sexta-feira, 14 de agosto de 2020

Jejum de Sri Ekadasi (jejum do décimo primeiro dia da Lua) Aja ou Annada Ekadasi di 15/08/2020.






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O que é, como fazer e benefícios
Transcrição do vídeo Ekadasi – Jejum Indiano – Limpeza de karma, saúde e detox.
Fonte; https://jejumindiano.wordpress.com/o-que-e-como-fazer-e-beneficios/

https://anchor.fm/joaomariaandarilhoutopico/episodes/Hoje--dia-de-Jejum-de-Sri-Ekadasi-15082020-Aja-ou-Annada-Ekadasi-ei5i50/a-a2us57f

Jejum, longevidade e imunidade
Jean Louis Peytavin
Resumo
O jejum forçado ou voluntário é uma experiência antiga da humanidade, muitas vezes codificado por rituais religiosos e valorizado por lendas e mitologias. Curiosamente esta prática tradicional não foi até hoje o objeto de estudos científicos em grande escala ou apenas para confirmar regras religiosas, como no estudo de uma equipe do Egito [1] que comprovou que o jejum é eficiente em ratos com insuficiência hepática e concluiu que o jejum do Ramadã é certo (durante um mês o muçulmano não pode comer nem beber durante o dia, até o pôr do sol) e que o profeta Maomé tinha razão. Entretanto, outros estudos no animal mostraram resultados positivos do jejum sobre a morbidade e a longevidade, mas sem extrapolação no ser humano.
Médicos e nutricionistas prefiram geralmente a restrição alimentar, preservando os horários habituais de refeições, sem período de jejum. Outras práticas de medicina alternativa propõem o jejum intermitente, com períodos alternados de 1, 2 ou vários dias de jejum ou de um dia por semana, etc, que, fora dos benefícios habituais da dieta restritiva teria propriedades de “desintoxicação”.
Segundo Valter Longo, gerontologista, e sua equipe de pesquisas sobre longevidade na Califórnia, o jejum poderia trazer novos benefícios ainda pouco conhecidos [2,3]. De fato a alimentação regular com 3 refeições e 2 lanches por dia é uma situação incomum na evolução do ser humano que, provavelmente, viveu mais com refeições irregulares e períodos de jejum. Esse modelo pré-histórico que pode ser reproduzido por períodos curtos de jejum poderia ser benéfico porque não somente permite reciclar reservas de gordura e de açúcar, mas renovaria o sistema imunitário, pela destruição de uma boa parte dos leucócitos e a estimulação de uma nova produção de células brancas pela medula óssea. Essa técnica seria particularmente útil nos idosos e nas pessoas tratadas por quimioterapia, para renovar o sistema imunitário e diminuir a incidência das doenças infecciosas ligadas ao envelhecimento ou ao câncer. Se os estudos em pacientes atualmente em andamento chegam a conclusões positivas, é uma nova perspectiva para a nutrição clínica.
https://portalatlanticaeditora.com.br/index.php/nutricaobrasil/article/view/109

Pesquisas: jejum prolongado melhora sistema imunológico e colesterol
Mas especialistas alertam que a prática só pode ser feita com orientação médica
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/ciencia-e-saude/2014/06/22/interna_ciencia_saude,433865/pesquisas-jejum-prolongado-melhora-sistema-imunologico-e-colesterol.shtml









BOMBA! VÍDEO VIRALIZOU - MÉDICO ADMITE ERRO EM NÃO RECEITAR A HIDROXI




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quarta-feira, 12 de agosto de 2020

Dicionário de Filosofia da Educação. Democracia #34 Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia



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Construtivismo e Alfabetização: um casamento que não certo. Parte 1/6. Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia ,

 



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Granola seus benefícios e colocar fazer. E a falta de vitamina B12 par...





Gérmen de trigo: o cereal mais nutritivo

O gérmen de trigo é a parte mais nutritiva do grão do trigo devido à presença de vitamina B1, vitamina E, minerais, proteínas, fósforo, carboidratos, lipídios e ferro.

Auxilia no funcionamento do corpo e protege as células dos radicais livres. Previne o envelhecimento precoce, pois é a principal fonte de vitamina E.

Possui ácidos graxos insaturados como ácido mirístico, ácido palmítico, ácido palmitolêico, ácido esteárico, ácido olêico, ácido linolêico e ácido linolênico.

Consumo

Consumir sobre frutas ou adicionar 1 colher de sopa de gérmen de trigo em iogurtes, shakes, etc.

Benefícios

- Reduz a quantidade de açúcar no sangue;
- Antioxidante;
- Fortalece o sistema imunológico;
- Auxilia no crescimento celular;
- Regula o metabolismo;
- Protege a saúde do coração;
- Auxilia no funcionamento do intestino.

"Gérmen de trigo: o cereal mais nutritivo" em Só Nutrição. Virtuous Tecnologia da Informação, 2008-2020. Consultado em 12/08/2020 às 15:48. Disponível na Internet em http://www.sonutricao.com.br/conteudo/artigos/germen/

Vitaminas hidrossolúveis (continuação)

Vitaminas do complexo B

Tiamina (B1)

Hidrossolúvel e levemente estável. Absorvida por transporte ativo no duodeno.

Funções: Está envolvido na liberação de energia dos carboidratos, gorduras e álcool.

Carência: Beribéri (dor e paralisia das extremidades, alterações cardiovasculares e edema), anorexia, indigestão, constipação, atonia gástrica, secreção insuficiente de ácido clorídrico, fadiga, apatia geral, enfraquecimento do músculo cardíaco, edema, insuficiência cardíaca e dor crônica no sistema músculo-esquelético (fibromialgia).

Excesso: Pode interferir na absorção de outras vitaminas do complexo B.

Fontes alimentares: Gérmen de trigo, ervilha, levedura, cereais matinais fortificados, amendoim, fígado, batata, carne de porco e gado, fígado, grãos e leguminosas.

Necessidade diária: 1,2mg para homens e 1,1mg para mulheres.

Riboflavina (B2)

É um pigmento fluorescente amarelo esverdeado que forma cristais de agulhas amarelo amarronzadas. É solúvel em água relativamente instável ao calor, mas facilmente destruída pela luz e irradiação.

Funções: Disponibiliza a energia dos alimentos, crescimento em crianças, restauração e manutenção dos tecidos.

Carência: Queilose (rachaduras nos cantos da boca), glossite (edema e vermelhidão da língua), visão turva, fotofobia, descamação da pele e dermatite seborréica.

Excesso: Não existe toxicidade conhecida.

Fontes alimentares: Iogurte, leite, queijo, fígado, rim, coração, gérmen de trigo, cereais matinais vitaminados, grãos, peixes oleosos, levedura, ovos, siri, amêndoa, semente de abóbora e vegetais.

Necessidade diária: 1,3mg para homens e 1,1mg para mulheres.

Niacina (B3)

A niacina (ácido nicotínico) é convertida para nicotinamida, que é solúvel em água, estável em ácido e ao calor.

Funções: Necessário para a produção de energia nas células. Está envolvida nas ações das enzimas, incluindo o metabolismo dos ácidos graxos, respiração dos tecidos e para expelir toxinas.

Carência: Fraqueza, pelagra, anorexia, indigestão, erupções na pele, confusão mental, apatia, desorientação e neurite.

Excesso: Não existe toxicidade conhecida.

Fontes alimentares: Carnes magras, fígado, peixes oleosos, amendoim, cereais matinais vitaminados, leite, queijo cogumelo, ervilha, vegetais folhosos verdes, ovos, alcachofra, batata e aspargos.

Necessidade diária: 16mg para homens e 14 mg para mulheres.


Vitamina B (continuação)

Ácido pantotênico (B5)

É encontrado amplamente na natureza e nas diversas funções do organismo. As bactérias intestinais sintetizam quantidades consideráveis.

Funções

Transformação de energia de gorduras, proteínas e carboidratos para a produção de substâncias essenciais no corpo, incluindo hormônios e ácidos graxos.

Carência

Doenças neurológicas, cefaléia, cãibras e náuseas.

Excesso

Não existe toxicidade conhecida.

Fontes alimentares

Fígado, rim, gema do ovo, leite, gérmen de trigo, amendoim, nozes, cereais integrais e abacate.

Necessidades diárias

4 a 5mg para homens e mulheres

Vitamina B (continuação)

Piridoxina (B6)

A piridoxina é formada por três compostos químicos (piridoxamina, piridoxal, piridoxol). É encontrada em fontes naturais. Suas três formas são rapidamente absorvidas pelo intestino.

Funções

Desempenha papel no sistema nervoso central. Participa do metabolismo dos lipídeos, na estrutura da fosforilase, no transporte de aminoácidos através da membrana celular.

Carência

Anomalias do sistema nervoso central, desordens da pele, anemia, irritabilidade e convulsões.

Excesso

Ataxia e neuropatia sensorial.

Fontes alimentares

Gérmen de trigo, batata, banana, vegetais crucíferos, castanhas, nozes, peixe, abacate e semente de gergelim.

Necessidades diárias

1,3mg para homens e 1,2 a 1,5mg para mulheres.

Vitamina B (continuação)

Biotina (B8)

A maior parte da biotina nos alimentos está presente como biocitina. É hidrolisada pela biotidinase do suco pancreático e secreções da mucosa intestinal para gerar biotina livre.

Funções

Produção de energia dos alimentos, para a síntese de gorduras e para excreção dos resíduos de proteínas.

Deficiência

Alterações cutâneas.

Excesso

Não existe toxicidade conhecida.

Fontes alimentares

Gema de ovo, fígado, rim, coração, tomate, levedura, aveia, feijão, soja, nozes, alcachofra, ervilha e cogumelo.

Necessidades diárias

15 a 70mcg para homens e mulheres.




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ALEXANDRE DE MORAES CHAMA O POVO DE TIRANO... ABSURDO




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terça-feira, 11 de agosto de 2020

Monografias de T.C.C. sobre desenho infantil: e sua importância. Links de monografias



MONOGRAFIAS


SOUZA, Denise Aparecida Coelho; TRANNIN, Karoline Oliveira. O Desenho na Educação Infantil: para além do simples fazer. / Denise Aparecida Coelho de Souza; Karoline Oliveira Trannin. / PindamonhangabaSP : Faculdade de Pindamonhangaba, 2012.
RESUMO: O desenho propicia à criança inúmeras possibilidades na aquisição do saber. Seu sentido insinua movimento. São sentidos perceptivos que extravasam os pensamentos, os sentimentos, as emoções e os desejos da criança. Quanto ao tratamento dispensado ao desenho no contexto escolar da Educação Infantil, indicam que é dado um pequeno espaço para esta atividade, dividida entre momentos recreativos ou com fins utilitários e pedagógicos. Com essas proposições, esta pesquisa partiu de dois questionamentos: a) No ato de desenhar a criança age e interage com o meio. Um simples rabisco pode demonstrar os anseios e realidades da criança? b) O educador poderá proporcionar ao aluno o desenvolvimento do pensamento através do ato de desenhar no ensino aprendizagem na Educação Infantil? A fim de buscar respostas para essas questões, esta pesquisa teve como objetivos: a) Compreender, por meio de revisão bibliográfica, como o desenho pode ser fonte de comunicação da criança e o mundo, através do conhecimento das fases do desenho e das fases do desenvolvimento pelas quais a criança passa. b) Analisar, como o educador deve valorizar e conhecer o trabalho do desenho na Educação Infantil. Trata-se de pesquisa bibliográfica, que relata o desenvolvimento do conhecimento da criança no período pré-escolar que compreende a faixa etária de 2 a 5 anos de idade, verifica como se dá o processo de evolução do desenho infantil evidenciado a importância da atuação do educador no apoio ao processo. Mediante a pesquisa, constatou-se que a prática do desenho é parte da vida da criança e que a criança que desenha vai além da sua produção e seu processo reflete numa constante transformação. Conclui-se que é necessário o educador manter uma reflexão contínua sobre as expectativas que tem dos desenhos das crianças e sobre as oportunidades concretas do fazer artístico. Palavras-chave: Desenho. Desenvolvimento infantil. Educador.

GUTH, CAMILA KORB:  O DESENHO DA CRIANÇA: VALORIZAÇÕES DA EXPRESSÃO GRÁFICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
RESUMO: O desenho infantil, sendo um aliado da expressão da criança, é um meio importante para a reflexão quanto à valorização da intervenção deste sujeito no meio social e, principalmente, escolar. Para tanto, o presente Trabalho de Conclusão de Curso aponta significativas reflexões referentes ao desenho infantil e suas contribuições ao desenvolvimento e intervenções da criança com o “mundo” que a cerca. Traz considerações quanto à valorização deste sujeito como capaz de colaborar no planejamento de espaços e organizações, inúmeras vezes destinadas aos adultos. Aborda, também, a intervenção do professor como importante durante os processos do grafismo, colaborando com mediações que incentivam a ação reflexiva e o prazer no ato de desenhar. A fundamentação desta monografia está baseada em bibliografias e pesquisas de campo realizadas com professoras da Educação Infantil e com crianças de 2 a 4 anos de idade. As constatações realizadas foram permeadas por um viés reflexivo, e permitiram análises quanto a concepções de criança e infância, a relação do desenho infantil e a escrita, a importância da utilização de diferentes materiais no ato de desenhar, as diferentes fases do grafismo, e outras considerações significativas ao conhecimento do educador, o qual enriquece a sua prática ao estar atento a todas as manifestações de seus alunos, inclusive o desenho. Palavras-chave: Desenho, criança, expressão e professor.

BEILFUSS, Elisangela Marcela, 1983- O Desenho na Educação Infantil: Especialização em Ensino de Artes Visuais / Elisangela Marcela Beilfuss. – 2015. 25 f.
RESUMO: O desenho de uma criança é um convite a mergulhar num mundo repleto de imaginação, fantasia e receios. O desenho da criança é uma forma de expressão, a sua visão do mundo expressa no papel ou em qualquer outra superfície. Durante muitos anos o desenho na educação infantil foi considerado uma atividade de entretenimento, essa visão passou a ser vislumbrada sob outro enfoque com o passar dos anos. Hoje, o professor ocupa um papel de mediador que amplia o desenvolvimento da criança, através de atividades construtivas e criativas. E o profissional que atua na Educação Infantil precisa conhecer todas as etapas do desenvolvimento do grafismo infantil. O grande desafio do professor é abandonar concepções antigas e começar a ver o Ensino de Artes Visuais na primeira infância como uma oportunidade de aprendizado através de atividades que desenvolvam a criatividade nas crianças. Palavras-chave: Educação Infantil, Ensino, Artes Visuais, Desenho

COSTA, FAHIANNY MEDEIROS:  O DESENHO INFANTIL E SUA CONTRIBUIÇÃO PARA A APRENDIZAGEM
RESUMO: O presente artigo tem como finalidade mostrar a contribuição do desenho infantil como forma de oferecer muitas oportunidades para a aprendizagem, contribuindo para a aquisição da leitura e da escrita na alfabetização e para o desenvolvimento da criança. Para esse estudo foi necessário, com base na abordagem qualitativa de pesquisa vem educação, fazer uma pesquisa bibliográfica através de uma revisão de literatura, e, para isso, tivemos como norteadores: Piaget (2004), Freire (1996), Sans (2009), Moreira (1983), Luquet (1969), Ferreira (2005), entre outros que nos ancoraram nas abordagens sobre o tema estudado. Assim, discutimos alguns pontos relevantes sobre a utilização do desenho infantil no processo de alfabetização, pois o mesmo, se bem direcionado na escola, desenvolve as diferentes linguagens da criança neste período. Apresentamos também o significado do desenho para a criança e a importância do desenho infantil na alfabetização. Ademais, mostramos o desenho infantil enquanto linguagem gráfica e artística e que o mesmo contribui significativamente para a construção da linguagem e da escrita, além de auxiliar na coordenação motora da criança, principalmente na alfabetização, revelando a manifestação livre da criança a partir do seu desenho sem o uso de modelos e de acordo com o seu desenvolvimento nas fases do grafismo. 
Palavras-chave: Desenho Infantil. Linguagem. Alfabetização e Escrita.

ARAÚJO, Edileuza Paulino. Reflexões sobre o Desenho na Educação Infantil. p.40. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação em Pedagogia). Universidade Federal da Paraíba. João Pessoa, 2014. RESUMO: O presente trabalho trata-se de uma Reflexão sobre o Desenho na Educação Infantil, compreende-se que o desenho é uma excelente atividade pedagógica que poderá ser utilizado para a aprendizagem das crianças. O Desenho sempre existiu ao longo do tempo e desde a época do homem da pré-história ele usava o desenho como uma ferramenta para se comunicar, e mesmo o desenho apresenta uma contribuição para o desempenho das crianças na sala de aula quando utilizado de forma corretas, mas infelizmente ele é usado para passar o tempo. Tendo em vista esses aspectos, a pesquisa é de campo e foi realizada na Escola do Municipal Zélia Correia do Ó, localizada na cidade de Alhandra-PB. A abordagem metodológica foi feita a partir de pressupostos teóricos, através da realização de questionário, contendo perguntas abertas e fechadas, com educadoras que atuam na educação infantil, onde para coletar os dados foi levantado o perfil das professoras inseridas na pesquisa.Através da aplicação do questionário constatou que o desenho serve para enriquecer o trabalho docente, facilita a aprendizagem e trabalha a coordenação motora da criança, como também desperta a imaginação. Sendo assim, sempre poderá ser trabalhado tanto na sala de aula, como na vida fora da sala de aula. 
Palavras - chave: Desenho. Educação infantil. Professor. Aprendizagem

Trabalho Final de Curso de autoria de Amanda Cavalcante Soares, intitulado “O DESENHO LIVRE NA EDUCAÇÃO INFANTIL: PRÁTICA PEDAGÓGICA DO PROFESSOR”, apresentada como requisito parcial para obtenção do grau de Licenciado em Pedagogia da Universidade de Brasília, em 14/12/2015
RESUMO Este trabalho monográfico tem por objetivo, analisar como e para que os professores da Educação Infantil trabalham o desenho livre da criança. Assim, coloco a importância do profissional da primeira etapa da educação básica ter o conhecimento sobre o desenho infantil e possibilitar a realização do desenho pela criança. Apresento também, as fases de desenvolvimento do desenho. Tive como base autores como Vigotski, Henri Luquet e Piaget. Para desenvolver este trabalho, a metodologia utilizada foi a de pesquisa bibliográfica e por fim, foi aplicado um questionário para professoras da Educação Infantil de uma escola particular, localizada na Ceilândia. O presente trabalho está estruturado em três capítulos. O primeiro capítulo trata de alguns aspectos históricos da Educação Infantil no Brasil, explicitando como esta surgiu e ganhou espaço no aspecto legal, tendo como base a Constituição, o Estatuto da criança e do adolescente e a Lei de Diretrizes e Bases da Educação, e como está a educação infantil no DF, tendo como base o Currículo em Movimento. O segundo capítulo, refere-se ao desenho infantil, apresentando um breve histórico de como surgiu o interesse em estudar o desenho da criança, suas fases de desenvolvimento e a importância deste fazer parte da prática pedagógica do professor. E por fim, foi dialogado com alguns autores, as respostas de algumas professoras da Educação Infantil com relação ao desenho livre trabalhado em sala de aula. Para concluir essa pesquisa, apresento considerações finais, fazendo uma reflexão diante do tema estudado, e a partir das discussões teóricas, que o desenho infantil precisa ser mais estudado pelos professores da Educação Infantil, e ser incentivado em sala de aula, de maneira que a criança desenhe livremente e que nas atividades desenvolvidas, a criança possa usar a criatividade, desenhar e pintar conforme seu interesse e necessidade.
Palavras-chave: Desenho livre. Educação Infantil. Prática Pedagógica


ARTIGOS CIENTÍFICOS SOBRE DESENHO INFANTIL E SUA IMPORTÂNCIA


A IMPORTÂNCIA DO DESENHO COMO EXPRESSÃO E REGISTRO INFANTIL
Emily Simplício Borges1 , Edlamar clauss2 1 Aluna do Curso de Pedagogia 2 Professora do Curso de pedagogia 
Resumo: O presente artigo aborda a importância do desenho e a relação com o desenvolvimento infantil e o processo de aprendizagem da criança. O objetivo dessa pesquisa foi o de investigar como o desenho reflete o desenvolvimento cognitivo, onde é um meio de expressão e comunicação e deve ser fator relevante na educação infantil. A presente pesquisa é de caráter bibliográfico e explicativa. Concluiu-se que estudiosos como: Piaget, Derdyk, Luquet e muitos outros estudaram profundamente sobre a importância do desenho concluíram que cada passo é importante na construção do desenvolvimento cognitivo e que é o maior meio de comunicação da criança. 
Palavras chaves: Desenho; Desenvolvimento Infantil; Processo de Aprendizagem. 

A IMPORTÂNCIA DO DESENHO NA ALFABETIZAÇÃO DE CRIANÇAS  
Larissa David Ferreira – Mestranda em Docência para a Educação Básica – Unesp (Bauru) laradayvid@gmail.com
RESUMO: O desenho infantil é muito importante para o desenvolvimento da criança, inclusive durante o processo de alfabetização. O presente artigo tem como finalidade apresentar um estudo sobre essa importância evidenciando as fases do desenho infantil e demonstrando sua relação com a alfabetização. Para tanto, a metodologia utilizada foi o levantamento bibliográfico de livros, periódicos e sites que abordam o tema e a reflexão e análise desse material. As principais referências foram : Luquet, Lowenfeld e Brittain, Ferreiro e Teberosky, entre outros.
 Palavras-chave: Desenho. Crianças. Alfabetização

A CONTRIBUIÇÃO DO DESENHO NO DESENVOLVIMENTO DA CRIANÇA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UMA ANÁLISE TEÓRICA 
Ana Patrícia de Oliveira Amorim1 - Faculdade IESM Ana Lúcia de Araújo Claro2 - Faculdade IESM Eixo – Educação da infância Agência Financiadora: não contou com financiamento
Resumo: O presente artigo faz uma análise teórica sobre a contribuição do desenho no desenvolvimento da criança na Educação Infantil. Este trabalho é um recorte da pesquisa, em andamento, de conclusão de curso, do Instituto de Ensino Superior Múltiplo– IESM, e está sendo realizada em duas instituições de Educação Infantil da rede municipal de Timon-MA. Objetiva explorar a contribuição do desenho para o desenvolvimento infantil, bem como a caracterização dos estágios do desenho. Reflete, ainda, sobre o desenvolvimento gráfico. Os teóricos que mais contribuíram para o estudo foram: Brittain e Lowenfeld (1977), que falam sobre os estágios do desenho na educação infantil; Ferreira (2005) e Derdyk (1989), que tratam sobre a importância do desenho; Moreira (1997), Mèredieu (2006) e Iavelberg (2013), que contribuíram com informações sobre o desenvolvimento gráfico; dentre outros autores. A metodologia selecionada foi à pesquisa bibliográfica sobre os autores que abordam a temática trabalhada. O presente artigo está estruturado em três partes. Inicialmente, fazemos uma breve explanação da educação infantil, com a finalidade de contextualizar a pesquisa, e abordamos a importância do desenho na Educação Infantil. Na segunda parte, caracterizamos os estágios do desenho a partir da perspectiva de Brittain e Lowenfeld. Na terceira parte discutimos sobre o desenvolvimento gráfico das crianças e apresentamos algumas considerações sobre a contribuição do desenho no desenvolvimento infantil. Os estudos realizados apontam que o desenho na Educação Infantil desempenha um papel imprescindível no processo formativo das crianças. Quando desenham, elas adquirem muitos aprendizados, uma vez que esse recurso se constitui como uma maneira de comunicar-se. Portanto, mesmo que os traços sejam a priori compreendidos apenas pelas crianças, elas estão expressando e demonstrando suas opiniões, suas individualidades, ou seja, seu jeito de simbolizar. Palavras-chaves: Educação. Educação Infantil. Desenho infantil. Aprendizagem.

ARTIGO EM TCC © Rev. online Bibl. Prof. Joel Martins, Campinas, SP, v.2, n.2, p.149-160 , fev. 2001. 149 O DESENHO E SUAS RELAÇÕES COM A LINGUAGEM ESCRITA EM ALUNOS PORTADORES DE DEFICIÊNCIA MENTAL 
Wanda Pereira Patrocínio
INTRODUÇÃO: O presente trabalho nasceu de uma pesquisa de sondagem sobre a aprendizagem da linguagem escrita em deficientes mentais, na qual verificou-se que essas crianças, em alguns momentos, desenhavam ao invés de escrever. Essa investigação vem, também, preencher uma lacuna, pois notamos a escassez de trabalhos sobre o desenho de crianças deficientes. Para Vygotsky, o desenho deve ser interpretado como um estágio preliminar do desenvolvimento da linguagem escrita, estágio este entendido mais do que como uma simples antecedência temporal. Mesmo que nossa pesquisa esteja voltada para crianças “deficientes mentais”, é relevante percebermos como a deficiência é enfocada; não se pode considerar o deficiente mental como uma pessoa apenas receptora mecânica de conhecimento que os outros possuem, sem nunca ter participado da construção de qualquer saber. É preciso considerar este aluno como um ser que age, decide e pensa por seus próprios meios, principalmente ao trabalharmos na perspectiva da teoria histórico – cultural, que considera que o indivíduo (normal ou deficiente) é constituído pela/na trama de relações sociais




 

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sábado, 8 de agosto de 2020

Dicionário de Filosofia da Educação. Currículo #32 Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação,






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Estudos de língua portuguesa gramática. #5 Substantivo #5 Podcast.





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Educação instrumentalizada: como as ideologias políticas sequestraram o ...




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Técnicas de Hegemonia: o ativismo da esquerda cultural / Flávio Gordon




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9 Duras Lições de Epiteto | Estoicismo Aplicado | Filosofia




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terça-feira, 4 de agosto de 2020

Dicionário de Filosofia da Educação. Conservadorismo #28 Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião




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Quem é o Biólogo, o Licenciado em Ciências Biológicas ou o Bacharel em Ciências Biológicas?

 


BIÓLOGO | REGISTRO – COMPLEMENTAÇÃO DE CARGA HORÁRIA A lei n.º 6.684/1979 determina como requisito básico para a profissão de Biólogo a posse de diploma de curso de bacharelado ou licenciatura em História Natural, Ciências Biológicas ou licenciatura em Ciências com habilitação em Biologia. Além disso, desde 2010 o CFBio determina requisitos mínimos de carga-horária específica em componentes curriculares de Ciências Biológicas a serem cumpridos no curso de graduação para o exercício da profissão. Os requisitos de carga-horária são estabelecidos por meio de Resolução do CFBio - atualmente está em vigor a Resolução CFBio nº 300/2012. A partir da publicação da Resolução n.º 300/2012, para registrar-se como Biólogo no CRBio é necessário apenas atender aos requisitos da lei n.º 6.684/1979. No entanto, para que o Biólogo possa assinar Anotações de Responsabilidade Técnica (ART), é necessário que comprove por meio de seu histórico escolar o cumprimento de no mínimo 2.400 horas de componentes curriculares específicos da área de Ciências Biológicas. Os profissionais que não atingirem esta carga-horária mínima no ato do registro junto ao conselho deverão providenciar a complementação de horas a fim de se adequarem à legislação. Os Biólogos terão até o dia 31 de julho de 2016 para completar as 2.400 horas. Após esse prazo, a exigência passará a ser de 3.200 horas de componentes específicos da área de Ciências Biológicas. Biólogos que já tinham registro em 2010 não precisam proceder com esta complementação de carga-horária. Além de dar cumprimento à determinação do Ministério da Educação – MEC, esta medida visa garantir a qualidade da formação dos Biólogos, proporcionando mais segurança à sociedade e aos próprios biólogos, assegurando que as atividades da área sejam exercidas por profissionais tecnicamente habilitados. A complementação de carga-horária deve ser feita com atividades complementares desenvolvidas nas áreas de atuação do Biólogo: Meio Ambiente e Biodiversidade, Saúde, Biotecnologia e Produção, que deverão ser comprovadas exclusivamente através de: a) documento oficial de conclusão de disciplinas, com aproveitamento e respectiva carga horária, em cursos de graduação ou pós-graduação em Ciências Biológicas ou afins, legalmente reconhecidos; b) certificados de cursos de Extensão, com as respectivas cargas horárias, emitidos por Instituições legalmente reconhecidas, limitadas em 120 horas; c) certificados de conclusão de cursos de Especialização (pós-graduação Lato sensu) legalmente reconhecidos, acompanhados do histórico escolar contendo as cargas horárias das disciplinas cursadas; d) diploma de Mestrado ou Doutorado obtido em curso de pós-graduação (Stricto sensu), reconhecido pelo MEC/CAPES, acompanhado do histórico escolar contendo as cargas horárias das disciplinas cursadas; e) certidão comprovando estágio curricular não obrigatório, na forma definida na Lei nº 11.788/2008, em área específica, na qual deve constar a Instituição, o período, o número de horas, as atividades desenvolvidas, o supervisor ou o orientador responsável qualificado, com carga horária máxima a ser computada de 360 horas. Quando o Biólogo faz seu registro junto ao CRBio-05, recebe uma carta informando se há ou não necessidade de complementação de carga-horária. Caso haja, a quantidade de horas pendentes é explicitada. Para requerer a complementação de carga horária o Biólogo deverá encaminhar requerimento (disponível em "Downloads") datado e assinado juntamente com cópias autenticadas dos documentos comprobatórios listados acima. A documentação pode ser entregue em qualquer delegacia ou enviada à Sede do CRBio-05*. A documentação será analisada pela Comissão de Formação e Aperfeiçoamento Profissional (CFAP), que emitirá um parecer regularizando ou não a carga-horária do Biólogo. Caso o Biólogo não atinja a carga-horária mínima, receberá outra carta informando quantas horas ainda estão pendentes. Neste caso, o Biólogo deverá apresentar um novo requerimento de complementação com comprovantes de novas atividades. (*) Documentos originais nunca devem ser enviados por correio. As cópias a serem apresentadas devem ser previamente autenticadas (frente e verso) em cartório ou no ato de entrega da documentação, no próprio CRBio-05 mediante a apresentação dos respectivos originais. Fonte http://www.crbio05.gov.br/biologo/registro/complementacao-de-carga-horaria



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domingo, 2 de agosto de 2020

Dicionário de FILOSOFIA da Educação. Compulsão ou compulsoriedade #24 Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião





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Dicionário de Filosofia da Educação. Competição e Cooperação. #23 Podcast conservador sobre: política , filosofia, arte, cultura, educação, pedagogia , religião



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Tecnologias, educação e modismos. Educação EAD e os novos paradigmas. Qu...




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Biomédica quer ser professora/pedagoga.




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sexta-feira, 31 de julho de 2020

Vinagre e bicarbonato de sódio: por que essa mistura é tão eficiente?

Além de usar a receitinha vinagre e bicarbonato de sódio, tem gente que gosta de acrescentar limão para deixar a mistura ainda mais potente

Se você vive pesquisando formas eficientes de limpar alguma coisa muito provavelmente já se deparou com a misturinha vinagre + bicarbonato de sódio. Mas alguma vez já parou para se perguntar por que ela é tão eficiente assim? Para responder a essa pergunta nós preparamos uma matéria que conta também com dicas de onde usar essa combinação de ingredientes. Dá uma olhada:

Bicarbonato de sódio e vinagre, juntos, geram uma reação química

Se você já juntou esses dois ingredientes deve saber que na hora que eles entram em contato um com o outro uma espuma começa a borbulhar. Isso ocorre porque eles passam por uma reação química conhecida como ácido carbônico. A grande questão é que esse ácido carbônico imediatamente se decompõe, virando dióxido de carbono - que é o que forma as bolhas que nós vemos -, acetato de sódio e água.

Combinação é um potente desengordurante

Tudo bem, você já entendeu que a reação é poderosa, mas o que ela significa? Bem, o acetato de sódio funciona como um pequeno abrasivo, o que auxilia na eliminação sujeiras chatinhas. Além disso, é bom lembrar que a mistura também é composta por água, que é um solvente universal, e por isso também ajuda a acabar com manchas, por exemplo.

Por isso, podemos dizer que: bicarbonato de sódio + vinagre = um poderoso desengordurante. Sem falar que além de retirar a gordura ainda é capaz de matar as bactérias presentes no local, já que possui um pH baixo, o que significa que ainda ajuda a higienizar diferentes tipos de superfícies, como objetos e tecidos.

Base e ácido devem se neutralizar

Antes que acabarmos com a explicação química, vale frisar também que o bicarbonato de sódio é base, enquanto o vinagre é ácido. Portanto, ao serem combinados eles acabam se neutralizando. Só tem um porém: isso não vai ocorrer se a quantidade de bicarbonato usada na mistura não for tão grande assim, porque teremos mais ácido que base. Por isso, a dica é aplicar o bicarbonato na superfície que você quer limpar e depois ir passando o vinagre por cima com a ajuda de um pano limpo ou esponja macia. Claro que misturando diretamente também funciona, mas você corre o risco de não ser tão eficaz quanto poderia.

Além disso, tem gente que gosta de acrescentar o limão na mistura, o que também é eficaz, já que o ingrediente é ácido. Mas aqui é importante seguir a mesma lógica e colocar mais bicarbonato caso ele seja incluído, ok?

Onde usar o vinagre e o bicarbonato de sódio?

Bem, agora que você entendeu que essa mistura caseira pode ser uma verdadeira mão na roda para quem não tem um produto mais específico de limpeza a mãos, é hora de descobrir em que momentos a combinação pode ser usada. Antes de mais nada é importante frisar que o ideal é usar vinagre de vinho branco. Não que ele seja melhor, porque qualquer um funcionará perfeitamente bem, mas os de vinho tinto são mais escuros, e por isso sua tonalidade pode causar manchas, dependendo da superfície na qual ele for ser aplicado.

Por fim, uma boa forma de usar a mistura é aplicá-la em tecidos que estejam com manchas. Lembrando que também é preciso esfregar para se livrar delas, ok? Não é tão potente quanto um tira manchas, mas ainda assim é de grande ajuda e pode até resolver o problema. A combinação também é eficiente para se livrar do mofo e ainda para dar mais brilhos aos metais. Pode experimentar que não tem erro!



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Ingredientes

1 litro de água temperatura ambiente
250 ml de vinagre de álcool
250 ml de detergente de coco ou neutro
2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio
90 ml de água oxigenada 40 vol.
50 ml de essência da sua preferência ou desinfetante

Modo de preparo assista ao vídeo passo a passo para não errar na receita 😘