domingo, 15 de junho de 2008

MultiplicaçãO. 5ª série. slides.



Slideshow transcript

Slide 1: Multiplicação ES/2,3 Prof. Reynaldo dos Santos Matemática 5ºano Prof. Ana Duarte

Slide 2: Multiplicação de números inteiros e de números decimais * A multiplicação é uma operação que permite calcular rapidamente a soma de parcelas iguais. 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 6 x 4 = 24 Algoritmo da multiplicação: 7,28 Duas casas decimais 728 Factores X 8,6 Uma casa decimal X 86 4368 4368 5824 5824 62608 Produto 62,608 Três casas decimais Lê-se: o produto de 728 por 86 é 62608. Lê-se: o produto de 7,28 por 8,6 é 62,608.

Slide 3: Propriedade Comutativa 6 cm 4 cm P = 6 + 6 + 6 + 6 = 4 x 6 = 24 cm P = 4 + 4 + 4 + 4 + 4 + 4 = 6 x 4 = 24 cm 4x6=6x4 Propriedade Comutativa – Numa multiplicação, se trocarmos a ordem dos factores, o produto não se altera. axb=bxa “Aplica” pág. 19

Slide 4: Propriedade Associativa Na figura estão representadas as estantes da Biblioteca de uma escola, onde estão expostos os livros relacionados com a Natureza. Como é que podemos calcular o número de livros existente? Podemos associar os factores de modo diferente que o produto não se altera. – Propriedade Associativa da Multiplicação.

Slide 5: Elemento Neutro e Elemento Absorvente O Zero é o elemento absorvente da multiplicação, pois sempre que um dos factores é zero, o produto é zero. 45 x 0 = 0 x 45 = 0 O Um é o elemento neutro da multiplicação, pois sempre que um dos factores é 1, o produto é igual ao outro factor. 45 x 1 = 1 x 45 = 45 “Aplica” pág. 21

Slide 6: Propriedade Distributiva Seis alunos do 5º ano e quatro alunos do 6º ano foram premiados com dois “Jogos do 24”, num concurso organizado pela escola. Quantos foram os jogos oferecidos pela escola? Sugestão 1: Sugestão 2: 2 x (6 + 4) = 2 x 10 = 20 2 x 6 + 2 x 4 = 12 + 8 = 20 Alunos do Alunos do Alunos do Alunos do 5º ano 6º ano 5º ano 6º ano A multiplicação é distributiva em relação à adição e à subtracção. a x (b + c) = a x b + a x c a x (b – c) = a x b – a x b “Aplica” pág. 23

Slide 7: Multiplicação por 10, 100, 1000… Multiplicação por 0,1; 001; 0,001…

Slide 8: Existem regras que facilitam o cálculo do produto de um número por 10, 100, 1000… 32 320 3200 32000 X 10 X 100 X 1000 0,85 8,5 85 850 X 10 X 100 X 1000

Slide 9: Existem regras que facilitam o cálculo do produto de um número por 0,1; 0,01; 0,001… 14000 1400 140 14 X 0,1 X 0,01 X 0,001 6,5 0,65 0,065 0,0065 X 0,1 X 0,01 X 0,001 “Aplica” pág. 25

Slide 10: Expressões Numéricas Uma mala grande contém três malas menores e cada uma destas contém três malas ainda mais pequenas. Quantas malas há ao todo? Esquema Resolução A: Resolução B: 1+3+3x3 1+3+3x3 4+3x3 1+3+9 7x3 4+9 Qual das resoluções está correcta? 21 13 Numa expressão numérica, o cálculo de produtos tem prioridade em relação ao cálculo de somas.

Slide 11: Regras para calcular expressões numéricas 1º - efectuar os cálculos indicados dentro de parêntesis; 2º - efectuar os cálculos de produtos; 3º - efectuar o cálculo de somas e diferenças pela ordem em que aparecem. “Aplica” pág.27

Slide 12: Múltiplos de um Número A Joana foi ver uma corrida das suas colegas do 6º ano, em volta de um circuito da Escola. Cada volta ao circuito é de 300 m. Para completar a corrida cada atleta deverá dar 5 voltas. Nº de Voltas Metros percorridos 0 0 x 300 = 0 Os múltiplos de um número obtêm-se Multiplicando esse mesmo número pelo 1 1 x 300 = 300 conjunto dos números inteiros, isto é, por 0, 1, 2, 3, 4, …. O conjunto dos múltiplos de um 2 2 x 300 = 600 número é um conjunto infinito. 3 3 x 300 = 900 4 4 x 300 = 1200 M300 = 0, 300, 600, 900, 1200, 1500 5 5 x 300 = 1500

Slide 13: Linguagem Matemática Na escola do Pedro o Clube da Floresta realizou uma campanha de recolha de pilhas usadas para sensibilizar os alunos para a importância da reciclagem deste material. Os delegados de cada turma entregaram as pilhas recolhidas. Quantas pilhas recolheu o 5º E? 5º A – 28 5º D – 2 x 28 = 56 5º E – 28 + 2 x 28 = 84 “Aplica” pág. 29

Slide 14: Potências Quando ia para Marraquexe cruzei-me com um homem com 7 esposas cada esposa tinha 7 sacos cada saco tinha 7 gatos e cada gato tinha 7 gatinhos. Gatinhos, gatos, sacos e esposas… 1- Quantos iam para Marraquexe? 2 - Quantos gatinhos levavam as sete esposas? Respostas: 1 – Para Marraquexe ia apenas uma pessoa, o homem com quem se cruzou. 2 – Com as esposas iam 7 x 7 x 7 x 7 = 2401 gatinhos. esposas sacos gatos gatinhos

Slide 15: Repara que a expressão 7 x 7 x 7 x 7 é um produto de factores iguais. Nestes casos podes simplificar a escrita através de uma potência: 7777  7 4 Expoente 74 Potência Base Lê-se: Sete elevado a quatro ou sete à quarta. “Aplica” pág.31

http://www.slideshare.net/anaduarte/multiplicao-328164

Obrigado por sua visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Numerologia Védica Indiana Segundo O Tantra , o Ayurveda e a Astrologia. Mapo de Alexandre de Moraes.

A  numerologia  indiana é mais uma das muitas ferramentas existentes para o auto-conhecimento. Como tal, ela traz informações sobre a person...