FICHA DE ANAMNESE - CURSO DE PEDAGOGIA I - FAPI
FICHA DE ANAMNESE
VERA LÚCIA PEREIRA DE SOUZA
I – IDENTIFICAÇÃO
Data de Entrevista: ____/____/____
1-Nome completo:
Data de Nascimento: ____/____/____
Nome do pai:
Nome da mãe:
Endereço: n°:________________
Bairro:______________________________________CEP:
Telefone: Recado com:________________
Município:
Estuda? Série:____________Professora:
Nome da Escola: Fone:
Como foi recebido na Escola?
Fez maternal?_______Pré?_______Em que Escola?
Na escola apresenta algum problema?______Qual?
Tratamento anterior ou paralelo:
O que espera do tratamento:
II – ANTECEDENTES PESSOAIS:
1 – Ordem de nascimento:
2 - Gestação:
Idade do pai:____________________ Idade da mãe:
Condições físicas e psicológicas:
Tratamento pré-natal:
Exames:_________________________________________________
Raios-X:_________________________________________________
Nascimentos:______________________________________________
Fator RH: pai:_____________________________mãe:_____________
Doenças durante a gravidez: ___________________________________
________________________________________________________
3 – Nascimento:
Parto:
Normal ( ) Induzido ( ) Cezária ( )
Fórceps ( ) Prematuro ( ) A termo ( )
Quem fez o parto:______________Onde:________________________
Médico:__________________________________________________
Condições da criança:
Peso:___________________
Estatura:__________________
Incubadora? _________________
Incubadora? _________________
Quanto tempo?_______________
Chorou?_____________________
Apresentou Malformações?___________________________________
Reação da família quando viu a criança:__________________________
4 – Alimentação:
No seio:
Reação: ______________________ Sucção: Sim ( ) Não ( )
Deglutição:______________________________________________
Até quando amamentou?____________________________________
Na mamadeira:
Reação: ____________________________ Sucção: Sim ( ) Não ( )
Deglutição:______________________________________________
Com que idade deixou a mamadeira?___________________________
Alimentação sólida: Quando?_________________________________
Alimentação atual:
Tipo:___________________________________________________
Apetite: ________________________________________________
Posição:________________________________________________
Deglutição:______________________________________________
Sucção:_________________________________________________
Tem vômito?_____________________________________________
Regurgita?_______________________________________________
Diarréia?________________________________________________
Obstipação?______________________________________________
5 – Desenvolvimento psicomotor:
Sustentar a cabeça:_________________________________________
Engatinhar:________________________________ De que forma:____
Ficar em pé:_______________________________ De que forma: ___
Andar:_______________________ Saltar:__________Correr:_______
Esbarra constantemente?_____________________________________
Dificuldades em calçar-se?____________________________________
6 – Linguagem verbal:
Balbucio:_________________________________________________
Primeiras expressões:__________________________________________
Primeiras frases:____________________________________________
Sua fala melhorou?__________________________________________
A fala o enfada?__________________________________________
A fala enfada a família?_____________________________________
Como os colegas da escola reagem?______________________________
7 – Compreensão e expressão:
Entende o que as pessoas lhe falam?______________________________
Os outros o entendem?________________________________________
Tem sons mais difíceis para emitir?_______________________________
Quais?____________________________________________________
Já teve infecção de ouvido, dores ou outras doenças?________________
Quais?_____________________________________________________
Os pais acham que o aluno escuta bem?___________________________
Já fez exame audiométrico?_____________________________________
Qual o resultado?_____________________________________________
Enxerga bem?________________________________________________
8 – Dentição:
Dentes permanentes:___________________________________________
Oclusão:____________________________________________________
Vacinas:________________________________
Medicamentos:_________
Condições atuais:______________________________________________
9 – Controle de esfíncteres
Dificuldade:__________________________________________________
Normal:_____________________________________________________
Enurese noturno:_______________________________________________
10 – Independência:
Para comer:______________________________ Para vestir:__________
Para estudar:_________________________________________________
11 – Sono:
Calmo:_______________________Agitado:____________Ronco:_____
12 – Hábitos:
Chupeta___________ Chupar dedo:_______________ Onicofagia[1]:_______
Gesticula muito durante a fala?_____________________________________
13 – Tiques:
Tipo:________________________________________________________
Quando adquiriu?_______________________________________________
14 – Sociabilidade:
Como brinca?__________________________________________________
Só ( ) Em grupo ( ) Gosta de falar? ( ) ______________________
É negativista?____________________________ Tem colegas?___________
Como age com pessoas estranhas?_________________________________
____________________________________________________________
15 – Humor freqüente:
Hostil ( ) Sociável ( ) Indiferente ( ) Autoritário ( ) Triste ( )
A que se apega mais?____________________________________________
16 – Corretivo:
Tipo:_________________________________________________________
Quem aplica:___________________________________________________
III – AMBIENTE FAMILIAR:
1 – Como é a relação:
Aluno com os irmãos:__________________________________________
Aluno com os pais:____________________________________________
Aluno com os demais familiares:_______________________________
2 – Espaço familiar: Bom ( ) Mau ( )
3 – Antecedentes patológicos da família:
Alcoolismo ( ) Droga ( ) Fumo ( )
Outras deficiências:______________________________________________
4 – Aceitação do problema por parte de:
Aluno:______________________________________________________
Familiares:___________________________________________________
IV – ANÁLISE DA ENTREVISTA:_________________________________
___________________________________________________________
PROFISSIONAL QUE PROCEDEU A ENTREVISTA:
V – ORIENTAÇÃO/ENCAMINHAMENTOS:
DATA
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ORIENTAÇÃO / ENCAMINHAMENTOS
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ASSINATURA
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CONCLUSÃO
A conclusão mais relevante que foi possível obter após o término desta anamnese estudo da conta que, na escola onde os alunos estudam há um número de alunos com deficiência significativamente alta (117 alunos).
Os alunos, sujeitos da pesquisa, num total de 10 alunos com múltipla deficiência, pertencem a famílias de nível social baixo. Pelo que constatou a equipe de psicólogos, a gestação de tais crianças foi geralmente, sem planejamento prévio ou indesejada.
Algumas apresentam sentimentos de expansão, agressividade despejada no meio, inquietude e escasso controle de impulsos.
Em compensação, outras são inibidas, reprimidas na expressão de seus sentimentos, depressivas e muitas vezes voltadas para o concretismo e materialismo, o que revela também sua forma de inadaptação, que reflete muitas vezes conflitos familiares, falta de apoio e alto nível de pressão social. Essas crianças demonstram ainda uma carência de afeto e atenção, o que provavelmente justifica uma dificuldade de apreensão de fatos novos e conseqüentemente, distúrbios de aprendizagem e atenção e falta de interesse pelos assuntos escolares.
Estas deduções encontram apoio na literatura examinada. De acordo com Laufre e Col. (apud Golfeto 1993, p. 9), dos sete aos nove anos as crianças com características de Déficit de Atenção denotam certa inquietude, agressividade mascarada, dificuldades de atenção, baixo rendimento escolar, conduta anti-social entre outros comportamentos.
Alterações quanto à definição da lateralidade foi outra particularidade acentuada nesse número de crianças. Há fortes indicativos de que estas alterações estejam possivelmente causando ou, no mínimo colaborando para o insucesso dessas crianças com relação às aprendizagens escolares.
No entanto, percebeu-se que um programa de atividades físicas interferiu positivamente na definição da lateralidade de algumas crianças.
De acordo com o que foi revelado por Novaes (1970), Le Boulch (1982) entre outros, a lateralidade é um dos pré-requisitos imprescindíveis para que a aprendizagem ocorra de forma satisfatória.
A análise feita pelo nosso grupo, o depoimento dos professores de sala de aula, agrupados à observação e acompanhamento das aulas de Educação Física, e o resultado dos testes de lateralidade permitiram as seguintes conclusões:
- Dificuldades na capacidade de atenção/concentração, afetam a apreensão de conteúdos na sala de aula;
- A falta de significação da lateralidade causa dificuldades na aprendizagem da leitura, escrita e ditado;
- Distúrbios referentes à Déficit de Atenção e lateralidade parecem manter uma relação de causa e efeito entre si;
- Problemas de ordem social e econômica também afetam o desempenho e/ou rendimento escolar de muitas crianças.
Para que o processo de aprendizagem aconteça de forma satisfatória, é imprescindível que a criança apresente uma série de pré-requisitos, estando entre eles a conhecimento da lateralidade. Neste sentido é que cremos no apoio de um programa de atividades físicas, fundamentado nos princípios da Educação Psicomotora para prevenir ou corrigir dificuldades pautadas a capacidade de atenção, a dislexia, a disortografia, as funções psicomotoras e o rendimento e/ou desempenho escolar, assim como problemas de Déficit de Atenção.
REFERÊNCIAS
GOLFETO, José Hércules. A criança com déficit de atenção aspectos clínicos, terapêuticos e evolutivos. Campinas, 1993. Documentação não publicada elaborado na Unicamp (Universidade de Campinas).
LE BOULCH, Jean. O desenvolvimento psicomotor do nascimento aos 6 anos. Porto Alegre: Artes Médicas, 1982.
NOVAES, Maria Helena. Psicologia escolar. Rio de Janeiro: Vozes, 1970.
[1] Roer unhas (também conhecido pelo seu termo técnico onicofagia ou roeção de unha) é o hábito de morder as unhas dos dedos das mãos ou pés durante períodos de nervosismo, ansiedade, stress, fome ou tédio. Também pode ser um sinal de desordens mentais ou emocionais. As crianças começam a roer as unhas por volta dos quatro ou cinco anos de idade. O termo onicofagia crônicaé utilizado clinicamente. Fonte: http://pt.wikipedia.org/wiki/Onicofagia
http://deficinciaintelectual.blogspot.com.br/2011/05/ficha-de-anamnse-curso-de-pedagogia-i.html
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