sábado, 19 de março de 2011

RESPOSTA À REVISTA VEJA: a aula cronometrada

 
 
Para quem leu a reportagem "Aula Cronometrada" da revista veja e ficou indignado com a mesma, agradeçam as palavras dessa maravilhosa professora que soube externar muito bem nossas angustias e apelos.
  
Com a palavra, os professores!
CONSCIÊNCIA, PROFESSOR / EDUCADOR / MEDIADOR!
Abaixo, uma cópia da carta escrita por uma professora que trabalha no Colégio Estadual Mesquita, à revista Veja. Por favor, repassem a todos que conhecem. É longa mas vale a pena ler.
RESPOSTA À REVISTA VEJA:
Sou professora do Estado do Paraná e fiquei indignada com a reportagem da jornalista Roberta de Abreu Lima “Aula Cronometrada”. É com grande pesar que vejo quão distante estão seus argumentos sobre as causas do mau desempenho escolar com as VERDADEIRAS razões que geram este panorama desalentador.
Não há necessidade de cronômetros, nem de especialistas para diagnosticar as falhas da educação. Há necessidade de todos os que pensam que: “os professores é que são incapazes de atrair a atenção de alunos repletos de estímulos e inseridos na era digital” entrem numa sala de aula e observem a realidade brasileira
Que alunos são esses “repletos de estímulos” que muitas vezes não têm o que comer em suas casas quanto mais inseridos na era digital? Em que pais de famílias oriundas da pobreza trabalham tanto que não têm como acompanhar os filhos em suas atividades escolares, e pior em orientá-los para a vida? Isso sem falar nas famílias impregnadas pelas drogas e destruídas pela ignorância e violência, causas essas que infelizmente são trazidas para dentro da maioria das escolas brasileiras.
Está na hora dos professores se rebelarem contra as acusações que lhes são impostas. Problemas da sociedade deverão ser resolvidos pela sociedade e não somente pela escola.
Não gosto de comparar épocas, mas quando penso na minha infância, onde pai e mãe, tios e avós estavam presentes e onde era inadmissível faltar com o respeito aos mais velhos, quanto mais aos professores e não cumprir as obrigações fossem escolares ou simplesmente caseiras, faço comparações com os alunos de hoje “repletos de estímulos”.
Estímulos de quê? De passar o dia na rua, não fazer as tarefas, ficar em frente ao computador, alguns até altas horas da noite, (quando o têm), brincando no Orkut, ou o que é ainda pior envolvidos nas drogas. Sem disciplina seguem perdidos na vida. Realmente, nada está bom. Porque o que essas crianças e jovens procuram é amor, atenção, orientação e disciplina.
Rememorando, o que tínhamos nós, os mais velhos, há uns anos atrás de estímulos? Simplesmente: responsabilidade, esperança, alegria. Esperança que se estudássemos teríamos uma profissão, seríamos realizados na vida.
Hoje os jovens constatam que se venderem drogas vão ganhar mais. Para quê o estudo? Por que numa época com tantos estímulos não vemos olhos brilhantes nos jovens? Quem, dos mais velhos, não lembra a emoção de somente brincar com os amigos, de ir aos piqueniques, subir em árvores?
E, nas aulas, havia respeito, amor pela pátria.. Cantávamos o hino nacional diariamente, tínhamos aulas “chatas” só na lousa e sabíamos ler, escrever e fazer contas com fluência.
Se não soubéssemos não iríamos para a 5ª. Série. Precisávamos passar pelo terrível, mas eficiente, exame de admissão. E tínhamos motivação para isso.
Hoje, professores “incapazes” dão aulas na lousa, levam filmes, trabalham com tecnologia, trazem livros de literatura juvenil para leitura em sala-de-aula (o que às vezes resulta em uma revolução), levam alunos à biblioteca e a outros locais educativos (benza, Deus, só os mais corajosos!) e, algumas escolas públicas onde a renda dos pais comporta, até a passeios interessantes, planejados minuciosamente, como ir ao Beto Carrero.
E, mesmo, assim, a indisciplina está presente, nada está bom. Além disso, esses mesmos professores “incapazes”, elaboram atividades escolares como provas, planejamentos, correções nos fins-de-semana, tudo sem remuneração;
Todos os profissionais têm direito a um intervalo que não é cronometrado quando estão cansados. Professores têm 10 minutos de intervalo, quando têm de escolher entre ir ao banheiro ou tomar às pressas o cafezinho.
Todos os profissionais têm direito ao vale alimentação, professor tem que se sujeitar a um lanchinho, pago do próprio bolso, mesmo que trabalhe 40 h.semanais.
E a saúde? É a única profissão que conheço que embora apresente atestado médico tem que repor as aulas. Plano de saúde? Muito precário
Há de se pensar, então, que são bem remunerados... Mera ilusão! Por isso, cada vez vemos menos profissionais nessa área, só permanecem os que realmente gostam de ensinar, os que estão aposentando-se e estão perplexos com as mudanças havidas no ensino nos últimos tempos e os que aguardam uma chance de “cair fora”.Todos devem ter vocação para Madre Teresa de Calcutá, porque por mais que esforcem-se em ministrar boas aulas, ainda ouvem alunos chamá-los de “vaca”,”puta”, “gordos “, “velhos” entre outras coisas. Como isso é motivante e temos ainda que ter forças para motivar.
Mas, ainda não é tão grave. Temos notícias, dia-a-dia, até de agressões a professores por alunos. Futuramente, esses mesmos alunos, talvez agridam seus pais e familiares.
Lembro de um artigo lido, na revista Veja, de Cláudio de Moura Castro, que dizia que um país sucumbe quando o grau de incivilidade de seus cidadãos ultrapassa um certo limite.
E acho que esse grau já ultrapassou. Chega de passar alunos que não merecem. Assim, nunca vão saber porque devem estudar e comportar-se na sala de aula; se passam sem estudar mesmo, diante de tantas chances, e com indisciplina... E isso é um crime! Vão passando série após série, e não sabem escrever nem fazer contas simples.
Depois a sociedade os exclui, porque não passa a mão na cabeça. Ela é cruel e eles já são adultos.
Por que os alunos do Japão estudam? Por que há cronômetros? Os professores são mais capacitados? Talvez, mas o mais importante é porque há disciplina. E é isso que precisamos e não de cronômetros.
Lembrando: o professor estadual só percorre sua íngreme carreira mediante cursos, capacitações que são realizadas, preferencialmente aos sábados. Portanto, a grande maioria dos professores está constantemente estudando e aprimorando-se.
Em vez de cronômetros, precisamos de carteiras escolares, livros, materiais, quadras-esportivas cobertas (um luxo para a grande maioria de nossas escolas), e de lousas, sim, em melhores condições e em maior quantidade.
Existem muitos colégios nesse Brasil afora que nem cadeiras possuem para os alunos sentarem. E é essa a nossa realidade! E, precisamos, também, urgentemente de educação para que tudo que for fornecido ao aluno não seja destruído por ele mesmo
Em plena era digital, os professores ainda são obrigados a preencher os tais livros de chamada, à mão: sem erros, nem borrões (ô, coisa arcaica!), e ainda assim se ouve falar em cronômetros. Francamente!!!
Passou da hora de todos abrirem os olhos e fazerem algo para evitar uma calamidade no país, futuramente.
Os professores não são culpados de uma sociedade incivilizada e de banditismo, e finalmente, se os professores até agora não responderam a todas as acusações de serem despreparados e “incapazes” de prender a atenção do aluno com aulas motivadoras é porque não tiveram TEMPO.
Responder a essa reportagem custou-me metade do meu domingo, e duas turmas sem as provas corrigidas.
Nelma Pimenta Cruz
Profa. Ms. em Letras
Mestrado em Leitura e Cognição


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sexta-feira, 18 de março de 2011

Saucha - Pureza do corpo, da mente e do espírito "Swami Sivananda"


Saucha - Pureza do corpo, da mente e do espírito "Swami Sivananda"

Em certa ocasião um comerciante aproximou-se de um Sadhu pediu que lhe iniciasse. O Sadhu lhe disse: “Espera e te iniciarei dentro de algum tempo”. O comerciante pressionou ao Sadhu uma e outra vez desejando ser iniciado rapidamente mas ele se negava por completo afastando-se dele. Não obstante um par de anos mais tarde o Sadhu decidiu visitar ao comerciante levando sua vasilha para pedir esmolas (bhiksha) cheia de barro, pelos, urina e excrementos. Pediu então esmolas ao comerciante que lhe ofereceu todo tipo de doces como Khir, Halva, etc... que ele mesmo havia preparado pensando que desta vez seria por fim iniciado pelo Sadhu. Então o Sadhu lhe disse: “Põe tudo em minha vasilha”. O comerciante lhe perguntou assustado: “Swamiji como vou colocar nesta vasilha tão suja? Limpe-a e traga-a depois para que eu possa colocar nela tudo que te preparei”. O Sadhu lhe respondeu então: “Se isso acontece com esta vasilha, como eu posso colocar a pureza do Senhor no seu coração que está cheio de todo tipo de impurezas, como paixão, ira, orgulho, avarícia,etc...? Como poderia inicia-lo agora quando sua mente ainda  está suja como esta vasilha?”. O comerciante deprimiu-se muito e se afastou envergonhado.  Depois disto se purificou por meio da caridade, do serviço desinteressado, etc.. sendo iniciado pelo Sadhu mais tarde.
Do mesmo modo que a água tingida penetra livre e facilmente no pano quando está completamente branco, assim mesmo as instruções de um sábio penetram e se estabelecem nos corações dos aspirantes quando suas mentes estão sossegadas, quando estão sem desejos de gozar e quando já destruíram suas impurezas.
A disciplina e a purificação da mente e dos Indriyas são requisitos essenciais para o aspirante no caminho da Verdade e da realização do Ser. Primeiro deve-se preparar o terreno e mais tarde a iniciação chegará por si só.

A pureza interna e a pureza externa

Existem dois tipos de pureza: a interna e a externa. Estar livre de Raga-Duesha, a pureza de intenções, a pureza de motivos e a pureza de Bhava, constituem a pureza interna. A pureza do corpo por meio de banhos, a roupa da roupa,  pureza dos arredores da casa e da vizinhança constituem a pureza externa.
A pureza externa gera pensamentos puros. Sua pratica proporciona indiferença para com o próprio corpo e para com os outros. Logo perderá “Mamata” ou o sentido de propriedade de seu corpo.
A pureza interna é mais importante que a externa. A pureza interna fixa a mente num único ponto, proporciona serenidade, alegria, regozijo, fortaleza, harmonia, sossego, felicidade e infunde amor, paciência e magnitude.
Se você tem uma alimentação pura terá uma mente pura. Se você tem pureza de mente lembrará de Deus. Se si lembra de Deus sempre os nós que oprimem o coração, que são a ignorância, o desejo e a ação, se desvanecerão e alcançará Moksha.

O Sadhana sem pureza é infrutífero e perdido

A pureza mental por meio de um treinamento ético é de suma importância se deseja ter êxito em meditação e no Samadhi.
Praticar a meditação ou contemplação numa mente perturbada por não cumprir com os preceitos morais é como construir uma casa sobre cimento podre. Pode ser que construa a casa mas sem duvida acabará caindo. Igualmente pode praticar meditação durante muitos anos mas não conseguira obter nenhum resultado tangível nem fruto se não a fundamenta num treinamento ético.
Deseja-se instalar Deus no trono do seu coração, terá que erradicar todas as modificações negativas da sua mente. O que faz quando espera receber a visita de uma pessoa importante em sua casa? Limpa o jardim, tira os entulhos e os ferros velhos. Limpa também os quartos e coloca tapetes bonitos. Da mesma maneira terá que eliminar toda a escoria de impurezas da sua mente se quer comungar com o Senhor e se deseja chamar a Deus com sinceridade para fique em seu coração.
Requer muito tempo para purificar o coração. Da mesma maneira que os distintos tipos de sujeira e de pó se escondem debaixo do carpete, os diversos tipos de impurezas se ocultam assim mesmo, nos distintos cantos da sua mente.
A mente é um malicioso diabinho. Ela é o mesmo Mara que tentou a Buda. É o mesmo Satanás que lisonjeou a Jesus. É o mesmo Kama que perturbou a Siva enquanto permanecia em meditação profunda. É o mesmo fantasma da paixão que estragou o Tapas  de Visuamitra.
Não se pode limpar a mente com sabão e água para libera-la de suas impurezas. Mas se erradica os desejos e apegos à mente se purificará por si só.
Os desejos movem os sentidos. Os desejos podem ser controlados  unicamente freando os sentidos. Tapas controla os sentidos e aniquila os desejos.
 

A natureza de Tapas

Tapas constituí o terceiro Anga de Niyama no Raya Yoga. Tapas é também um dos três temas do Kriya Yoga. Tapas significa austeridade ou pratica de penitencia.
Tudo o que purifica a mente impura é Tapas. Tudo o que regenera  a natureza inferior, animal e desperta a natureza divina é Tapas. Tudo o que limpa a mente e destrói a paixão, a ira, a avareza, etc. é Tapas. Tudo o que produz Prahma-Teyas e destrói a natureza asúrica e diabólica é Tapas. Tudo o que destrói Tamas e Rayas e incrementa Salva. Equilibre a mente e fixe-la no Eterno. Freie a tendência da mente para o exterior, ou extroversão (Bahirmakha Vritti) e produz a introversão (Antarmukha Vritti). Destrói os Vásanas, o egoísmo e Raga-Duesha, e produz desapaixonamento, descriminação e meditação. Constitui a disciplina espiritual. Tapas consiste na adoração, o Sádhana e a meditação.
O Guita contém algumas indicações muito úteis sobre o tema de Tapas. As palavras divinas do Senhor Krishna jogam toda suas luz  sobre este tema ao dirigir-se a Aruyan. O Guita menciona um Tapas triplo do corpo, da palavra e da mente.
Geralmente comer folhas amargas, permanecer de pé dentro da água gelada, sentar-se debaixo do sol forte, suportar o calor ou o frio, permanecer sobre uma perna só com as mãos para o alto, etc, tudo isso se considera Tapas. Todo mundo considera estas pessoas como Tapasvin ascetas. Costumam dizer: “Ram Brahmachari é um grande Tapasvin pois vive de folhas e não usa roupas além de praticar a Panchagni Tapas durante o caloroso verão.” Estas são todas as distintas formas de Tapas físico.
Entretanto a Tapas mental é a mais poderosa. Quem suporta o calor ou o frio faz uma Tapas física que aumenta sua capacidade de suportar os inconvenientes físicos mas pode não ser capaz de suportar um insulto.  Pode se zangar facilmente por uma só palavra dura ou desagradável chegando inclusive a dar o troco do tipo olho por olho dente por dente. Não tem controle sobre sua mente pois só disciplinou seu corpo físico. Manter uma mente equilibrada em todas as circunstancias da vida, suportar o insulto, a injuria, a perseguição e permanecer sempre sereno, contente,  pacifico, alegre em circunstancias adversas, afrontar o perigo, conservar a presença da mente e a paciência....todas estas constituem distintas formas de Tapas mentais.
Filosoficamente a meditação é a forma mais elevada de Tapas. Fixar a mente dispersa em Deus, ou Brahman é um grande Tapas. Vichar e Nididhyásana constituem a mais elevada Tapas.

Vratas ou votos de austeridade

Os hindus observam diversos tipos de Vratas ou praticas religiosas como a Ekadasi Vrata, o undécimo dia de cada quinzena, a Satyanaráyana Vrata, em honra a Naráyana, a Varalaksmi Vrata, em honra a Deusa Mãe Lakshmi, Anantapadmanabha Vrata, Savitri Vrata, Janmashtami Vrata, Chandryana Vrata, a Krischra Vrata e a Pradosha Vrata.
Todas as Vratas tem por objetivo purificar o coração, controlar os sentidos e cultivar a devoção no Senhor. As pessoas mundanas estão sempre ocupadas em ganhar dinheiro e em fazer diversos tipos de trabalhos. Mas ao menos durante estes dias de Vrata tem a oportunidade de estarem introspectivos, de adorar, de fazer Yapa e meditação intensa, de estudar as escrituras sagradas e de praticar uma auto-analise.
Cada Vrata tem suas peculiaridades. Há alguns detalhes comuns aos distintos tipos de Vrata. Por exemplo o aspirante observa Brahmacharia ou continência sexual e faz jejum ou bebe só leite e frutas ou faz uma dieta leve. Nesta datas não se come nem carne nem peixe.

O jejum e seus efeitos purificantes

O jejum é uma característica comum na maioria dos Vratas. O jejum é recomendado por todas religiões, credos e doutrinas. Uma pessoa que pratique o jejum genuinamente a intervalos regulares tem um pensamento claro, expressões próprias e uma imaginação que nenhuma outra pessoa pode superar. Seu ideal só pode constitui-lo a Divindade. O objetivo de sua vida pode ser unicamente a imortalidade. O ego não pode permanecer nele. Seus pensamentos são sublimes e firmes. Suas ações são diligentes. Há nele um ar transcendental. Possuí na sua própria pessoa o Reino de Deus na Terra.
Nunca fere os sentimentos dos demais. Suas idéias são como raios de luz na escuridão da vida humana e no mundo de todos os dias.
Observe o Ekadasi, o dia de Sábath ou o sábado, qual prefira dos três como um dia de jejum, observa-lo a intervalos definidos e regulares segundo te pareça melhor.

A pureza é o passaporte para a terra da felicidade

Tapascharya é essencial. Tapasya é útil. Tapasya constitui uma grande ajuda. Entenda-la adequadamente. Pratique-la sabiamente. Intensifique-la gradualmente.  Exercite-la vigilantemente. Acabe com as bobagens. Seja discriminatório. Não seja indulgente consigo mesmo. Adere a seus próprios votos. Seja firme e resolvido. Aspire intrepidamente. Afirme e manifeste seu controle sobre a mente e os sentidos como um verdadeiro Tapasvin. Brilhará como o resplendor espiritual. Assim alcançará a meta gloriosa da vida espiritual. Logrará a imortalidade e a suprema Kaivalya-moksha.
A pureza é o caminho que conduz até o Reino de Deus. Sem pureza não é possível fazer nenhum progresso espiritual. Brahman é pureza. Terá que alcançar a Brahman ou conhece-lo e fazer-se uno com Ele, unicamente através da pureza. Não há nenhum outro caminho.
Tua alma é Nitya Suddha ou eternamente pura. Mas através de seu contato com a mente e os sentidos tornou-se impuro. Recupere sua pureza original por meio de Yapa, o Kirtan, a oração, a meditação, a busca de quem sou eu?, a pratica de Pranayama, o estudo, Satasanga e a alimentação sátvica.
Purifica seu intelecto. Purifica seu coração. Purifica sua palavra. Purifica seu corpo. Purifica seus sentidos. Purifica seu Prana. Purifique-se, purifique-se, purifique-se.
A pureza do coração é a porta para Deus. É a anti câmara da presença do Senhor. É a chave que abre as portas da intuição, que conduz a morada da paz suprema. Por tanto obtém a pureza a todo custo. A pureza é o passaporte para a terra da felicidade eterna. 

Fonte:Livro Senda Divina de Swami Sivananda


 fonte de onde foi encontrado este texto.


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quinta-feira, 17 de março de 2011

2Pac - Dear Mama

http://www.youtube.com/user/bgjoker


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2pac ghetto gospel (subtitulado castellano)



De: xena21

Criado em: 10/12/2007



el rey 2pac subtitulado en castellano gracias a Nava y www.2PacSubs.com


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Will Smith F. Mary J Blige -Tell Me Why ( Full Music Video ) GQ



De: freshfromsofia

Criado em: 17/04/2006



[INTRO] - Why, why, why, why, why. Why



[CHORUS]



I really wish I could explain it baby (why),

It's just the world is kinda crazy baby (why),

Ain't no pretty way to paint it baby (why),

Don't cry, dry your eyes

September 11th, I woke up about 7am, west coast time, French toast and my

Turkey bacon, taking my time, awakin', turning my TV on

To my surprise, saw what everybody in the world saw

Me & my children, images were chillin'

My son said, "Daddy were there people in that building?"

A cold sweat, frozen with a lump in my chest

I heard his question, couldn't bring my lips to say "Yes" to him

That night at my son's side, he cried & prayed

For the one's who died in the World Trade

His palms to God, seeds and qualms with God

He just kept on pressin' me, wanna know why

Then one week later our bombs were dropped

We seein' them on CNN, they just won't stop

The infrared images of brutal attack

He said, "Daddy now we killin' em back"; (right, right)



[CHORUS - (2x)]



[BRIDGE - Mary J. Blige:]

Mmmmm, souls are captured

Dreams are stolen, hearts are broken

Evil blatantly rewarded

Hate surrenders, Love exalted

Hope elated, negativity is shorted

Why is the bomb always getting the last word

& why did her uncle have to molest her

& why did all them cops have to be shootin' to kill

& why did all them priests have to act so ill

Tell me why did James Byrd Jr. have to be touched

Tell me why did Malcolm & Martin depart from us

Tell me why did that sniper make the little boy shoot

& why does human life always denied for loot

Tell me why did Mandela have to live in a cage

Why did my brother Sterling have to die at that age

Tell me why did Reginald Denny deserve his fate

& why the f*@k can't love seem to defeat hate

Tell me why is it so hard for all the children to eat

Why did Pac & Biggie Smalls have to fall in the street

Tell me why did Jam Master Jay have to go that way

Please what am I supposed to say to my kids when they say 'Why?'



[CHORUS - (2x)]



[VERSE 3]

Can't explain it baby, life is just really crazy

I mean if it's world wars or the life of a little baby

We got more stores than they got rice under Buddha lazy

You live four scores & still it be driving you crazy

But for me I try to see the bright side

Sometimes it'd be like the goodness be tryin' to hide

Then try to flee, but it can't it's deep inside

Sweetie, you be the light for the others, make 'em believe in God



[BRIDGE - Mary J. Blige:]


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Ludacris - Runaway Love ft. Mary J. Blige



De: LudacrisVEVO

Criado em: 14/01/2010



Music video by Ludacris performing Runaway Love. (C) 2006 DTP Records, LLC


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Cypress Hill How i could just kill a man


De: Olb1

Criado em: 09/10/2006



Clip de Cypress Hill How i could just kill a man


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Will Smith - Men in black (HQ)


De: WillSmithClub

Criado em: 12/02/2010



"Men in black" performed by Will Smith [high quality]

Album: Big Willie Style (1997)

http://www.willsmithfanclub.com



Copyright: Sony/WMG



About:

"Men in Black" is a song by Will Smith (featuring singer Coko from double diamond selling group SWV) from the movie Men in Black, in which he also starred. The song plays during the movie's closing credits. Will Smith raps about how the MiBs "Walk in shadow, move in silence" and play the role of "first, last and only line of defense, against the worst scum of the universe", while Coko adds her soulful soprano vocals in the background. The song won Smith a Grammy in 1998 for Best Rap Solo Performance.


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O Néctar da Instrução Verso 8

tan-nāma-rūpa-caritādi-sukīrtanānu- smṛtyoḥ krameṇa rasanā-manasī niyojya tiṣṭhan vraje tad-anurāgi-janānugāmī kālaṁ nayed akhilam ity upade...