A APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA DE AUSUBEL
A aprendizagem significativa é uma teoria que todo educador precisa conhecer. Ausubel foi o inventor dos mapas conceituais e de tantas outras metodologias que utilizamos hoje na sala de aula. além disso, em tempos de tecnologias nas escolas ele aponta bons caminhos para pensar e propor ações.
Neste novo contexto educacional, de grande expansão tecnológica e de informação, as palavras de ordem são aprendizagem significativa, mudança conceitual e a construção do conhecimento. Ao contrário de uma aprendizagem mecânica ou repetitiva, com pouca ou nenhuma atribuição de significação sendo armazenadas isoladamente na estrutura mental levando ao esquecimento e a dificuldade de associar com novos conhecimentos.
A aprendizagem é um processo de mudança no comportamento obtido através da experiência com o meio, sendo esta construída por fatores emocionais, neurológicos, relacionais e ambientais, ou seja, aprender é o resultado da interação entre estruturas mentais e o meio ambiente. Segundo Palangana (2001, p. 71) sobre o modelo proposto por Piaget: “Ele acredita que o conhecimento não é imanente nem ao sujeito nem ao objeto, sendo, isto sim, construído na interação entre estes dois polos”.
Pode considerar que a aprendizagem humana é definida como sendo a mudança relativamente estável do comportamento do aluno resultante da sequência do estabelecimento de associações, ou seja, é o resultado das experiências anteriormente adquiridas fundamentais para o ajustamento de novos conceitos e modelos mentais para incluir e organizar as novas experiências.
O Homem, dotado de estruturas biológicas, herda uma forma de funcionamento intelectual, ou seja, uma maneira de interagir com o ambiente que o leva à construção de um conjunto de significados. A interação deste sujeito com o ambiente permitirá a organização desses significados em estruturas cognitivista (BOCK, FURTADO, TEIXEIRA, 2001, p.127).
Assim, para Ausubel, aprendizagem significa organização e integração do material na estrutura cognitiva, e se torna significativa quando uma nova informação se relaciona com um aspecto relevante da estrutura de conhecimento do indivíduo, tornando a aprendizagem significativa. A Aprendizagem Significativa é uma teoria de aprendizagem em que o novo conteúdo deve se relacionar com o conhecimento prévio do aluno, também chamado de subsunçor. O subsunçor é uma estrutura específica ao qual uma nova informação pode se integrar ao cérebro humano, que é altamente organizado e detentor de uma hierarquia conceitual que armazena experiências prévias do aprendiz (MOREIRA, 1983, p. 62).
Esse processo ocorre por meio do qual uma nova informação interage de forma não literal, que significa a relação entre o material a ser aprendido e a estrutura cognitiva não deve ser ao pé da letra, ou seja, a relação não se altera se símbolos diferentes, mas equivalentes, forem usados e também não-arbitrária, em relação ao novo item com a estrutura cognitiva, não deve ser ao acaso, mas feita de modo intencional para permitir a ancoragem com os subsunçores específicos.
A aprendizagem significativa pode ocorrer tem três tipos:
- Aprendizagem de representações: é a aprendizagem por meio de símbolos e o que eles representam, seus conceitos. Esse é o muito utilizado principalmente com crianças pequenas, pois o aluno associa o conceito com um símbolo para representar qualquer objeto. Percebe, intuitivamente, que todo objeto pode ser representado por um símbolo verbal e que o significado a ser relacionado ao símbolo é a imagem evocada pelo objeto. Quando estiver firmemente estabelecido na estrutura cognitiva do aluno ele conquistou condições para realizar quaisquer aprendizagens de representações.
- Aprendizagem de proposições: é o inverso da Representacional, necessita do conhecimento prévio dos conceitos e símbolos, mas seu objetivo é promover uma compreensão sobre uma proposição. O objetivo apreender o significado de ideias expressas em forma de proposição e não isoladamente, ou seja, aprender o significado que está além dos significados das palavras ou conceitos que compõem a proposição.
- Aprendizagem de conceitos: A aprendizagem de conceitos comporta dois tipos de aquisição: a formação de conceitos e a assimilação de conceitos. A formação de conceitos é uma aprendizagem inicial em que ocorre uma aquisição espontânea e indutiva de ideias gerais sobre um assunto. A assimilação de conceitos é um processo que se quando o aluno já possui os atributos criteriais do conceito por meio de uma definição. Assim, o aluno relaciona os atributos do conceito com as ideias pertinentes em sua estrutura cognitiva. O processo de “subsunção” é descrito pelo princípio da assimilação. Pela assimilação um conceito ou proposição A, potencialmente significativo é assimilado sob uma ideia ou conceito mais inclusivo já existente na estrutura cognitiva. Essa assimilação ou ancoragem indica ter um efeito maior na retenção.
Para haver aprendizagem significativa é preciso que o aluno tenha um interesse para aprender e que o material a ser aprendido tem que ser potencialmente significativo e lógico. Assim, pode-se concluir que para que a aprendizagem significativa ocorra, três condições são necessárias: 1) o material deve ser claro, com exemplos e linguagem relacionada com o conhecimento prévio do aprendiz; 2) o aprendiz deve possuir o conhecimento prévio relacionado ao novo conteúdo; e 3) o aprendiz precisa ter vontade de aprender de modo significativo. Ausubel, na sua teoria foi o primeiro a se preocupar com a aprendizagem dentro de sala de aula, acreditava no valor da descoberta e experiência. Neste sentido, sua maior contribuição foi repensar acerca da aula do tipo “tradicional”, e refletir sobre o que é uma aprendizagem mecânica e uma aprendizagem significativa (MOREIRA & MASINI, 2006). Segundo Ausubel (2003), os principais conceitos relativos à aprendizagem se articulam esquematicamente da seguinte forma (figura 1):
A teoria de Ausubel oferece, portanto, diretrizes, princípios e uma estratégia de facilitadores da aprendizagem e como colocá-las em prática, desenvolvida principalmente por Novak. Novak desenvolveu os mapas conceituais que são uma técnica que, como sugere o próprio nome, enfatiza conceitos e relações entre conceitos à luz dos princípios da diferenciação progressiva e reconciliação integrativa. Os mapas conceituais podem ser usados como recurso didático, de avaliação e de análise de currículo, como também como instrumento de metacognição, para aprender a aprender.
Resumindo, Ausubel destaca que só vale a pena a aprendizagem para o ser humano se ele conseguir “Ampliar e reconfigurar as formas de descobrir para aprender”. Diante disso, o autor considera relevante considerar que o ser humano já possui algum conhecimento quando chega na escola, ou seja, é preciso considerar a realidade que o mesmo já traz de suas relações familiares e socias antes da escola e com a junção dos ensinos que o professor vai sistematizar no meio escolar, juntamente com os conhecimentos advindos dos livros e da relação social, vai construir novos conhecimentos que para Ausubel é a aprendizagem significativa que nada mais é que a ampliação e reconfiguração da aprendizagem.
Disponível em: https://educere.bruc.com.br/arquivo/pdf2017/24179_12230.pdf
Nenhum comentário:
Postar um comentário