Pular para o conteúdo principal

Para acentuar corretamente as palavras devemos identificar a sílaba tônica (forte).


por Só pra concurseiro

ACENTUAÇÃO GRÁFICA


Para acentuar corretamente as palavras devemos identificar a sílaba tônica (forte). Isso é o que chamamos de prosódia (estuda a tonicidade das sílabas). Ao errar a sílaba tônica comete-se a silabada.

Que palavras são acentuadas? 

Regra geral: oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas.


OXÍTONAS = última sílaba é a tônica.

Macete: grave a palavra A t E M p O r a l


As palavras terminadas em A(s), E(s), O(s), EM(ens) são acentuadas.

Ex: cajá, café, vovó, também etc.


CUIDADO!! 

Também são oxítonas:

Ureter;
Cateter;
Ruim;
Condor;
Novel;
Nobel;
Mister.

A parte em negrito é a sílaba tônica.


PAROXÍTONAS = Penúltima sílaba tônica.

Macete: outro dia eu li no chão um ps, mas na hora da prova você dirá: LINURXÃO UM PS ou, se preferir use essa frase: UM ROUXInoL PS.
 

As palavras terminas em L, I, N, U, R, X, ÃO, UM, PS e ditongo (OU do rOUxinol) levam acento se a penúltima sílaba for tônica. 

Ex: vírus, caráter, água, tórax, táxi, túnel, bíceps etc.


CUIDADO!!

Também são paroxítonas: 

Ibero; 
Aziago;
Pudico;
Barbaria;
Maquinaria;
plex;
Tríplex;
tex;
Batavo;
Filantropo;
Misantropo;
Rubrica;
Índex;
Cassetete;
Pecha;
Inodoro;
Incesto;
Necropsia;
austero;
Recorde;
Avaro;
Botica;
Caracteres;
Dolo;
Blefe;
fen

A parte em negrito é a sílaba tônica.



PROPAROXÍTONAS = TODAS são acentuadas



CUIDADO!! com as seguintes palavras:

Ímprobo;
Ínterin;
vedo;
varo;
Ágape;
Álibi;
Ômega;
Protipo;
Arquétipo;
Afama;
Aelito;
nite;
Álcali
 
Posto isto, vamos a prática. Veja como esse assunto é cobrado em prova. 

01) O estudo da devida colocação do acento tônico das palavras é objeto da prosódia, uma das partes em que se divide a Fonologia.
As palavras
“Nobel”, “edito” (lei), “rubrica”, “aziago”, “ibero”, “ruim” classificam-se, respectivamente, no padrão culto da língua, como

A) oxítona, paroxítona, paroxítona, paroxítona, paroxítona, oxítona.
B) paroxítona, paroxítona, proparoxítona, proparoxítona, proparoxítona, oxítona.
C) paroxítona, proparoxítona, paroxítona, oxítona, proparoxítona, paroxítona.
D) oxítona, proparoxítona, proparoxítona, paroxítona, paroxítona, paroxítona.
E) oxítona, paroxítona, paroxítona, paroxítona, proparoxítona, oxítona.

Qual é a resposta? (resposta logo abaixo, bastando selecionar a linha a seguir para seu conhecimento).

Quem respondeu letra "A" acertou.

Como se vê, as bancas preferem cobrar as exceções. 

Abram os olhos!!!

Por hoje é só. 

Abço

fonte http://sopraconcurseiro.blogspot.com.br/2011/05/acentuacao-grafica-para-acentuar.html

Obrigado pela visita, volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Postagens mais visitadas deste blog

Carta de intenção Especialização: MODELOS DE CARTAS DE INTENÇÕES

A carta de intenção deve ser endereçada a coordenação do curso de especialização de interesse do candidato enfatizando os seguintes pontos: 

1) Identificação do candidato: Nome e formação universitária. 
2) Breve introdução sobre conhecimentos relacionados ao curso. 
3) Experiência acadêmica ou profissional na área de abrangência do curso, se houver. 
4) Interesse pessoal do candidato na área. 
5) Possibilidades de aproveitamento do curso em sua atuação profissional. 
6) Expectativas em relação ao curso. 

Obs.: A carta deve ser desenvolvida em no máximo 30 linhas. 

Estas regras eu não acredito que tenham que ser seguidas a risca. Vai do bom senso. 
O candidato deverá elaborar um documento, tendo no máximo duas laudas, escrito em Arial (tamanho 12) e espaço 1,5 entre as linhas >> 
A Carta de Intenção deverá conter as seguintes informações: 
1-Os motivos de ordem profissional e intelectual que o motivaram a candidatar-se, e qual a sua perspectiva com relação ao curso. 
2-Experiência acadêmica…

Planos de Aula: Educação Física de 1ª à 4ª série do ensino fundamental.

Planos de Aula
CONTEXTUALIZAÇÃO Para que se compreenda o momento atual da Educação Física é necessário considerar suas origens no contexto brasileiro, abordando as principais influências que marcaram e caracterizaram esta disciplina e os rumos que se delinearam. No passado a Educação Física esteve estreitamente vinculada às instituições militares e à classe médica. Esses vínculos foram determinantes, tanto no que diz respeito à concepção da disciplina e suas finalidades quanto ao seu campo de atuação e à forma de ser ensinada. Por suas origens militares e por seu atrelamento quase servil aos mecanismos de manutenção vigente na história brasileira, tanto a prática como a reflexão teórica no campo da Educação Física, restringiram os conceitos de corpo e movimento (fundamentos de seu trabalho) aos seus aspectos fisiológicos e técnicos. Atualmente, a análise crítica e a busca de superação dessa concepção apontam a necessidade de que, além daque…

Gêneros Orais e escritos na escola” DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B. (resumo)

Gêneros e Progressão em Expressão Oral e Escrita. Elementos para reflexões sobre uma experiência suíça (francófona). In “Gêneros Orais e escritos na escola”DOLZ , J. e SCHNEUWLY, B.
Este livro reúne um conjunto de nove artigos de Schneuwly, Dolz e colaboradores, traduzidos e organizados por Rojo e Cordeiro, cuja análise centra-se no texto como “a base do ensino-aprendizagem de língua portuguesa.” (p.7).
1 - Apresentação: Gêneros Orais e Escritos como objetos de ensino: modo de pensar, modo de fazer. Foi na década de 1980, no Brasil, que estudos e práticas pedagógicas começaram a serem desenvolvidas tendo o texto como fundamento. De lá para cá, o texto, na maioria das vezes, vem sendo tomado como um objeto empírico através do qual se efetivam práticas de leitura, análise lingüística e produção de textos. Inserindo-se no rol de estudiosos do tema que criticam essa abordagem limitada do uso do texto, as organizadoras esclarecem que, a partir do século XXI, novas pesquisadas vêm sendo produz…