sábado, 1 de outubro de 2011

Conhecimento a um clique

Conhecimento a um clique
Instituições adotam modelo de compartilhamento on-line gratuito de conteúdo e ganham com a troca de experiências na produção docente, além de visibilidade no mundo acadêmico

Adriana Natali
 
Na Faap, professores e alunos acessam o conteúdo on-line de qualquer lugar que tenha conexão com a internet, inclusive de aparelhos smartphones
Um importante passo na democratização do conhecimento. Assim está sendo definido o OpenCourseWare Consortium, consórcio de recursos abertos gratuitos fundado há dez anos pelo Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT). A iniciativa nasceu com o objetivo de proporcionar a publicação on-line, e gratuita, de todos os materiais didáticos utilizados nas salas de aula pelos professores daquela instituição de ensino, acompanhados de um guia de estudos através da plataforma digital OpenCourseWare (OCW).

A ideia de criar um movimento flexível baseado num modelo eficiente para a participação de outras universidades na publicação de seus próprios materiais, gerando espaços de colaboração, ganhou o mundo e hoje o OCW já é adotado por dezenas de instituições de ensino, inclusive brasileiras, como forma de contribuir com a formação educacional de alto nível e promover o trabalho de produção de conteúdo na academia.

O OpenCourseWare não é um curso a distância, ou pelo menos não como experimentamos no modelo de ensino a distância por aqui. Por meio dele não é possível a consulta ao professor, nem obter certificado de conclusão de curso. "O programa promove, entre as instituições de ensino superior, o intercâmbio de boas práticas em matéria de contextos, discursos e expressões em todos os domínios do saber. O maior benefício de caráter geral é o posicionamento institucional diante de um fenômeno de impacto mundial", afirma Ricardo Fasti, diretor-geral do Universia Brasil, portal responsável pelo desenvolvimento da plataforma OCW disponibilizada recentemente no país pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

O OCW Unicamp, que pode ser acessado no endereçowww.ocw.unicamp.br, abriga conteúdos educacionais digitais originários de doze disciplinas ministradas nos cursos de graduação da universidade.

O portal disponibiliza materiais como apostilas, textos, fotos, vídeos, animações, entre outros, para o uso gratuito de professores, alunos e da sociedade em geral. Além disso, a iniciativa também tem função de aproximar o público da produção técnico-científica da Unicamp, uma vez que é possível ter acesso às publicações teóricas e de pesquisa sobre os conteúdos.

Contato facilitado
"É um grande movimento de democratização da educação, que tem o seu alcance maximizado nos dias de hoje graças à acessibilidade e amplitude da internet", comenta o diretor executivo da FGV Online, Stavros Xanthopoylos. A instituição, desde 2008, é membro do OCW numa parceria com a Universidade da Califórnia em Irvine (UCI). "A certeza que temos é que os conteú­dos disponibilizados cumprem um importante papel de educação continuada, dando condições à ampliação do conhecimento, por meio do e-learning", comenta o diretor.

Hoje, a FGV oferece gratuitamente pa­ra acesso on-line materiais de 24 cursos da instituição. Além disso, a participação no OCW estimulou a parceria com a rede varejista Walmart, para também oferecer cursos na área de sustentabilidade, e com a empresa de seguros Icatu. "Nosso objetivo é que a iniciativa ganhe força e estimule outras empresas a comprarem essa ideia e investirem na produção de conhecimento gratuito, de qualidade, e na democratização do acesso à educação, pois esse é um dos caminhos mais rápidos, eficazes e de maior alcance para ajudarmos a resolver uma questão importante no mercado de trabalho brasileiro, que é a falta de mão de obra qualificada", ressalta Xanthopoylos.

O diretor da FGV informa que o investimento financeiro para a implantação da plataforma OWC está rela­cio­nado à preparação e formatação adequada do conteúdo, além dos custos de operação e de infraestrutura - servidor e rede - para garantir a acessibilidade do site. "No primeiro momento é preciso investir, porém percebemos que uma parcela dos que acessam o OCW acaba se tornando alunos de cursos regulares", conta Xanthopoylos. Segundo ele, isso indica que algumas pessoas que entram para experimentar o método e o conteúdo acabam gostando e se tornam alunos pagantes.

"Em três anos, o conteúdo aberto foi acessado por mais de oito milhões de pes­soas, sendo que 99,8% dos acessos provêm do Brasil e, o restante, de mais de 70 países", afirma Xanthopoylos. Os conteúdos estão disponíveis no endereço www.fgv.br/fgvonline.

Já a plataforma OCW construída pela Universia inclui parceria com outras 38 instituições de ensino da Espanha, Portugal e América Latina, que também disponibilizam seus conteúdos para o compartilhamento on-line. "É um conjunto de recursos, como documentos, programas e calendários de ensino, utilizados no processo de ensino-aprendizado das matérias que são ministradas pelos professores das universidades. Os materiais são oferecidos livremente e são acessados através da internet, no site OCW de cada instituição de ensino", explica Ricardo Fasti.

Para as universidades parceiras do OCW Universia não há custo para implantação, uma vez que a instituição baixe a ferramenta de gestão de conteúdos que é enviada junto ao termo de compromisso e manual de uso. "A Universia também oferece às instituições que aderirem ao consórcio assistência jurídica e suporte técnico", afirma Fasti.

Entre as vantagens de participar da plataforma, o diretor da Universia relaciona os benefícios para os docentes e estudantes, que têm acesso gratuito disponível aos materiais de universidades do mundo inteiro, além da oportunidade para os professores participantes de manter contato com as tecnologias da informação e comunicação.

Para uso interno
Outros módulos de compartilhamento de conteúdos restritos à comunidade acadêmica interna são utilizados por instituições de ensino para permitir mobilidade e possibilitar a interatividade entre professores e alunos. Segundo a coordenadora de EAD da Universidade Metodista de São Paulo, Adriana Barroso de Azevedo, para o processo educativo ser completo é preciso haver interação e mediação. "Por meio do OpenCourse, quem quer pode estudar, mas sem ter vínculo, certificação ou tutoria, por isso é mais uma forma de divulgar a instituição", comenta. A Universidade Metodista de São Paulo optou por utilizar a plataforma virtual de aprendizagem Moodle, um sistema conhecido como LMS (Learning Management System), que possui diversas ferramentas síncronas e assíncronas de interação entre seus usuários. A mesma ferramenta é utilizada pela Universidade Bandeirante (Uniban). "A vantagem para o professor é ter acesso a inúmeras ferramentas para produção de conteúdo e a elaboração de estratégias adequadas de ensino e avaliação", explica Percio Chamma Júnior, presidente do Conselho de Ensino a Distância da Uniban.

Outra ferramenta utilizada para disponibilizar conteúdos e praticar a interação entre docentes e discentes é o softwareBlackboard, adotado desde 2008 pela Fundação Armando Álvares Penteado (Faap) para agilizar o sistema de educação a distância. "Com o uso da plataforma conseguimos diminuir a distância entre alunos e professores e facilitar o acesso aos materiais didáticos. Assim, o espaço de aprendizagem foi ampliado para fora dos campi e garantimos educação de melhor qualidade e mais participativa", conclui Paulo Klein, gerente de informática da Faap.

Como acessar
Para ter acesso ao conteúdo disponibilizado pelo OpenCourseWare do Universia basta acessar o siteocw.universia.net e clicar nos links das universidades ibero-americanas parceiras. O acesso ao conteúdo é gratuito e o usuário não precisa se cadastrar.

Para o docente publicar seus conteúdos, é preciso que a universidade em que trabalha seja credenciada ao OCW. Em caso positivo, ele recebe um login e uma senha para ter acesso à página correspondente à instituição. As instituições interessadas em participar devem preencher e assinar um termo de adesão e o formulário de comunicação de dados de contato, além de firmar o Memorando de Cooperação. Nesse documento, a instituição deve deixar clara a vontade de desenvolver o OCW, publicar um mínimo de dez matérias sob os princípios do consórcio, colaborar e promover um projeto comum para oferecer aos usuários um ambiente similar e formar um espaço comum entre todos os membros.
Já no site da FGV Online (www.fgv.br/fgvonline), na área de Cursos Gratuitos, o internauta irá encontrar 24 cursos oferecidos por meio do consórcio, em áreas como gerenciamento de projetos, recursos humanos, tecnologia da informação, sustentabilidade, entre outras. "Convidamos os autores das disciplinas, professores das escolas e institutos da FGV a liberarem o conteúdo via licença de Creative Commons e publicamos na nossa página, de acordo com o nosso planejamento de ampliação do conteúdo da FGV no OCW", afirma Xanthopoylos.


fonte http://revistaensinosuperior.uol.com.br/textos.asp?codigo=12819

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Conversas sobre Didática,