Ensinar matemática no estágio das operações concretas, crianças de 7 a 12. (*meus artigos)
*João Carlos Maria
Hoje gostaria de tocar num ponto que vem me chamando a atenção. O ensino de matemática para crianças de 7 a 12 anos de idade.
Observo que muitas crianças de rede pública e privada de ensino, que estão nessa faixa etária tem muitos problemas ou dificuldades com esta matéria.
Um fato curioso é de que, nesta faixa etária as crianças se encontram segundo PIAGET no estágio das operações concretas ele diz.
"Dos 7 aos 12 anos (estádio das operações concretas) a criança já é capaz de pensar de modo lógico, função essa que é facilitada pelo uso de materiais concretos e por situações reais (Piaget, 1965, in Fonseca, 1984). Este é pois o estádio em que se inicia o pensamento lógico-matemático e a criança passa a estar em condições de adquirir o primeiro processo de aprendizagem do cálculo, o número (Piaget, 1953, in Casas, 1988)".
Estas intervenções ou dinâmicas darão condições para as crianças construirem seu pensamento concreto, porque só ficando, na lousa, ou livro, e no caderno, muitos alunos poderão ter dificuldades. E o pesnsamento lógico esta se desenvolvendo e o pensamento abstrato também.
Desta forma estes recursos poderão fazer a assimilação, acomodação do conteúdo.
Os beneficios do ábaco: o trecho o artigo abaixo foi estarido do site Article Garden
"As análises científicas indicam que treinamento do ábaco pode melhorar a habilidade de uma criança:
- concentrado
- visualize
- memorize
- observe, e
- processe a informação.
Nosso cérebro tem dois hemisférios, o cérebro esquerdo e o cérebro direito. Aproximadamente 95% de nossas crianças usam somente o cérebro esquerdo, que fornece a habilidade de analisar a informação a respeito das línguas e do som. Mas o lado direito do cérebro, que é centrado sobre o pensamento, a faculdade criadora e a integração da informação, necessidades de ser usado também e estimulado.
Aprender usar o ábaco pode ajudar a desenvolver estes cérebro direito/integração cérebro esquerdo.
Quando as crianças usam ambas as mãos para mover grânulos do ábaco em cálculos aritméticos, estimula pilhas nos lados direitos e esquerdos do cérebro. Isto resulta dentro desenvolvimento inteiro rápido, equilibrado do cérebro, conduzindo à maior capacidade mental. Usando o ábaco, uma criança pode fazer todos os cálculos aritméticos até 10 dígitos sem confiar em uma calculadora eletrônica."
Veja uma apresentação em Slide e uma em vídeo do material dourado:
Material Dourado Ago08
TABUADA & MATERIAL
Casas, A. M. (1988). Dificultades en el Aprendizaje de la Lectura, Escrita y Cálculo.TABUADA & MATERIAL
O Material Dourado é um dos muitos materiais idealizados pela médica e educadora italiana Maria Montessori para o trabalho com matemática.
Embora especialmente elaborado para o trabalho com aritmética, a idealização deste material seguiu os mesmos princípios montessorianos para a criação de qualquer um dos seus materiais, a educação sensorial:
- desenvolver na criança a independência, confiança em si mesma, a concentração, a coordenação e a ordem;
- gerar e desenvolver experiências concretas estruturadas para conduzir, gradualmente, a abstrações cada vez maiores;
- fazer a criança, por ela mesma, perceber os possíveis erros que comete ao realizar uma determinada ação com o material;
- trabalhar com os sentidos da anos utilizando o criança.
Fiz uma experiência com meu filho de 9 anos, utilizei o ábaco. Ele teve melhoras significativas sobre este tema. Depois fiz uma experiência com mais crianças, e o resultado também se mostrou positivo. Futuramente quero quantificar e pesquisar melhor sobre este tema. Quem sabe se conseguir fazer um mestrado em educação, que no momento é para mim muito dificíl.
Referências
Valencia: Promolibro.
Fonseca, V. (1984). Uma Introdução às Dificuldades de Aprendizagem. Lisboa:
Editorial Notícias.
Editorial Notícias.
*João Carlos Maria: é professor/pedagogo (formato em pedagogia pela UNOPAR) eventual no estado de SP pós-graduando em psicopedagogia e especialização em educação especial geral.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
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