quarta-feira, 6 de março de 2013

Dissidente cubano afirma que família Castro é capitalista


Dissidente cubano afirma que família Castro é capitalista

Redação SRZD | Internacional | 28/12/2011 20h53
Foto: Divulgação
Durante entrevista ao jornal peruano "El Comercio", o dissidente cubano Guillermo Fariñas criticou o estilo de vida dos irmãos Fidel e Raúl Castro, classificando como capitalista. De acordo com ele, a dupla estaria levando um ideal econômico progressivo de pragmatismo e desejo de poder.


Guillermo comentou que Fidel e Raúl têm propriedades na Espanha, Argentina e Chile, além de serem ativos em negócios na área de vinho e afirmou que os irmãos têm muito o que perder. "São comunistas, mas vivem como capitalistas", disse.

Para o psicólogo de 49 anos, a família Castro distorceu a ideologia comunista e deixou a vontade de  "ficar na história" subir a cabeça. Segundo ele, Cuba já realizou uma série de manobras neoliberais, mesmo depois de pregar contra o modelo durante 40 anos. Ironizando, Guillermo deu a entender ainda que os líderes cubanos já tenham se vendido ao modelo capitalista por diversas vezes.

O dissidente falou ainda que os líderes cubanos sabem que não há outro caminho sem ser o capitalismo, porém procuram chegar até esse ponto sem que seja necessário qualquer tipo de custo político.  Guillermo falou também sobre uma era pós-Castro, que estaria se aproximando, e utilizou a as revoltas do mundo árabe que derrubaram diversos líderes neste ano.

Para o psicólogo, Fidel tem medo de terminar como a família Gadafi, em que os membros perderam até as próprias vidas tentando defender o governo na Líbia, e prepara manobras precisas quanto a isso. 

Guillermo explicou ainda as dificuldades de ser um opositor em Cuba, e afirmou que o modelo do país imprime medo na população desde o nascimento. Apenas com tempo seria possível perder o medo, "de pouco a pouco". Esta dificuldade seria uma das principais causas de não haver um movimento contra o governo, tendo em vista que os poucos que se tornam opositores estão atomizados.



Obrigado pela visita, e volte sempre.
  pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

REAGINDO A OLAVO DE CARVALHO #01