terça-feira, 17 de junho de 2008

Física: Cinemática - Movimento. vestibular em foco



Cinemática
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
Ir para: navegação, pesquisa

A cinemática (do grego kinema, movimento) é o ramo da física que procura descrever os movimentos sem se preocupar com as forças que originam estes movimentos. A análise desta forças é deixada para a dinâmica. Para isso, organiza informação sobre a posição, o deslocamento, o espaço percorrido, a velocidade, a rapidez e a aceleração dos corpos.

Conceitos

Unidades de medida

Posição e derivadas de posição

Definimos posição como um vetor r, com relação a uma origem fixa no espaço. Se r é uma função do tempo t, definimos r(t), e tomamos o tempo t a partir de um instante inicial arbitrário. Então temos que forma mais singela. Definimos primeiro o tempo inicial como t0, que é, por assim dizer, o momento em que disparamos um cronômetro do nosso experimento; e definimos o tempo final simplesmente como t ou tfinal. Se definirmos a posição inicial como r0, então definimos a posição final com o símbolo r ou rfinal. Agora, tendo já definidas as quantidades fundamentais, podemos expressar as quantidades físicas em termos aproximados do seguinte modo:

A velocidade do objeto é definida por:

{\mathbf{v}} = \frac{x - x_0}{t - t_0}

Ou ainda com a expressão:

{\mathbf{v}} = \frac{\Delta x}{\Delta t}

A aceleração define-se por:

{\mathbf{a}} = \frac{v - v_{0}}{t - t_{0}}

Outros resultados

A segunda lei de Newton permite obter outros resultados, por sua vez considerados leis. Ver por exemplo momento angular.

As fórmulas descritas anteriormente dão o resultado em termos de velocidade média e aceleração média. Pra conseguir calcular a velocidade e a aceleração instantâneas é necessário utilizar derivada que mede a velocidade em um intervalo que tende a zero. O mesmo se aplica à aceleração. A aceleração é a variação da velocidade num tempo que tende a zero.

Vi=dx/dt

ai=dx²/d²t

Ver também

Ligações externas


vestibular em foco

Obrigado por sua visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,