segunda-feira, 18 de outubro de 2021

Avaliação Escolar e sua importância, num contexto concreto. Por João Maria andarilho utópico.



Autores/as que falaram sobre o tema avaliação escolar.




A avaliação da aprendizagem tem suscitado o questionamento de inúmeros pesquisadores. Abaixo segue uma lista de livros, entre tantos, para auxiliar  na busca de entendimento do tema. Ressalto, os livros selecionados são os que tive acesso, portanto, o assunto avaliação da aprendizagem pode ser melhor problematizado e analisado por meio de outras leituras que não se restrinja às referências abaixo.


AFONSO, Almerindo Janela. Avaliação Educacional: Regulação e Emancipação. 2°ed. São Paulo: Cortez, 2000.

BALLESTER, Margarida. et al. Avaliação como apoio à aprendizagem. Porto Alegre: Artmed, 2003.

BONNIOL, Jean-Jacques; VIAL, Michel. Modelos de Avaliação: textos fundamentais. Porto Alegre: Artmed, 2001.

BRASILIA, Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Brasília, Senado Federal, 1997, lei n° 9.394, de 1996.

BRASIL, Ministério da Educação. Indagações sobre o currículo: currículo avaliação. Brasilia, 2007.

DEMO, Pedro. Avaliação sob olhar propedêutico. 6°ed. Campinas: Papirus, 1996.

______. Mitologias da avaliação: de como ignorar, em vez de enfrentar os problemas. 2°ed. Campinas: Autores Associados, 2002.

______. Avaliação Qualitativa. 9°ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

ESTEBAN, Maria Tereza. O que sabe quem erra? Reflexão sobre a avaliação e o fracasso escolar. Rio de Janeiro: DP&A, 2001.

______. (Org.). Escola, Currículo e Avaliação. 2°ed. São Paulo: Cortez, 2003.

HAYDT, Regina Célia. Avaliação do processo ensino-aprendizagem. 6°ed. São Paulo: Ática, 2004.

HOFFMANN, Jussara. Avaliação - mito e desafio: uma perspectiva construtivista. 41°ed. Porto Alegre: Educação e Realidade, 1992.

______. Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré- escola à universidade. 26°ed. Porto Alegre: Mediação, 2006.

MACEDO, Lino de. Funções da avaliação escolar hoje. In______.  Ensaios pedagógicos: como construir uma escola para todos? Porto Alegre: Artmed, 2005.

FOUCAULT, Michel. Vigiar e punir: nascimento da prisão. 28°ed. Petrópolis: Vozes, 2004.


LUCKESI, Cipriano C. Avaliação da aprendizagem. São Paulo: Atta mídia e educação. VIDEODVD.

______. Avaliação da aprendizagem escolar: estudos e proposições. 15ª ed. São Paulo: Cortez, 2003.

______. Avaliação da aprendizagem na escola: reelaborando conceitos e recriando a prática. 2°ed. Salvador: Malabares: 2005.

LÜDKE, Menga; ANDRÉ, Marli. Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. São Paulo: E.P.U., 1986.

______; MEDIANO, Z. (Coords.). Avaliação na escola de 1° grau: uma análise sociológica. Campinas: Papirus, 1994.

______. Evoluções em avaliação. In______: FRANCO, Creso (Org.). Avaliação, ciclos e promoção na educação. Porto Alegre: Artmed, 2001. p. 29-34.

PERRENOUD, Philippe. Avaliação: da excelência à regulação das aprendizagens. Porto Alegre: Artmed, 1999.

______. Três condições para aprender. In______. Os ciclos de aprendizagem: um caminho para combater o fracasso escolar. Porto Alegre: Artmed, 2004. p. 55-66.

RAPHAEL, Hélia Sonia; CARRARA, Kester (Orgs.). Avaliação sob exame. Campinas: Autores Associados, 2002.

SACRISTÁN, J. Gimeno. A avaliação no Ensino. In.______; GOMES, A. I PÉREZ. Compreender e Transformar o ensino. 4° ed. Porto Alegre: Artmed, 1998. p. 295-351.

______. O currículo avaliado. In______. O currículo: uma reflexão sobre a prática. 3ª ed. Porto Alegre: Artmed, 2000. p.311-334.

SOUZA, Clarilza Prado de. (Org.). Avaliação do Rendimento Escolar. 2°ed. Campinas: Papirus, 1993.

SOUZA, Alberto de Melo e. Dimensões da Avaliação Educacional. Petrópolis: Vozes, 2005.

VILLAS BOAS, Benigna Maria de Freitas. Portifólio, Avaliação e Trabaho Pedagógico. Campinas: Papirus, 2004.


Nenhum comentário:

Grupo Uninter investe em super polos para expandir ensino prático

Por PRSA 31/05/2024 às 17:42 3 concordam Ouça este conteúdo O  Grupo Uninter  tem se destacado como referência em qualidade na Educação a Di...