sexta-feira, 21 de maio de 2010

Perguntas e respostas. Prática escolar (meus artigos)



Assunto: duvidas e esclarecimentos.

Caro amigo peço que me oriente sobre determinado assunto, tenho um seminario para apresentar sobre gramatica e vocabulario, capitulo 3 e 4, do livro didatica especial do autor claudino pilleti, e a nossa professora pediu-me para na apresentação do seminario, mostrar de que forma eu iria adotar a metodologia para o ensino da gramatica e vocabulario para os alunos na sala de aula. por isso estou pedindo sua orientação de como me comportar na  hora de explicar esse conteudo de acentuação, ortografia, pontuação. o ensino da gramatica etc e tal. Se você poder me dar umas sujestões, ficaria muito agradecido. 

Resposta (João C. Maria).


Olá , I bom dia.
Obrigado pela confiança, e vamos a sua questão apesar do pouco tempo que disponho.
Você faz letras ou pedagogia, está em que semestre. Já atua como professor?
Bem para vc fazer um trabalho como este em sala de aula, você tem que ter em mente alguns conhecimentos.
O que meus alunos já sabem, isto é vc vai fazer uma prognose. E também, o professor deve estar atento ao local ou contexto socioeconômico, onde se localizam os alunos.
Piletti, diz que o comportamento humano é resultante de: fatores econômicos, fatores, psicológicos, fatores sociais, fatores antropológicos, fatores biológicos, e fatores políticos.
Estes temas também devem ser levados em conta. Pois quando falamos em aprendizagem e ensino, basicamente estamos falando em mudança  de comportamento.
Veja um ex. antes para  ser professor primário vc tinha que ter magistério nível médio. Com a LDB9694/95 agora tem que se ter   nivel sperior.
Veja este é um ato político que fez mudar o comportamento de muitos professores, eles voltaram a estudar. De igual modo as vezes um aluno não aprende algo, porque as regras de sala de aula não foram trabalhadas. Desta forma o professor terá dificuldade de regência de sala de aula. Um ponto importante, meu caro amigo de profissão, saber a didática, a regência de sala de aula. Dominar o assunto ou os conteúdos. Assim com estes dados vc pode planejar, e construir e desenvolver em paralelo a cidadania.
Pegue palavras do cotidiano deste pessoal e comece por ai.
Paulo Freire dizia, que a leitura do mundo é anterior a palavra escrita, veja quanta riqueza existe no entorno de muitas crianças. Traga este entorno para dentro da sala de aula.
Na bastas ensinar a criança escrever a palavra tijolo,  temos que ensinar o que é o tijolo? e para que serve? Deste modo damos significado (aprendizagem significativa) a nossa práxis.
Paro por aqui,  dai para frente é com vc  construa sua práxis. Valeu bom final de semana , e estou a sua disposição dentro de meus limites.

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

2 comentários:

ALUISIO CAVALCANTE JR disse...

Caro amigo.

Penso que quando alguém
nos procura para um dúvida,
nossa vida de educador,
se renova de sentidos.
Parabéns pela orientação
e pela brilhante citação do eterno Paulo Freire,
sobre o tijolo,
e o seu sentido.

Que os sonhos brotem em ti.

Blog do João Maria andarilho utópico disse...

Obrigado, professor Aluisio por suas palavras e comentários. Valeu

Conversas sobre Didática,