quinta-feira, 24 de novembro de 2011

Projeto Ripe
O Pluviômetro.

Objetivo
Construir um pluviômetro.
Ensinar, de uma maneira qualitativa, como se faz a previsão de tempo.
Material
  • Recipiente cilíndrico transparente.
  • Garrafa de refrigerante de plástico pequena.
  • Régua de plástico maleável ou papel milimetrado plastificada.
  • Cola.
  • Estilete.
Procedimento
Corte a garrafa de plástico e, toda a volta na sua extremidade superior, de modo a fazer um funil. O diâmetro maior do funil deve ser igual ao diâmetro do fundo do recipiente, onde será coletada a água da chuva.
Por fora do recipiente cole a régua de plástico ou o papel milimetrado.
Quando você perceber que vai chover, coloque o pluviômetro em um lugar, longe de paredes e muros. Calce-o com pedras para que não caia.
Quando a chuva passar, recolha o pluviômetro e leia a coluna da altura de água em seu interior.
Se a água da chuva tivesse ficado no chão, sem se infiltrar na terra, nem escorrer, toda região em que choveu teria ficado recoberta por uma camada de água dessa altura.

Figura 1
Projeto Ripe
Projeto de elaboração de materiais lúdicos e de baixo custo desenvolvido nos anos 1990 em diversos centros (Ludotecas) em todo o país, coordenados pela Experimentoteca-Ludoteca do IFUSP.
O Pluviômetro.
Projeto Ripe
Tema Termologia
Código Ripe TXT LUD 0019

Quer saber mais clique nos links abaixo.
http://www.jornallivre.com.br/246455/o-que-e-um-pluviometro.html
 http://educador.brasilescola.com/estrategias-ensino/construcao-um-pluviometro.htm

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Câmara Escura ATIVIDADES E EXPERIMENTOS Produção de Material Didático

ATIVIDADES E EXPERIMENTOS
Produção de Material Didático
Câmara Escura

Referência
Alunos da disciplina Produção de Material Didático (FEP 458)
Licenciatura em Física - IFUSP -- Turma: Noturno/2005
Materiais
- Uma lata ou caixa de sapatos
- Uma folha de papel vegetal
- Uma folha de cartolina preta ou papel cartão foto
- Fita adesiva
- Um prego e martelo

Figura 1
Montagem
1. Furar a lata de um lado deixando a outra extremidade aberta
2. Colocar um anteparo na face aberta
3. Fazer um cilindro ou cone com a face preta da cartolina para dentro
4. Acoplar o cilindro à lata em sua face com o anteparo onde observaremos a imagem projetada
5. Apontar o furo para uma paisagem bem clara e/ou uma fonte primária (próxima) de luz e ver sua imagem

Figura 2
Procedimento
1. Escolher uma lata que tenha uma face aberta e a outra fechada de preferência de tamanho médio
2. Na face aberta colocar o papel vegetal o mais esticado possível, que será nosso anteparo

Figura 3

3. Fazer um furo médio na face fechada da lata
4. Fazer um cilindro com a cartolina de modo que a face preta fique voltada para dentro

Figura 4

5. Apontar o furo para um objeto claro e/ou um objeto luminoso e verificar a inversão de sua imagem no papel vegetal.

Figura 5


Figura 6
Roteiro
1º - pegue a lata e coloque na face aberta o papel vegetal fixando-o com a fita adesiva na superfície externa da lata.
2º - faça um furo no lado oposto ao vegetal com um prego bem pequeno para a entrada de luz.
3º - fazer um cilindro não muito longo para que o olho não fique muito longe da imagem a ser observada.
4º - fixar o cilindro com a fita adesiva em torno da lata.
5º - observar a projeção da imagem sobre o papel vegetal apontando o furo para um objeto luminoso.
6º - aumentar o diâmetro do furo e verificar o que ocorre com a imagem

Figura 7


Figura 8


Figura 9

1ª) Qual a semelhança entre uma câmara escura e um olho humano?
2ª) Qual a influência do diâmetro do furo na imagem; o que muda?
3ª) Qual a natureza da imagem formada real ou virtual? Explique a causa da imagem estar invertida.

DICA: se possível fazer o experimento num local claro utilizando uma fonte primária de luz (vela ou lâmpada acesa).
Conclusões
Graças ao principio da propagação retilínea da luz temos uma imagem projetada, ou seja, real num anteparo e invertida que em função do diâmetro do furo dá-se prioridade a profundidade de campo (nitidez) ou a abertura cromática (cores) tal como uma máquina fotográfica a qual é a própria câmara escura.
O olho humano pode ser considerado uma câmara escura sendo o orifício a pupila e o papel vegetal a retina onde na mácula mais precisamente na fóvea encontram-se as células fotoreceptoras que decodificam a imagem enviando esse sinal ao cérebro; por isso que nós vemos com os olhos, mas enxergamos com o cérebro.
Produção de Material Didático
Essas atividades foram elaboradas por alunos de Licencatura em Física, do IFUSP, no ano de 2006, como atividade da disciplina optativa Produção de Material Didático.
Câmara Escura
Produção de Material Didático
Elaborado Martin Luther King de Oliveira Sousa


fonte http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir.php?midia=pmd&cod=_pmd2005_i3201

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

terça-feira, 22 de novembro de 2011

OS CONTEÚDOS CONCEITUAIS, PROCEDIMENTAIS E ATITUDINAIS EM CORRELAÇÃO COM OS EIXOS TEMÁTICOS DOS PCNS


RESUMO
Todos os conteúdos estão veiculados aos quatro pilares da educação, uma vez que estes não podem ser indissociados um do outro. Podemos trabalhar todos eles de maneira a compreender como funcionam, e posteriormente incluí-los em definitivos aos nossos saberes.
Palavras-chave: Conteúdos; Saberes; Habilidades; Indissociáveis.
1 INTRODUCÃO
Através de pesquisas e estudos podemos perceber que os conteúdos conceituais, procedimentais e atitudinais estão veiculados com os quatro pilares da educação. Os quatro pilares da educação compõem-se dos seguintes saberes: aprender a conhecer, aprender a fazer, aprender a viver juntos e aprender a ser.
Sendo analisado por este caminho podemos nos organizar da seguinte maneira: Aprender a conhecer o quê? Aprender a fazer o quê? Aprender a viver juntos para quê? Aprender a ser porquê? Todas estas perguntas são respondidas respectivamente com: conceituais, procedimentais e atitudinais.
Zabala (1998:42-48) aborda os conteúdos em três categorias atitudinais, conceituais e procedimentais. Os conteúdos conceituais referem-se à construção ativa de capacidades intelectuais para operar símbolos, imagens, idéias e representações que permitam organizar as realidades. Os conteúdos procedimentais referem-se ao fazer com que os alunos construam instrumentos para analisar, por si mesmos, os resultados que obtém e os processos que colocam em ação para atingir as metas que se propõem e os conteúdos atitudinais referem-se à formação de atitudes e valores em relação à informação recebida, visando a intervenção do aluno em sua realidade.[1]
2 CONTEÚDOS CONCEITUAIS: APRENDER A CONHECER
Todos os conteúdos necessitam de uma base teórica, denominados conceitos. Os conceitos nos transportam pela vida sejam: científicos, intelectuais, filosóficos, calculistas ou de outros parâmetros. Estes nos revelam a verdadeira base da descoberta do saber, estimulando a curiosidade de aprender. Os conceitos passam a desenvolver a parte cognitiva do ser levando este a desenvolver o intelecto, o raciocínio, a dedução, a memória, proporcionando a construção do conhecimento.
O conceito é considerado um instrumento do conhecimento, através dele é que ser humano desenvolve sua compreensão do mundo que o rodeia, ele capacita para o mercado de trabalho e torna-se o maior alvo de pesquisa estudantil.
Os conteúdos conceituais fazem parte da construção do pensamento, nele o indivíduo aprende a discernir o real do abstrato; ou ilusório. Abrem-se as portas da dúvida, esta dúvida estimula a descoberta do conhecimento, gerando novas duvidas possibilitando descobertas infinitas. Sendo este, um processo onde: "o conhecimento é múltiplo e evolui infinitamente [...],o processo de aprendizagem do conhecimento nunca está acabado" [2].
Os conteúdos conceituais são a base do aprender a conhecer concebendo-nos a oportunidade de lembrar que aprendemos vastamente com as experiências que adquirimos durante a nossa vivência, e acrescentando que "aprender a conhecer e aprender a fazer são, em larga medida, indissociáveis" [3].
3 CONTEÚDOS PROCEDIMENTAIS: APRENDER A FAZER
Os conteúdos procedimentais resumem-se em colocar em prática o conhecimento que adquirimos com os conteúdos conceituais. Seja em forma de maquete utilizando-se de escala, reprodução de um ambiente visitado, ou uma letra de música transformada em paródia. Toda produção ou reprodução é determinado pelos conteúdos procedimentais. Como antes citado primeiramente o conceito do assunto posteriormente o fazer, e para fazer é preciso procedimentos corretos para o resultado esperado.
Os conteúdos procedimentais também são de caráter profissionalizante, onde se visa que o aluno compreenda o ofício de determinadas profissões, auxiliando no processo da escolha profissional no futuro, desenvolvendo todas as habilidades anteriormente citadas; trabalhando a memória, o intelecto, a dedução, habilidades motoras, e outras especificidades.
Caracterizado pelo estudo de técnicas e estratégias para o avanço do conhecimento proporcionado através da experiência do fazer.
E como pode ser notado, nenhum conhecimento se faz por si só, todos possuem sua base, assim como aprender a conhecer é base do aprender a fazer, aprender a fazer também torna-se base de aprender a viver juntos, pois existem projetos, processos e procedimentos que não poderão ser feitos ou produzidos por um único ser. Para que um livro seja publicado é preciso que haja um escritor, alguém que revise, alguém que publique; para que um edifício se erga é necessário um engenheiro, um técnico, pedreiros, serventes e outras especificidades, ou seja, um conjunto.
Mesmo não possuindo muitas afinidades é possível vivermos juntos, para que o mundo possa desenvolver-se e nós também.
4 CONTEÚDOS ATITIDINAIS: APRENDER A VIVER JUNTOS APRENDENDO A SER
Os conteúdos atitudinais são a vivencia do ser com o mundo que o rodeia. O aprendizado de normas e valores torna-se alvo principal para que este conteúdo seja adquirido por quem quer que seja, e na sua proporção e qualificação só é desenvolvido na prática e em seu uso contínuo. O individuo é moldado de acordo com suas vivências, porém, não é escravo destas, podendo redimir-se ou simplesmente questionar-se.
Os conteúdos atitudinais passam pelo processo sociedade-indivíduo-sociedade. Tratando-se de grupos, tribos, comunidades de diferentes escalões sejam eles econômicos ou culturais. Todos seguindo normas estabelecidas por todos: respeito, compreensão, solidariedade, humildade, muitos outros de suma importância.
No meio escolar estes conteúdos são trabalhados todo o tempo, seja ele nos trabalhos individuais ou em grupos, sendo ele melhor trabalhado em grupo já que o tema proposto é aprender a viver juntos respeitando uns aos outros em suas opiniões concordando ou discordando de determinadas atitudes que ferem as normas e os valores estabelecidos normalmente. Os conteúdos atitudinais "proporcionam ao aluno posicionar-se perante o que apreendem. Detentores dos fatos e de como resolvê-los, é imprescindível que o aluno tenha uma postura perante eles."[4]
Através da convivência vê valores o individuo torna-se ser pensantes de suas próprias atitudes amadurecendo seu interior e descobrindo-se membro de sua sociedade, e não mais um indivíduo, mas alguém que pode fazer a diferença.
5 CONCLUSÃO
Podemos trabalhar em nossa sala de aula todos os conteúdos de maneiras proveitosas, não tentando separá-los, pois como podemos perceber todos estão correlacionados com a construção como um todo, nenhum deles é mais importante que o outro a importância é encontrada no conjunto da obra, como citam os ditados populares.
6 REFERÊNCIAS
1 ARAÚJO. Odair J. M. de, A prática docente e a formação cidadã. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/1059/1/a-pratica-docente-e-a-formacao-cidada/pagina1.htmlAcessado em: 11 set. 08.
2 DELLORS. Jacques.; Os quatro pilares da educação. Disponível em: http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm Acessado em: 10 set. 08.
3 Idem 2
4 LÚZIA. Ana M. S.; Panorama da Educação Brasileira Frente ao Terceiro Milênio. Revista Eletrônica de Ciências. São Paulo, 08 de set. de 2008. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_27/psiedu.html Acessado em: 11 set. 2008

[1] ARAÚJO. Odair J. M. de, A prática docente e a formação cidadã. Disponível em: http://www.webartigos.com/articles/1059/1/a-pratica-docente-e-a-formacao-cidada/pagina1.html
Acessado em: 11 set. 08.
2 DELLORS. Jacques.; Os quatro pilares da educação. Disponível em: http://4pilares.net/text-cont/delors-pilares.htm Acessado em: 10 set. 08.
[3] Idem 2
[4] LÚZIA. Ana M. S.; Panorama da Educação Brasileira Frente ao Terceiro Milênio. Revista Eletrônica de Ciências. São Paulo, 08 de set. de 2008. Disponível em: http://www.cdcc.sc.usp.br/ciencia/artigos/art_27/psiedu.html Acessado em: 11 set. 2008

fonte http://www.webartigos.com/artigos/os-conteudos-conceituais-procedimentais-e-atitudinais-em-correlacao-com-os-eixos-tematicos-dos-pcns/35902/

Obrigado por sua visita, volte sempre.
pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Sanscrito-Silabario

Sanscrito-Silabario

Obrigado pela visita, e volte sempre. pegue a sua no TemplatesdaLua.com