O multitasking tornou-se uma tendência para os estudantes que têm dificuldade de se concentrar em uma única atividade.
O estudantes os estudantes de hoje têm problemas para manter sua atenção em uma única atividade, seja ela de estudo, leitura ou outras tarefas. É por isso que eles recorrem ao multitasking, ou seja, realizam várias atividades ao mesmo tempo.
Entre as principais distrações às quais estão expostas estão as mídias sociais. Além de ser um meio de comunicação com outras pessoas e de aprendizagem, também é utilizado como fonte de lazer e entretenimento. Entretanto, o uso prolongado pode levar à perda de tempo e dispersão. É por isso que o multitasking, às vezes se torna um problema dentro e fora da sala de aula.
Como pode ser evitado?
Trabalhar em uma tarefa de cada vez. Uma opção é organizar tarefas do mesmo tipo para serem realizadas em conjunto.
2.- Estabelecer metas claras. É sempre preferível começar com objetivos pequenos e claros que o ajudem a avançar pouco a pouco, sem perder a motivação ou o incentivo. Por exemplo, quando se trata de estudar um assunto longo, a chave é dividi-lo em várias partes e intercalá-las com pausas curtas.
3.- Espalhe o tempo ao longo do dia. Ferramentas como “Timer” ou “Pomodoro” podem ser úteis para alocar tempo e realizar todas as atividades de estudo e lazer durante o dia.
4.- Reproduzir sons binaurais ou música de super-aprendizagem. Ambos os tipos ajudam a estimular a produção de ondas alfa no cérebro. Elas também influenciam a atenção, a memória e a concentração. Todos são diferentes, por isso é recomendável que você tente até encontrar aquele que atenda às suas necessidades.
5.- Praticar. Uma estratégia para evitar o recurso ao multitaskingmulti é praticar prestando atenção a uma coisa durante um minuto. Para começar, é melhor fazê-lo com respiração natural ou com um certo ritmo.
Por fim, vale lembrar que a FUNIBER patrocina cursos para formar profissionais na área. Um dos programas é o Mestrado em Educação com especialidade em Organização e Gestão de Centros Educacionais e o Mestrado na Educação.
Fonte: Consejos para prevenir el ‘multitasking’ en el alumnado
Foto: Todos os direitos reservados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário