Autores/as que falaram sobre o tema avaliação escolar.
A avaliação da aprendizagem tem suscitado o questionamento de inúmeros pesquisadores. Abaixo segue uma lista de livros, entre tantos, para auxiliar na busca de entendimento do tema. Ressalto, os livros selecionados são os que tive acesso, portanto, o assunto avaliação da aprendizagem pode ser melhor problematizado e analisado por meio de outras leituras que não se restrinja às referências abaixo.
AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. 2°ed. São Paulo: Cortez, 2000.
BALLESTER, Margarida. et al. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.
BONNIOL, Jean-Jacques; VIAL, Michel. Modelos de Avaliação: textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed, 2001.
BRASILIA, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Senado Federal, 1997, lei n° 9.394, de 1996.
BRASIL, Ministério da Educação. Indagações sobre o currículo: currículo avaliação. Brasilia, 2007.
DEMO, Pedro. Avaliação sob olhar propedêutico. 6°ed. Campinas: Papirus, 1996.
______. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar os problemas. 2°ed. Campinas: Autores Associados, 2002.
______. Avaliação Qualitativa. 9°ed. Campinas: Autores Associados, 2008.
ESTEBAN, Maria Tereza. O que sabe quem erra? Reflexão sobre a avaliação e o fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.
______. (Org.). Escola, Currículo e Avaliação. 2°ed. São Paulo: Cortez, 2003.
HAYDT, Regina Célia. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6°ed. São Paulo: Ática, 2004.
HOFFMANN, Jussara. Avaliação - mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 41°ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1992.
______. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. 26°ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.
MACEDO, Lino de. Funções da avaliação escolar hoje. In______. Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005.
FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 28°ed. Petrópolis: Vozes, 2004.
LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem. São Paulo: Atta mídia e educação. VIDEODVD.
______. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 15ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.
______. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2°ed. Salvador: Malabares: 2005.
LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.
______; MEDIANO, Z. (Coords.). Avaliação na escola de 1° grau: uma análise sociológica. Campinas: Papirus, 1994.
______. Evoluções em avaliação. In______: FRANCO, Creso (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 29-34.
PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.
______. Três condições para aprender. In______. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 55-66.
RAPHAEL, Hélia Sonia; CARRARA, Kester (Orgs.). Avaliação sob exame. Campinas: Autores Associados, 2002.
SACRISTÁN, J. Gimeno. A avaliação no Ensino. In.______; GOMES, A. I PÉREZ. Compreender e Transformar o ensino. 4° ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 295-351.
______. O currículo avaliado. In______. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. p.311-334.
SOUZA, Clarilza Prado de. (Org.). Avaliação do Rendimento Escolar. 2°ed. Campinas: Papirus, 1993.
SOUZA, Alberto de Melo e. Dimensões da Avaliação Educacional. Petrópolis: Vozes, 2005.
VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portifólio, Avaliação e Trabaho Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.
Nenhum comentário:
Postar um comentário