terça-feira, 24 de setembro de 2013

Srimad-Bhagavatam [Canto 10, Cap. 50 Verso 29] Krsna estabelece a cidade de Dvaraka



*Todas as glórias a Sua Divina Graça A.C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada!
*Srimad-Bhagavatam [Canto 10, Cap. 50 Verso 29]
Krsna estabelece a cidade de Dvaraka
Tradução
   Para Ele que orquestra a criação, manutenção e destruição dos três mundos e que possui ilimitadas qualidades espirituais, é pouco surpreendente o fato de subjugar um grupo adversário. Ainda assim, quando o Senhor age dessa maneira, imitando o comportamento humano, os sábios glorificam Seus atos.
Significado
  O filósofo Aristóteles argumentou certa vez que o Deus Supremo dificilmente tomaria parte em atividades humanas, pois todas as atividades comuns são indignas de tal ser divino. De forma semelhante, Srila Visvanatha Cacravarti, que é quase certo que jamais leu as obras de Aristóteles, levanta uma questão semelhante. Já que Sri Krsna cria, mantém e aniquila o Universo inteiro, não é um combate desigual e desinteressante quando Ele luta contra Jarasandha?
   A resposta é a seguinte: O Senhor representa o papel de um ser humano e, expandindo Sua potência de prazer, cria emocionantes passatempos transcendentais cheios de suspense e ação dinâmica. Através da potência Yogamaya do Senhor, Ele aparece exatamente como um ser humano, e assim podemos desfrutar o espetáculo da pessoa Suprema agindo no palco terreno. Sem dúvida, os obstinados agnósticos argumentarão que, visto Krsna ser Deus, não há verdadeiro suspense envolvido. Tais cépticos simplesmente não compreendem a potência atrativa de Krsna. A beleza e o drama, mesmo no palco material, possuem sua lógica própria e fascinante, e de igual modo amamos a Krsna só pelo prazer de amá-lO, apreciamos Sua beleza por causa dela mesma e desfrutamos os passatempos de Krsna porque eles são de fato admiráveis por si mesmos. De fato, Krsna executa Seus passatempos não para um propósito egoísta mundano, mas para nosso prazer. Logo, a apresentação dos passatempos espirituais é ela própria um ato de amor que Krsna realiza para a infinita felicidade espiritual das almas de coração puro que transcenderam a inveja material a Deus.


  A este respeito, Srila Visvanatha Cakravarti cita um verso importante do Gopala-tapani Upanisad: narakrti para-brahma karana-manusah. “A Suprema Verdade Absoluta, para Seu próprio propósito, aparece numa forma humana, embora seja a fonte de tudo.” De forma semelhante, no Srimad-Bhagavatam(10.14.32) encontramos que Yan-mitram paramanandam purnam brahma sanatanam: “A fonte da bem-aventurança transcendental, o eterno brahmanSupremo, tornou-Se amigo deles”.
 seu servo_ gostha-vihari dasa (PS)

 ISKCON_Nova Gokula


Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

VOU REVELAR O ACORDO DO PC COM O COM4NDO V3RMELHO DR. LINCOLN GAKIYA.

🗣️ FAAAAALAA! NO PODCAST #370 RECEBEREMOS O DR. LINCOLN GAKIYA. EPISÓDIO COMPLETO: https://youtube.com/live/DWimWCYVCiI QUER FAZER PART...