Vamos alimentar o cérebro? - 2ª Parte: Apresentação Nutricionista Drª Margarida Vieira - X Congresso Nacional SPEM :: 7 Dezembro 2013 de SPEM - Sociedade Portuguesa de Esclerose Múltipla
Alguns links.
Benefícios da Atividade Física para o cérebro
Atividades físicas
Os 4 tipos de leituras que existem
BY FRANKLIN ALEXANDRE 14 DE NOVEMBRO DE 2015
Os recursos audiovisuais têm sido mais utilizados do
que nunca, graças aos avanços tecnológicos recentes da
comunicação. Quanto à sua utilização em sala de aula, no
entanto, cabem algumas considerações didáticas. O ser humano
toma conhecimento do mundo exterior através dos cinco
sentidos. Pesquisas revelam que aprendemos:
• 1% através do paladar;
• 1,5% através do tato;
• 3,5% através do olfato;
• 11% através da audição;
• 83% através da visão.
Daquilo que aprendemos, em média, conseguimos reter:
• 10% do que lemos;
• 20% do que ouvimos;
• 30% do que vemos;
• 50% do que vemos e ouvimos;
• 70% do que ouvimos e logo discutimos;
• 90% do que ouvimos e logo realizamos.
Esses dados nos permitem concluir que os cinco sentidos
não têm a mesma importância para a aprendizagem. Notamos,
também, que a percepção através de um sentido isolado é
menos eficaz do que a percepção através de dois ou mais
sentidos conjugados. Por isso, sugerimos a você, na sua atuação
profissional futura, que procure utilizar simultaneamente
recursos orais e visuais. O quadro 1, a seguir, ajuda a reforçar
essa ideia.
Quadro 1 – Fixação da aprendizagem
Método aplicado Retido após 3 horas - Retido após 3 dias
Somente oral 70% 10%
Somente visual 72% 20%
Visual e oral simultaneamente 85% 65%
fonte: PILETTI, C. Didática geral. 24 ed. São Paulo: Ática, 2010.
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