segunda-feira, 7 de fevereiro de 2022

Quórum qualificado no condomínio: quando é necessário?




O que é quórum qualificado no condomínio?
Quais decisões necessitam de quórum qualificado?
Como fazer o pedido de quórum?


Apesar de todo condomínio possuir um representante, não é ele quem toma todas as decisões. A maior parte das decisões condominiais precisam passar por votação para serem validadas e, algumas delas, necessitam de um número maior de participantes que a maioria simples, o chamado quórum qualificado no condomínio.

Para saber em quais situações é necessário esse quórum, confira este post. Boa leitura!
O que é quórum qualificado no condomínio?

A maioria das decisões em um condomínio exige, pelo menos, um quórum de maioria simples e a aprovação de mais da metade dos presentes. Entre essas decisões, é possível destacar a aprovação de contas e a realização de obras essenciais de custo mais elevado. Normalmente essas situações estão previstas na convenção de condomínio.

Já o quórum qualificado exige a presença de, no mínimo, dois terços de todos os moradores para iniciar uma votação. Além disso, para aprovação da pauta em questão, são necessários os mesmos dois terços de todos os moradores, e não só dos presentes.
Quais decisões necessitam de quórum qualificado?

Para saber melhor quais decisões necessitam desse quórum especial, uma boa ideia é consultar a convenção de condomínio. Geralmente, as principais decisões que precisam de quórum qualificado são as de alteração na convenção do condomínio e a realização de alguns tipos de obras.

O artigo 1341 do Código Civil afirma que precisam de quórum qualificado somente as obras voluptuárias, ou seja, as que são supérfluas, destinadas ao lazer ou puramente estéticas, como a construção de piscinas ou jardins. Já as obras para manutenção e conservação das áreas comuns precisam de uma maioria simples.

CC - Lei nº 10.406 de 10 de Janeiro de 2002

Institui o Código Civil.
Art. 1.341. A realização de obras no condomínio depende:
I - se voluptuárias, de voto de dois terços dos condôminos;
II - se úteis, de voto da maioria dos condôminos.
§ 1º As obras ou reparações necessárias podem ser realizadas, independentemente de autorização, pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer condômino.
§ 2º Se as obras ou reparos necessários forem urgentes e importarem em despesas excessivas, determinada sua realização, o síndico ou o condômino que tomou a iniciativa delas dará ciência à assembléia, que deverá ser co nvocada imediatamente.
§ 3º Não sendo urgentes, as obras ou reparos necessários, que importarem em despesas excessivas, somente poderão ser efetuadas após autorização da assembléia, especialmente convocada pelo síndico, ou, em caso de omissão ou impedimento deste, por qualquer dos condôminos.
§ 4º O condômino que realizar obras ou reparos necessários será reembolsado das despesas que efetuar, não tendo direito à restituição das que fizer com obras ou reparos de outra natureza, embora de interesse comum.

No entanto, é importante saber diferenciar o que são obras voluptuárias de obras essenciais. Caso não possua essa diferença explícita na convenção, é preciso consultar um profissional qualificado. Além disso, o artigo 1342 estabelece que obras para a ampliação dessas áreas em comum, a fim de facilitar sua utilização, também precisam da aprovação de dois terços.
Como fazer o pedido de quórum?

Primeiramente é preciso verificar o motivo da votação e se é necessário quórum simples ou qualificado. Caso necessite de dois terços, fique atento ao fazer as contas, pois, caso o número não seja exato, é preciso sempre arredondar para cima. Por exemplo, em um condomínio com 100 unidades, enquanto o quórum simples seria de 51, o qualificado é de 67 votantes.

Além disso, condôminos inadimplentes não devem entrar na contabilidade do quórum, porque não têm direito a voto, apesar de poderem participar da reunião. Então, considerando o exemplo anterior, se o condomínio de 100 unidades possuir 10 inadimplentes, o quórum qualificado passa a ser 60.

A figura do síndico ou da administradora condominial não exclui a obrigatoriedade de consultar as demais unidades para a tomada de decisões, sendo preciso verificar a necessidade de quórum qualificado no condomínio. Para isso, é importante sempre consultar a convenção do condomínio para tirar dúvidas e evitar problemas maiores. Mas, em geral, obras voluptuárias e alterações na convenção são as principais atividades que precisam da aprovação de dois terços de votantes.

Gostou deste post? Agora que você conhece mais sobre quórum de reuniões, que tal entender melhor sobre o funcionamento da administração nos condomínios?





A realização de obras úteis, necessárias ou voluptuárias nos condomínios

Por Eduardo Serêjo da Costa

O presente estudo versa sobre a natureza jurídica de que se revestem as obras realizadas nos condomínios: se úteis, necessárias ou voluptuárias, de acordo com o que preleciona a legislação vigente - Código Civil 2002 e entendimentos jurisprudenciais mais atuais.

Código Civil em seu art. 1.341III, deixa bem claro aos síndicos e condôminos o quórum mínimo estipulado para a aprovação das obras nos condomínios; entretanto, é comum a ocorrência de dúvidas quanto ao entendimento da natureza de determinadas obras, se são úteis, necessárias ou voluptuárias.

Conforme dispõe o artigo 96 do Código Civil, são consideradas benfeitorias “voluptuárias” aquelas que servem “para mero deleite ou recreio, que não aumentam o uso habitual do bem, ainda que o tornem mais agradável ou sejam de elevado valo”. A jurisprudência atual considera benfeitorias voluptuárias quando, por exemplo, o condomínio realiza uma obra de paisagismo, uma obra de jardinagem, de decoração do hall social ou até mesmo quando adquire obras de arte para compor o patrimônio artístico do condomínio.

Por outro lado, as benfeitorias “úteis” (art. 96, § 2º do Código Civil) são aquelas que “aumentam e facilitam o uso do bem”. Cita-se como exemplo de obras/benfeitorias úteis, a individualização da água, do gás, a cobertura das vagas de garagem, criação de espaço individual para correspondências, entre outros. Ou seja, são obras que inegavelmente agregam valor ao condomínio.

Por fim, são consideradas benfeitorias “necessárias” (art. 96§ 3º do Código Civil) as que “evitam a deterioração dos bens”. A jurisprudência atual, considera esse tipo de benfeitoria as que são indispensáveis para manutenção ou conservação do condomínio, como por exemplo, a impermeabilização ou reforma do telhado, a reconstrução de um muro que tenha sido derrubado em decorrência de fatos extraordinários, como uma forte chuva, entre outros. Ou seja, são aquelas obras consideradas urgentes, que não podem esperar longo prazo para realização sob pena de deterioração da coisa.

É importante deixar claro que, mesmo havendo definição legal, a classificação de qualquer obra como necessária, útil ou voluptuária às vezes é motivo de divergências de entendimento do Poder Judiciário e também dos profissionais do Direito, uma vez que pode variar dentro de um determinado contexto; devendo-se sempre ser analisado caso a caso, pois uma obra pode ser considerada voluptuária dentro da realidade de um determinado condomínio, mas por outro lado essa mesma obra pode ser considerada útil em outros condomínios dependendo de suas necessidades.

Assim, após análise acerca da natureza da obra pretendida, é importante que os síndicos e condôminos observem o quórum de votação necessário para sua aprovação.

A respeito do assunto, o Código Civil é bastante claro. Seu artigo 1.341 estipula o quórum de dois terços dos condôminos para a aprovação das obras “voluptuárias”; da maioria dos condôminos, ou seja50% + 1 de todos os condôminos, para a realização de obras consideradas “úteis” e até dispensa de votação prévia em caso de “reparações necessárias” que não importem, obviamente em despesas excessivas, marcadas pelo caráter da urgência.

Em que pese o Código Civil estipular quórum para aprovação das benfeitorias nos condomínios, a Convenção Condominial e o Regimento Interno podem dispor quóruns específicos de votação.

É que o Código Civil, nesses casos, deve ser considerado como uma norma genérica e a Convenção e Regimento Interno do Condomínio uma norma específica, prevalecendo estas em detrimento da generalidade do Código Civil.

Contudo, nossa orientação é sempre no sentido de que as convenções condominiais sejam elaboradas com lastro nas disposições do Código Civil, especialmente no que tange ao quórum de votação, evitando excesso de rigor para deliberações mais simples ou deficiência de quórum para temas mais relevantes.


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Psicopedagogia no Brasil como se dá a formação. Por João Maria andarilho utópico.

Psicopedagogia no Brasil como se dá a formação. Por João Maria andarilho utópico.


TÍTULO II

DA CONCESSÃO POR APROVAÇÃO EM CONCURSO DE PROVAS E TÍTULOS

Art. 11 - Aos concursos de provas (exames teóricos e práticos) e títulos (comprovando prática profissional na área por mais de 2 - dois - anos), realizados pelo CFP, de que tratam o inciso III, do § 1o, do art. 2o e o inciso III, do art. 5o da presente Resolução, somente poderão se submeter os psicólogos com mais de 2 (dois) anos de inscrição em Conselho Regional de Psicologia, que estejam em pleno gozo dos seus direitos e que possam comprovar prática profissional na especialidade, no mesmo período.

§ 1o - O Conselho Federal de Psicologia poderá formalizar convênio com entidades para a realização dos concursos de provas e títulos a que se refere o caput deste artigo.

§ 2o - Os documentos comprobatórios da prática profissional na especialidade por 2 (dois) anos e as condições para a prova serão estabelecidos em Edital, por área de especialidade, que será amplamente divulgado.

TÍTULO III
DA CONCESSÃO POR CONCLUSÃO DE CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO

Art. 12 - O título profissional de especialista poderá ser obtido também por meio da conclusão de curso de especialização, conforme o disposto nos incisos I e II do Art. 2o e inciso II do Art. 8o da presente Resolução.

§ 1o - Poderão pleitear o título profissional de especialista, na forma de que trata o caput deste artigo, os psicólogos com mais de 2 (dois) anos de inscrição em Conselho Regional de Psicologia, que estejam em pleno gozo dos seus direitos.

§ 2o - Os cursos de especialização deverão ser credenciados pelo CFP a partir dos seguintes critérios:

I - duração mínima de 500 (quinhentas) horas;

II - carga horária referente à concentração específica da especialidade, com um mínimo de 80% (oitenta por cento) da carga horária total (400 horas);

III - carga horária de prática, com um mínimo de 30% (trinta por cento) da carga horária referente à concentração específica da especialidade (120 horas);

IV - monografia de conclusão do curso voltada para a área da especialidade, com horas para elaboração não incluídas nas 500 (quinhentas) horas.

§ 3o - Os cursos deverão ser credenciados pelo CFP e oferecidos por núcleos formadores que se encontrem em uma das condições abaixo:

I - pertencer a instituição de ensino superior, legalmente reconhecida pelo Ministério da Educação; ou

II - ser pessoa jurídica.

§ 4o - Em qualquer um dos casos, o núcleo formador deve ter, pelo menos, uma turma com curso já concluído.

§ 5o - Para o credenciamento dos cursos, o CFP poderá realizar convênio com a Associação Brasileira do Ensino da Psicologia - ABEP, ou entidades similares, que farão o cadastramento, examinarão as condições de estrutura e funcionamento, bem como a qualificação do corpo docente na especialidade oferecida pelo curso e a grade curricular e emitirão parecer que subsidiará decisão do CFP.




Diretrizes de Formação em Psicopedagogia – 2019

Apresentamos a seguir um conjunto de indicadores, orientações para a construção das matrizes curriculares dos cursos de formação em Psicopedagogia nos níveis de graduação ou pós-graduação, dentre eles:

Flexibilidade curricular – matriz curricular com conhecimentos específicos prevendo também conhecimentos necessários ao contexto regional;

Interdisciplinaridade/multidisciplinar/transdisciplinaridade;

Intervenção psicopedagógica – atuação supervisionada por psicopedagogo;

Pesquisa – intervenção/construção de conhecimento;

Gestão compartilhada (colegiado de curso) colaborativa, ambiente acolhedor (visão sistêmica);

Ensino a Distância – modelo híbrido – cuidando da formação pessoal;

Carga horária: mínima de 450 horas para o curso Lato Sensu e para o curso de graduação mínimo de 3200 horas.

Por sugestão a carga horária poderá ser assim distribuída, no Lato Sensu:

– conhecimentos específicos – referências teórico-práticas dentro da área de conhecimento (360 horas no mínimo)

– atividades de intervenção – 90 horas no mínimo

Mesmo que a Resolução 01 de 06/abril de 2018 da Câmara de Educação Superior do Conselho Nacional de Educação – Ministério da Educação não mencione sobre o trabalho de conclusão de curso, a ABPp, pensando na qualificação do profissional que se forma em Psicopedagogia na pós graduação em nível de especialização lato sensu, recomenda aos cursos assegurar no horário regular monografia ou artigo científico.

Em nossos estudos 360h puramente se mostram insuficientes para a formação, mesmo considerando que o público alvo advém da Pedagogia, Psicologia, Fonoaudiologia e áreas afins. : Por isso ressaltamos a supervisão em psicopedagogia como interlocução qualificada em diferentes contextos, como facilitadora do acesso à profissionalização, colaborando com o ingressante em sua atualização e aperfeiçoamento como profissional em exercício, essencial em sua formação permanente.

A ABPp está estudando os cursos de graduação em Psicopedagogia em andamento e em tramitação perante o cadastro no E-mec. Entende-se que a carga horária deverá ser no mínimo de 3200 horas de efetivo trabalho acadêmico em cursos de duração de quatro anos, de acordo com a Resolução nº 2, de 1º de julho de 2015 que define as Diretrizes Curriculares Nacionais para a formação inicial em nível superior (cursos de licenciatura, cursos de formação pedagógica para graduados e curso de segunda licenciatura e para a formação continuada). Esta resolução foi alterada pela Resolução nº 1 de nove de agosto de 2017 que amplia para três anos o tempo de adaptação a esta Resolução.

Os cursos de graduação cadastrados no E-mec em Psicopedagogia se apresentam na modalidade bacharelado em Psicopedagogia (Universidade Federal da Paraíba-UFPB; Centro Universitário Fieo – UNIFIEO) estamos estudando a modalidade licenciatura. Encontramos no cadastro do E-mec outros cursos cadastrados na modalidade EAD como bacharelado.

BIBLIOGRAFIA

Alarcão, I. (Org.) Escola reflexiva e nova racionalidade, Porto Alegre, Artmed, 2001;

Documentos da ABPp

Noffs, N. A.; Lizardo, L. A. M.; Silva, T. M. A. O. Estágio: O início da profissionalidade docente. Laplage em Revista – PPED – UFISCAR – Sorocaba, vol. 5 nº 1, jan/abr 2019, p. 121-131.

Noffs, Neide de Aquino: A Formação e Regulamentação das Atividades em Psicopedagogia. Revista Psicopedagogia 2016; 33(100): 110-120.

Abaixo segue o link:

Resolução 01 de 06/abril de 2018, CES, do CNE – MEC, estabelece diretrizes e normas para a oferta dos cursos de pós-graduação lato sensu denominados cursos de especialização.

http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85591-rces001-18/file

Atividade elaborada/coordenada por:

Luciana Barros de Almeida

Presidente do Conselho Nacional da ABPp

Triênio 2017/2019

Prof. Dra. Neide de Aquino Noffs

Coordenadora da Comissão de Formação e Regulamentação das Atividades em Psicopedagogia

Prof. Dra. Marisa Irene Castanho

Coordenadora da Comissão de Formação em Psicopedagogia

fonte 
https://www.abpp.com.br/diretrizes-da-formacao-de-psicopedagogos-no-brasil/

O QUE É A CBO 2002?

A Classificação Brasileira de Ocupações – CBO é o documento normalizador do reconhecimento (1), da nomeação e da codificação dos títulos e conteúdos das ocupações do mercado de trabalho brasileiro. É ao mesmo tempo uma classificação enumerativa e uma classificação descritiva.

Classificação enumerativa: codifica empregos e outras situações de trabalho para fins estatísticos de registros administrativos, censos populacionais e outras pesquisas domiciliares. Inclui códigos e títulos ocupacionais e a descrição sumária. Ela também é conhecida pelos nomes de nomenclatura ocupacional e estrutura ocupacional.

2394 : Programadores, avaliadores e orientadores de ensino
2394-25 Psicopedagogo

Descrição sumária:

Implementam, avaliam, coordenam e planejam o desenvolvimento de projetos pedagógicos/instrucionais nas modalidades de ensino presencial e/ou a distância; participam da elaboração, implementação e coordenação de projetos de recuperação de aprendizagem, aplicando metodologias e técnicas para facilitar o processo de ensino e aprendizagem. Atuam em cursos acadêmicos e/ou corporativos em todos os níveis de ensino para atender as necessidades dos alunos, acompanhando e avaliando os processos educacionais. Viabilizam o trabalho coletivo, criando e organizando mecanismos de participação em programas e projetos educacionais, facilitando o processo comunicativo entre a comunidade escolar e as associações a ela vinculadas. Atuam no contexto clínico, avaliando as funções cognitivas, motoras e de interação social dos clientes e promovendo a reabilitação das funções prejudicadas dos mesmos.

Fonte:http://cbo.maisemprego.mte.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoOcupacaoMovimentacao.jsf


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Hoje é o dia do aparecimento de Sri Advaita Acarya. 07/02/2022 segunda-feira



Panca Tatwa.

Dandavat Pranamas! Neste ano de 2022, em 7 de fevereiro, celebramos o dia do sagrado aparecimento de Maha-visnu-avatara Sri Advaita Acarya, um querido associado de Sri Caitanya Mahaprabhu. As glórias de Advaita Acarya são sempre frescas, renovadas, e trazem inúmeros benefícios àqueles que ouvem ou lêem sobre elas. Por isso, pedimos que gentilmente aceitem a seguinte palestra dada por Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja, no Havaí em 2007.






Hoje é o dia do aparecimento de Sri Advaita Acarya. Ele é Sadasiva (Sadasiva é uma expansão direta da forma do Senhor Krsna, para realizar passatempos). Ele está na categoria de Visnu-tattva (do próprio Senhor), e, portanto, o nome dele é “Advaita” (não diferente). Ele também é um acarya proeminente (mestre e aquele que ensina pelo próprio exemplo) na propagação das glórias dos Santos Nomes e em conceder prema-bhakti (devoção amorosa) através do cantar dos Santos Nomes. Por isso, o nome dele é “acarya”.
Advaita Acarya e o Senhor Siva

O nome do pai de Advaita Acarya era Kuvera Pandita. Antes do nascimento de Advaita Acarya, Kuvera Pandita realizou austeridades para satisfazer o Senhor Siva, que é, Sadasiva. Depois de um longo tempo, Siva ficou satisfeito com ele e lhe disse: “Você pode me pedir qualquer benção.”

Kuvera Pandita então disse: “Eu quero um filho como você. Eu quero um filho que seja tão qualificado quanto você .”

Siva respondeu: “Isso é impossível, por isso virei pessoalmente como seu filho.” Assim, Sadasiva apareceu como seu filho. Na época de seu nascimento, foi dado a Advaita Acarya o nome de Kamalaksa, que significa “aquele que tem olhos de lótus muito belos.” Ele era muito inteligente e, em poucos anos, completou seus estudos de todas as escrituras védicas e também de gramática sânscrita.

Seu pai era um servo do rei. Um dia, quando ele tinha cerca de cinco ou seis anos de idade, seu pai o levou para o palácio real, onde havia um templo da semi-deusa Devi (Kali). Lá, o rei e seu pai ofereceram suas reverências à Kali, mas esse menino, Kamalaksa, não o fez. Vendo isso, o rei ficou furioso. O pai de Kamalaksa disse: “O rei está com raiva, e eu sou seu servo. Por quê você não está oferecendo reverências a Kali? Kali é uma semi-deusa muito elevada, e ela pode dar qualquer benefício. Todo mundo a respeita, então você também deve respeitá-la e oferecer suas reverências. Kamalaksa respondeu: “Se eu fizer isso, Kali será destruída.”




Dizendo isso, ele ofereceu suas reverências. Simultaneamente, houve uma explosão, e a deidade de Kali se partiu em vários pedaços. Todos os que estavam presentes começaram a dizer: “Oh, quem é ele? Por que isso aconteceu?” A resposta é que, Advaita Acarya é Sadasiva, e neste mundo, Kali é a esposa do Senhor Siva. Ela é sua sakti, ou poder. Ela se sente subordinada ao seu marido e não pode tolerar ele se curvando diante dela. É por essa razão que a deidade explodiu.
Advaita Acarya e Mãe Saci

Depois de algum tempo, Advaita Acarya foi para Santipura, na Bengala Ocidental, e ele também tinha uma residência em Navadvipa, perto da casa de Srivasa Acarya (Srivasa-angana). Ele costumava viver em Santipura, mas de tempos em tempos vinha a Navadvipa, onde ensinava aos alunos em uma escola sânscrita.

Sri Visvarupa Prabhu, o irmão mais velho de Sri Caitanya Mahaprabhu, costumava estudar nessa escola sânscrita. Depois de algum tempo, Visvarupa tornou-se renunciado, saiu de sua casa e se tornou um sannyasi (monge renunciado). Mãe Saci-devi ficou muito chateada com isso, pensando que a estreita associação de Advaita Acarya com seu filho havia o influenciado a assumir a ordem de renúncia. Ela criticou Advaita Acarya, dizendo: “Seu nome é ‘Advaita’, que significa ‘não-dual’, mas ele não é ‘advaita’, e sim ‘dvaita’, que significa ‘dual’ ou ‘duplicidade’, porque ele ensinou ao meu filho e por isso ele se tornou renunciado”.

Após algum tempo, Sri Caitanya Mahaprabhu visitou a casa de Srivasa Thakura (Srivasa Angana). Lá, Ele manifestou sata-prahariya-bhava, o que significa que estava no humor de: “Eu sou Visnu”. Nesse momento, ele estava dando bênçãos a todos os presentes, dizendo: ” Que sejas abençoado com prema (amor divino)!”, e, imediatamente, todos começaram a dançar, cantar e chorar.

Os devotos lhe pediram: “Por favor, conceda este benefício de prema para a Sua mãe.” Sri Caitanya Mahaprabhu respondeu: “Eu não posso lhe dar prema, pois ela cometeu uma ofensa aos pés de lótus de Advaita Acarya. Ela deve ir até ele e pedir desculpas, então eu lhe concederei esta benção”.

Mãe Saci foi de imediato para Santipura e pediu perdão a Advaita Acarya, que instantâneamente ofereceu reverências a ela. Ele colocou a cabeça em seus pés de lótus e disse: “Oh Mãe, você não cometeu nenhuma ofensa, e se por acaso houve alguma, eu perdoo você.” Mãe Saci então retornou a Caitanya Mahaprabhu, que rapidamente presenteou-a com prema!
Advaita Acarya e Sri Caitanya Mahaprabhu

Durante algum tempo, Advaita Acarya ficou muito preocupado, pensando: “Apesar de Sri Caitanya Mahaprabhu ser o Senhor, o meu Senhor, Ele está sempre oferecendo reverências a mim.” Ele não podia tolerar isso, e um dia teve uma ideia: foi para Santipura e começou a explicar a Bhagavad-gita de acordo com a filosofia mayavada (impersonalista): Tattvam asi, aham brahmasmi (Eu sou o Deus impessoal) e sarvam khalv idam brahma (tudo é brahma, este Deus impessoal.)” Quando Caitanya Mahaprabhu ouviu falar sobre isso, foi direto para Santipura, onde arrastou Advaita Acharya pela barba e começou a chutá-lo. Vendo isso, Sita devi, a esposa de Advaita Acarya, disse a Mahaprabhu: “Oh, você quer matar essa pessoa idosa?”

Advaita Acarya começou a dançar, dizendo: “Ah, agora eu recebi uma benção, Mahaprabhu me bateu! O mestre pode bater no servo, mas o servo não pode bater no seu mestre. Portanto, agora está definido que Ele se considera meu mestre. Ele pode me bater e me punir, como ele preferir!”
Advaita Acarya e Nityananda Prabhu

Sri Advaita Acarya e Nityananda Prabhu frequentemente tinham algumas brigas de amor (prema-kalaha). Certa vez, Sri Caitanya Mahaprabhu, Advaita Acarya, e todos os devotos do Senhor estavam honrando prasada (alimento oferecido a Deus) do Senhor Jagannatha juntos. Nityananda Prabhu pegou alguns dos seus restos de prasada e esfregou no corpo de Advaita Acarya. Advaita Acarya disse: “Ele é um avadhuta louco (a palavra avadhuta refere-se a alguém que está acima de todas as regras e regulamentos). Ele não tem etiqueta – nenhuma! E Ele fez de mim um impuro.”

Nityananda Prabhu então disse: “Oh, ele pensa que é um Vaisnava, mas ele não tem conhecimento dos princípios Vaisnavas. Maha-prasada nunca se torna impura, mesmo que seja tocada pela boca de um cachorro. Ainda assim, ele fala dessa forma, então ele é um ofensor de maha-prasada.” Desta forma, ambos costumavam se envolver em brincadeiras de brigas repletas de amor.

Certa vez, durante o período do festival do Ratha-Yatra em Jagannatha Puri, após os devotos de Sri Caitanya Mahaprabhu finalizarem a limpeza do Templo Gundica, eles nadaram juntos nas águas do lago Indradyumna Sarovara. Nesta ocasião, Nityananda Prabhu e Advaita Acarya borrifavam e jogavam água um no outro, e por fim, Nityananda Prabhu derrotou Advaita Acarya, sendo este repreendido por Nityananda Prabhu com xingamentos. Assim, eles costumavam ter aparentes brigas amorosas.

Jay Sri Advaita Acarya ki! Jay!
Gaura Premanande! Haribol!!!

Retirado do site Pure Bhakti


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domingo, 6 de fevereiro de 2022

João Maria andarlho utópico que vc acha do funk carioca. O que gosto esta abaixo.










Música, Inteligência e Personalidade: O Comportamento do Homem em Função da Manipulação Cerebral  por Dr. Minh Dung Nghiem (Autor), Felipe Lesage (Tradutor)

Será correto afirmar que a música modifica a personalidade ou o Q.I. (quociente intelectual) de uma criança, ou, em outras palavras, que ela possa transformar toda uma civilização?É preciso perceber que, desde há menos de duas gerações, e graças aos meios de difusão modernos, a música invade a vida cotidiana do homem, desde a mais tenra infância e em todos os níveis da sociedade. Segundo as neurociências, o pensamento de certos jovens já sofreu uma mutação por conta do desenvolvimento e da vulgarização do audiovisual: ele se desenvolve como o roteiro de um filme de televisão, plano por plano, cena por cena; ele se faz por meio de imagens como no homem primitivo, e tudo isso malgrado a escolarização obrigatória. O que ocorreu com a sensibilidade das pessoas durante essa regressão intelectual, essa substituição da civilização do escrito pela civilização da imagem e do ritmo?Para compreender e explicar a ação da música sobre o homem, voltei a estudar as neurociências e tenter fazer uma síntese das descobertas feitas nos últimos trinta anos, levando em conta certas obras realizadas em ciências humanas. Depois, ao aprofundar meus conhecimentos em musicoterapia, dei-me conta da urgência da situação: milhares ou talvez mesmo milhões de crianças correm o risco de comprometer definitivamente seu futuro por causa de uma 'audição forçada' da 'poluição sonora'. É preciso perceber que, desde há menos de duas gerações, e graças aos meios de difusão modernos, a música invade a vida cotidiana do homem, desde a mais tenra infância e em todos os níveis da sociedade. Segundo as neurociências, o pensamento de certos jovens já sofreu uma mutação por conta do desenvolvimento e da vulgarização do audiovisual: ele se desenvolve como o roteiro no homem primitivo, e tudo isso malgrado a escolarização obrigatória. O que ocorreu com a sensibilidade das pessoas durante essa regressão intelectual, essa substituição da civilização do escrito pela civilização da imagem e do ritmo?Para compreender e explicar a ação da música sobre o homem, voltei a estudar as neurociências e tenter fazer uma síntese das descobertas feitas nos últimos trinta anos, levando em conta certas obras realizadas em ciências humanas. Depois, ao aprofundar meus conhecimentos em musicoterapia, dei-me conta da urgência da situação: milhares ou talvez mesmo milhões de crianças correm o risco de comprometer definitivamente seu futuro por causa de uma 'audição forçada' da 'poluição sonora'.  



















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Exame Internacional Bhakti Sastri versos para serem estudados. Idealizado pelo noosos Fundador Acarya da Iskcon e B.B.T.

Exame Internacional Bhakti Sastri 



Exigência: Aproveitamento mínimo de 65% ou 394 pontos.

Conteúdo Programático: 1- Bhagavad-gita; 2- Sri Isopanisad; 3- Upadesamrta; 4- O Néctar da Devoção.
  1. Bhagavad-Gita - Estudo analítico de cada capítulo, com seus Slokas, traduções, significados, fundamentações filosóficas, palavras sânscritas significativas, nomes próprios que designam Krishna e Arjuna, personagens históricos,citações de outras escrituras, analogias, exemplos, histórias, referências históricas. Memorizar os 42 slokas indicados, com respectivas traduções.
  2. Sri Isopanisad - Estudo analítico da introdução, invocação e de cada verso, tradução, significado,fundamentações filosóficas, palavras sânscritas significativas, epistemologia, citações de outras escrituras, analogias, exemplos, histórias, referências históricas. Memorizar os 2 slokas indicados, com respectivas traduções.
  3. Upadesamrta - Estudo analítico de cada verso, tradução, significado, fundamentações filosóficas, palavras sânscritas significativas, citações de outras escrituras, analogias, exemplos, histórias, referências históricas. Memorizar os 4 slokas indicados, com respectivas traduções.
  4. O Néctar da Devoção - Estudo analítico dos primeiros 19 capítulos, fundamentações filosóficas, palavras sânscritas significativas, citações de outras escrituras, analogias, exemplos, histórias, passatempos de Krishna, referências. Memorizar os 6 slokas indicados, com respectivas traduções.
Slokas Recomendados para Memorização:

O Néctar da Devoção: 1- Sarvopadhi, 2- Anyabhilasita, 3- Sruti, 4- Iha, 5- Anasaktasya, 6- Atah.
Upadesamrta : Versos de números 1, 2, 3 e 4.
Sri Isopanisad: O verso da Invocação e o de número 1.
Bhagavad-gita: Abaixo a relação do Capítulo e do número do verso
  • Cap 1- 1
  • Cap 2- 7, 13, 14 e 20
  • Cap 3- 13, 27 e 43
  • Cap 4- 2, 6, 9 e 34
  • Cap 5- 29
  • Cap 6- 47
  • Cap 7- 3 e 14
  • Cap 8- 5
  • Cap 9- 2, 3, 14, 26 e 27
  • Cap 10- 8, 9, 19, 11 e 41
  • Cap 11- 55
  • Cap 12- 0
  • Cap 13- 22
  • Cap 14- 4 e 26
  • Cap 15- 1 e 15
  • Cap 16- 23
  • Cap 17- 0
  • Cap 18- 54,55,57,61,65 e 66
Descrição do Exame:

Composto por duas partes. Vale 605 pontos.

Parte I - Contém 60 perguntas para respostas curtas. (40 do Bhagavad-gita, 10 de O Néctar da Devoção, 5 do Upadesamrta e 5 do Sri Isopanisad). Cada pergunta vale 5 pontos. A Parte I vale 300 pontos.

Parte II - Contém 2 quesitos:
  • 1- Slokas - Exige-se 15 Slokas com suas respectivas traduções. As traduções podem ser aproximadas, mas, devem expressar o conteúdo completo do sloka. Cada sloka vale 7 pontos, o quesito vale 105 pontos.
  • 2- Ensaios - O quesito de ensaios oferece cinco temas para ensaios do Bhagavad-gita, dois temas para ensaios de O Néctar da Devoção, um do Sri Isopanisad e um do Upadesamrta. O candidato deve escolher três temas do Bhagavad-gita e mais dois temas das outras três escrituras, desde que os dois escolhidos não sejam de uma única literatura. Os ensaios devem conter aproximadamente 20 linhas e devem ser escritos de forma legível e sem rasuras. Cada ensaio vale 40 pontos. O quesito vale 200 pontos.
  • A Parte II vale 305 pontos.
Bibliografia recomendada:

PRABHUPADA, A.C.B. S. (2008) Bhagavad-gita Como Ele É, Brasília, Bhaktivedanta Book Trust.
PRABHUPADA, A.C.B. S. (2005) Sri Isopanisad, Brasília, Bhaktivedanta Book Trust.
PRABHUPADA, A.C.B. S. (1999) Upadesamrta, São Paulo, Bhaktivedanta Book Trust.
PRABHUPADA, A.C.B. S. (1995) O Néctar da Devoção, São Paulo, Bhaktivedanta Book Trust.


Este exame foi introduzido na ISKCON por Srila Prabhupada. Ele próprio realizou o primeiro exame e concedeu os primeiros certificados com sua própria assinatura. Ele manifestou o desejo de que "no futuro", o exame fosse realizado como pré-requisito para os candidatos à segunda iniciação.

No Brasil o Exame Internacional foi introduzido por iniciativa de Prabhu Gunesvara na década de oitenta. De lá para cá, já temos cerca de 200 devotos e devotas graduados em Bhakti Sastri, incluindo aqueles que prestaram exames em Vrindavana, Mayapur e no Bhaktivedanta College da Bélgica.

A primeira devota no Brasil a se graduar em Bhakti Sastri foi Mani Manjarika DD, discípula de Jayapataka Swami.

O nível Bhakti Sastri é o primeiro dos 4 níveis oferecidos. Nele estão incluídos as literaturas Bhagavad-gita, Sri Isopanisad, Upadesamrta e O Néctar da Devoção.

 

O segundo nível é Bhakti Vaibhava, e consta dos seis primeiros cantos do Srimad Bhagavatam. Alguns devotos brasileiros já se graduaram no nível Bhakti Vaibhava. Este nível já está sendo oferecido em várias congregações da Iskcon no mundo. Terá sua primeira versão oferecida em língua portuguesa em Mayapur a partir de novembro deste ano, como um curso do departamento do MIHE (Mayapur Institute For Higher Education).

 

O terceiro nível é Bhaktivedanta e consta dos seis últimos cantos do Srimad Bhagavatam. Parece que os Institutos de Educação Superior estão começando a se movimentar para oferecer cursos e exame para este nível. Bhaktivedanta foi o título concedido a Srila Prabhupada por seus irmãos espirituais e que ele usou juntamente com seu nome.

 

O quarto nível é Bhakti-sarvabhauma e consta do Caitanya Caritamrta.

Convidamos os devotos brasileiros a refletir sobre a importância do estudo sistemático dos livros de Srila Prabhupada e de se submeterem às graduações correspondentes. Embora essas graduações acadêmicas sejam formalidades institucionais, elas são muito úteis para demonstrar a complexidade da Sociedade criada por Srila Prabhupada com o intuito de dar continuidade à corrente de sucessão discipular da Brahma-madva-gaudiya-sampradaya.

Gostaria de sugerir aos devotos antigos, que na verdade já são Bhakti Sastris Honoris Causa, mas que não estão formalmente graduados, a se submeterem ao exame internacional. O Seminário dispõe de material didático atualizado que poderia servir-lhes como ferramenta de reciclagem e atualização. Seria uma grande alegria reunirmos candidatos de várias gerações para o exame deste ano em Vraja Bhumi. A presença dos antigos transformaria o evento numa grande festa!!

Seu servo
dhanvantari swami

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A CRIMINALIZAÇÃO DA CIÊNCIA - UMA ENTREVISTA COM A CIENTISTA JUDY MIKOVITS


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Klaus Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial, diz “Temos todos "

Sem saber que estava sendo filmado, Klaus Schwab, presidente do Fórum Econômico Mundial, diz “Temos todos eles em nossos bolsos, políticos, mídia e, acima de tudo, os especialistas e cientistas”.


Pundarika Vidyanidhi Um discípulo de Sri Madhavendra Puri, Pundarika Vidyanidhi era o guru de Sri Gadadhara Pandit e um amigo íntimo de Svarupa Damodara.



Pundarika Vidyanidhi

    Um discípulo de Sri Madhavendra Puri, Pundarika Vidyanidhi era o guru de Sri Gadadhara Pandit e um amigo íntimo de Svarupa Damodara.

    Uma vez em Jagannatha Puri, Pundarika Vidyanidhi conheceu Svarupa Damodara após uma longa separação. Em um clima alegre de amizade, Pundarika e Svarupa queriam tirar a poeira dos pés um do outro. Uma briga começou quando eles tentaram simultaneamente pegar os pés um do outro, mas ao mesmo tempo, evitar que seus próprios pés fossem pegos. Ambos sendo bastante fortes, nenhum deles ganhou. Mas Sri Gauranga gostou de seu jogo esportivo e todos riram.

    Pundarika Vidyanidhi tem outros nomes - Sri Vidyanidhi, Acaryanidhi, Bhaktyanidhi e Premanidhi (dado pelo Senhor Caitanya). "Simplesmente ouvindo seu nome", disse Sri Gaura, "o mundo inteiro se purifica". A devoção pura de Premanidhi fez com que Sri Caitanya Mahaprabhu às vezes chorasse profusamente e gritasse em voz alta: "Bop, (pai) Pundarika! Pundarika é Meu pai, Meu amigo mais querido. Quando o verei novamente?" Pundarika Vidyanidhi é o Rei Vrsabhanu, pai de Sri Radha, em Vrindavana lila.

    Flutuando continuamente no mar de Krishna prema, Pundarika frequentemente apresentava sintomas corporais extáticos de lágrimas, horror, desmaio. "Quem recitar ou ouvir a seguinte narração do encontro de Pundarika Vidyanidhi e Sri Gadadhara Pandit receberá o tesouro do amor de Deus." (Sri Chaitanya Bhagavata)

    Quando ele chegou pela primeira vez em Navadvipa Pundarika Vidyanidhi disfarçou-se como um desfrutador dos sentidos mundanos. Além de Mukunda, ninguém sabia que Pundarika Vidyanidhi era um puro Vaisnava. "Hoje, vou apresentá-los a um Vaisnava excepcional", disse Mukunda, enquanto levava Gadadhara Pandit para conhecer Pundarika Vidyanidhi.

    Eles encontraram Pundarika reclinada em uma opulenta cama de latão coberta com lençóis de cetim vermelho, travesseiros de seda e coberto com um dossel de três camadas. Uma caixa de panela cravejada de pedras preciosas recheada com especiarias aromáticas e nozes de bétele esperava ao alcance do braço. Duas escarradeiras de latão brilhantes permaneciam como sentinelas silenciosas ao lado da cama. Vendo o espelho manchado de vermelho de sua panela de mascar, Pundarika riu com vontade. Dois criados o refrescaram com leques de pavão.

    Seria este um Vaisnava ou um príncipe chafurdando em luxo se perguntou Gadadhara Pandit? Dúvidas surgiram na mente de Gadadhara sobre o status espiritual de Pundarika. Lendo sua mente, Mukunda decidiu revelar a identidade transcendental altamente exaltada de Pundarika Vidyanidhi. Mukunda recitou o Srimad Bhagavatam (10.6.35): "Sempre desejando provar o sangue de crianças pequenas, Putana veio para matar o bebê Krishna. No entanto, porque ela ofereceu seu peito ao Senhor Supremo, Putana alcançou a maior bênção de ser aceita como mãe. de Sri Krishna."

    Ouvir este verso transformou totalmente Pundarika Vidyanidhi. Um rio Ganges de lágrimas inundou seus olhos. A transpiração chovia de seu corpo, seus cabelos estavam eriçados. Ele arrancou sua camisa de seda bordada e sacudiu as pernas descontroladamente. Rolando no chão, ele lamentou: "O Senhor é infinitamente misericordioso. No entanto, Ele me priva de Sua misericórdia." Suas roupas, cama de latão, lençóis finos, espelho, escarradeiras, todos os seus ornamentos opulentos foram rasgados em pedaços. Dez homens tentaram, mas não conseguiram conter a força do êxtase de Pundarika. As manifestações do puro amor de Pundarika Vidyanidhi por Krishna competiram umas com as outras por algum tempo. Finalmente, suas emoções espirituais atingiram seu pico e ele perdeu o inconsciente externo.

    Depois de testemunhar essa exibição espetacular de sentimentos transcendentais, Gadadhara Pandit percebeu sua ofensa ao julgar erroneamente Pundarika Vidyanidhi como um devoto materialista. Para corrigir seu erro, ele queria receber iniciação de Pundarika Vidyanidhi. Seis horas depois, Sri Pundarika retornou à consciência externa. Agora ele parecia calmo e composto. Felizmente ele iniciou Gadadhara Pandit. Pundarika Vidyanidhi é o pai de Srimati Radharani nos passatempos de Vraja.

[Este artigo e mais informações em  www.stephen-knapp.com ]



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sábado, 5 de fevereiro de 2022

Decreto 10.502 Sobre E Especial E Estágio Não Obrigatório Na R De 2019. ...


Fonte: https://www.spreaker.com/user/joaomar... DIÁRIO OFICIAL DA UNIÃO Publicado em: 01/10/2020 | Edição: 189 | Seção: 1 | Página: 6 Órgão: Atos do Poder Executivo DECRETO Nº 10.502, DE 30 DE SETEMBRO DE 2020 Institui a Política Nacional de Educação Especial: Equitativa, Inclusiva e com Aprendizado ao Longo da Vida. https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/de... Art. 15. No Grupo III, a carga horária de 800 horas para a prática pedagógica deve estar intrinsecamente articulada, desde o primeiro ano do curso, com os estudos e com a prática previstos nos componentes curriculares, e devem ser assim distribuídas: 400 (quatrocentas) horas de estágio supervisionado, em ambiente de ensino e aprendizagem; e 400 horas, ao longo do curso, entre os temas dos Grupos I e II. CAPÍTULO VI DA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA PARA GRADUADOS Art. 21. No caso de graduados não licenciados, a habilitação para o magistério se dará no curso destinado à Formação Pedagógica, que deve ser realizado com carga horária básica de 760 (setecentas e sessenta) horas com a forma e a seguinte distribuição: I - Grupo I: 360 (trezentas e sessenta) horas para o desenvolvimento das competências profissionais integradas às três dimensões constantes da BNC-Formação, instituída por esta Resolução. II - Grupo II: 400 (quatrocentas) horas para a prática pedagógica na área ou no componente curricular http://portal.mec.gov.br/index.php?op... Fernando Capovilla: a educação dos surdos Escreve Fernando Capovilla, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo http://www.schwartzman.org.br/sitesim...
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