteve classificação no concurso público que prestou".

Etimologias e Expressões Pitorescas: Marcus Cláudio Acquaviva – editora Ícone página, 47 – 1994.


handicap

WordReference English-Portuguese Dictionary © 2012:
Traduções principais/Principal Translations
handicap n(disability) defeito físicodeficiência física loc sf
 
Traduções Adicionais/Additional Translations
handicap n(disadvantage)desvantagem sf
handicap n(golf) estrangeirismo: golfehandicap sm
handicap vtr(have disadvantage)ter desvantagem loc vt
handicap vtr(sports) esportes: a um adversário mais fracoconceder vantagem loc
 Report an error
WordReference English-Portuguese Dictionary © 2012:
Formas compostas
mental handicapn(learning disability) deficiência de aprendizagemdeficiência mental loc sf
 retardo mental loc sm
 Following a head injury, James has a severe mental handicap.


Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

REAGINDO A OLAVO DE CARVALHO #01