segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

AS TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO ORAL


AS TÉCNICAS DE APRESENTAÇÃO ORAL

Gilberto Teixeira
(Prof. Doutor FEA/USP)
I – INTRODUÇÃO.

Todos nós, em algum momento de nossas vidas, fomos chamados a fazer uma apresentação na escola, em um contexto social ou profissional.
Na realidade, as exigências da “era da informação” tornam cada vez mais necessário e normal que tenhamos de fazer apresentações no contexto de nossas atividades profissionais e sociais.
Uma apresentação efetiva exige que sejamos capazes de nos comunicar e nos relacionar com outras pessoas.
Tratam‑se de técnicas elementares que, no entanto, não nos são ensinadas na escola ou durante nossa formação profissional.
II – OBJETIVOS DE UMA EXPOSIÇÃO ORAL
Normalmente uma exposição oral pode ter um ou mais dos quatro objetivos:
Þ informar os outros
Þ entreter os outros
Þ ensinar aos outros
Þ motivar ou outros
O objetivo de informar os outros E dar a eles informações ou conhecimentos básicos, geralmente sob forma de algum tipo de “mapa” cognitivo.
O objetivo de entreter os outros e criar uma experiência positiva ou colocar as pessoas em um “estado” positivo.
O objetivo de ensinar aos outros a fazer a ligação entre o conhecimento e a informação, usando comportamentos e experiências de referência importantes que serao necessários para colocar o conhecimento e a informação em prática.
O objetivo de motivar os outros e fornecer um contexto ou um incentivo que de significado ao conhecimento, às experiências a comportamentos, de tal forma que as pessoas sejam levadas a agir.
É claro que muitas apresentações podem incluir componentes de alguns ou de todos esses objetivos.
Embora as técnicas de Exposição Oral sejam importantes para todos os tipos de apresentações, o enfoque principal são as pessoas que devem fazer apresentações em contextos profissionais, em particular aquelas cujo escopo é o ensino e o treinamento, relacionadas a aprendizagem organizacional.
Embora isto, evidentemente, inclua instrutores e professores, também abrange gerentes, consultores e outros profissionais que precisam compartilhar conhecimento e informação.
A fim de acompanhar as rápidas mudanças da tecnologia e da sociedade, surgiu um novo conceito e compreensao da aprendizagem na organização.
Os avanços acelerados dos métodos de administração, tecnologia e gerenciamento tornaram claro que a capacidade de aprender, tanto no plano individual como no empresarial, é uma necessidade constante para que as empresas possam sobreviver e progredir.
As empresas e outros sistemas sociais começam a perceber que a aprendizagem de um sistema complexo exige organização e esforços contínuos.
Esta percepção ensejou o aparecimento do conceito da “organização que aprende”.
Uma efetiva “organização que aprende” é aquela que apoia o processo de aprendizagem em todas as suas dimensões ‑ incentivando a aprendizagem do aprendizado.
Isso pressupõe a compreensão e a valorização básicas ao processo de aprendizagem.
Uma efetiva organização que aprende precisa fornecer uma estrutura não apenas para os professores e alunos, mas para qualquer pessoa que esteja envolvida, dentro da empresa, nos contextos de aprendizagem.
De acordo com Peter Senge (1990), existem cinco “disciplinas” que precisam ser praticadas por todos os funcionários de uma empresa para que ela se torne, verdadeiramente, uma “organização que aprende”:
1. conscientização e análise de pressuposições e mapas mentais;
2. desenvolvimento das habilidades pessoais;
3. desenvolvimento da visão;
4. aprendizagem em equipe; e
5. pensamento sistemico.
Resumo das Técnicas de Apresentação Oral
Objetivos Gerais da Apresentação
Informar Þ Fornecer informações básicas e conhecimento
Entreter Þ Criar uma experiência positiva para as pessoas ou colocá‑las em um “estado” positivo
Ensinar Þ Relacionar o conhecimento e a informação a comportamentos a experiências de referência relevantes
Motivar Þ Fornecer um contexto ou incentivo que de significado aos comportamentos, experiências e conhecimento
O enfoque do curso didática do ensino de administração são as apresentações feitas com objetivo de treinamento e formação,
ou seja, relacionadas a aprendizagem dentro da
empresa ou da instituição de ensino.

Data de publicação no site: 28/03/2005


Fonte: http://www.serprofessoruniversitario.pro.br/ler.php?modulo=3&texto=51

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