domingo, 25 de dezembro de 2022

Sri Lochana Dasa Thakura aparecimento. 24/12/2022 sábado.

Srila Lochana Dasa Thakura apareceu neste mundo em 1520 d.C., trinta e quatro anos após o aparecimento de Sri Chaitanya Mahaprabhu. Locana Dasa escreveu uma biografia do Senhor Chaitanya, intitulada Shri Chaitanya Mangala, e escreveu muitas canções devocionais.
   Shri Locana dasa Thakura nasceu em uma família de médicos Rarhiya que residiam na vila de Kogram, no distrito de Mahakumar (Katna) de Barddhaman. Seu guru era Shri Narahari Sarkar Thakura.
   “Eu sou o servo de Thakura Shri Narahari, que é o mestre da minha vida. O desejo de todos os meus desejos, coloco a seus pés de lótus; que é que esta criatura vil (eu mesmo) pode descrever algo sobre as qualidades maravilhosas de Shri Gaurasundara. Nessa expectativa, ele é meu único refúgio. [Chaitanya-mangala, Satvakhanda].
   O nome de seu pai era Shri Kamalakara dasa e o nome de sua mãe, Shri Sadananda. Ele era o único filho de seus pais. Ele foi criado na casa de seu avô materno e sua educação foi concluída lá. Quando ele era apenas um garotinho, ele teve a sorte de conhecer os devotos de Shri Gauranga.
   Ele se casou muito jovem. Desde a juventude ele era muito apegado a Shri Gaursundara e, conseqüentemente, muito desinteressado na vida material, embora estivesse cercado por família, amigos e sociedade. Em sua juventude, ele passou a maior parte de seu tempo no Sripat de seu guru, Srikhanda, onde aprendeu a fazer kirtana.
   O livro que ele compôs Chaitanya-mangala era do diário de Shri Murari Gupta. “Murari Gupta, que reside em Nadia, compôs muitos belos versos sobre a vida de Shri Gauranga. Estes incluem os passatempos juvenis de Nimai, dos quais Murari Gupta participou pessoalmente, e Seu passatempo posterior em Nilacala, depois que Ele aceitou sannyasa, que foram narrados por Shri Damodara Pandita. Tendo ouvido esses versos de Murari Gupta, compostos em sânscrito, fiquei muito atraído e os compus no medidor de poesia folclórica da aldeia em bengali.”
   Em seu Chaitanya Mangala, Srila Lochana Dasa Thakura escreveu: “Minha esperança é estar perto dos pés de lótus de Shri Narahari Thakura, para servi-lo e adorá-lo com minha própria vida. O desejo acalentado do caído Locana Dasa é ser permitido pela graça de Narahari cantar as glórias de Shri Gauranga. Meu Senhor é Shri Narahari Thakura e eu sou seu servo. Curvando-me e orando diante dele, imploro que me permita seu serviço. Esta é a minha única aspiração.”
   Anteriormente em Bengala (especialmente Bengala Oriental, agora Bangladesh) os poetas costumavam compor canções sagradas e versos em diferentes formas de rimas clássicas e métricas rítmicas chamadas Panchali (como Laxmir Panchali, Sanir Panchali e Manasa Bhasan). O estilo de composição Panchali foi especialmente usado para glorificar o Senhor. Srila Lochana Dasa Thakura usou a forma Panchali de medidor de versos ao compor sua famosa obra, Shri Chaitanya Mangala. A forma Panchali emprega cinco tipos diferentes de estilos de música ou metros.
   O principal material de origem que Shri Lochana Dasa Thakura utilizou ao compor seu Chaitanya Mangala foi um livro sânscrito de Murari Gupta chamado Shri Chaitanya Caritamritam. (veja mais livros sobre Mahaprabhu aqui)
   Lochana Dasa Thakura explica isso em seu Chaitanya Mangala da seguinte maneira: “Aquele mesmo Murari Gupta que viveu em Nadiya compôs muitos versos em sânscrito sobre a vida de Shri Gauranga, que mais tarde ele organizou na forma de um livro. Tendo ouvido esses versos de Murari Gupta, Damodara Pandit os ensinou para mim e eu os memorizei com grande prazer. À medida que esses versos sânscritos e a concepção de Chaitanya Mahaprabhu transmitida a mim por meio de Damodara Pandita se desenvolveram em minha mente, fluíram de mim na forma desses versos Panchali em bengali, que escrevo em glorificação à vida e aos passatempos de Shri Chaitanya.” (C.M. Sutra-Khanda)
Em seu prefácio ao Chaitanya Mangala, Srila Lochana Dasa Thakura oferece suas orações a Vrindavan dasa Thakura antes de prosseguir com a narrativa. 

Nenhum comentário:

New Podcast Episode A verdade segue seu caminho. Algumas considerações.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.