Kamika jejum de Ekadasi 17
Maharaja Yudhisthira indagou:
-Ó Senhor Supremo, ouvi de Você sobre as glórias de se jejuar no dia do Deva-sayani Ekadasi, o qual ocorre durante o quarto-crescente do mês asadha. Agora, gostaria de ouvir sobre o Ekadasi que ocorre durante o quarto-minguantedo mês sravana(julho/agosto). Ó Govinda, por favor seja misericordioso comigo e explique suas glórias. Ó Vasudeva, ofereço-Lhe minhas humildes reverências.
O Senhor Supremo Sri Krishnarespondeu:
-Ó rei, por favor ouça com atenção enquanto descrevo a influência auspiciosa deste sagrado dia de jejum, o qual remove todos os pecados.
Naradamuni uma vez perguntou ao senhor Brahma sobre este mesmo assunto:
-Ó regente de todos, disse Narada-ji, ó você que senta sobre um trono de lótus, por favor diga-me o nome do Ekadasi que ocorre no quarto-minguantedo mês sravana, também diga-me qual é a Deidade adorável neste dia santo, e qual é o processo que se deve seguir para observá-lo e o mérito que ele concede.
O senhor Brahma respondeu:
-Meu querido filho Narada, para o benefício de toda humanidade devo lhe narrar com alegria tudo que você deseja saber, pois simplesmente por ouvir as glórias do Kamika Ekadasi, obtem-se o mesmo mérito alcançado pela execução de um Asvamedha-yagna. Certamente grande mérito é alcançado por aquele que adora e que medita nos pés de lótus do Senhor Gadadhara de quatro braços, o qual porta a concha, o disco, a maça e o lótus em suas quatro mãos e que também é conhecido como Sridhara, Hari, Vishnu, Madhava e Madhusudana. E as bençãos obtidas por uma pessoa que adora exclusivamente o Senhor Vishnusão certamente maiores do que aquelas alcançadas por alguém que se banhe no sagrado Ganges em Kasi(Varanasi), na floresta de Naimisaranya ou em Puskara, onde eu sou adorado(nota 1). No entanto, aquele que observa o KamikaEkadasi e também adora o Senhor Krishna, alcança um mérito ainda maior do que aquele obtido por se ter darshana com o Senhor Kedaranathanos Himalayas, ou do que aquele que se obtém por se banhar em Kuruksetra durante um eclipse solar, ou do que aquele que é obtido por se doar toda terra em caridade, incluindo suas florestas e oceanos, ou do que aquele que se alcança por se banhar no rio Gandaki ou rio Godavari no dia de lua cheia que aconteça na segunda-feira quando leão e júpiter estiverem em conjução.
O senhor Brahma Continuou:
-Observar o Kamika Ekadasi concede o mesmo mérito que a doação de uma vaca leiteira com seu bezerro e ração. Neste dia, qualquer pessoa que adore o Senhor Sridhara-Deva, Vishnu, é glorificado pelos Semideuses, Gandharvas, Pannagas e Nagas.
Aqueles que temem seus pecados passados e estão completamente imersos em vida material, devem observar este melhor dos Ekadasis de acordo com suas habilidades e assim obter a liberação. Este Ekadasié o mais puro de todos os dias e o mais poderoso para a remoção dos pecados. Ó Narada, o Senhor Haripessoalmente comentou o seguinte sobre este Ekadasi:
-Aquele que jejua no Kamika Ekadasi, obtém muito mais mérito do que aquele que estuda as literaturas espirituais.
O senhor Brahma prosseguiu:
-Qualquer pessoa que jejua neste dia em particular, e permanece acordado por toda noite, nunca experimentará a ira de Yamaraja, a morte personificada. Quem quer que observe o Kamika Ekadasi, não terá de sofrer futuros nascimentos e no passado muitos Yogis que jejuaram neste dia, foram ao mundo espiritual. Deve-se portanto seguir os passos auspiciosos deles e observar estritamente o jejum neste Ekadasi.
Quem quer que adore o Senhor Hari com folhas de Tulasi, livra-se de todo envolvimento com o pecado. Na verdade, esta pessoa vive intocável pelo pecado, assim como a flor de lótus que embora esteja na água, não é tocada por ela.
Qualquer pessoa que ofereça a Sri Hariuma simples folha de Tulasi, alcança muito mais mérito do que alguém que dá em caridade, ouro e prata em boa quantidade. A Suprema Personalidade de Deus fica mais contente com aquele que oferece a Ele uma simples folha de Tulasi, do que aquele que O adora com pérolas, rúbis, topázios, diamantes, lapis lazulis, safíras, pedras gomedas, jóias olho de gato e corais. Aquele que oferece ao Senhor Kesava, manjaris (floressença) frescas da sagrada planta Tulasi, livra-se de todos os pecados que tenha cometido durante esta ou qualquer outra duração de vida. Na verdade, o mero Darshana com Tulasino Kamika Ekadasi, remove todos os pecados e meramente tocá-la, remove todo tipo de doença. Aquele que frequentemente rega Tulasi, nunca necessita temer o senhor da morte, Yamaraja. Alguém que planta ou transplanta Tulasi, irá eventualmente residir com o Senhor Sri Krishnaem Sua própria morada. Para Srimate Tulasi-devi, que concede a liberação no serviço devocional, deve-se portanto oferecer diárimentetodas reverências.
Até mesmo Citra Gupta, o secretário de Yamaraja, não pode calcular o mérito alcançado por aquele que oferece a Srimate Tulasi-Devi, uma lamparina de ghee acesa perpetuamente. Este Ekadasi sagrado é tão querido para a Suprema Personalidade de Deus, que todos os antepassados daquele que oferece uma lamparina de ghee acesa neste dia, eleva-se aos planetas celestiais e bebe néctar ali. Quem quer que neste dia, ofereça uma lamparina acesa de ghee ou óleo de tila (gergelim) a Sri Krishna, livra-se de todos seus pecados e entra na morada de Surya, o semideus do sol, com o corpo tão brilhante quanto dez milhões de lamparinas (nota 2).
-Ó Yudhisthira, concluiu o Senhor SriKrishna, estas foram aspalavras que o senhor Brahma falou para Narada muni, relativas às glórias incalculáveis do Kamika Ekadasi, o qual remove todos os pecados. Este dia sagrado anula até mesmo o pecado de se matar um brahmana ou se matar um feto embrionário no ventre, e promove a pessoa ao mundo espiritual tornando-a supremamente meritória (nota 3). Quem quer que ouça com fé estas glórias do Kamika Ekadasi, livra-se de todos os pecados e retorna ao lar, de volta a Vishnu-loka.
Assim acaba a narração das glórias do Sravana-krishna Ekadasi ou Kamika Ekadasi, do Brahma Vaivarta Purana.
-NOTAS-
1) Em Puskara-Ksetraestá o único templo na terra onde o senhor Brahma é adorado formalmente.
2) Este Ekadasi é tão poderoso que se alguém é incapaz de jejuar e simplesmente segue as práticas mencionados aqui, eleva-se aos planetas celestiais, junto com seus antepassados.
3) Aquele que mata um brahmana ou aborta um feto e então ouve depois sobre as glórias do Kamika Ekadasi, será aliviado do seu pecado. Entretanto, não se deve pensar de antemão que alguém pode matar um brahmana e etc., e então torna-se impune simplesmente por ouvir sobre este Ekadasi, tal pecado consciente chama-se abominação.
FIM
Para fazer jejum na pratica procure um endereço perto de você na nossa Agenda
Para saber tudo sobre Jejum ou ekadasi clique nos links abaixo:
E
E
E
http://radioharekrishna.com/Kamika_jejum_de_Ekadasi_17.html
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Nenhum comentário:
Postar um comentário