sexta-feira, 4 de outubro de 2024

Senhor Balarama ky jaya!

Baladeva Purnima

Sabado, 16 de agosto de 2008

Neste, 2014, o aniversário de aparecimento do Senhor Baladeva é dia 10 de agosto. No divino dia do aparecimento de Baladeva Prabhu alguns anos atrás, Srila Bhaktivedanta Narayana Gosvami Maharaja deu um discurso em Sua glorificação em hindi, traduzido por Radhika dasi da Russia. O que se segue é uma transcrição de sua tradução.

Hoje é o dia do aparecimento de Rohini-nandana Baladeva. De acordo com a escritura védica Garga-samhita, Baladeva Prabhu apareceu depois de Janmastami, mas se isso for aceito, haverá confusão. Baladeva será mais velho que Sri Krsna por um ano, e então eles não poderão brincar juntos, lutar em condições iguais, e ter as suas cerimônias de batismo feitas ao mesmo tempo. Portanto, Srila Jiva Gosvami explicou, “Baladeva Prabhu apareceu depois de Jhulana Yatra em purnima, o dia de lua cheia, e sete dias depois, Sri Krsna apareceu em bhadra-astami, o auspicioso oitavo dia da lua no mês de Bhadra (agosto / setembro)”.

Depois que Krsna apareceu do ventre de Devaki em sua forma de Visnu com quatro braços, Vasudeva O trouxe para Gokula. A Suprema Personalidade de Deus, o reservatório de todos os relacionamentos, simultaneamente aceitou nascimento em Gokula. Desta maneira, Ele apareceu em ambos os lugares, em Mathura e Gokula, ao mesmo tempo. Então, a forma plenamente opulenta de Sri Krsna (vaibhava-prakasa), que havia aparecido na forma de quatro braços, fundiu-se a forma original de Sri Krsna, o filho de Yasoda.

Da mesma maneira, a expansão parcial de Baladeva Prabhu apareceu primeiro no ventre de Devaki, e então, seguindo a ordem de Sri Krsna, Yogamaya O transferiu para o ventre de Rohini. Lá, em Vraja, Ele se manifestou plenamente. Então, a expansão parcial de Baladeva foi transferida do ventre de Devaki para o ventre de Rohini, aonde a forma plena e original de Baladeva Prabhu se manifestou. Em Vrndavana, Sri Krsna é o filho de Yasoda e Baladeva Prabhu é o filho de Rohini, e Eles são a fonte de todas as outras expansões.

Quando Krsna e Baladeva deixam Vrndavana para ir a Mathura ou Dvaraka, neste momento Eles são os filhos de Devaki. Devaki-nandana Baladeva mora em Mathura, e então Sankarsana, Pradyumna e Aniruddha se manifestam Dele. A primeira desta catur-vyuha (expansão quadrupla) é Sankarsana. O próprio Baladeva Prabhu se manifesta em Sua expansão parcial como Mula (raiz) Sankarsana, e em Vaikuntha Ele se manifesta como Maha Sankarsana. Então, Maha Sankarsana se manifesta como Karanodakasayi Visnu, e este se manifesta como Garbhodakasayi Visnu, e mais uma vez, este se manifesta como Ksirodakasayi Visnu que está presente no coração de todas as jivas, e Sua expansão final é a infinita Ananta Sesa.

Por toda a India neste dia, todas as moças prendem rakhis em seus irmãos, pois o outro nome de rakhi é ananta. As pessoas costumavam usar essas anantas feitas de ouro ou de prata, para que Ananta-deva pudesse protegê-los. Baladeva Prabhu assume a forma de Ananta Sesa, em cujos capelos ou espirais, jaz Karanodakasayi, Garbhodakasayi e Ksirodakasayi Visnus, desta forma Baladeva Prabhu serve a todos Eles. Ele arranja tudo que for necessário para as manifestações de Sri Krsna, Ele se torna as sandálias de Sri Krsna, Seu guarda-chuva e Seu assento. Tudo que existe em Vraja é manifestação de Baladeva Prabhu.

Krsna é sat-cit-ananda. Sat é sandhini (existência eterna, ou manutenção), cit é samvit (conhecimento), e ananda é hladini (prazer). Baladeva é a deidade que preside sobre o primeiro tipo de energia, sat ou sandhini. Krsna é a deidade que preside sobre cit ou samvit, e Srimati Radhika é a deidade que preside sobre ananda ou hladini. Juntos, sat, cit e ananda é conhecimento em existência espiritual eterna e repleto de êxtase. Isto é sat-cit-ananda Sri Krsna. Quando Krsna está com todas as suas energias na íntegra, sat-cit-ananda, então Suas manifestações são chamadas encarnações svamsa. Quando Ele está apenas com sua energia cit, então ele é chamado de Brahman. Quando Ele está situado dentro da jiva-shakti, então Suas energias sat-cit-ananda estão presentes apenas de forma minuscula; esta manifestação de Sri Krishna é chamado vibhinamsa, ou jiva, a minúscula entidade viva espiritual. Ou pode-se dizer que quando Sri Krsna, deixando de lado todas as outras Saktis, situa-se em Sua tatastha-shakti (jiva-shakti), Ele é chamado Karanodakasayi Visnu (Maha-Visnu), cujas expansões são inumeráveis​​, entidades vivas infinitesimais chamadas de jivas.

Em Vraja, Baladeva Prabhu é o filho de Rohini, e em Mathura e Dvaraka Ele é o filho de Devaki. Ele se manifesta nessas e em outras formas para servir Krsna em todas Suas encarnações. Na encarnação de Krishna, como Rama, Baladeva se tornou irmão mais novo de Rama, Lakshmana. Laksmana não gostava de realizar algumas das ordens de Rama, como levar a exilada Sita para a floresta, mas ele foi obrigado a seguir a ordem de seu irmão mais velho. Durante os passatempos de Sri Caitanya Mahaprabhu, Baladeva Prabhu veio como Nityananda Prabhu, o irmão mais velho de Mahaprabhu. Quando Mahaprabhu ia perder a consciência devido a estar imerso no humor de Srimati Radhika, Nityananda iria cuidar dele. Além disso, Ele é o guru-tattva. Ele matou Dhenukasura, a personificação da ignorância. Ele também matou Pralambha, que personificava a hipocrisia. Até que o nosso coração não esteja livre de hipocrisia, nada vamos alcançar no reino de bhakti. Se quisermos um bom trabalho, bom casamento, bons e parentes; como pode Krsna entrar em nosso coração quando ele é preenchido com tantos desejos materiais? Portanto, em primeiro lugar Baladeva Prabhu vem e nos purifica dos desejos materiais. Ele também matou Dvivida, que havia ofendido Laksmana durante os passatempos de Rama.

Quando Baladeva visitou Naimisaranya, Roma-harsana estava narrando os Sastras. Todos os presentes se levantaram para cumprimentar Baladeva, mas por orgulho, Roma-harsana não se levantou de seu assento para mostrar respeito. Baladeva Prabhu disse: “Eu sou jagad-guru, guru de todo o universo. Milhares de sábios ofereceram suas respeitosas reverências a Mim, mas você nem sequer se levantou de seu assento. Você não está qualificado para ser um guru e falar Bhagavatam. ”

Com estas palavras, Baladeva Prabhu o matou simplesmente por tocá-lo com uma lâmina de grama Kusa, e os sábios gritou: “Ai, ai! O Baladeva Prabhu, Você cometeu um grande erro. Embora você é Senhor de todo o mundo, foi errado você matar Roma-harsana, que estava glorificando os passatempos da Suprema Personalidade de Deus “.

“Eu deveria trazê-lo de volta à vida?”, Perguntou Baladeva.

“Não, não, encontre alguém que possa narrar o Bhagavatam para nós”, disseram os sábios.

Então, Baladeva Prabhu pôs Sua mão de lótus na cabeça do filho de Roma-harsana, Suta Goswami, o discípulo de Srila Sukadeva Gosvami. Ele o abençoou, dizendo: “Que todos os Vedas, Puranas, Upanishads, Srimad-Bhagavatam e outras escrituras se manifestam em seu coração. Sente-se sobre este asana e narre todas essas escrituras para os sábios”. Baladeva Prabhu é o guru original (adi-guru), que pode dar todo o conhecimento. Este passatempo é descrito no Srimad Bhagavatam, e existem muitas outras histórias também.

Quando Krsna raptou Rukmini, Ele conquistou todos os exércitos do Rukmi, seu irmão. Naquela época Rukmi levantou seu braço e prometeu parar Krsna ou nunca mais voltar para o seu reino. Ele fez um violento ataque a Krsna, mas Krsna o agarrou e o amarrou. Krsna estava pronto para matá-lo, quando Baladeva Prabhu chegou lá e exclamou: “O que você está fazendo? Deixe-o “. Portanto, em vez de matar Rukmi, Krsna cortou seu cabelo, deixando um grande número de cachos dependurados. Ele soltou as cordas que o prendiam e o deixou ir. Baladeva Prabhu estava preocupado se Rukmini sofreria caso seu irmão estivesse morto, e é por isso que Ele aconselhou Krsna para libertá-lo. Assim, Ele resolveu que situação da melhor maneira possível.

Felicidade e sofrimento não estão em nossas mãos, enquanto a natureza de nossas atividades não depende de nós. O que quer que aconteça na vida de um devoto não é seu karma, mas a misericórdia do Senhor. Quando vem sofrendo, um devoto comum torna-se desesperado e lamenta: “Ai de mim, o que eu devo fazer?” Sem dúvida, tal devoto saboreia dos frutos de suas próprias atividades passadas. No entanto, um devoto avançado pensa, “Esta é a misericórdia do Senhor Supremo. Meu Senhor me enviou esse sofrimento para me libertar do orgulho, e para me fazer humilde e tolerante”. Um verdadeiro devoto aceita o sofrimento com um sorriso, enquanto um materialista o aceita com lágrimas. Há muitos ensinamentos nos passatempos de Baladeva Prabhu.

Existe um passatempo sobre um desacordo entre Baladeva e Krsna, ao ouvi-lo alguém pode se perguntar: “Isso não deveria ser assim. Será que Baladeva não conhece o coração de Krsna? “Como explicado anteriormente, Baladeva não é diferente de Krishna. Baladeva é o segundo corpo de Krsna. A única diferença é que eles carregam diferentes apetrechos (Krsna carrega a flauta em Vraja, e Baladeva tem um chifre / corneta feita de folhas), e ter aparências um pouco diferentes.

Por que, então, teriam qualquer desacordo? Esta pergunta não pode ser respondida sem o conhecimento do naravata-lila, Seus passatempos como humano. Durante Seus passatempos como humano, algo pode acontecer que se parece com uma briga. Eles são dois irmãos amorosos, mas parece que eles argumentam. Pai e filho, ou filho e mãe, podem ter divergências aparentes em suas trocas amorosas.

Baladeva Prabhu queria que sua irmã Subhadra se casasse com Duryodhana. Krishna, Vasudeva, Rohini, Devaki e todos os outros membros da família Yadu queria que ela se casasse com Arjuna, mas ninguém ousava expressar seu desejo por medo de Baladeva. Ninguém poderia dobrar Baladeva a aceitar seu casamento com Arjuna. Nem Vasudeva, nem Devaki, nem Rohini poderia fazê-lo. Todos eles tinham medo de agir contra a sua vontade.

Krishna perguntou: “O que deve ser feito? Aconteça o que acontecer, a minha irmã não deve se casar com o vilão Duryodhana, que é o inimigo dos Pandavas, dos Yadus e meu inimigo também. ”

Então Krsna arranjou um truque. Ele disse a Arjuna: “Ouça, vista-se como um sannyasi e venha até Dvaraka. Realize seus Bhajana-sadhana lá. Minha irmã, Subhadra, virá para obter o seu darshan, e então você pode fugir de Dvaraka junto com ela. “

Arjuna concordou. Quando ele viu Subhadra, ele ficou encantado com sua beleza e sentiu um forte desejo de se casar com ela. Enquanto isso, Duryodhana estava ansiosamente esperando pela sua chegada, assim como Sisupala anteriormente esperou Rukmini em seu palácio.

Duryodhana pensou: “Se eu me casar com Subhadra, todo os Yadus irão estar do meu lado e não do lado dos Pandavas.” Ele era um político inteligente, mas Arjuna interrompeu seus planos vindo a Dvaraka vestido como um sannyasi. Ele não falava com ninguém, ele viveu uma vida muito austera e comia e dormia muito pouco, como sannyasis verdadeiros fazem.

Yasoda-maiya adora Krsna com todo o seu coração, mas quando Putana veio, Yasoda pensei, “Oh, esta senhora é tão cheia de afeto. Por que ela deveria ficar de fora? Eu deveria deixá-la entrar. “Ela não conseguia discernir que a beleza de Putana era falsa. Da mesma forma, Arjuna foi capaz de confundir todos os residentes de Dvaraka. Mesmo Baladeva Prabhu veio a ele para oferecer reverências, e Arjuna deu-lhe bênçãos. No entretanto, Krsna instruiu Subhadra, “Este sannyasi veio para cumprir o seu desejo mais íntimo. Vá e o adore “.

Subhadra se vestiu elegantemente, enfeitando-se com dezesseis tipos de ornamentos e chegou em sua carruagem para ver Arjuna. Arjuna foi informado sobre sua chegada e estava pronto para ela. Sentou-a em seu próprio carro e, em seguida, subiu em cima dele, dando as rédeas de controlar os cavalos nas mãos de Subhadra. Enquanto ela estava dirigindo o carro, ele estava com seu arco e flechas nas mãos, impedindo a todos de detê-los.

“Arjuna roubou minha irmã!”, Gritou Baladeva quando ouviu a notícia. “Venham, Yadus! Devemos levar um grande exército conosco e punir esse criminoso.”

Quando estavam prestes a partir em a perseguição, Krsna os impediu indagando: “Onde você está indo?”

Baladeva disse a Krishna, “Você não sabe? Arjuna raptou Nossa irmã!”

Krishna disse: “Oh, irmão, você não sabe que o seqüestro está dentro da nossa tradição familiar? Será que eu não seqüestrei Rukmini? Será que o Samba não seqüestrou a filha de Duryodhana? Então, qual é o erro se Arjuna faz o mesmo? Você realmente ajudou Samba neste empreendimento. Você não se lembra que você levou nossos exércitos contra Duryodhana? Além do mais, você realmente viu Arjuna sequestrar Subhadra? Subhadra é a condutora do carro. Ó Baladeva ji, Você pode matar Arjuna, mas se você fizer isso, sua irmã vai ficar muito angustiada”.

Baladeva respondeu: “Por que você não me disse sobre tudo isso antes? Se todos são a favor de seu casamento com Arjuna, então eu também deve concordar. ”

Nós vemos que houve um desentendimento entre Krsna e Baladeva, que não era realmente um desacordo, mas um simulacro dela com o propósito da execução bem sucedida de seus passatempos juntos.

Além disso, nos dias finais da batalha de Kurukshetra, Bhima teve uma luta de maças com Duryodhana. Ambos tinham aprendido a lutar com maças com Baladeva Prabhu. No início do duelo Baladeva estava lá. Então, na frente de Baladeva, Krsna deu um sinal para Bhima, e este deu um duro golpe com o seu clube na coxa de Duryodhana. Bater em alguém abaixo da cintura é contra as regras do combate com maças, mas foi Krsna que aconselhou Bhima a fazê-lo. Em grande ira, Baladeva levantou a maça, pronto para matar Bhima

Krsna então comentou: “Hoje você está bem à tempo, irmão. Mas onde você estava quando Duryodhana, Sakuni, e outros assassinaram nosso querido sobrinho, Abhimanyu? Quando este perverso Duryodhana tentou queimar os Pandavas vivos no palácio de shellac, onde estava para salvá-los? Quando ele e seus irmãos tentaram despir Draupadi na assembléia dos Kauravas, onde você estava para protegê-la? Onde você estava quando Duryodhana fez todas essa injustiças para com os Pandavas?

Baladeva então acalmou sua raiva e saiu de cena em silêncio. Ele agiu de acordo com o desejo de Krsna.

Os passatempos do Senhor Baladeva são ilimitados, Suas virtudes são ilimitadas, e seu amor por Krsna é ilimitado.

Gaura Premanande!


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