sábado, 31 de dezembro de 2022

Entrevista completa do professor Olavo de Carvalho à Brasil Paralelo.


Entrevista completa do professor e filósofo Olavo de Carvalho concedida a Brasil Paralelo no ano de 2016. Nesta entrevista, o empresário e influenciador nas mídias sociais, Leandro Ruschel, faz questionamentos ao filósofo, acerca de diversos temas, entre os quais: filosofia, política, religião, economia, sociologia, literatura etc. . Olavo Luiz Pimentel de Carvalho (Campinas, São Paulo, 1947 - Richmond, Virgínia, 2022) foi um filósofo, jornalista, escritor e professor brasileiro de suma importância para o ressurgimento e reflorescimento dos ideais conservadores no Brasil. . Se você deseja se tornar um aluno do Curso Online de Filosofia do professor Olavo de Carvalho e ter acesso a centenas de aulas que abordam uma infinidade de temas, clique no link abaixo e se inscreva agora. https://lp.seminariodefilosofia.org/ . 📚 Aristóteles em Nova Perspectiva: https://amzn.to/3VxICDG . 📚 O Foro de São Paulo: https://amzn.to/3yIaCuy . 📚 A Nova Era e a Revolução Cultural: https://amzn.to/3THcUlZ . 📚 Maquiavel ou a Confusão Demoníaca: https://amzn.to/3BwBPBS . 📚 A Consciência de Imortalidade: https://amzn.to/3FtSUxv ➡️ Vídeos que você pode gostar: 2. Livros indispensáveis para entender a NOVA ORDEM MUNDIAL: https://youtu.be/HHMsnoGBH4M 3. Primeira aula do Curso Online de Filosofia: https://youtu.be/kdpGstlKpOE 4. Obras de Psicologia que marcaram Olavo de Carvalho: https://youtu.be/as4zHYRrzag 5. Como parar de Procrastinar? : https://youtu.be/ak9CW0Mje5E . Se inscreva no nosso canal: https://www.youtube.com/channel/UCleS... . Também, caso queira saber mais sobre os diversos cursos, aulas, conteúdos e demais informações que a Brasil Paralelo oferece, acesse abaixo o link do site oficial da empresa, com todas as informações: https://www.brasilparalelo.com.br/ . Para você que quer saber mais sobre Leandro Ruschel, abaixo estão suas mídias sociais: https://twitter.com/leandroruschel https://www.instagram.com/leandrorusc... https://youtube.com/c/LeandroRuschel1

Estudo De Caso Desenvolvimento Motor. (feito com Spreaker)

Fim do Brasil Democrático. Carlos Reis


Chegamos ao fim do ano em que o Brasil perdeu a sua democracia. Não a da constituição, mas a democracia, propriamente dita, e conhecida por poucos. Restam a esperança e as expectativas para os otimistas de plantão. O fim do ano coincide com perdas importantes no mundo a lamentar. Mas em síntese rápida procuro aqui apontar alguns tópicos que ajudam a entender como o país entrou em processo de degradação a partir de 2019 para culminar nesse Grand Finale de terror em 2022. Apesar de tudo, desejo sáude, liberdade, e todos os dias de 2023 a todos vocês.

Novas regras do Pix começam a valer em 2 de janeiro; entenda

Já reparou se seu filho senta em W? Veja porque isso pode ser prejudicial


Tiramos suas dúvidas sobre o assunto e damos dicas de como evitar essa posição

Por Redação Pais&Filhos
26 de setembro de 2018 18h42
Compartilhe
Sentar com as pernas em W é comum no começo da infância (Foto: iStock)
Sentar com as pernas em W é comum no começo da infância (Foto: iStock)

Talvez você nem saiba que esse jeito de sentar tem um nome, mas isso é normal. Muitas mães não precisam se preocupar, mas essa posição pode levar a problemas na hora de andar e em sua postura.

-Publicidade-

Afinal, o que é o modo de sentar em W? Nós te explicamos! É quando a pessoa se senta no chão com os joelhos dobrados para a frente e as pernas esticadas para os lados, formando um W. É normal que crianças pequenas e pré-escolares fiquem assim em algum momento durante a fase de desenvolvimento. No entanto, para algumas, esta é a única maneira que eles gostam de ficar sentados.

Mas, por quê? Bom, elas se sentem confortáveis principalmente porque essa pose cria um centro de gravidade mais baixo, facilitando o apoio de si próprio sem que o tronco trabalhe muito. Ela também proporciona estabilidade, facilitando o uso de braços e mãos.

O melhor jeito de evitar os problemas decorrentes desse modo de sentar é fazendo atividades (Foto: iStock)

Para as crianças que têm os músculos do quadril apertados, que são muito flexíveis ou hipermóveis, é possível que a sentar em W seja simplesmente mais confortável. Para outras, pode ser apenas um hábito com o qual se acostumaram sem nenhuma razão específica.

Se você perceber que seu filho senta assim apenas às vezes ou por breves momentos – enquanto faz a transição para outras posições, por exemplo – então não há nada com o que se preocupar e, com o tempo, ele deve sair disso. No entanto, pode se essa é sua única posição e ele fica assim por muito tempo, podem haver algumas consequências, tais como: desenvolvimento do quadril alterado, postura corcunda, músculos do tronco e do adomem fracos e músculos da coxa apertados.

Para te ajudar, separamos algumas dicas simples para ajudar a evitar problemas futuros. Confira:

  • Incentive diferentes posições para sentar: por exemplo de pernas cruzadas, em um pequeno degrau ou banquinho, pernas na frente ou ambas para o lado.
  • Alongue os tendões: faça com que ele se sente com as costas e com o bumbum na parede com as pernas para frente (você pode ler um livro juntos nesta posição para torná-lo menos trabalhoso).
  • Fortaleça os músculos do tronco – faça com que ele alcance objetos pesados e leves de diferentes distâncias e alturas.
  • Faça uma “corrida de bumbum”: Invente um jogo fazendo com que seu filho coloque as pernas frente e se mova arrastando o bumbum no chão.

 

 

Obrigado pela visita, volte sempre.

Escola Violência E Banalização Do Banal. (feito com Spreaker)

sexta-feira, 30 de dezembro de 2022

Presidente da AbriLivre comenta sobre isenção de impostos nos combustíveis

Morre O Edson Arantes Do Nascimento E Fica O Mito Eterno Pelé (feito com...

Somos Fadados A Escolher. Existencialismo E A Fenomenologia. Contra ponto Filosofia Védica milenar cultura Indiana vulgo Hinduísmo.

Pirâmide Da Aprendizagem Anos Iniciais As Tecnologias.A (feito com Sprea...



Episódio Copa Do Mundo 2022 Argentina Campeã - João Maria Andarilho (fei...

Discursos Lindos, Mas As Ações São Do Mal (feito com Spreaker)



Obrigado pela visita, volte sempre.

Cursos de Formação Pedagógica R2 Diploma ou Certificado? Blog do João Maria andarilho 15/12/2022


chrome-extension://efaidnbmnnnibpcajpcglclefindmkaj/https://normativasconselhos.mec.gov.br/normativa/pdf/CNE_PAR_CNECESN6092020.pdf

Episódio Criar Um Problema A Vir Com Uma Solução. (feito com Spreaker)

segunda-feira, 26 de dezembro de 2022

Advogado denuncia Moraes: "Eu nunca vi isso em 15 anos de advocacia"

26/12/2022 às 16:15
(Rosinei Coutinho/SCO/STF)

Adalberto Montoro Filho, um advogado que defende uma das 100 pessoas investigadas por supostos atos antidemocráticos em operação deflagrada no mês passado, denunciou que o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) e atual presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Alexandre de Moraes, está impedindo que réus e defensores tenham acesso aos autos do processo nos quais são parte interessadas.

Assim como a Procuradoria-Geral da República (PGR) vem alertando há anos, Montoro Filho afirma que Moraes não segue corretamente o rito processual e obstrui a defesa de agir em favor dos clientes. Para se ter uma ideia, nem a Polícia Federal sabe informar qual o número do processo cujos mandados para busca e apreensão foram executados. Quem quiser um esclarecimento mais - digamos assim - "preciso" sobre o tema é convidado a questionar o gabinete do próprio ministro.

Montoro disse que se surpreendeu ao descobrir que teria que protocolar pedido para o gabinete de Moraes, ao invés do documento ser direcionado ao STF. Porém, o pior veio depois quando a resposta à solicitação não saiu nos autos, mas por meio de contato telefônico.

- Eu nunca vi isso em 15 anos de advocacia - desabafou.
E não é só isso, se a defesa quiser ter acesso ao processo não o fará integralmente porque Moraes decidiu por conta própria compartilhar com os advogados apenas partes do processo previamente escolhidas por ele. E tem mais um detalhe: nada é enviado por email, fax ou cadastrado online. Os advogados têm que ir a Brasília copiar os despachos.

- Em pleno ano de 2022, em que qualquer fórum estadual do Brasil já é digital, o ministro instaura um procedimento físico para dificultar o acesso de quem mora fora de Brasília - espantou-se.
Parece absurdo mas a postura de Moraes já é conhecida - há anos - entre o Poder Judiciário e o meio acadêmico. Em fevereiro de 2017, alunos da Faculdade de Direito da USP, juristas e movimentos populares organizaram um grande ato contra a nomeação de Moraes ao STF. Mais de 280 mil pessoas assinaram abaixo-assinado contra a indicação dele à Suprema Corte. Entre as denúncias de colegas e discentes da faculdade onde lecionava, estavam sempre acusações de que não respeitava o rito processual e "teve atitudes incompatíveis com os direitos humanos e com os direitos fundamentais".

- Nos cargos que ocupou nos últimos anos, como Secretário de Segurança Pública (de São Paulo) e ministro da Justiça, teve atitudes incompatíveis com os direitos humanos, com os direitos fundamentais. As reintegrações de posse dos secundaristas sem mandado judicial, as chacinas que aconteceram enquanto ele era Secretário e também a crise no sistema carcerário - apontou a presidente do Centro Acadêmico, Paula Masulk, na época.
Em 2017, Maria do Rosário, Randolfe Rodrigues e Gleisi Hoffmann faziam coro contra a indicação de Moraes ao Supremo (Reprodução/Internet)
O professor titular da Faculdade de Direito do Largo São Francisco, Sérgio Salomão Shecaira, também disse, em 2017, que Moraes não tinha "notável saber jurídico e nem reputação ilibada". Ele contou que o atual ministro chegou a ser flagrado plageando o livro do jurista espanhol Francisco Rubio Llorente, em sua defesa acadêmica na USP.

- Ele é um grande jurista de vendas de livros. É um Paulo Coelho - afirmou, argumentando que a cópia de trechos do livro de Llorente jamais passaria despercebida por outros docentes.
Apesar de todos os apelos, Moraes tomou posse do cargo no mês seguinte, em março daquele mesmo ano, e, até hoje, as determinações do ministro ficam cada vez mais bizarras, imorais e inconstitucionais.

Já garantiu a sua camiseta, bandeira e faixa?

Tudo isso e muito mais você encontra no Shopping Conservador...

A maior loja patriota do Brasil!!

Clique no link abaixo:

O Brasil precisa de você!

Caso queira, doe qualquer valor ao Jornal da Cidade Online pelo PIX (chave: pix@jornaldacidadeonline.com.br ou 16.434.831/0001-01).

Assine o JCO:
Fonte https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/44885/advogado-denuncia-moraes-equoteu-nunca-vi-isso-em-15-anos-de-advocaciaequot

domingo, 25 de dezembro de 2022

Srila Jiva Goswami desaparecimento dia 25/12/2022 domingo.

Shri Sanatana, Shri Rupa e Shri Vallabha eram três irmãos, todos empregados a serviço de Badsa Hussain Shah. Entre os três, havia apenas um descendente, Shri Jiva. Tendo sido ricamente recompensados ​​pelos Badsa por seus serviços, sua vida familiar era muito opulenta. Não faltou nada no que fosse necessário para a educação do filho único. A casa foi iluminada pelo esplendor da tez dourada da criança; seus olhos eram como as pétalas expandidas do lótus; cada parte de seu corpo era agraciada com um esplendor lustroso e radiante.
   Quando Shri Gaurasundara veio para Ramakeli, Shri Jiva foi abençoado por ter o darshana de Seu adorável senhor, embora ele fosse apenas um bebê na época. Colocando a poeira de Seus pés de lótus na cabeça da criança, Mahaprabhu o indicou para ser o futuro preceptor soberano da Gaudiya sampradaya. Embora fosse apenas uma criança, Shri Jiva manteve a forma do Senhor, que fascina todo o mundo, dentro de seu coração. À medida que crescia, enquanto comia, deitado, em seus sonhos, enquanto estava acordado, em todos os momentos, ele meditava naquela forma.
   Mais tarde, quando seu pai e tios renunciaram à vida familiar para ficar com Mahaprabhu, o único filho, Shri Jiva, foi deixado com sua mãe no palácio da família em Fateyabad. Deitado em seu colo, molhado pelas lágrimas da separação, ele gradualmente começou a crescer como a lua crescente. Vendo que a mãe e o rosto da criança estavam sempre molhados de lágrimas, seus amigos também caíram na sombra da tristeza e só com muita dificuldade conseguiram amenizar sua dor. Sempre que Shri Jiva se lembrava de seu pai e tios, ou dos pés de lótus de Shri Gaura Hari, ele perdia a consciência e caía no chão.
   Quando ficou um pouco mais velho, Shri Jiva começou a adorar as Deidades de Sri-Shri Rama-Krishna. Ele cuidadosamente os decorava e oferecia bhoga e arati, servindo-os com total atenção. Mesmo em seu jogo, quaisquer jogos que ele jogasse estavam conectados com os passatempos de Shri Krsna.
   Enquanto estudava com os panditas locais, tornou-se proficiente em gramática, poesia e retórica. Observando seu grande intelecto, seus professores comentaram: “Tal brilho não é encontrado com frequência em uma criança tão jovem. Sem dúvida, ele será uma pessoa santa e de grande alma”.
   Mesmo enquanto estava envolvido em seus estudos, Jiva sempre pensava em Shri Shri Nitai-Gauranga. Uma vez ele viu em um sonho que Shri Rama-Krishna havia assumido as formas de Nitai-Gauranga e estava dançando. [B.R.1.732] Dando a ele a poeira de Seus pés de lótus, os Dois Senhores então desapareceram. Tendo visto um sonho tão maravilhoso, Shri Jiva foi um pouco consolado. Então ele começou a pensar: “Quando poderei sair deste poço da vida familiar e dedicar todo o meu tempo e energia, eu mesmo, a servir a esses dois Senhores tão magnânimos?” Mas ele era o único filho da família. Somente em sua companhia sua mãe poderia esquecer um pouco as dores da separação em seu coração. Quando Shri Jiva soube que seu pai havia desistido de sua vida nas margens do Ganga, ele ficou completamente inquieto. Depois disso, seus olhos nunca mais secaram. Os familiares e amigos tentaram consolá-lo, mas sem sucesso. A vida familiar tornou-se a fonte de sua tristeza absoluta.
   Alguém sugeriu a Jiva que fosse a Navadwipa e se banhasse no frescor que emana dos pés de lótus do Senhor Nityananda Prabhu para que sua mente e corpo, ardendo de dor, pudessem ser revigorados. Assim, Shri Jiva partiu para Navadwipa com um grupo de peregrinos. [BR1/741]
   Nityananda Prabhu, o Senhor onisciente, pôde entender que Shri Jiva estava a caminho de Navadwipa. Portanto, Ele também partiu de Khardaha para lá. Depois de alguns dias, Jiva chegou a Navadwipa. Vendo a beleza daquele lugar ele ficou encantado. Caindo no chão, ele ofereceu seus dandavats à Mãe Ganges. Perguntando aos aldeões como chegar a Mayapura, ele soube que Nityananda Prabhu residia na casa de Srivasa Pandita. Finalmente chegando lá, ele caiu na porta para oferecer seus dandavats. Nityananda Prabhu saiu com Srivasa Pandita e o pegou e o abraçou, perguntando: “Você é sobrinho de Shri Rupa e Shri Sanatana?”
   Como resposta, Jiva novamente caiu no chão aos pés de lótus de Nityananda Prabhu. Desta vez, Nityananda Prabhu o trouxe para dentro de casa e começou a perguntar sobre o bem-estar de sua família em Fateyabad. Então Shri Jiva foi apresentado aos devotos presentes em Navadwipa; ele ofereceu suas saudações a seus pés de lótus. Todos ficaram muito felizes em conhecer o sobrinho de Shri Rupa e Sanatana. Naquele dia, Shri Jiva recebeu os restos da prasadam de Nityananda prabhu.
   No dia seguinte, os dois foram à casa de Saci Mata’a. Vendo o local de nascimento de Shri Gaurasundara, que estava cheio de tal esplendor, Shri Jiva ficou muito pacificado e caiu no chão para rolar na poeira. No grande pátio, os devotos cantavam canções louvando as glórias de Shri Krishna Chaitanya Mahaprabhu. Vendo Nityananda Prabhu, todos se levantaram e então caíram, oferecendo seus dandavats a Seus pés de lótus. Então Jiva viu o Saci Mata sentado na varanda.
   Vestida de branco com chadder de seda em volta dos ombros, ela parecia radiante, o branco de seu cabelo se misturando com seu sari branco. Embora seu corpo tremesse com a velhice e fosse muito magro, ainda assim o pátio estava iluminado por sua divina refulgência. Esquecendo-se na lembrança de Shri Gaursundara, ela estava sentada com os olhos fechados. Percebendo que Nityananda Prabhu havia chegado, ela cobriu a cabeça com seu sari e chamou seu servo. “Isana! Srpada chegou. Por favor, lave Seus pés.”
   Depois que isso foi feito, Nityananda ofereceu namaskar à mãe do Senhor Supremo e sentou-Se. Ele então apresentou Shri Jiva a ela. Saci Mata colocou a mão na cabeça dele para abençoá-lo, e Shri Jiva flutuou no oceano de felicidade. Saci Mata então pediu aos dois que honrassem a prasada do Senhor. “Tome prasada aqui na casa de sua mãe hoje, meu filho. Eu ofereci lá preparações em segredo para Shri Gaurcandra.”
   Shri Jiva passou alguns dias com Nityananda Prabhu, viajando pelas nove ilhas de Navadwipa, a fim de ter lá o darsana dos lugares sagrados dos passatempos do Senhor. Então, conforme ordenado por Nityananda Prabhu, ele partiu para Kasi (Varanasi). Em Kasi ele estudou Vedanta com Shri Madhusudana Vacaspati, um discípulo de Sarvabhauma Bhattacharya. As conclusões do Vedanta contidas no Srimad-Bhagavatam que foram expostas por Sri Chaitanya Mahaprabhu a Sarvabhauma Bhattacharya em Puri foram, por sua vez, ensinadas pelo Bhattacharya a Madhusudana Vacaspati, que estabeleceu um pedágio em Kasi. Dele, Shri Jiva dominou as mesmas conclusões.
   Daqui, Shri Jiva partiu para Shri Vrindavana, onde recebeu abrigo aos pés de lótus de seus dois tios. Shri Rupa e Sanatana. Eles ficaram muito satisfeitos em vê-lo e receberam dele todas as notícias. Jiva ficou com Shri Rupa, que começou a ensinar-lhe o Shrimad Bhagavatam. Depois de iniciá-lo com o mantra divino, Rupa o ocupou no serviço de Shri Shri Radha-Damodara. De acordo com Sadhana dipika, esta Deidade de Damodara foi moldada pela própria mão de Rupa Gosvami para seu querido discípulo Shri Jiva. Shri Shri Radha-Damodara está atualmente sendo adorado em Jaipur, Rajasthan.
   Vendo que Jiva havia se familiarizado rapidamente com a conclusão do Shrimad Bhagavatam, Shri Rupa o envolveu na revisão de seu Bhakti-rasamrta-sindhu. Nessa época, Shri Jiva compilou um comentário sobre Bhakti-rasamrta-sindhu chamado Durgama sangamani. No ano de 1476 (Sakabda), Shri Sanatana Gosvami compilou Shri Vaisnava tosani, um comentário sobre o décimo canto do Srimad-Bhagavatam, que ele deu a Shri Jiva para revisão. Sob a ordem de Shri Sanatana, Shri Jiva compilou um comentário sobre aquele chamado Laghu Vaisnava tosani no ano de 1500 (Sakabda). Seus escritos, juntamente com os de Shri Rupa e Shri Sanatana, Shri Gopal Bhatta, Shri Raghunatha Bhatta, Shri Raghunath das, Shri Krishna das, Shri Kasisvar Pandit e Shri Madhu Pandit, cativaram completamente os eruditos da época. Foi o início de uma era de ouro em Shri Vraja dhama.
   Shri Jiva regularmente trazia água para o banho de Shri Rupa e Sanatana. Ele massageava suas cabeças com óleo, limpava seu ashram, adorava a Deidade, cozinhava e corrigia manuscritos.
   Após o desaparecimento de Shri Rupa e Sanatana, Shri Jiva continuou a tradição que eles haviam inaugurado. Certa vez, Shri Jiva viajou para Agra para debater com os Rajputs sobre as glórias dos rios Jamuna e Ganga. Ele estabeleceu que o Jamuna é mais glorioso do que o Ganga, pois o Ganga emana dos pés de lótus de Krishna, enquanto o Jamuna é Sua própria consorte. Com isso, o imperador Moghul ficou muito satisfeito e quis presenteá-lo com algo. Shri Jiva respondeu que aceitaria alguns papéis em branco. Então o imperador deu a Jiva um papel manchado. (Naquela época, o papel era muito raro e a maioria dos manuscritos era geralmente composta em folhas.)
   Há também uma lenda que uma vez, quando um imperador moghul (possivelmente Akbar) quis conferir algo aos Goswamis de Vrindavana, eles pediram a um farman (ordem do imperador) que nenhum ser vivo fosse morto em Vraja. Como resultado disso, nenhum rei viria mais caçar lá.
   O discípulo de Lokanatha Gosvami, Narottama dasa Thakura Mahasaya, o discípulo de Shri Gopala Bhatta Gosvami, Srinivasa Acharya Prabhu, e o discípulo de Hrdaya Chaitanya Prabhu, Shri Shyamananda Prabhu, foram muito favorecidos por Srila Jiva Goswami. Sob sua tutela eles estudaram todas as literaturas dos Gosvamis. Mais tarde, ele os enviou para pregar esse conhecimento em Bengala.

   Srila Jiva Gosvami compôs muitas literaturas, entre elas:
Harinamamrta-vyakarana
Sutra-malika
Rasamrta-sesa
Gopala-virudavali
Sri-Madhava-mahotsava
Sri-Sankalpa-kalpavrksa
Brahma-Samhita-tika
Bhakti-rasamrta-sindhu-tika (Durgama-sangamani)
Ujjvala-nilamani-tika (Locana-rocani)
Gopala-campu
Sat-sandharbha (Tattva-sandarbha, Bhagavata-sandarbha, Paramatma sandarbha, Krishna-sandarbha, Bhakti-sandharbha, Priti-sandarbha)
Shrimad-Bhagavata-tika (Krama-sandarbha)
Laghu-vaisnava-tosani (comentário do Décimo Canto Bhagavatam)
Sarva-sambadina (comentário sobre Sat-sandarbha)
Gopala-tapani-tika (Sri-Suhkha-bodhini)
Padma-puranastha-yogasara-stotra-tika
Gayatri-vyakhya-vivrti (Um comentário sobre o Gayatri mantra conforme descrito no Agni Purana, capítulos 216-217)
Radha-Krishnarcana-candrika
Dhatu-sangraha
Bhavartha-sucaka-campu

Nascimento: 1533 (calendário cristão), 1455 (Sakabdha), 12º dia da brilhante quinzena do mês de Bhadra.
Desaparecimento: 1540 (Sakabdha), 3º dia da quinzena brilhante, Pausa
Idade: 85 anos

Sri Jadasidha Pandita desaparecimento dia 25/12/2022. Domingo.

(Nityananda-sakha) Seu pai chamava-se Kamalaksa e seu avô, Bhatta Narayana. Sua Sripata está na aldeia Yasada no distrito de Nadia perto da estação ferroviária de Cakdaha. As divindades do Senhor Jagannatha e do Senhor Gauranga, estabelecidas por Jagadisa, ainda existem em seu Sripata. Ele foi Candrahansa em sua encarnação passada (CC. 1.11.30; Gauraganoddesadipika 153; Sripataparyatana). Mais detalhes podem ser encontrados em Jagadisacaritra.
   “Shri Jagadisha Pandita é o salvador do mundo. Ele distribui o néctar do amor de Krishna assim como uma densa massa de nuvens escuras no céu distribui a chuva.” [C.c. Adi 11:30] Shri Jagadisa Bhatta nasceu na região de Gaihati. O nome de seu pai era Shri Kamalaksa Bhatta, que era filho de Bhatta Narayana, que veio de Goyghar Bandyaghata. Tanto a mãe quanto o pai de Jagadisa eram Visnu-bhaktas muito devotados. Depois que seus pais faleceram, ele veio com sua esposa para morar nas margens do Ganges. O nome de sua esposa era Dukhini-devi. (Seu irmão mais novo Mahesa também veio com ele para residir nas margens do Ganga.) Eles construíram sua casa perto da casa de Jagannatha Misra. Shri Gaurasundara instruiu Jagadisa a pregar Hari Nam em Nilacala. Assim ele se abrigou nos pés de lótus do Senhor Jagannatha. Naquela época, ele orou aos pés do Senhor Jagannatha e foi recompensado ao obter uma Deidade do Senhor dos olhos de lótus. Isso ele trouxe para Yasora, nas margens do Ganga perto de Cakdaha. Esta Deidade foi trazida suspensa de um bastão que ainda está sendo adorado no templo do Senhor Jagannatha em Jasora. Este templo está atualmente sob a responsabilidade de Shri Gaudiya Math e fica a uma viagem de riquixá da estação ferroviária de Cakdaha, na linha Sealdah-Krishnanagar.
   O Senhor Chaitanya e o Senhor Nityananda às vezes costumavam ir a Jasora para realizar festivais de sankirtana. O filho de Jagadisha Pandita era Shri Rambhadra Gosvami. No templo estão as Deidades de Shri Jagannatha Deva, Shri Radha-Vallabhaji e Shri Goura-Gopala. Diz-se que a Deidade Goura Gopala foi estabelecida por Shri Duhkhini Devi. A Deidade é uma cor dourada. Depois que o Senhor Chaitanya conduziu um festival de sankirtan na casa de Jagadisha Pandita, Ele planejou ir para Nilacala. Duhkhini, no entanto, conhecendo a mente do Senhor, ficou muito angustiado com sentimentos de separação iminente. Naquela época, Mahaprabhu deu a ela esta Deidade e disse: “Eu permanecerei eternamente em sua casa na forma desta Deidade”. A partir desse dia, esta Deidade de Gaura-Gopala está sendo adorada lá. Em Gaur-ganoddesa-dipika é revelado que Jagadisa e Hiranya eram esposas dos brahmanas védicos em Krishna lila. De acordo com outra opinião, “Aquele que antes era conhecido como Candrahasa, um famoso dançarino em Krishna-lila, agora é famoso como Jagadisha Pandita, que também sente grande prazer em dançar em êxtase”. Em um dia de Ekadasi, o jovem Shri Gaurahari quis comer arroz da casa de Jagadisa e Hiranya. O Senhor disse a Seus pais: “Se vocês não querem que Eu morra, vão imediatamente para a casa de dois brahmanas chamados Jagadisa e Hiranya, com quem estou muito satisfeito. Ambos estão jejuando para o Ekadasi, mas prepararam algumas oferendas para o Senhor Vishnu. Se você puder obter um pouco desse Visnu-prasada, então recuperarei minha saúde e poderei me movimentar.” [C.B. Adi 6.20-23] See More
   Um dia, a criança Gaurahari estava chorando incessantemente. Seus pais lhe disseram: “Primeiro diga-nos o que você quer. Nós vamos trazê-lo, mas, por favor, não chore. Ele respondeu: “Neste dia de Ekadasi em Jagadisa e na casa de Hiranya há muitos preparativos de Visnu-prasada. Se eu puder comer isso, ficarei bem. Ao ouvir esse pedido impossível do filho, Saci Mata colocou a mão na cabeça e começou a lamentar. Ao ouvir as palavras da criança, os vizinhos riram de espanto. “Como é que uma criança tão pequena como esta sabe que hoje é Ekadasi?” Então as senhoras disseram a Ele: “Bap Nimai, não chore mais, traremos o que você pediu”. Quando os dois brahmanas souberam do pedido da criança, ficaram muito satisfeitos. Ambos eram amigos íntimos de Jagannath Misra e estavam bem cientes de que a Suprema Personalidade de Deus, Shri Hari, havia aparecido em sua casa. Portanto, o que quer que tenham preparado para o Senhor Hari, eles trouxeram diante de Shri Gaurahari e disseram a Ele: “Bap, Visvambhara! Trouxemos tudo o que Você pediu. Agora, por favor, coma com muita felicidade e não chore mais.” Bhagavana Shri Gaurasundara, junto com Seus amigos, então desfrutou daquele banquete. Ao fazê-lo, Ele mostrou Sua forma transcendental de BalaGopala para Jagadisa e Hiranya. Seu brilho corporal, aparecendo como uma nova nuvem de chuva, com uma pena de pavão adornando Sua cabeça, o esplendor de Sua beleza se refletia nos rostos dos outros meninos em cuja companhia Ele estava desfrutando desta festa. Uma visão tão encantadora e bela foi revelada diante dos olhos de Jagadisa e Hiranya. Vendo esta cena, os dois brahmanas cantaram em voz alta: “Hari! Hari!” [Gauranga Campu 20] Jagadisha Pandita provavelmente veio para Yasora depois que Mahaprabhu recebeu sannyasa. Ele ia todos os anos para Puri e também estava presente em Cira-doy Danda Mahotsava em Panihati. Seu desaparecimento ocorre no terceiro dia da brilhante quinzena do mês de Pausa.

Sri Lochana Dasa Thakura aparecimento. 24/12/2022 sábado.

Srila Lochana Dasa Thakura apareceu neste mundo em 1520 d.C., trinta e quatro anos após o aparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Locana Dasa escreveu uma biografia do Senhor Chaitanya, intitulada Shri Chaitanya Mangala, e escreveu muitas canções devocionais.
   Shri Locana dasa Thakura nasceu em uma família de médicos Rarhiya que residiam na vila de Kogram, no distrito de Mahakumar (Katna) de Barddhaman. Seu guru era Shri Narahari Sarkar Thakura.
   “Eu sou o servo de Thakura Shri Narahari, que é o mestre da minha vida. O desejo de todos os meus desejos, coloco a seus pés de lótus; que é que esta criatura vil (eu mesmo) pode descrever algo sobre as qualidades maravilhosas de Shri Gaurasundara. Nessa expectativa, ele é meu único refúgio. [Chaitanya-mangala, Satvakhanda].
   O nome de seu pai era Shri Kamalakara dasa e o nome de sua mãe, Shri Sadananda. Ele era o único filho de seus pais. Ele foi criado na casa de seu avô materno e sua educação foi concluída lá. Quando ele era apenas um garotinho, ele teve a sorte de conhecer os devotos de Shri Gauranga.
   Ele se casou muito jovem. Desde a juventude ele era muito apegado a Shri Gaursundara e, conseqüentemente, muito desinteressado na vida material, embora estivesse cercado por família, amigos e sociedade. Em sua juventude, ele passou a maior parte de seu tempo no Sripat de seu guru, Srikhanda, onde aprendeu a fazer kirtana.
   O livro que ele compôs Chaitanya-mangala era do diário de Shri Murari Gupta. “Murari Gupta, que reside em Nadia, compôs muitos belos versos sobre a vida de Shri Gauranga. Estes incluem os passatempos juvenis de Nimai, dos quais Murari Gupta participou pessoalmente, e Seu passatempo posterior em Nilacala, depois que Ele aceitou sannyasa, que foram narrados por Shri Damodara Pandita. Tendo ouvido esses versos de Murari Gupta, compostos em sânscrito, fiquei muito atraído e os compus no medidor de poesia folclórica da aldeia em bengali.”
   Em seu Chaitanya Mangala, Srila Lochana Dasa Thakura escreveu: “Minha esperança é estar perto dos pés de lótus de Shri Narahari Thakura, para servi-lo e adorá-lo com minha própria vida. O desejo acalentado do caído Locana Dasa é ser permitido pela graça de Narahari cantar as glórias de Shri Gauranga. Meu Senhor é Shri Narahari Thakura e eu sou seu servo. Curvando-me e orando diante dele, imploro que me permita seu serviço. Esta é a minha única aspiração.”
   Anteriormente em Bengala (especialmente Bengala Oriental, agora Bangladesh) os poetas costumavam compor canções sagradas e versos em diferentes formas de rimas clássicas e métricas rítmicas chamadas Panchali (como Laxmir Panchali, Sanir Panchali e Manasa Bhasan). O estilo de composição Panchali foi especialmente usado para glorificar o Senhor. Srila Lochana Dasa Thakura usou a forma Panchali de medidor de versos ao compor sua famosa obra, Shri Chaitanya Mangala. A forma Panchali emprega cinco tipos diferentes de estilos de música ou metros.
   O principal material de origem que Shri Lochana Dasa Thakura utilizou ao compor seu Chaitanya Mangala foi um livro sânscrito de Murari Gupta chamado Shri Chaitanya Caritamritam. (veja mais livros sobre Mahaprabhu aqui)
   Lochana Dasa Thakura explica isso em seu Chaitanya Mangala da seguinte maneira: “Aquele mesmo Murari Gupta que viveu em Nadiya compôs muitos versos em sânscrito sobre a vida de Shri Gauranga, que mais tarde ele organizou na forma de um livro. Tendo ouvido esses versos de Murari Gupta, Damodara Pandit os ensinou para mim e eu os memorizei com grande prazer. À medida que esses versos sânscritos e a concepção de Chaitanya Mahaprabhu transmitida a mim por meio de Damodara Pandita se desenvolveram em minha mente, fluíram de mim na forma desses versos Panchali em bengali, que escrevo em glorificação à vida e aos passatempos de Shri Chaitanya.” (C.M. Sutra-Khanda)
Em seu prefácio ao Chaitanya Mangala, Srila Lochana Dasa Thakura oferece suas orações a Vrindavan dasa Thakura antes de prosseguir com a narrativa. 

Feliz Natal um próspero ano novo.

sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Recursos Educacionais Digitais: o que são e onde achá-los


Recursos Educacionais Digitais

Sumário

A tecnologia invadiu definitivamente a sala de aula e se faz cada vez mais presente no dia a dia das instituições. Não é para menos. Além de muitas escolas já disponibilizarem materiais em formato digital, há também uma abundância de conteúdos e ferramentas que podem ser facilmente encontrados na internet. Nesse contexto, surge um termo que você já deve ter ouvido por aí: Recursos Educacionais Digitais (REDs). Você sabe o que são, onde vivem e do que se alimentam? Me siga na leitura e vamos entender tudo sobre o assunto!

O que são Recursos Educacionais Digitais (REDs)?

Os Recursos Educacionais Digitais (REDs) são materiais e ferramentas em formato digital que possuem finalidades pedagógicas. Eles englobam vídeos, textos, imagens, jogos, podcasts, infográficos, slides e muitos outros.

Os REDs podem ser recursos gratuitos ou não. No caso de materiais de domínio público ou licenciados de forma aberta e com possibilidade de modificação, além de REDs, eles também se encaixam na definição de Recursos Educacionais Abertos (REA)

Você sabe a importância que isso tem? Vou te explicar. O mercado de trabalho hoje já é permeado pela tecnologia nas mais diversas áreas de atuação. No futuro, isso só se intensificará. Então, trabalhar as competências digitais com os alunos é fundamental para garantir a empregabilidade deles quando forem adultos. Bem importante, né?

Onde posso encontrar Recursos Educacionais Digitais?

Há diversos locais nos quais você pode encontrar Recursos Educacionais Digitais. Confira alguns deles:

Pela plataforma do MEC é possível encontrar inúmeros Recursos Educacionais Digitais em formatos variados. E olha que quando eu falo “inúmeros”, não estou exagerando. São mais de 318 mil REDs disponíveis. Entre eles há jogos, vídeos, animações, experimentos, áudios, textos, livros digitais, planos de aula, imagens, apresentações, entre outros. Ou seja, materiais digitais para usar por uma vida, né?

Todos os REDs disponíveis foram desenvolvidos pelo próprio MEC ou por parceiros e são totalmente gratuitos. Os conteúdos já foram pensados para o encaixe com objetivos de aulas e estão alinhados à Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Então, faça bom proveito!

Geografia Visual é um achado. O site reúne muito conteúdo variado sobre o tema. Há fotografias, infográficos, jogos, simuladores, mapas, gráficos, histórias em quadrinhos, ilustrações, podcasts, quizzes, vídeos, videoaulas, slides, entre outros. Esses conteúdos podem ser usados tanto para enriquecer as aulas quanto de maneira complementar a elas, em tarefas para a casa. Então, não deixe de conferir!

Smile and Learn, ao contrário do que o nome sugere, não é um repositório de conteúdos para aulas de inglês. Nesse canal do YouTube você encontrará uma série de Recursos Educacionais Digitais de diferentes disciplinas com foco em crianças entre dois e 12 anos. 

Há diversos vídeos sobre alfabetização. Há outros também voltados para o ensino de matemática, ciências, biologia, música etc. Algumas opções de conteúdos são mais curtinhas, com cerca de dois minutos, e outras são mais longas, chegando até a 20 minutos. Resumindo, opções não te faltam!

Se você quer encontrar uma grande quantidade de Recursos Educacionais Digitais de domínio público, nada melhor do que o próprio portal Domínio Público. O acervo de materiais é enorme e inclui livros, imagens, músicas e vídeos. Há desde obras clássicas como “A Divina Comédia” até livros infantis, registros históricos, materiais acadêmicos e conteúdos em idiomas estrangeiros. Use os filtros do portal e explore as possibilidades!

  • Escola Digital

  • Mais uma opção de peso para você. O site Escola Digital reúne 38 mil Recursos Educacionais Digitais gratuitos. Os conteúdos fazem parte de roteiros de estudos, como por exemplo “substâncias químicas”, “cálculo da velocidade em plano inclinado” etc. Os materiais e roteiros têm o objetivo de apoiar as práticas pedagógicas e já estão alinhados à BNCC.

    O portal também busca auxiliar professores e gestores a se desenvolverem para o uso de recursos tecnológicos em sala de aula. Ele os orienta, por exemplo, a como seguir um plano mais estruturado para a inserção dos recursos e também a como usá-los para desenvolver nos alunos o pensamento crítico.

    Por onde posso disponibilizar Recursos Educacionais Digitais aos alunos?

    Muitos dos Recursos Educacionais Digitais podem ser utilizados dentro das próprias aulas lecionadas na instituição de ensino. Porém, outros servirão mais ao objetivo de apoiar as tarefas de casa. Haverá também aqueles que podem ser usados como um material complementar de estudos para agregar ao que foi ensinado em sala de aula. Para esses que os alunos terão contato fora da escola, será preciso pensar em um bom canal para realizar o envio.

    O ideal é que a instituição possa contar com um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) no qual cada professor possa disponibilizar os materiais que quiser aos alunos de forma organizada, dentro de categorias específicas para a sua disciplina e série. Esse AVA, é claro, precisa contar com a tecnologia de armazenamento em nuvem, para que o peso dos arquivos não seja um problema. É interessante também que ele possibilite que os professores possam conferir se os estudantes estão acessando os materiais ou não.


Fonte: https://www.clipescola.com/recursos-educacionais-digitais/

Flipped Classroom - O que é e como implementar - GetEdu


Flipped Classrom: o que é?

Nós já conversamos por aqui sobre o porquê existem fortes argumentos para modificar e revitalizar o método que usamos na sala de aula.

Nosso objetivo agora é prover as informações necessárias para poder começar a mudança de forma planejada e eficiente. Começaremos, então, pela sala de aula invertida (flipped classroom) como prometido.

O que é Flipped Classroom?

Flipped Classroom, ou sala de aula invertida, é um modelo de aula é um tipo de blended learning, ou aprendizado misto, que se carateriza por misturar tecnologia com os métodos tradicionais. É possível resumir a sala de aula invertida de forma simples: neste método, o professor troca de lugar as atividades que normalmente são feitas em casa — como o dever de casa —, com as palestras; ou seja, as palestras são assistidas em casa e as outras atividades são feitas em sala de aula.

É fácil de explicar e entender, mas nem tão simples de executar.

Para que o processo ocorra de forma eficiente muitas coisas tem que ser levadas em conta. A maneira mais simples, ao meu ver, de explicar como funciona uma sala de aula invertida é por meio de um exemplo detalhado. Vamos lá?

Flipped Classroom: Modelo de sala de aula invertida

Passo 1 – Criar o roteiro a ser seguido antes da aula

Este primeiro momento, que ocorre normalmente de forma individual, acontece na casa do estudante ou na biblioteca da escola, por exemplo. Precisamos pensar em que atividades o aluno deve fazer para que possa estar preparado para os exercícios que serão ministrados em aula.

As palestras em vídeo são marca registrada deste método. O ideal é que sejam um ou mais vídeos que tenham entre 6 e 10 minutos cada. Aqui são apresentados os conceitos iniciais e mais importantes do conteúdo e é preparado o terreno para a prática posterior. Os alunos podem pausar, voltar e assistir quantas vezes forem necessárias para entender a matéria, ou seja ele assiste a aula no seu ritmo individual. Além dos vídeos é comum o uso de alguns textos ou exercícios conceituais em ferramentas online. Recomendamos o Youtube Edu e a Khan academy para achar os conteúdos de vídeo já prontos, porém, incentivamos que os professores se coloquem na posição de produtores de conteúdo e façam os próprios vídeos para seus alunos também!

Depois, usa-se um primeiro quiz ou teste que procura avaliar quais conceitos foram bem absorvidos e quais tiveram alguma resistência por parte da turma. Isso faz com que o professor saiba que problemas ele tem que atacar no início da aula antes de passar para atividades mais complexas.

AçãoFerramenta sugeridaVídeos de 6 a 10 minutos que serão assistidos em casa antes da aulaÉ possível encontrar muito material de qualidade no Youtube Edu e na Khan Academy; Crie seus próprios vídeos!Textos e outras ferramentas online(Opcional)Variam dependendo da matéria  e na maioria da vezes os professores têm anos de material acumulado que pode ser usado aqui .Teste/quiz online para aferir nível da absorção dos conceitos da aulaUse o Formulários Google para criar quizzes rápidos  e que são corrigidos automaticamente.Roteiro para ser seguido pelo alunoCrie um documento no Google Docs; poste uma a tarefa no Google Sala de Aula.

Passo 2 – Roteiro em sala de aula

Com o resultado do primeiro formulário em mãos os primeiros 10 a 15 minutos podem ser utilizados para reforçar rapidamente os conceitos que não foram tão bem absorvidos pela turma.

Agora começa a parte divertida.

Em sala de aula é o melhor momento para desafiar os alunos com os exercícios mais difíceis de cada matéria. Uma das maiores vantagens deste modelo é que no instante de maior desconforto do aluno ele tem o professor disponível para ajudar a sanar as dúvidas (e não palestrando para toda classe podendo ser interrompido apenas de forma breve) que nós sabemos aparecem justamente quando os estudantes são confrontados  com problemas mais complexos.

É altamente recomendado que se use grupos em um primeiro momento ou mesmo durante todos os exercícios. Assim promovemos a colaboração entre colegas e ajudamos os alunos a fixarem os conceitos enquanto argumentam uns com os outros ou com o professor sobre como resolver os exercícios.

Lembra do professor guia? O papel do mestre neste momento é rondar a sala para distribuir explicações just-in-time (na hora certa ou exata) para os alunos ou grupos, fazer perguntas que os levem a pensar na direção certa e de maneira geral, estar lá para atacar as dúvidas mais importantes assim que elas surgirem!

É comum que este passo dure mais de uma ou duas aulas dependendo da complexidade do conteúdo! Lembre-se: é o momento mais importante da sala de aula invertida!

Passo 3 – Mais um formulário!

Ah! nem! Mais um formulário de exercícios? Não!

O objetivo desta rápida terceira parte é apenas perguntar o que os alunos acharam da aula como um todo, que conceitos foram mais complicados de entender, se algo ainda ficou mal-entendido e o que você professor pode tentar melhorar para que os alunos tenham mais facilidade das próximas vezes. Assim podemos descobrir como ir melhorando a aula de pouco em pouco e o que estamos fazendo de certo ou errado.

Importante lembrar que também é muito legal criar este canal de comunicação com os alunos por outros motivos. Ao serem ouvidos e possivelmente atendidos, vai-se construindo uma confiança professor-turma que vai melhorar demais a sua experiência em sala de aula!

Recomendamos novamente o uso do Google Formulários para completar essa ação!

Testar, melhorar, testar

Dificilmente a gente acerta de primeira, mas tudo bem! A ferramenta de avaliação ao final de cada conteúdo ajuda o professor a melhorar com o feedback dos alunos. Os conteúdos que usamos no primeiro passo se aprimoram com o tempo e a maneira de aplicar os exercícios em sala de aula também. Com algum trabalho a sua aula, e consequentemente o rendimento crescente dos alunos, vai ser de cair o queixo!

Lembre-se que a GetEdu está por aqui para ajudar! Caso precise de ajuda com as ferramentas Google for Education, converse com a gente para entender melhor como nossas formações técnicas e pedagógicas podem ajudar a sua escola.

Somos um parceiro oficial do Google no Brasil e podemos ajudar você na transformação digital da sua escola e a promover um ensino mais dinâmico e eficiente. Clique no link abaixo para obter uma apresentação:

Na próxima semana tem mais conteúdo GetEdu vindo por aí! Até mais!

Fonte: https://getedu.com.br/2019/06/18/flipped-classroom-o-que-e/

quarta-feira, 21 de dezembro de 2022

Hoje é o dia do desaparecimento de Sri Uddharana Datta Thakura dia 21/12/2022 quarta-feira

“Uddharana Datta Thakura, o décimo primeiro entre os doze meninos vaqueiros, era um devoto exaltado do Senhor Nityananda Prabhu. Ele adorou os pés de lótus do Senhor Nityananda em todos os aspectos”.
   Em Braja lila ele era Subahu sakha. [G.g.d.]
   Depois de permanecer em Khardaha por alguns dias, Nityananda Prabhu e Seus associados chegaram a Saptagram. Saptagram era a morada dos sete rshis e é conhecido neste mundo também como Triveni-ghata. Anteriormente, os sete rshis fizeram austeridades neste ghata pelo qual eles obtiveram os pés de lótus de Govinda. Três deusas estão presentes neste sangam Triveni, ou seja, Jahnavi (Ganga), Yamuna e Sarasvati. Este lugar tão famoso pode destruir as reações pecaminosas daqueles que simplesmente o veem. Nityananda Prabhu junto com Seus associados banharam-se em grande felicidade neste mesmo lugar. O templo do mais afortunado Shri Uddharana estava localizado nas margens daquele mesmo Triveni-ghata.
   “Com seu corpo, mente e palavras, livre de falsidade, ele sempre adorou os pés de lótus do Senhor Nityananda. Ele foi extremamente afortunado ao receber o direito de servir à forma eterna de Nityananda. Nascimento após nascimento, o Senhor Nityananda é o controlador Supremo, e nascimento após nascimento, Uddharana é Seu servo. Todas as várias famílias de vaniks (mercadores por casta) foram purificadas pela influência de Uddharan Datta, não há dúvida sobre isso. Nityananda Prabhu desceu a este mundo para entregar os vaniks. Ele deu a eles o direito de realizar serviço devocional amoroso. Nitai Cand vagou pessoalmente de porta em porta por Saptagram, cantando os Nomes Sagrados como Seus passatempos. Em retribuição, todas as famílias adoraram Seus pés de lótus e se abrigaram ali. Todo o mundo fica encantado ao ver sua adoração ao Senhor Krishna. Quem pode estimar as glórias do Senhor Nityananda que libertou esses vaniks, que originalmente eram de classe baixa, mesquinhos e tolos. Em cem anos não consigo descrever os passatempos sankirtana de Nityananda Ray que Ele realizou com Seus associados em Saptagram. A bem-aventurança que anteriormente era sentida em Nadia durante os passatempos de sankirtan do Senhor foi novamente sentida, em igual medida, durante os passatempos de sankirtan de Prabhu Nityananda aqui.” [C.B. Antya 5.443-461] See More
   “O nome do pai de Uddharana Datta Thakura era Srikar Datta e o nome de sua mãe, Shri Bhadravati. Shri Uddharana Datta Thakura era o ministro das finanças do rei da vila de Naihati. As ruínas do palácio do rei ainda podem ser vistas lá hoje.
   O lugar onde Uddharana Datta Thakura viveu e de onde administrou os negócios do rei é até hoje conhecido como Uddharanpur.” [C.C. Adi 11.81]
   Uma Deidade de seis braços de Mahaprabhu (sad-bhuja murti), que era a Deidade adorável de Uddharana Datta Thakura, ainda está presente em Saptagram. À direita de Mahaprabhu está Nityananda Prabhu e à Sua esquerda Shri Gadadhara. Em outro simhasana está Shri Shri Radha Govinda, e abaixo, uma pintura e a Deidade de Shri Uddharana Datta Thakura. Shri Jahnava Mata veio à casa de Uddharana Datta [B.R. 11.775], mas ele não estava presente nesta terra então. O nome de seu filho era Srinivasa Datta Thakura.
   Saptagram é a primeira estação depois de Bandel na linha Bandel-Barddhaman. Dentro das ruínas do palácio do rei em Bonauaribat há um grande templo onde as Deidades de Shri Shri Nitai-Gauranga e do Senhor Balarama ainda estão sendo adoradas.
Bonauaribad pode ser alcançado de Katwa de ônibus.
   O desaparecimento de Uddharana Datta Thakura ocorre no décimo terceiro dia da quinzena escura do mês de Pausa.

Hoje é o dia do desaparecimento de Sri Mahesha Pandita 21/12/2022. quarta-feira.

“Aquele que antes era um menino vaqueiro muito generoso agora apareceu como Mahesha Pandita. No amor extático, ele dança como um louco como se estivesse embriagado ao som de um tambor. [C.C. Adi 11.32]
   De acordo com Gaura-ganoddesa-dipika, Mahesha Pandita foi anteriormente Maha-Bahusakha em Krishna-lila. Ele era um companheiro de Nityananda Prabhu e estava presente no Danda Mahotsava realizado em Paninati.
   Em Bhakti-Ratnakara, Taranga Nine, afirma-se que quando Narottama dasa Thakura veio visitar Khardaha, ele teve o darshana dos pés de lótus de Mahesha Pandita.
   Vrindavana dasa Thakura o descreveu como um 'param mahanta' devido ao fato de que ele era muito querido por Nityananda Prabhu. [C.B. Antya 5.744]
   O Sripat original de Mahesha Pandita em Sukh Sagor fundiu-se no leito do Ganges, mas suas deidades adoráveis ​​de Shri Shri Nitai-Gauranga, bem como seu samadhi foram movidos para Palpara. Há uma estação ferroviária lá, entre as estações Simrali e Cakdaha, na linha Sealdah-Krishnanagar.
   O dia de seu desaparecimento é no décimo terceiro dia da brilhante quinzena do mês de Pausa.

segunda-feira, 19 de dezembro de 2022

Assertividade o que é e exemplos - definição psicológica.

O que é assertividade e exemplos - definição psicológica

O que é assertividade e exemplos

Definimos a assertividade como a capacidade de comunicar os nossos sentimentos e necessidades às pessoas que nos rodeiam, evitando ferir e ofender os demais. No entanto, para saber conhecer o significado de assertividade em profundidade, necessitamos fazer uma definição correta segundo a psicologia.

Algumas pessoas consideram que assertividade e habilidades sociais são conceitos sinônimos. Contudo, é importante ter em conta que a assertividade é apenas uma parte das habilidades sociais, sendo ela que reúne comportamentos e pensamentos que nos permitem defender os direitos de cada um sem agredir nem ser agredido.

Continue lendo este artigo de Psicologia-Online para saber o que é assertividade e exemplos concretos para entender melhor em que consiste esta habilidade social e pessoal.

Índice

O que é assertividade: exemplos e significado

Em primeiro lugar, é muito importante saber o que significa ser assertivo e porque é tão importante cultivar este elemento da nossa personalidade. A primeira característica que devemos levar em conta é o fato de poder observar a assertividade nas nossas relações sociais e pessoais. Enquanto algumas pessoas comunicam de forma agressiva e até mesmo passiva, a chave nas habilidades sociais é saber comunicar com assertividade e empatia.

Exemplos de comunicação assertiva

Em seguida, te mostramos o que é assertividade com exemplos para que você possa entender melhor a situação:

Imaginemos o seguinte contexto: você está jantando em um restaurante. Quando o garçom traz o seu pedido, você repara que o copo está sujo, com marcas de batom de outra pessoa. Perante essa situação, você pode:

  • Não dizer nada e usar o copo sujo contra a sua vontade.
  • Fazer um escândalo e usar no local e dizer ao garçom que nunca voltará ao estabelecimento.
  • Chamar o garçom e pedir que, por favor, ele troque o seu copo por outro.

O que você faria?

Nem a primeira opção nem a segunda são comportamentos apropriados ou característicos da comunicação assertiva. Nessa situação, se o que desejamos é reduzir o nosso estresse e tratar as outras pessoas com respeito, a terceira opção é a mais assertiva que podemos empregar.

Significado de assertividade

Agora que já temos um exemplo, definimos a assertividade como uma capacidade social na qual aprendemos a expressar os nossos sentimentos e emoções, descobrindo a forma de respeitar-nos a nós mesmos sem agir de um jeito agressivo.

Em seguida, te mostramos um diagrama para que você compreenda melhor o que é assertividade.

O que é assertividade e exemplos - O que é assertividade: exemplos e significado

Como ser assertivo: conselhos da psicologia

Agora que já conhecemos todos os mistérios da assertividade, chega o momento de aprender a ser assertivo. Para isso, podemos seguir os conselhos da psicologia cognitiva e social. Quando não somos pessoas assertivas, podemos ter problemas com as nossas amizades, problemas em casal ou em família... e os conflitos não costumam ser resolvidos de uma forma rápida e eficaz.

O treino assertivo não é algo simples e é possível que cometamos alguns erros durante o processo. No entanto, como qualquer outro comportamento, é algo que pode ser aprendido com a prática.

Treinamento assertivo: habilidades sociais

Existem dois motivos pelos quais uma pessoa não é assertiva:

    No primeiro caso, o treinamento assertivo não consiste em converter pessoas submissas em reclamantes e acusadoras, mas sim a assinalar que as pessoas tem direito a defender os próprios direitos em situações

    Analisemos algumas ideias falsas que as pessoas passivas costumam ter:

    • Nunca devemos interromper as pessoas. FALSO: Temos direito a interromper o interlocutor para pedir uma explicação.
    • Os problemas de uma pessoa não interessam a mais ninguém e não devemos fazê-las perder tempo escutando-os. FALSO: Temos direito a pedir ajuda ou apoio emocional.
    • Devemos nos adaptar aos outros, ou acabamos correndo o risco de perder uma amizade. FALSO: Temos direito a dizer "NÃO".
    • Quando alguém tem um problema, devemos ajudá-lo. FALSO: Temos direito a decidir quando oferecer ajuda aos outros e quando não.

    Os casos em que as pessoas pouco assertivas se tornam violentas e reativas, é importante realizar um treinamento assertivo fortalecendo a empatia e mostrando a importância dos sentimentos e direitos das pessoas que nos rodeiam.

    Também podemos realizar técnicas de relaxamento mental para adultos caso desejemos aprender a comunicar com calma e sem levantar o tom de voz.

    O que é comunicação assertiva: exemplo de diálogo

    Agora que você já sabe o que é assertividade, deve saber que existem muitas técnicas para ser assertivo.

    Uma das técnicas mais eficazes consiste em desarmar o outro com um elogio ou um reconhecimento do seu trabalho, da sua pessoa ou da sua tarefa, para depois expressar o que necessitamos.

    Vamos ver um exemplo ilustrativo do que queremos dizer:

    • Mulher: "José, você pode ir buscar as crianças ao colégio? Ainda preciso preparar a lição para amanhã e não vou ter tempo."
    • Marido: "Lamento Maria mas acabo de chegar do trabalho e estou muito cansado, vai tu."

    Nesse exemplo, os próprios direitos são defendidos (direito a pedir ajuda e a expressar a opinião) sem violar os direitos do outro, uma vez que não existe nenhum tipo de ordem, menosprezo ou agressividade em relação à outra pessoa.

    Em resumo: ser assertivo é expressar o nosso ponto de vista, respeitando o dos demais.

    Recorde que ser assertivo não significa querer sempre ter razão, mas sim expressar a própria opinião e ponto de vista, sejam eles corretos ou não. Todos temos também direito a errar e a não ser excessivamente julgados pelos nossos erros.

    Assertividade e empatia: diferenças e relação

    A empatia é a capacidade de "calçar o sapato alheio", ou seja, sentir como próprias as emoções alheias e agir considerando as pessoas que nos rodeiam.

    A empatia é uma característica da inteligência emocional muito importante e muitas vezes se relaciona diretamente com a assertividade. Isto acontece porque, para poder ser assertiva, uma pessoa necessita desenvolver a empatia.

    Diferença entre assertividade e empatia

    A principal diferença entre assertividade e empatia reside em que a assertividade se foca em expressar algo nosso aos outros, enquanto que a empatia é exatamente o oposto: a empatia é um canal de fora para dentro, até ao nosso próprio processamento emocional.

    Este artigo é meramente informativo, em Psicologia-Online não temos a capacidade de fazer um diagnóstico ou indicar um tratamento. Recomendamos que você consulte um psicólogo para que ele te aconselhe sobre o seu caso em particular.

    Se pretende ler mais artigos parecidos a O que é assertividade e exemplos, recomendamos que entre na nossa categoria de Psicologia cognitiva.

    domingo, 18 de dezembro de 2022

    Hoje é dia de Jejum Sagrado de Sri Saphala Ekadasi dia 19/12/2022 segunda-feira.

       
    Yudhishthira Maharaja disse:  "ó Sri Krishna, qual o nome do Ekadashi que ocorre durante a quinzena obscura do mês de Pausha (dez/jan)?  Como é observado, e qual Deidade é adorada nesse dia?  Por favor narra-me isso plenamente, ó Janardana."
     
       A Suprema Personalidade de Deus respondeu:  "ó melhor dos reis, porque desejas ouvir, descreverei plenamente para ti as glórias do Pausha-krishna Ekadashi.
     
       Não fico tão satisfeito pelo sacrifício ou caridade, como fico quando Meus devotos observam um jejum total no Ekadashi.  Conforme sua melhor possibilidade, portanto, a pessoa deve jejuar no Ekadashi, o dia do Senhor Hari.
     
       ó Yudhishthira, urge que ouças com atenção indesviável as glórias do Pausha-krishna Ekadashi, que cai no Dvadasi.  Conforme expliquei anteriormente, não se deve diferenciar entre os muitos Ekadashis.  ó rei, para beneficiar a humanidade em geral agora descrever-te-ei o processo de observar Pausha-krishna Ekadashi.
     
       Pausha-krishna Ekadashi também é conhecido como Saphala Ekadashi.  Neste dia sagrado se deve adorar o Senhor Narayana, pois Ele é sua Deidade governante.  Deve-se seguir o método anteriormente descrito de jejuar.  Assim como entre as serpentes Shesha-naga é a melhor, entre as aves Garuda é o melhor, entre os sacrifícios Ashvamedha-yajna é o melhor, entre os rios a Mãe Ganga é a melhor, entre os deuses o Senhor Vishnu é o melhor, e entre os seres  bípedes os brahmanas são os melhores, assim também entre todos dias de jejum, Ekadashi é o melhor.  ó principal dos reis nascidos na dinastia Bharata, quem quer que observe estritamente Ekadashi se torna muito querido por Mim e verdadeiramente adorável para Mim de qualquer maneira.  Agora ouça enquanto descrevo o processo para observar Saphala Ekadashi.
     
       No Saphala Ekadashi Meu devoto deve adorar-Me oferecendo-Me frutas frescas segundo o tempo, lugar e circunstância, e por meditar em Mim como a completamente auspiciosa Personalidade Suprema.  Ele deve oferecer-Me frutas jambira, romãs, betel, côco, goiaba, nozes, cravos, mangas, e diferentes tipos de especiarias aromáticas.  Também deve oferecer-Me incenso e luminosas lamparinas de ghee, pois tal oferenda de lamparinas no Saphala Ekadashi é especialmente gloriosa.  O devoto deve tentar ficar acordado a noite toda. Agora por favor ouça com a atenção indesviável enquanto te conto quanto mérito se obtém se jejuar e permanecer acordado durante a noite inteira.  ó melhor dos reis, não existe sacrifício ou peregrinação que confira mérito equivalente ou maior que o mérito que se obtém por jejuar no Saphala Ekadashi.  Tal jejum - particularmente se a pessoa puder permanecer acordada a noite toda - confere o mesmo mérito ao fiel devoto como se realizasse austeridade durante cinco mil anos.  ó leão entre os reis, por favor ouça a gloriosa história deste Ekadashi.
     
       Uma vez havia uma cidade chamada Campavati, que era governada pelo santo Rei Mahishmata.  Tinha ele quatro filhos, o mais velho dos quais, Lumpaka, sempre estava ocupado em atividades muito pecaminosas - sexo ilícito com as esposas de outros, jogatina, e contínua associação com conhecidas prostitutas.  Seus maus atos gradualmente reduziram a fortuna de seu pai, o Rei Mahishmata.  Lumpaka também se tornou muito crítico para com os semideuses e brahmanas, e a cada dia blasfemava Vaisnavas.  Afinal o Rei Mahishmata, vendo a condição de seu filho, exilou-o na floresta.  Por medo do rei, até mesmo parentes compadecidos não acorreram em defesa de Lumpaka, tão zangado estava o rei e tão pecaminoso era Lumpaka.
     
       Desnorteado em seu exílio, Lumpaka pensava consigo mesmo:  "Meu pai me mandou embora, e até meus familiares não levantaram nenhuma objeção.  Que devo fazer agora?"  Ele tramava pecaminosamente e pensava:  "Vou voltar furtivamente para a cidade, oculto nas trevas e roubar todas riquezas.  Durante o dia ficarei de longe na floresta, e à noite retornarei para a cidade."  Pensando assim, Lumpaka entrou na escura floresta.  Matava muitos animais durante o dia, e de noite roubava artigos valiosos da cidade.  Os habitantes da cidade pegaram-no diversas vezes, porém por temor ao rei deixaram-no sozinho.  Pensavam que devia ser devido aos pecados de seus nascimentos pretéritos que perdera suas facilidades reais e que agia tão pecaminosamente.
     
       Embora um carnívoro, Lumpaka também comia frutas todo dia.  Residia sob uma velha árvore banyan que por acaso era muito querida pelo Senhor Vasudeva.  De fato, muitos adoravam-na como o deus de todas árvores da floresta.  No devido decorrer do tempo, enquanto Lumpaka estava realizando tantas atividades pecaminosas e condenáveis, chegou Saphala Ekadashi.  Na véspera de Ekadashi, Lumpaka teve que passar a noite inteira sem dormir devido ao frio severo e sua pouca roupa de cama.  O frio não só roubou-lhe toda tranquilidade mas também quase o matou.  Quando o sol se levantou, seus dentes batiam e ele estava em coma, e durante toda manhã daquele dia, Ekadashi, ele não conseguia acordar de seu estupor.
     
       Quando o meio-dia do Saphala Ekadashi chegou, o pecaminoso Lumpaka finalmente voltou a si e conseguiu levantar de seu lugar sob a árvore banyan.  Mas a cada passo tropeçava e caía no chão.  Como um coxo, andava lenta e hesitantemente, sofrendo grandemente pela fome e sede em meio à selva.  Tão fraco estava Lumpaka que nem sequer conseguiu matar um só animal naquele dia.  Em vez disso, viu-se reduzido a coletar quaisquer frutas que tivessem caído ao solo.  Na hora em que retornou para a árvore banyan, o sol se pusera.
     
       Colocando as frutas no chão perto dele, Lumpaka começou a berrar:  "Oh, que infelicidade!  Que devo fazer?  Querido pai, a que ponto cheguei?  ó Sri Hari, por favor seja misericordioso para comigo e aceite estas frutas!"  Novamente foi forçado a ficar acordado a noite toda sem dormir, mas nesse meio tempo a Suprema Personalidade de Deus, Madhusudana, ficara satisfeito com a oferenda de Lumpaka das frutas silvestres, e Ele as aceitou.  Lumpaka sem querer observara um jejum completo de Ekadashi, e assim pelo mérito que angariou naquele dia, recuperou seu reino sem maiores obstáculos.
     
       Ouça, ó Yudhishthira, o que aconteceu com o filho do Rei Mahishmata quando apenas um fragmento de mérito brotou dentro de seu coração.
     
       Enquanto o sol nascia belamente na manhã seguinte ao Ekadashi, um lindo cavalo aproximou-se de Lumpaka e postou-se perto dele.  Ao mesmo tempo, uma voz repentinamente falou do céu claro e azul:  "Este cavalo é para ti, Lumpaka!  Monta nele e rapidamente cavalga para saudar tua família!  ó filho do Rei Mahishmata, pela misericórdia do Senhor Vasudeva e a força de mérito que adquiriste por observar Saphala Ekadashi, teu reino lhe foi devolvido sem quaisquer empecilhos maiores.  Tal é o benefício que adquiriste por jejuar neste dia auspicioso. Agora vai até teu pai e desfruta de teu devido lugar nesta dinastia."
     
       Ao ouvir estas palavras celestiais, Lumpaka montou no cavalo e cavalgou de volta para a cidade de Campavati.  Pelo mérito que acumulara por jejuar no Saphala Ekadashi, ele se tornara um belo príncipe novamente e pode absorver sua mente nos pés de lótus da Suprema Personalidade de Deus, Hari.  Em outras palavras, ele se tornara Meu devoto puro.
     
       Lumpaka ofereceu a seu pai, o Rei Mahishmata, suas humildes reverências e uma vez mais aceitou suas responsabilidades de príncipe.  Vendo seu filho decorado com ornamentos Vaisnavas e tilaka, o Rei Mahishmata deu-lhe o reino, e Lumpaka governou sem oposição por muitos e muitos anos.  Sempre que ocorria Ekadashi, ele adorava o Senhor Supremo com grande devoção.  E pela misericórdia de Sri Krishna ele obteve uma bela esposa e bom filho.  Na velhice Lumpaka entregou seu reino a seu filho - assim como seu pai, o Rei Mahishmata, havia feito com ele - e então foi para a floresta servir o Senhor Supremo com a mente e sentidos controlados.  Purificado de todo desejo material, abandonou seu corpo e retornou ao lar, de volta para Deus, obtendo um local próximo aos pés de lótus do Senhor Sri Krishna. ó Yudhishthira, quem se aproxima de Mim como Lumpaka fez será completamente liberto da lamentação e ansiedade.  Na verdade, qualquer pessoa que observe corretamente este glorioso Saphala Ekadashi - mesmo que seja sem saber, tal como Lumpaka - se tornará famosa neste mundo.  Tornar-se-á perfeitamente liberada na morte e retornará para Vaikuntha.  Quanto a isso não há dúvida.  Além do mais, quem quer que simplesmente ouça as glórias do Saphala Ekadashi, obtém o mesmo mérito derivado por quem realiza um Rajasuya-yajna, e no mínimo vai para o céu em seu próximo nascimento."
     
       Assim termina a narrativa das glórias do Pausha-krishna Ekadashi ou Saphala Ekadashi, do Bhavishya-uttara Purana.


    Analisando Algumas casas do Mapa Astrológico Védico Jyotish da milenar sabedoria Indiana (Vulgo Hinduísmo) de Alexandre.

    alexandre 's Birth Chart / Rasi Chart Given below is the north indian style Rasi chart based on your input. The chart shows the 12 Rasi ...