Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
segunda-feira, 20 de julho de 2015
sábado, 18 de julho de 2015
quarta-feira, 15 de julho de 2015
Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água
Plano de Aula Ensino Fundamental - Tema Água
Plano de Aula Ensino Fundamental
Tema Água
Objetivos
- Reconhecer os benefícios da água;
- Identificar os benefícios da água na saúde, na agricultura e para os animais;
- Identificar as características da água bem como as formas de contaminação;
- Sensibilizar os alunos para a importância e as maneiras de evitar o desperdício.
Conteúdo
Água
- Característica da água;
- Benefícios da água;
- Contaminação da água;
- evitar desperdício.
Metodologia
- Trabalho em dupla;
- Conversação didática;
- Trabalho independente;
- Exposição verbal;
Desenvolvimento
- Começar a aula dividindo os alunos em duplas. Entregar para cada dupla um copo de água e uma ficha de observação . Pedir que os alunos observe a água e respondam a algumas questões sobre a água. Corrigir a atividade Explicando que a água pode ser incolor (sem cor), Sem cheiro (inodora) e sem sabor ( insípida);
- Lançar a seguinte pergunta no quadro: “Quantos litros de água devemos beber por dia” . Pedir que os alunos respondam oralmente. Em seguida, explicar que a água desempenha um papel essencial em quase todas as funções do nosso corpo, tais como a digestão, absorção e transporte de nutrientes e desintoxicação, Filtra as toxinas, assim como as dilui facilitando o processo de excreção do corpo, regula a nossa temperatura corporal, acelera o processo de emagrecimento, ajuda a combater o acne, celulite, são inúmeras as vantagens corporais de bebermos água!.
O corpo humano é constituído aproximadamente por 70% de água. Perde diariamente grande quantidade pelo suor pela urina e mesmo pelos resíduos sólidos. Por isso tem que repor o líquido perdido, uns mais outros menos dependendo das condições, clima, atividade física, etc., de 2 a 4 litros de água por dia.é o elemento mais importante para a sobrevivência do seres vivos.
- Explicar que existem animais e plantas que e vivem em locais muitos quentes e secos desenvolvem comportamentos e adaptações que evitem a desidratação.
- Propor aos alunos que em grupos de 3, façam uma pesquisa sobre a contaminação da água. Após a pesquisa expor o trabalho no grande grupo identificando os pontos que se destacaram em maior parte nos grupos.
- Apresentar um texto informativo, que destaque a importância da da prevenção , quanto ao desperdício da água, e os riscos de cada vez mais vivenciarmos a falta de agua potável. Realizar com os alunos um cartaz para ser exposto na escola destacando o que cada um pode fazer para ajudar a preservar esse bem natural.
- Para finalizar a aula, colocar o vídeo com a música Planeta Água – Sandy e Júnior e entregar a letra para os alunos.
Avaliação:
A avaliação será diagnóstica, no desenvolver da aula.
fonte > http://arquivodeprofessora.blogspot.com.br/2012/04/plano-de-aula-ensino-fundamental-tema.html
Obrigado pela visita, volte sempre.
segunda-feira, 13 de julho de 2015
sábado, 11 de julho de 2015
terça-feira, 7 de julho de 2015
segunda-feira, 6 de julho de 2015
Assinar:
Postagens (Atom)
Pedagoga/o pode concorrer à cargos de Inspeção Educacional com um diploma contendo as novas diretrizes do curso de 15/05/2006
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais ...
-
Avaliação na docência do Ensino Superior * A arte na formação da criança e suas contribuições para a educação * A importância do brincar...
-
Realmente em Pernambuco tem muitos talentos, pena que este já se foi. Este camarada criaou um novo ritmo. É Maracatu atômico. Pernambuco ...
-
Videos sobre filosofia da educação. Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=t7IcspG9Huo Parte 2: http://br.youtube.com/watch?v=yxY57w_ygAQ&a...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
-
Didática e Metodologia. Para que serve? Antes de entrarmos, neste assunto vamos ver os significados destas palavras. Didática: A palavra di...
-
Staal observa que embora o nome Yajnavalkya seja derivado de yajna , que conota ritual, Yajnavalkya é referido como "um pensador, não...
-
Deixa a emoção fluir.
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...