Os métodos de alfabetização podem ser divididos em 2 grandes grupos: métodos sintéticos e métodos analíticos.
Métodos Sintéticos
Os Métodos sintéticos consideram das partes para o todo, privilegiam as correspondência fonográficas, para este grupo de método, propõe-se um distanciamento da situação e do uso do significado, para a promoção de estratégias de analises do sistema de escrita, espera-se que criança primeiramente aprenda a codificar e decodificar o código alfabético para depois compreender o texto.
Esta vertente compreende:
- Método alfabético – que toma como unidade a letra;
- O método fônico – que toma como unidade o fonema
- O Método Silábico -que toma como unidade um segmento fonológico mais facilmente pronunciável, a sílaba. (Aqui devemos ressaltar que o nosso código de escrita é alfabético e sua menor unidade é o fonema e não a sílaba)
O Método Sintético consiste em sintetizar sequências, dados ou átomos componentes. O método de recitação do bê-a-bá encaixa-se nesse tipo. Mostrar primeiro as letras e ensinar suas correspondências com sons e depois ensinar a compor com elas as sílabas e palavras.
Método Analítico
OS MÉTODOS ANALÍTICOS partem do todo para as partes e procuram romper radicalmente com o principio da decifração. São conhecidos como método global, o da sentenciacão e o de palavração.
Assim nesta metodologia global espera-se que o processo de imersão, tomando como unidades a palavra, a frase e o texto, as crianças possam realizar posteriormente uma analise de unidades menores da língua.
Este parte das sequências completas, sendo a tarefa da criança analisar e identificar os átomos.
Mostrar primeiro palavras ou frases e ensinar a identificar nelas as unidades componentes as letras e os sons que lhes correspondem.
Os 4 Métodos Sintéticos
Pesquisas históricas permitem supor que os primeiros métodos utilizados na alfabetização eram os sintéticos. Vários são usados até os dias de hoje. Métodos sintéticos pressupõe que a compreensão do sistema de escrita se da sintetizando – juntando unidades menores relacionando a fala com a representação escrita. Dependendo do método esta unidade pode ser a letra, a silaba ou o fonema, que se juntam para formarem as palavras o que leva a decodificação ou decifração (Frade 2005 ).
Método Alfabético
ABC da Infância: primeira coleção de cartas para aprender a ler. 107 ed. Rio de Janeiro: Livraria Francisco Alves, 1956.
Segundo Frade (2005), este é o mais antigo entre métodos sintéticos usados no Brasil, consiste em agrupar as letras do alfabeto formando as silabas ou partes destas que formariam as palavra.
Os aprendizes teriam que decorar o alfabeto letra por letra para depois formarem as sílabas ou outro seguimento das palavras, para depois compreenderem que estes poderiam se transformar em palavras.
Depois criou se a soletração, as crianças decoravam as combinações e cantavam (be-a-ba, be-e-be, etc.) e soletrando para tentar decifrar a palavra bolo: “be-o-bo, ele-o-lo = bolo”.
Este recurso era muito penoso, tente imaginar a abstração necessária ao aprendiz, para retirar o excesso de sons na palavra que se soletra assim: “bê-a-ba, ene-a-na, ene-a-na = banana”.
Métodos Fônicos
O Método Fônico parte do principio de que é necessário ensinar as crianças as relações entre Grafemas e fonemas ( letras e sons), para que se relacione a palavra falada com a escrita. No método fônico sua unidade mínima é o Fonema.
No método fônico ensina-se primeiro as vogais suas formar e seus sons. Depois as consoantes, começando pelas consoantes fricativas nas suas formas regulares, aqueles que podem ter seu som prologado (F, G, J, Z,X e as nasais M , N).
Cada letra é aprendida como um som e juntando este som com outro CVC (consoante/vogal ou vogal/vogal) pode formar silabas e palavras. Aprender a relação grafem/fonema é o principal objetivo.
Para Frade 2005, O Método fônico traz algumas vantagens e desvantagens. Nos casos em que realmente há uma correspondência direta entre um fonema e sua representação escrita, os aprendizes irão decifrar rapidamente, desde que entendam esta relação e decorem as correspondência, estas correspondência direta seriam p e b, v e f, t e d. Estas letras representam apenas um fonema e mais nenhum outro, não oferecendo maior dificuldade na decodificação e codificação.
No nosso alfabeto temos 28 letras e 32 fonemas, algumas letras podem representar mais de um som (fonema) ou pode sofrer variação na pronuncia ou nuanças dependendo da região do pais. Por exemplo a letra Scorresponde a diferentes fonemas, conforme sua posição na palavra (sapato, casa) ou o fonema pode ser representado por outras letras como o som de /S/ em Cenoura, laço e dígrafos como assar, descer, excelente. Para Frade 2005, nestas condições o principio da relação direta da fala com a escrita não se aplica a maioria dos casos.
Para resolver este problema foram criados variações do método fônico, o que difere um modelo de outro é maneira de apresentar os fonemas: a partir de uma palavra significativa, uma palavra vinculada a uma imagem, que visava representar uma onomatopeia (por exemplo uma mangueira jorrando agua , que tinha o formato da letra J), parte de figuras de animais ou pessoas produzindo determinados sons e as palavras-chave, dando ênfase ao som inicial. Outras variantes apelam para a via auditiva para depois codificar cada som e sua relação fonema/grafema.
Aplicações mais recente do método fônico preconizam a apresentação das vogais e, depois, as consoantes, com blocos de atividades especificas a serem apresentadas após a exposição de cada som, a repetição do seu nome e seu som. Por exemplo no livro Método Fônico (CAPOVILLA & SEABRA, 2007) trabalha com blocos de atividades para cada letra com palavras e lacunas a serem completadas com a letra que está sendo trabalhada.
Segundo (CAPOVILLA & SEABRA, 2007) o método fônico deve ser introduzido de modo gradual com complexidade crescente, as letras devem ser introduzidas sempre enfatizando a relação grafema/fonema. Para os autores é fundamental apresentar as crianças o nome e sons das letras, pedindo para que elas repitam em voz alta.
O Método Fônico apresentado pelo Prof. Carlos Nadalin, sob a supervisão do Prof. Luiz Carlos Faria da Silva e José Morais[Link Luiz e Morais] é feito um trabalho de consciência fonológica, quando somente no final do Curso é apresentado para as crianças o alfabeto e suas relação grafema fonema, perfazendo todo um percurso pela via auditiva.
Como dito anteriormente no método fônico se inicia a apresentação das letra pela vogal A, apresentando suas varias formas de escrita (maiúscula, minúscula, bastão e cursiva)
Como dito anteriormente no método fônico se inicia a apresentação das letra pela vogal A, apresentando suas varias formas de escrita (maiúscula, minúscula, bastão e cursiva)
O autor sugere que apresente para a criança figuras de objetos que tem seu som inicial relacionado com a letra a ser trabalhada: Amendoim, ovo, abridor, abajur, fosforo, gravata… Conforme a ilustração.
Exemplo de Aividades do Livro Alfabetização Fônica ALESSANDRA GOTUZO SEABRA CAPOVILLA,FERNANDO CESAR CAPOVILLA
Uma outra atividade é pedir para que o aluno complete as palavras:
Atividades para completar – Método Fônico Capovilla
Atividades como formas geométricas com palavras escrita dentro destes e pedir que o aluno pinte a figura que contem a palavra que inicia coma letra que está sendo trabalhada.
Nesta Atividade a Criança deve pintar o coração cuja palavra começa com a vogal A.
Método Silábico
O Método silábico integra os métodos sintéticos, que vai da parte para o todo, a silabação. No Método silábico, a principal unidade a ser trabalhada com a criança é a sílaba. Em varias cartilhas o trabalho inicial se concentra nas vogais e seu encontros com as demais letras do alfabeto, também partindo do mais simples par ao mais complexo.
As palavras são trabalhadas sistematicamente em famílias silábicas, o método permite que se formem palavras apenas com as silabas apresentadas anteriormente, formando posteriormente pequenos textos e frases.
Veja abaixo um exemplo da Cartilha Caminho Suave:
LIMA, Branca Alves de. Caminho Suave. 76ªed., São Paulo: Editora Caminho Suave, 1974.
Cartilha Sodré trabalhava mais de uma silaba em cada lição, tendo em comum com as outras cartilhas textos que procuram enfatizar as silabas a serem trabalhadas.
Exemplo de lição da Cartilha Sodré, de Stahl Sodré,SODRÉ, Benedita Stahl. Cartilha Sodré. 230ªed., São Paulo: Cia Ed. Nacional, 1965.
No método silábico acredita-se que ele é um facilitador da aprendizagem, é que quando falamos pronunciamos sílabas e não sons separados, assim suprime a necessidade do aluno transformar letra ou fonemas em silabas, como no método da soletração (alfabético) ou no fônico.
A consciência de silabas a criança aprenderá com muita facilidade, isso não quer dizer que as instruções fônicas, a consciência fonêmica com instruções explicitas deve ser ignorado (FRADE, 2005).
Seabra AG, Capovilla FC. 2010 relatam em suas observações que:
Apesar das criticas ao método fônico por parte dos defensores dos métodos analíticos, em especial o método global, métodos que partem do todo para as partes, estudos recentes reforçam eficácia do método fônico, portanto, no Brasil estes estudos são ignorados e combatidos, tanto na graduação quanto na pós-graduação e o método global é difundido como eficaz e moderno.
Estudos tem evidenciado a superioridade do método fônico, Gersten et al relatam os benefícios de longo prazo em uma alfabetização com instruções fônicas, os benefícios foram evidenciados em termos de menor repetência ao logo das series escolares e maior aceitação no ensino superior.
A decodificação fonológica proporciona ao aluno o autoensino, após dominar a está habilidade básica de decodificação é pré-requisito para com a pratica se tornar um leitor autônomo fluente.
Métodos Analíticos
Estes métodos partem do todo para as partes, estes métodos priorizam a compreensão, trabalham dom diversos pressupostos. Frade 2005 destaca 5 pontos comuns entre os defensores dos métodos analíticos:
- a linguagem funciona como um todo;
- existe um princípio de sincretismo no pensamento infantil: primeiro percebe-se o todo para depois se observar as partes;
- os métodos de alfabetização devem priorizar a compreensão;
- no ato da leitura, o leitor se utiliza de estratégias globais de reconhecimento;
- o aprendizado da escrita não pode ser feito por fragmentos de palavras, mas por seu significado, que é muito importante para o aprendiz;
- a escola tem que acompanhar os interesses, a linguagem e o universo infantil e, portanto, as palavras percebidas globalmente também devem ser familiares e ter valor afetivo para a criança.
Vemos, então, por que os métodos analíticos priorizam como unidade a palavra, a frase ou o texto.
Método Global
No método global ou ideovisual, pressupõe que aquisição da leitura e da escrita se dê pela identificação visual da palavra. Apesar de haver outros métodos analítico , como o de:
O global ou ideovisual é o mais difundido, desenvolvido provavelmente no século XVII.
Esta metodologia pressupõe que é mais fácil ensinar a palavra como um todo, sem focalizar unidades menores, pressupõe que a forma global das palavras forneça dicas importantes aos leitores iniciais.
Para os defensores do método global, o conhecimento da relação grafema/fonema seria adquirido naturalmente pelo aprendiz, após o reconhecimento total da palavra estar estabelecido.
Nas concepções de Bem Goodman e Frank Smith, considera-se que a aquisição da leitura e da escrita só pode ocorrer a partir de unidades que sejam significativas à criança.
Em geral métodos globais ou ideovisuais partem de unidades como:
- palavras;
- textos;
- parágrafos;
- sentenças (frases);
- ou palavras-chave (como o método Paulo Friere).
A partir destas unidades maiores espera-se que o aprendiz chegue a compreensão de unidades menores sem a necessidade de uma instrução explicita.
Seabra AG, Capovilla FC. 2010 Elencam alguns dos princípios do método global:
- A leitura é compreendida como atribuição de sentido e interação entre o leitor e texto; a leitura não deve ser focada na decifração;
- A leitura é um “jogo de adivinhação psicolinguística“21. As crianças devem ser estimuladas a adivinhar o que está escrito a partir de pistas contextuais;
- A aprendizagem da leitura deve ocorrer a partir de unidades maiores que sejam significativas para a criança (palavras, sentenças, textos), com incentivo à associação direta entre palavras e significados.
Método de palavração e de Sentenciação
O Método de palavração enfatiza a palavra, neste método a palavra é decomposta em silabas,
neste método se difere do método silábico, as palavras são aprendidas globalmente, as palavras são trabalhadas em contexto, não obedece ao principio do mais fácil para o mais difícil. O importante é que a palavra tenha significado para o aluno.
Neste método as crianças aprendem a reconhecer as palavras pelas visualização e pela sua forma gráfica. Defendem a memorização da palavra. São apresentado as crianças figuras com as palavras correspondentes para facilitar a memorização.
Presenta como principal desvantagem as dificuldades para reconhecer palavras novas.
No Método de sentenciação, a unidade é a sentença , que depois de reconhecida globalmente e compreendida é decomposta em palavras e depois em silabas.
Método Global de contos
Neste método a unidade tomada como partida é o texto, cada lição é composta por um texto completo, parte do reconhecimento global do texto que memorizado e “lido” durante um período, para o reconhecimento de sentenças , seguido do reconhecimento de expressões, de palavras, e finalmente de sílabas.
O processo se seguia por várias lições, depois de um convívio maior com o texto é que viria a fragmentação deste em frases e posteriormente a palavração da 1ª lição, evitava-se chegar de forma abrupta a unidades menores ou sem sentido para o aluno.
Este tipo de aprendizagem analítica tem foco na memorização global, pode possibilitar que o aluno leia palavras conhecidas com rapidez. Porém se o aluno não aprender a decodificar não poderão ler palavras novas ou saber se o aluno esta lendo ou apenas recitando palavras e textos decorados ( Frade 2005).
Abaixo as criticas de 4 especialistas aos métodos globais:
José Morais refuta fortemente este pressuposto de que a criança é capaz de adquirir naturalmente a relação entre grafema fonema em seu livro Criar Leitores,
e ainda ironiza está abordagem:
É Impossível imaginar que a criança aprenda por si só a chave do enigma e imaginar que haja alguém que defenda que aprendizagem da leitura não necessita de ensino, argumentando que a criança, senhora de uma inteligência ativa, construtora de hipóteses, rapidamente descobre, sem ajuda de professor, qual é o elo que liga o alfabeto à fala. Na verdade esse elo é altamente abstrato. (Moraes, 2013 pg 31).
Ou em seu livro Os neurônios da leitura:
Convenhamos, se a criança tiver que decorar todas as palavras do nosso vocábulo ela sofrerá uma sobrecarga cognitiva, ocorre uma leitura com dificuldade, mas não compreenderá o que lê,
o tipico analfabeto funcional.
O método global apesar da sua difusão e quase unanimidade no Brasil, em outros países esta metodologia foi erradicada depois de amargar frequentes fracassos na alfabetização.
Para Capovilla e Seabra (2010) o MEC institucionalizou a desorientação da alfabetização e descarrilhou de vez a população escolar brasileira, fazendo-a perder de vez o rumo da história. Enquanto Inglaterra, Estados Unidos, Austrália, Finlândia e França entre tantos outros, já reconheceram estas evidências e recomendaram o método fônico em suas diretrizes oficiais.
Entre os métodos fônicos Brasileiros Podemos Citar:
As Aventuras de VIVI de Leonor Scliar-Cabral
Instituto Alfa e Beto
Citei apenas os Métodos acima, pois, foram estes os recomendados pelo Prof. Luiz Carlos faria da Silva, autoridade em alfabetização, em conversa que tive com ele, segundo ele estes são os
melhores métodos fônicos encontrado hoje no Brasil e que o Curso Ensine Seu Filho a Ler do Prof. Carlos Nadalin hoje é o melhor e mais bem elaborado.
Cito abaixo parte da conversa que tivemos:
Veja a entrevista com o Prof. Luis Carlos Faria da Silva.
[…] Quais são os resultados das tomadas de decisões nas escolas hoje? Os resultados são bons? São Favoráveis?
Não são.
Então nós temos que assumir esta responsabilidade.
Hoje no Brasil, nós temos pouquíssimos materiais de alfabetização sequenciados, materiais completos com exercícios bem sequenciados, para treinar todas as habilidades necessárias e capacidades cognitivas e organizado conforme os bons princípios da pedagogia.
Temos poucos materiais que se enquadram nesta caracterização […]
Ele citou para mim 3 ou 4 materiais fônicos, segundo ele o melhor material, o material e o percurso que é mais rico hoje no Brasil e contempla de forma mais bem fundada, tanto as exigências da pedagogia eficaz quando as exigências de um conhecimento aprofundado e atualizado do lado linguístico do desafio, quanto lado cognitivo do desafio é o material do Prof. Carlos Nadalin, ele está avançando muito em relação aos outros materiais disponíveis.
No link abaixo uma pequena amostra de seu trabalho:
RESUMO DA ALFABETIZAÇÃO NO BRASIL
Referências:
FRADE, Isabel Cristina A. S. Métodos e didáticas de alfabetização: história, características e modos de fazer de professores. Caderno do Formador, Belo Horizonte: Ceale/FaE/UFMG, 2005.
FREITAS, PATRICIA GOMES DE . UM OLHAR SOBRE O MÉTODO FÔNICO. Londrina, 2011. Disponível em: http://www.uel.br/ceca/pedagogia/pages/arquivos/PATRICIA%20GOMES%20DE%20FREITAS.pdf . Acesso em: 13 out. 2015.
SEABRA, Alessandra Gotuzo; DIAS, Natália Martins. Métodos de alfabetização: delimitação de procedimentos e considerações para uma prática eficaz. Rev. psicopedag., São Paulo , v. 28, n. 87, 2011 . Disponível em <http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0103-84862011000300011&lng=pt&nrm=iso>. acessos em 03 ago. 2015.