quinta-feira, 23 de novembro de 2023

Hoje é dia do sagrado jejum de Sri Utthana Ekadasi. Dia 23 de novembro de 2023. Quinta-feira.


Este Ekadasi tem quatro nomes: Utthana – Haribodhini – Prabodhini – Devotthani, e é o segundo Ekadasi (Kartik Shukla, quinzena de luz) no mês de Kartik. Diz-se que o Senhor Vishnu vai descansar por quatro meses durante o período conhecido como Chaturmasya. A partir de Sayana Ekadasi, que é o primeiro Ekadasi que cai no mês de Ashada o Senhor Vishnu descansa e desperta no dia de Kartika Shukla Ekadasi, razão pela qual é conhecido como Utthana Ekadasi.

A narração de Utthana Ekadasi é encontrada no Skanda Purana em uma conversa entre o Senhor Brahma e seu filho, o grande sábio Narada.

O Senhor Brahma disse a Narada Muni: "Querido filho, ó melhor dos sábios, vou narrar a você as glórias de Haribodhini Ekadasi, que erradica todos os tipos de pecados e confere grande mérito e, em última análise, a libertação, às pessoas sábias que se rendem a o Senhor Supremo. Ó melhor dos brahmanas, os méritos adquiridos pelo banho no Ganges permanecem significativos apenas enquanto o Haribodhini Ekadasi não vier. Este Ekadasi, que ocorre durante a quinzena leve do mês de Kartika, é muito mais purificador do que um banho no oceano, em um local de peregrinação ou em um lago. Este sagrado Ekadasi é mais poderoso para anular o pecado do que mil sacrifícios Asvamedha e cem sacrifícios Rajasuya. ”

Narada Muni perguntou: "Ó pai, por favor, descreva os méritos relativos de jejuar completamente no Ekadasi, jantar (sem grãos ou feijão), ou comer uma vez ao meio-dia (sem grãos ou feijão)."

O Senhor Brahma respondeu: "Se uma pessoa come uma vez ao meio-dia no Ekadasi, os pecados de seu nascimento anterior são apagados, se ela comer a ceia, os pecados adquiridos durante seus dois nascimentos anteriores são removidos, e se ela jejuar completamente, os pecados acumulados durante seus anteriores sete nascimentos são erradicados. Ó filho, tudo o que raramente é alcançado dentro dos três mundos é obtido por aquele que observa estritamente o Haribodhini Ekadasi. Uma pessoa cujos pecados são iguais ao Monte Sumeru em volume os vê reduzidos a nada se simplesmente jejuar no Papaharini Ekadasi (outro nome para Haribodhini Ekadasi). Os pecados que uma pessoa acumulou em mil nascimentos anteriores são reduzidos a cinzas se ela não apenas jejuar, mas também permanecer acordada durante a noite de Ekadasi, assim como uma montanha de algodão pode ser reduzida a cinzas se alguém acender uma pequena fogueira nela.

“Ó Narada, uma pessoa que observa estritamente este jejum atinge os resultados que mencionei. Mesmo se alguém fizer uma pequena quantidade de atividade piedosa neste dia, seguindo as regras e regulamentos, ganhará mérito para o Monte Sumeru em volume; entretanto, uma pessoa que não segue as regras e regulamentos dados nas Escrituras pode realizar uma atividade piedosa igual ao Monte Sumeru em volume, mas não ganhará nem mesmo uma pequena quantidade de mérito.

Aquele que não entoa o mantra Gayatri três vezes ao dia, que desconsidera os dias de jejum, que não acredita em Deus, que critica as Escrituras Védicas, que pensa que os Vedas só trazem ruína para quem segue suas injunções, que gosta da esposa de outro, que é totalmente tolo e perverso, que não aprecia nenhum serviço que tenha sido prestado a ele, ou que engana os outros - tal pessoa pecaminosa nunca pode realizar qualquer atividade religiosa de forma eficaz. Seja ele um brahmana ou um shudra, quem quer que tente desfrutar a esposa de outro homem, particularmente a esposa de uma pessoa nascida duas vezes, é dito que não é melhor do que um comedor de cães.

“Ó melhor dos sábios, qualquer brahmana que gosta de sexo com uma viúva ou uma senhora brahmana casada com outro homem traz ruína para si mesmo e sua família. Qualquer brahmana que gosta de sexo ilícito não terá filhos em sua próxima vida, e qualquer mérito passado que ele possa ter conquistado está arruinado. De fato, se tal pessoa exibe qualquer arrogância para com um brahmana nascido duas vezes ou um mestre espiritual, ela perde todo seu avanço espiritual imediatamente, bem como sua riqueza e filhos.

“Esses três tipos de homens arruínam seus méritos adquiridos: aquele cujo caráter é imoral, aquele que faz sexo com a esposa de um comedor de cães e aquele que aprecia a associação de bandidos. Quem quer que se associe com pessoas pecadoras e visite suas casas sem um propósito espiritual irá diretamente para a morada do Senhor Yamaraj, o superintendente da morte. E se alguém comer em tal casa, seu mérito adquirido é destruído, junto com sua fama, duração de vida, filhos e felicidade.

“Qualquer patife pecaminoso que insulta uma pessoa santa logo perde sua religiosidade, desenvolvimento econômico e gratificação dos sentidos, e ele finalmente queima no fogo do inferno.
Quem gosta de ofender pessoas santas, ou que não interrompe quem está insultando pessoas santas, não passa de um asno. Um homem tão perverso vê sua dinastia destruída diante de seus próprios olhos.

“Uma pessoa cujo caráter é impuro, que é um malandro ou vigarista, ou que sempre critica os outros, não alcança um destino superior após a morte, mesmo que faça caridade com generosidade ou pratique outro ato piedoso. Portanto, deve-se abster-se de realizar atos desfavoráveis e praticar apenas atos piedosos, pelos quais se adquirirá mérito e evitará o sofrimento.

“No entanto, os pecados de quem, após a devida consideração, decide jejuar no Haribodhini Ekadasi são apagados de cem vidas anteriores, e quem jejua e permanece acordado durante a noite neste Ekadasi alcança mérito ilimitado e após a morte vai para a morada suprema do Senhor Vishnu, e então milhares de seus ancestrais, parentes e descendentes também alcançam aquela residência. Mesmo que os antepassados de alguém estivessem envolvidos em muitos pecados e sofrendo no inferno, eles ainda obtêm corpos espirituais lindamente ornamentados e vão alegremente para a morada de Vishnu.

“Ó Narada, mesmo aquele que cometeu o pecado hediondo de matar um brahmana é libertado de todas as manchas em seu caráter por mais rápido no Haribodhini Ekadasi e permanecendo acordado naquela noite. O mérito que não pode ser conquistado banhando-se em todos os lugares de peregrinação, realizando um sacrifício de cavalo ou dando vacas, ouro ou terra fértil em caridade pode ser facilmente alcançado jejuando neste dia sagrado e permanecendo acordado durante a noite.

“Qualquer pessoa que observe o Haribodhini Ekadasi é considerada altamente qualificada e torna sua dinastia famosa. Assim como a morte é certa, perder a própria riqueza também é certo. Sabendo disso, ó melhor dos sábios, deve-se fazer um jejum neste dia tão caro a Hari - Sri Haribodhini Ekadasi.

“Todos os lugares de peregrinação nos três mundos ao mesmo tempo passam a residir na casa de uma pessoa que jejua neste Ekadasi. Portanto, para agradar ao Senhor, que tem um disco em Suas mãos, deve-se desistir de todos os compromissos, render-se e observar este jejum de Ekadasi. Aquele que jejua neste dia de Haribodhini é reconhecido como um homem sábio, um verdadeiro iogue, um asceta e alguém cujos sentidos estão realmente sob controle.
Somente ele desfruta deste mundo de maneira adequada e certamente alcançará a liberação.
Este Ekadasi é muito querido pelo Senhor Vishnu e, portanto, é a própria essência da religiosidade. Mesmo a sua observância confere a maior recompensa em todos os três mundos.

“Ó Naradaji, quem quer que jejue neste Ekadasi definitivamente não entrará no útero novamente, e assim os devotos fiéis da Divindade Suprema desistem de todas as variedades de religião e simplesmente se rendem ao jejum neste Ekadasi. Para aquela grande alma que honra este Ekadasi jejuando e permanecendo acordado durante a noite, o Senhor Supremo, Sri Govinda, encerra pessoalmente as reações pecaminosas que a alma adquiriu pelas ações de sua mente, corpo e palavras.

“Ó filho, para qualquer um que se banha em um local de peregrinação, faz caridade, canta os santos nomes do Senhor Supremo, passa por austeridades e realiza sacrifícios para Deus no Haribodhini Ekadasi, o mérito assim obtido torna-se imperecível.
Um devoto que adora o Senhor Madhava neste dia com uma parafernália de primeira classe torna-se livre dos grandes pecados de cem vidas. Uma pessoa que faz esse jejum e adora o Senhor Vishnu adequadamente está livre de grande perigo.

“Este jejum de Ekadasi agrada tanto ao Senhor Janardana que Ele leva a pessoa que o observa de volta à Sua morada, e enquanto vai lá o devoto ilumina as dez direções universais. Quem deseja beleza e felicidade deve tentar honrar Haribodhini Ekadasi, especialmente se cair em Dvadasi. Os pecados dos últimos cem nascimentos - os pecados cometidos durante a infância, juventude e velhice em todas aquelas vidas, sejam esses pecados secos ou molhados - são anulados pelo Supremo Senhor Govinda se jejuarmos no Haribodhini Ekadasi com devoção.

“Haribodhini Ekadasi é o melhor Ekadasi. Nada é inatingível ou raro neste mundo para quem jejua neste dia, pois isso dá grãos alimentares, grande riqueza e alto mérito, bem como a erradicação de todos os pecados, o terrível obstáculo para a libertação. Jejuar neste Ekadasi é mil vezes melhor do que fazer caridade no dia do eclipse solar ou lunar.

"Novamente eu digo a você, ó Naradaji, qualquer mérito obtido por alguém que se banha em um local de peregrinação, realiza sacrifícios e estuda os Vedas é apenas um décimo milionésimo do mérito obtido pela pessoa que jejua apenas uma vez no Haribodhini Ekadasi . Qualquer mérito que uma pessoa tenha adquirido em sua vida por algumas atividades piedosas torna-se completamente infrutífero se a pessoa não observar o jejum de Ekadasi e adorar o Senhor Vishnu no mês de Kartika. Portanto, você deve sempre adorar o Senhor Supremo, Janardana, e prestar serviço a ele. Assim, você alcançará a meta desejada, a perfeição máxima.

“No Haribodhini Ekadasi, um devoto do Senhor não deve comer na casa de outra pessoa ou comer comida preparada por um não-devoto. Se ele fizer isso, ele alcançará apenas o mérito de jejuar em um dia de lua cheia. A discussão filosófica das escrituras no mês de Kartika agrada mais Sri Vishnu do que se alguém desse elefantes e cavalos em caridade ou realizasse um sacrifício caro. Quem quer que cante ou ouça descrições das qualidades e passatempos do Senhor Vishnu, mesmo que seja apenas a metade ou mesmo um quarto de um verso, obtém o maravilhoso mérito derivado de dar cem vacas para um brahmana.

“Ó Narada, durante o mês de Kartika a pessoa deve desistir de todos os tipos ou deveres comuns e devotar todo o seu tempo e energia, especialmente durante o jejum, para discutir os passatempos transcendentais do Senhor Supremo. Tal glorificação de Sri Hari no dia tão querido ao Senhor, Ekadasi, liberta cem gerações anteriores. Aquele que passa seu tempo desfrutando de tais discussões, especialmente no mês de Kartika, alcança o resultado de realizar dez mil sacrifícios de fogo e queima todos os seus pecados até as cinzas.

“Aquele que ouve as narrações maravilhosas sobre o Senhor Vishnu, particularmente durante o mês de Kartika, ganha automaticamente o mesmo mérito concedido a alguém que doa cem vacas em caridade. Ó grande sábio, uma pessoa que canta as glórias do Senhor Hari no Ekadasi alcança o mérito ganho ao doar sete ilhas. ”

Narada Muni perguntou a seu glorioso pai: “Ó senhor universal, o melhor de todos os semideuses, por favor, diga-me como observar este mais sagrado Ekadasi. Que tipo de mérito confere aos fiéis? ”

O Senhor Brahma respondeu: “Ó filho, uma pessoa que deseja observar este Ekadasi deve levantar-se cedo na manhã do Ekadasi, durante a hora brahma-muhurta (uma hora e meia antes do nascer do sol até cinquenta minutos antes do nascer do sol). Ele deve então escovar os dentes e tomar banho em um lago, rio, lagoa ou poço, ou em sua própria casa, conforme a situação o justifique. Depois de adorar o Senhor Sri Keshava, ele deve ouvir atentamente as sagradas descrições do Senhor. Ele deve orar ao Senhor assim: 'Ó Senhor Keshava, jejuarei neste dia, que é tão querido para Você, e amanhã honrarei Sua sagrada prasadam. Ó Senhor de olhos de lótus, ó infalível, Você é meu único abrigo. Por favor, me proteja. ' Tendo feito esta oração solene perante o Senhor com grande amor e devoção, deve-se jejuar com alegria.

"Ó Narada, quem quer que permaneça acordado a noite toda neste Ekadasi, cantando belas canções glorificando o Senhor, dançando em êxtase, tocando música instrumental deliciosa para Seu prazer transcendental e recitando os passatempos do Senhor Krishna conforme registrados na literatura Védica de boa fé - tais uma pessoa certamente residirá muito além dos três mundos, no reino espiritual eterno de Deus.

“No Haribodhini Ekadasi, deve-se adorar Sri Krishna com cânfora, frutas e flores aromáticas, especialmente a flor amarela de agaru. Não se deve absorver em ganhar dinheiro neste dia importante. Em outras palavras, a ganância deve ser trocada por caridade. Este é o processo para transformar a perda em mérito ilimitado. Deve-se oferecer muitos tipos de frutas ao Senhor e banhá-Lo com água de uma concha. Cada uma dessas práticas devocionais, quando realizada no Haribodhini Ekadasi, é dez milhões de vezes mais benéfica do que banhar-se em todos os locais de peregrinação e dar todas as formas de caridade.

“Até o Senhor Indra junta a palma da mão e oferece suas reverências a um devoto que adora o Senhor Janardana com flores agastya de primeira classe dos dias de hoje. O supremo Senhor Hari fica muito satisfeito quando é decorado com belas flores de agastya. Ó Narada, eu dou liberação para aquele que devotadamente adora o Senhor Krishna neste Ekadasi no mês de Kartika com folhas da árvore de bel. E para aquele que adora o Senhor Janardana com folhas frescas de tulasi e flores perfumadas durante este mês, ó filho, eu pessoalmente queimo até as cinzas todos os pecados que ele cometeu por dez mil nascimentos.

“Aquele que apenas vê Tulsi Maharani, a toca, medita sobre ela, narra sua história, oferece reverências a ela, ora por sua graça, planta-a, adora-a ou rega suas vidas eternamente na morada do Senhor Hari. Ó Narada, aquele que serve Tulsi-devi dessas nove maneiras alcança a felicidade no mundo superior para tantos milhares de yugas quantas raízes e sub-raízes crescem de uma planta de tulasi madura. Quando uma planta de tulasi totalmente crescida produz sementes, muitas plantas crescem a partir dessas sementes e espalham seus galhos, galhos e flores, e essas flores também produzem numerosas sementes. Por tantos milhares de kalpas quantas forem as sementes produzidas dessa maneira, os antepassados de quem serve tulasi dessas nove maneiras viverão na morada do Senhor Hari.

“Aqueles que adoram o Senhor Keshava com flores kadamba, que são muito agradáveis a Ele, obtêm Sua misericórdia e não veem a morada de Yamaraj, a morte personificada.
Qual é a utilidade de adorar outra pessoa se todos os desejos podem ser satisfeitos agradando ao Senhor Hari? Por exemplo, um devoto que Lhe oferece flores bakula, ashoka e patali fica livre da miséria e da angústia enquanto o sol e a lua existirem neste universo e, por fim, ele alcança a liberação. Ó melhor dos brahmanas, uma oferenda de flores kannera ao Senhor Jagannatha traz tanta misericórdia ao devoto quanto aquela ganha pela adoração ao Senhor Keshava por quatro yugas. Aquele que oferece flores de tulasi (manjaris) a Sri Krishna durante o mês de Kartika recebe mais mérito do que pode ser obtido doando dez milhões de vacas.
Mesmo uma oferta devocional de brotos de grama recém-crescidos traz consigo cem vezes o benefício obtido pela adoração ritualística comum ao Senhor Supremo.

“Aquele que adora o Senhor Vishnu com as folhas da árvore samika é libertado das garras de Yamaraja, o senhor da morte. Aquele que adora Vishnu durante a estação das chuvas com champaka ou flores de jasmim nunca mais volta ao planeta Terra.
Aquele que adora o Senhor com apenas uma única flor kumbhi obtém a bênção de doar um pala de ouro (duzentos gramas). Se um devoto oferece uma única flor amarela da árvore ketaki, ou macieira, ao Senhor Vishnu, que cavalga em Garuda, ele é libertado dos pecados de dez milhões de nascimentos. Além disso, aquele que oferece flores ao Senhor Jagannatha e também cem folhas ungidas com pasta de sândalo vermelha e amarela certamente virá a residir em Svetadvipa, muito além das coberturas desta criação material.

"Ó maior dos brahmanas, Sri Narada, depois de adorar assim o Senhor Keshava, o concessor de toda felicidade material e espiritual, no Haribodhini Ekadasi, deve-se levantar cedo no dia seguinte, tomar banho em um rio, cantar japa dos santos nomes de Krishna e render serviço devocional amoroso ao Senhor em casa, da melhor maneira possível.
Para quebrar o jejum, o devoto deve primeiro oferecer um pouco de prasadam aos brahmanas e só então, com a permissão deles, comer alguns grãos. Depois disso, para agradar ao Senhor Supremo, o devoto deve adorar seu mestre espiritual, o mais puro dos devotos do Senhor, e oferecer-lhe comida suntuosa, boas roupas, ouro e vacas, de acordo com os recursos do devoto. Isso certamente agradará ao Senhor Supremo, o portador do disco.

“Em seguida, o devoto deve doar uma vaca para um brahmana, e se o devoto negligenciou algumas regras e regulamentos da vida espiritual, ele deve confessá-los perante os devotos brahmana do Senhor. Então o devoto deve oferecer a eles algum dakshina (dinheiro). Ó rei, aqueles que jantaram no Ekadasi devem alimentar um brahmana no dia seguinte. Isso agrada muito a Suprema Personalidade de Deus.

“Ó filho, se um homem jejuou sem pedir a permissão de seu sacerdote, ou se uma mulher jejuou sem pedir permissão a seu marido, ele ou ela deve doar um touro para um brahmana. Mel e iogurte também são presentes adequados para um brahmana. Alguém que jejuou de ghee deve doar leite, aquele que jejuou de grãos deve doar arroz, aquele que dormiu no chão deve doar uma armação de cama com uma colcha, aquele que comeu em um prato de folha deve doar um pote de ghee, aquele que permaneceu em silêncio deve doar um sino, e aquele que jejuou de gergelim deve doar ouro em caridade e alimentar um casal brahmana com comida suntuosa. Um homem que deseja prevenir a calvície deve doar um espelho para um brahmana, aquele que tem sapatos de segunda mão deve doar sapatos e aquele que jejuou por causa do sal deve doar um pouco de açúcar para um brahmana. Durante este mês, todos devem oferecer regularmente uma lâmpada de ghee ao Senhor Vishnu ou a Srimati Tulsidevi em um templo.

“Um jejum de Ekadasi é completo quando alguém oferece a um brahmana qualificado um pote de ouro ou cobre cheio de ghee e mechas de ghee, junto com oito potes de água contendo algum ouro e cobertos por panos. Aquele que não pode pagar por esses presentes deve pelo menos oferecer a um brahmana algumas palavras doces. Aquele que faz isso certamente alcançará o benefício completo do jejum no Ekadasi.

“Depois de oferecer suas reverências e implorar permissão, o devoto deve comer sua refeição. Neste Ekadasi, o Chaturmasya termina, então tudo o que alguém desistiu durante o Chaturmasya deve agora ser doado aos brahmanas. Aquele que segue este processo de Chaturmasya recebe mérito ilimitado, ó rei dos reis, e vai para a residência do Senhor Vasudeva após a morte. Ó filho, qualquer um que observar o Chaturmasya completo sem uma pausa alcança a felicidade eterna e não recebe outro nascimento.
Mas se alguém quebra o jejum, torna-se cego ou leproso.

“Assim, eu narrei para vocês o processo completo de observação do Haribodhini Ekadasi.
Alguém que lê ou ouve sobre isso alcança o mérito ganho por doar vacas para um brahmana qualificado. ”

Assim termina a narração das glórias de Karttika-sukla Ekadasi - também conhecido como Utthana, Prabodhini, Haribodhini ou Devotthani Ekadasi - do Skanda Purana.

De Hari-Bhakti-Vilas

PRABODHINIM UPOSYA EVA NA GARBHE VISATE NARAH SARVA
DHARMAN PARITYAJYA TASMAT KURVITA NARADA
(HARI BHAKTI VILASA 16/289 de SKANDA PURANA falado pelo Senhor Brahma)

Oh Narada Muni, aquele que jejua no Ekadasi de Prabodhini (quando o Senhor se levanta), não entra novamente no útero de outra mãe. Portanto, a pessoa deve desistir de todas as variedades de ocupação e jejuar neste dia de Ekadasi em particular.

DUGDHABDHIH BHOGI SAYANE BHAGAVAN ANANTO YASMIN
DINE SVAPITI CA ATHA VIBHUDHYATE CA TASMINN ANANYA MANASAM
UPAVASA BHAJAM KAMAM DADATY ABHIMATAM GARUDANKA SAYI
(HARI BHAKTI VILASA 16/293 de PADMA PURANA)

Aquele que jejua com uma inteligência pontiaguda no dia em que o Senhor Supremo Sri Hari, que dorme na cama do inimigo de Garuda (cobra) vai descansar no oceano de Leite na cama de Ananta Sesa e também no dia em que Ele recebe para cima, obtém todos os seus desejos realizados.

BHAKTIPRADA HAREH SATU NAMNA KSATA PRAVODHINI
YASA VISNOH PARA MURTIR AVYAKTA ANEKA RUPINI
SA KSIPTA MANUSE LOKE DVADADI MUNI PUNGAVA
(HARI BHAKTI VILASA 16/301 de VARAHA PURANA conversa entre Yamaraja e Narada Muni)

Este Prabodhini Ekadasi é famoso por recompensar a devoção ao Senhor Sri Hari.
Ó melhor dos sábios (Narada Muni), a personalidade do Ekadasi está presente neste planeta terrestre em uma forma não manifestada do Senhor Hari.

Srila Sanatana Gosvami comenta em seu Digdarsini-tika aquele que observa exatamente o jejum de Ekadasi ao observá-lo, ele adora diretamente o Senhor Sri Hari. Este é o significado deste versículo. Portanto, diz-se que o Ekadasi é igual ao próprio Senhor Sri Hari.

CATUR DHA GRAHYA VAI CIRNAM CATUR MASYA VRATAM NARAH
KARTIKE SUKLAPAKSE TU DVADASYAM TAT SAMACARET
(HARI BHAKTI VILASA 16/412 de MAHABHARATA)

Uma pessoa que observou o jejum de Caturmasya declarado de quatro maneiras diferentes deve terminar seu jejum no dia Dvadasi na quinzena clara do mês de Karttika.

(Claro que na ISKCON fazemos Caturmasya e Kartika-vrata de Purnima a Purnima.)

EKADASYAM PARER DATTAM DIPAM PRAJVALYA MUSIKA
MANUSYAM DURLABHAM PRAPYA PARAM GATIM AVAPA SA
(HARI BHAKTI VILASA 16/129 de SKANDA PURANA)

Uma vez, uma ratazana (camundonga) havia queimado uma lâmpada de ghee que foi oferecida por outra pessoa no dia de Ekadasi. Ao fazer isso, ela alcançou uma forma humana raramente alcançável e finalmente alcançou o destino mais elevado.

Srila Sanatana Gosvami escreve em seu Digdarsini-tika:

Neste versículo, é possível obter os resultados de oferecer uma lâmpada diretamente no Ekadasi. Essa história do rato é muito famosa no Padma Purana, Kartika Mahatmya. (Em um templo do Senhor Visnu, havia um camundongo que comia ghee das lâmpadas apagadas de ghee que haviam sido oferecidas por outros a Ele. Um dia, quando ela sentiu fome de comer ghee, ela tentou comer o ghee de um lâmpada que ainda não estava apagada. Enquanto comia ghee da lâmpada, o pavio de algodão ficou preso em seus dentes. Como o pavio de ghee tinha uma chama, o rato começou a pular na frente da forma da Divindade do Senhor e, portanto, morreu devido ao fogo. Mas O Senhor Sri Visnu aceitou o salto daquele rato com um pequeno pavio de ghee na boca como Seu aratik.

No final, Ele deu a sua libertação, o destino mais importante.)

Glórias de Permanecer Desperto na noite de Prabodhini Ekadasi de Padma Purana, Kartika Mahatmya:

Os pecados acumulados em milhares de nascimentos anteriores queimam como uma massa de algodão para alguém que permanece acordado durante Prabodhani-ekadasi. Mesmo se culpado dos pecados mais hediondos, como matar um brahmana, ó sábio, uma pessoa se livra de seus pecados permanecendo acordada em honra de Visnu durante todo o Prabodhani-ekadasi. Todos os seus pecados mentais, vocais e físicos serão lavados por Sri Govinda. Resultados que são difíceis de obter mesmo com grandes yajnas, como Asvamedha, acumulam-se sem esforço para aqueles que permanecem acordados durante Prabodhani-ekadasi. O Senhor deve ser levado para um grande festival de Ratha-yatra neste dia após despertá-lo de Seu sono durante os quatro meses de Caturmasya, ou seja, de Sayani Ekadasi, quando o Senhor descansou no oceano de leite.

Este artigo foi usado como cortesia de ISKCON Desire Tree



Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slideshare está com erro entre em contato.

Nenhum comentário:

New Podcast Episode A verdade segue seu caminho. Algumas considerações.

Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.