Exame Internacional Bhakti Sastri
Exigência: Aproveitamento mínimo de 65% ou 394 pontos.
Conteúdo Programático: 1- Bhagavad-gita; 2- Sri Isopanisad; 3- Upadesamrta; 4- O Néctar da Devoção.Slokas Recomendados para Memorização:
- Bhagavad-Gita - Estudo analítico de cada capítulo, com seus Slokas, traduções, significados, fundamentações filosóficas, palavras sânscritas significativas, nomes próprios que designam Krishna e Arjuna, personagens históricos,citações de outras escrituras, analogias, exemplos, histórias, referências históricas. Memorizar os 42 slokas indicados, com respectivas traduções.
- Sri Isopanisad - Estudo analítico da introdução, invocação e de cada verso, tradução, significado,fundamentações filosóficas, palavras sânscritas significativas, epistemologia, citações de outras escrituras, analogias, exemplos, histórias, referências históricas. Memorizar os 2 slokas indicados, com respectivas traduções.
- Upadesamrta - Estudo analítico de cada verso, tradução, significado, fundamentações filosóficas, palavras sânscritas significativas, citações de outras escrituras, analogias, exemplos, histórias, referências históricas. Memorizar os 4 slokas indicados, com respectivas traduções.
- O Néctar da Devoção - Estudo analítico dos primeiros 19 capítulos, fundamentações filosóficas, palavras sânscritas significativas, citações de outras escrituras, analogias, exemplos, histórias, passatempos de Krishna, referências. Memorizar os 6 slokas indicados, com respectivas traduções.
O Néctar da Devoção: 1- Sarvopadhi, 2- Anyabhilasita, 3- Sruti, 4- Iha, 5- Anasaktasya, 6- Atah.
Upadesamrta : Versos de números 1, 2, 3 e 4.
Sri Isopanisad: O verso da Invocação e o de número 1.
Bhagavad-gita: Abaixo a relação do Capítulo e do número do versoDescrição do Exame:
- Cap 1- 1
- Cap 2- 7, 13, 14 e 20
- Cap 3- 13, 27 e 43
- Cap 4- 2, 6, 9 e 34
- Cap 5- 29
- Cap 6- 47
- Cap 7- 3 e 14
- Cap 8- 5
- Cap 9- 2, 3, 14, 26 e 27
- Cap 10- 8, 9, 19, 11 e 41
- Cap 11- 55
- Cap 12- 0
- Cap 13- 22
- Cap 14- 4 e 26
- Cap 15- 1 e 15
- Cap 16- 23
- Cap 17- 0
- Cap 18- 54,55,57,61,65 e 66
Composto por duas partes. Vale 605 pontos.
Parte I - Contém 60 perguntas para respostas curtas. (40 do Bhagavad-gita, 10 de O Néctar da Devoção, 5 do Upadesamrta e 5 do Sri Isopanisad). Cada pergunta vale 5 pontos. A Parte I vale 300 pontos.
Parte II - Contém 2 quesitos:Bibliografia recomendada:
- 1- Slokas - Exige-se 15 Slokas com suas respectivas traduções. As traduções podem ser aproximadas, mas, devem expressar o conteúdo completo do sloka. Cada sloka vale 7 pontos, o quesito vale 105 pontos.
- 2- Ensaios - O quesito de ensaios oferece cinco temas para ensaios do Bhagavad-gita, dois temas para ensaios de O Néctar da Devoção, um do Sri Isopanisad e um do Upadesamrta. O candidato deve escolher três temas do Bhagavad-gita e mais dois temas das outras três escrituras, desde que os dois escolhidos não sejam de uma única literatura. Os ensaios devem conter aproximadamente 20 linhas e devem ser escritos de forma legível e sem rasuras. Cada ensaio vale 40 pontos. O quesito vale 200 pontos.
- A Parte II vale 305 pontos.
PRABHUPADA, A.C.B. S. (2008) Bhagavad-gita Como Ele É, Brasília, Bhaktivedanta Book Trust.
PRABHUPADA, A.C.B. S. (2005) Sri Isopanisad, Brasília, Bhaktivedanta Book Trust.
PRABHUPADA, A.C.B. S. (1999) Upadesamrta, São Paulo, Bhaktivedanta Book Trust.
PRABHUPADA, A.C.B. S. (1995) O Néctar da Devoção, São Paulo, Bhaktivedanta Book Trust.
Este exame foi introduzido na ISKCON por Srila Prabhupada. Ele próprio realizou o primeiro exame e concedeu os primeiros certificados com sua própria assinatura. Ele manifestou o desejo de que "no futuro", o exame fosse realizado como pré-requisito para os candidatos à segunda iniciação.
No Brasil o Exame Internacional foi introduzido por iniciativa de Prabhu Gunesvara na década de oitenta. De lá para cá, já temos cerca de 200 devotos e devotas graduados em Bhakti Sastri, incluindo aqueles que prestaram exames em Vrindavana, Mayapur e no Bhaktivedanta College da Bélgica.
A primeira devota no Brasil a se graduar em Bhakti Sastri foi Mani Manjarika DD, discípula de Jayapataka Swami.
O nível Bhakti Sastri é o primeiro dos 4 níveis oferecidos. Nele estão incluídos as literaturas Bhagavad-gita, Sri Isopanisad, Upadesamrta e O Néctar da Devoção.
O segundo nível é Bhakti Vaibhava, e consta dos seis primeiros cantos do Srimad Bhagavatam. Alguns devotos brasileiros já se graduaram no nível Bhakti Vaibhava. Este nível já está sendo oferecido em várias congregações da Iskcon no mundo. Terá sua primeira versão oferecida em língua portuguesa em Mayapur a partir de novembro deste ano, como um curso do departamento do MIHE (Mayapur Institute For Higher Education).
O terceiro nível é Bhaktivedanta e consta dos seis últimos cantos do Srimad Bhagavatam. Parece que os Institutos de Educação Superior estão começando a se movimentar para oferecer cursos e exame para este nível. Bhaktivedanta foi o título concedido a Srila Prabhupada por seus irmãos espirituais e que ele usou juntamente com seu nome.
O quarto nível é Bhakti-sarvabhauma e consta do Caitanya Caritamrta.
Convidamos os devotos brasileiros a refletir sobre a importância do estudo sistemático dos livros de Srila Prabhupada e de se submeterem às graduações correspondentes. Embora essas graduações acadêmicas sejam formalidades institucionais, elas são muito úteis para demonstrar a complexidade da Sociedade criada por Srila Prabhupada com o intuito de dar continuidade à corrente de sucessão discipular da Brahma-madva-gaudiya-sampradaya.
Gostaria de sugerir aos devotos antigos, que na verdade já são Bhakti Sastris Honoris Causa, mas que não estão formalmente graduados, a se submeterem ao exame internacional. O Seminário dispõe de material didático atualizado que poderia servir-lhes como ferramenta de reciclagem e atualização. Seria uma grande alegria reunirmos candidatos de várias gerações para o exame deste ano em Vraja Bhumi. A presença dos antigos transformaria o evento numa grande festa!!
Seu servo
dhanvantari swami
Nenhum comentário:
Postar um comentário