sexta-feira, 23 de dezembro de 2022

Flipped Classroom - O que é e como implementar - GetEdu


Flipped Classrom: o que é?

Nós já conversamos por aqui sobre o porquê existem fortes argumentos para modificar e revitalizar o método que usamos na sala de aula.

Nosso objetivo agora é prover as informações necessárias para poder começar a mudança de forma planejada e eficiente. Começaremos, então, pela sala de aula invertida (flipped classroom) como prometido.

O que é Flipped Classroom?

Flipped Classroom, ou sala de aula invertida, é um modelo de aula é um tipo de blended learning, ou aprendizado misto, que se carateriza por misturar tecnologia com os métodos tradicionais. É possível resumir a sala de aula invertida de forma simples: neste método, o professor troca de lugar as atividades que normalmente são feitas em casa — como o dever de casa —, com as palestras; ou seja, as palestras são assistidas em casa e as outras atividades são feitas em sala de aula.

É fácil de explicar e entender, mas nem tão simples de executar.

Para que o processo ocorra de forma eficiente muitas coisas tem que ser levadas em conta. A maneira mais simples, ao meu ver, de explicar como funciona uma sala de aula invertida é por meio de um exemplo detalhado. Vamos lá?

Flipped Classroom: Modelo de sala de aula invertida

Passo 1 – Criar o roteiro a ser seguido antes da aula

Este primeiro momento, que ocorre normalmente de forma individual, acontece na casa do estudante ou na biblioteca da escola, por exemplo. Precisamos pensar em que atividades o aluno deve fazer para que possa estar preparado para os exercícios que serão ministrados em aula.

As palestras em vídeo são marca registrada deste método. O ideal é que sejam um ou mais vídeos que tenham entre 6 e 10 minutos cada. Aqui são apresentados os conceitos iniciais e mais importantes do conteúdo e é preparado o terreno para a prática posterior. Os alunos podem pausar, voltar e assistir quantas vezes forem necessárias para entender a matéria, ou seja ele assiste a aula no seu ritmo individual. Além dos vídeos é comum o uso de alguns textos ou exercícios conceituais em ferramentas online. Recomendamos o Youtube Edu e a Khan academy para achar os conteúdos de vídeo já prontos, porém, incentivamos que os professores se coloquem na posição de produtores de conteúdo e façam os próprios vídeos para seus alunos também!

Depois, usa-se um primeiro quiz ou teste que procura avaliar quais conceitos foram bem absorvidos e quais tiveram alguma resistência por parte da turma. Isso faz com que o professor saiba que problemas ele tem que atacar no início da aula antes de passar para atividades mais complexas.

AçãoFerramenta sugeridaVídeos de 6 a 10 minutos que serão assistidos em casa antes da aulaÉ possível encontrar muito material de qualidade no Youtube Edu e na Khan Academy; Crie seus próprios vídeos!Textos e outras ferramentas online(Opcional)Variam dependendo da matéria  e na maioria da vezes os professores têm anos de material acumulado que pode ser usado aqui .Teste/quiz online para aferir nível da absorção dos conceitos da aulaUse o Formulários Google para criar quizzes rápidos  e que são corrigidos automaticamente.Roteiro para ser seguido pelo alunoCrie um documento no Google Docs; poste uma a tarefa no Google Sala de Aula.

Passo 2 – Roteiro em sala de aula

Com o resultado do primeiro formulário em mãos os primeiros 10 a 15 minutos podem ser utilizados para reforçar rapidamente os conceitos que não foram tão bem absorvidos pela turma.

Agora começa a parte divertida.

Em sala de aula é o melhor momento para desafiar os alunos com os exercícios mais difíceis de cada matéria. Uma das maiores vantagens deste modelo é que no instante de maior desconforto do aluno ele tem o professor disponível para ajudar a sanar as dúvidas (e não palestrando para toda classe podendo ser interrompido apenas de forma breve) que nós sabemos aparecem justamente quando os estudantes são confrontados  com problemas mais complexos.

É altamente recomendado que se use grupos em um primeiro momento ou mesmo durante todos os exercícios. Assim promovemos a colaboração entre colegas e ajudamos os alunos a fixarem os conceitos enquanto argumentam uns com os outros ou com o professor sobre como resolver os exercícios.

Lembra do professor guia? O papel do mestre neste momento é rondar a sala para distribuir explicações just-in-time (na hora certa ou exata) para os alunos ou grupos, fazer perguntas que os levem a pensar na direção certa e de maneira geral, estar lá para atacar as dúvidas mais importantes assim que elas surgirem!

É comum que este passo dure mais de uma ou duas aulas dependendo da complexidade do conteúdo! Lembre-se: é o momento mais importante da sala de aula invertida!

Passo 3 – Mais um formulário!

Ah! nem! Mais um formulário de exercícios? Não!

O objetivo desta rápida terceira parte é apenas perguntar o que os alunos acharam da aula como um todo, que conceitos foram mais complicados de entender, se algo ainda ficou mal-entendido e o que você professor pode tentar melhorar para que os alunos tenham mais facilidade das próximas vezes. Assim podemos descobrir como ir melhorando a aula de pouco em pouco e o que estamos fazendo de certo ou errado.

Importante lembrar que também é muito legal criar este canal de comunicação com os alunos por outros motivos. Ao serem ouvidos e possivelmente atendidos, vai-se construindo uma confiança professor-turma que vai melhorar demais a sua experiência em sala de aula!

Recomendamos novamente o uso do Google Formulários para completar essa ação!

Testar, melhorar, testar

Dificilmente a gente acerta de primeira, mas tudo bem! A ferramenta de avaliação ao final de cada conteúdo ajuda o professor a melhorar com o feedback dos alunos. Os conteúdos que usamos no primeiro passo se aprimoram com o tempo e a maneira de aplicar os exercícios em sala de aula também. Com algum trabalho a sua aula, e consequentemente o rendimento crescente dos alunos, vai ser de cair o queixo!

Lembre-se que a GetEdu está por aqui para ajudar! Caso precise de ajuda com as ferramentas Google for Education, converse com a gente para entender melhor como nossas formações técnicas e pedagógicas podem ajudar a sua escola.

Somos um parceiro oficial do Google no Brasil e podemos ajudar você na transformação digital da sua escola e a promover um ensino mais dinâmico e eficiente. Clique no link abaixo para obter uma apresentação:

Na próxima semana tem mais conteúdo GetEdu vindo por aí! Até mais!

Fonte: https://getedu.com.br/2019/06/18/flipped-classroom-o-que-e/

Nenhum comentário:

New Podcast Episode A verdade segue seu caminho. Algumas considerações.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.