Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
sexta-feira, 31 de outubro de 2008
Conhecimento
Ajude a traçar o futuro da Wikipédia. Por favor, participe de nossa pesquisa de leitores e colaboradores! |
Conhecimento
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
A Wikipédia possui o(s) portal(is): Portal de filosofia {{{Portal2}}} {{{Portal3}}} {{{Portal4}}} {{{Portal5}}} |
O tema "conhecimento" inclui, mas não está limitado a, descrições, hipóteses, conceitos, teorias, princípios e procedimentos que são ou úteis ou verdadeiros. O estudo do conhecimento é a gnoseologia.Hoje existem vários conceitos para esta palavra e é sabido por todos que conhecimento é aquilo que se conhece de algo ou alguém. Isso em um conceito menos específico. Contudo, falar deste tema é indispensável não abordar dado e informação.
Dado é um emaranhado de códigos decifráveis ou não. O alfabeto russo, por exemplo, para leigos no idioma, é simplesmente um emaranhado de códigos sem nenhum significado especifico. Algumas letras são simplesmente alguns números invertidos e mais nada. Porém, quando estes códigos até então indecifráveis, passam a ter um significado próprio para aquele que os observa, estabelecendo um processo comunicativo, obtém-se uma informação a partir da decodificação destes dados. Diante disso, podemos até dizer que dado não é somente códigos agrupados, mas também uma base ou uma fonte de absorção de informações. Então, informação seria aquilo que se tem através da decodificação de dados, não podendo existir sem um processo de comunicação. Essas informações adquiridas servem de base para a construção do conhecimento. Segundo esta afirmação, o conhecimento deriva das informações absorvidas. Podemos conceituar conhecimento da seguinte maneira: conhecimento é aquilo que se admite a partir da captação sensitiva sendo assim acumulável a mente humana. Ou seja, é aquilo que o homem absorve de alguma maneira, através de informações que de alguma forma lhe são apresentadas, para um determinado fim ou não. O conhecimento distingue-se da mera informação porque está associado a uma intencionalidade. Tanto o conhecimento como a informação consistem de declarações verdadeiras, mas o conhecimento pode ser considerado informação com um propósito ou uma utilidade.
O conhecimento não pode ser inserido num computador por meio de uma representação, pois neste caso seria reduzido a uma informação. Assim, neste sentido, é absolutamente equivocado falar-se de uma "base de conhecimento" num computador. No máximo, podemos ter uma "base de informação", mas se é possível processá-la no computador e transformar o seu conteúdo, e não apenas a forma, o que nós temos de facto é uma tradicional base de dados.
Associamos informação à semântica. Conhecimento está associado com pragmática, isto é, relaciona-se com alguma coisa existente no "mundo real" do qual temos uma experiência directa.
O conhecimento pode ainda ser aprendido como um processo ou como um produto. Quando nos referimos a uma acumulação de teorias, idéias e conceitos o conhecimento surge como um produto resultante dessas aprendizagens, mas como todo produto é indissociável de um processo, podemos então olhar o conhecimento como uma atividade intelectual através da qual é feita a apreensão de algo exterior à pessoa.
A definição clássica de conhecimento, originada em Platão, diz que ele consiste de crença verdadeira e justificada. Aristóteles divide o conhecimento em três áreas: CIENTÍFICA, PRÁTICA e TÉCNICA.
Além dos conceitos aristotélico e platônico, o conhecimento pode ser classificado em uma série de designações/categorias:
Conhecimento Sensorial: É o conhecimento comum entre seres humanos e animais. Obtido a partir de nossas experiências sensitivas e fisiológicas (tato, visão, olfato, audição e paladar).
Conhecimento Intelectual: Esta categoria é exclusiva ao ser humano; trata-se de um raciocínio mais elaborado do que a mera comunicação entre corpo e ambiente. Aqui já pressupõe-se um pensamento, uma lógica.
Conhecimento Empírico/Vulgar/Popular: É a forma de conhecimento do tradicional (hereditário), da cultura, do senso comum, sem compromisso com uma apuração ou análise metodológica. Não pressupõe reflexão, é uma forma de apreensão passiva, acrítica e que, além de subjetiva, é superficial.
Conhecimento Científico: Preza pela apuração e constatação. Busca por leis e sistemas, no intuito de explicar de modo racional aquilo que se está observando. Não se contenta com explicações sem provas concretas; seus alicerces estão na metodologia e na racionalidade. Análises são fundamentais no processo de construção e síntese que o permeia, isso, aliado às suas demais características, faz do conhecimento científico quase uma antítese do empírico.
Conhecimento Filosófico: Mais ligado à construção de idéias e conceitos. Busca as verdades do mundo por meio da indagação e do debate; do filosofar. Portanto, de certo modo assemelha-se ao conhecimento científico - por valer-se de uma metodologia experimental -, mas dele distancia-se por tratar de questões imensuráveis, metafísicas. A partir da razão do homem, o conhecimento filosófico prioriza seu olhar sobre a condição humana.
Conhecimento Teológico: Conhecimento adquirido a partir da fé teológica, é fruto da revelação da divindade. A finalidade do Teólogo é provar a existência de Deus e que os textos Bíblicos foram escritos mediante inspiração Divina, devendo por isso ser realmente aceitos como verdades absolutas e incontestáveis. A fé não é cega baseia-se em experiências espirituais, históricas, arqueológicas e coletivas que lhes dá sustentação.
Conhecimento Intuitivo: Inato ao ser humano, o conhecimento intuitivo diz respeito à subjetividade. Às nossas percepções do mundo exterior e à racionalidade humana. Manifesta-se de maneira concreta quando, por exemplo, tem-se uma epifania.
1.Intuição Sensorial/Empírica: “A intuição empírica é o conhecimento direto e imediato das qualidades sensíveis do objeto externo: cores, sabores, odores, paladares, texturas, dimensões, distâncias. É também o conhecimento direto e imediato de estados internos ou mentais: lembranças, desejos, sentimentos, imagens.” (in: Convite à Filosofia; CHAUÍ, Marilena).
2.Intuição Intelectual: A intuição com uma base racional. A partir da intuição sensorial você percebe o odor da margarida e o da rosa. A partir da intuição intelectual você percebe imediatamente que são diferentes. Não é necessário demonstrar que a “parte não é maior que o todo”, é a lógica em seu estado mais puro; a razão que se compreende de maneira imediata.
Ver também
Ligações externas
- Dado, Informação, Conhecimento e Competência(tavares vila viçosa 8B n 15)
Este artigo é um esboço sobre Filosofia. Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o. |
De: pgjr23 O que é o conhecimento?
De: antoniodemacedo
Conhecimento.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Alguns vídeos sobre biologia. Educa Bahia.
Aula 03 - Biologia - professor Sérgio Magalhães.
Aula 04 - Biologia - Ecologia - professor Sérgio Magalhães.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Promessa (pro.mes.sa). Palavra do Dia.
Palavra do Dia:
PROMESSA
Encerrado o segundo turno das eleições, no início do próximo ano os candidatos que foram eleitos assumirão seus mandatos. Caberá, então, aos eleitores cobrar o cumprimento das promessas de campanha durante esses mandatos.
A palavra “promessa” tem sua origem no latim medieval, ‘promissa’ e designa um compromisso assumido de se fazer ou de não fazer algo.
>> Definição do dicionário “Aulete Digital”.
Promessa (pro.mes.sa) [é]
Substantivo feminino.
1 Ação ou resultado de prometer, ger. em troca de algo: Ela cumpriu sua promessa.
2 Compromisso assumido de se fazer ou não algo [ + a, de: promessa aos eleitores: Saiu com a promessa de voltar logo.]
3 Esperança que se fundamenta em algo concreto e aparente (promessa de tempestade)
4 Rel. Compromisso que se assume com um ente ou ser sagrado, a fim de se obter deste uma graça
5 Jur. Compromisso, ger. escrito, que se assume perante alguém, a fim de se realizar algo ou de se contrair uma obrigação: Iria assinar a promessa de compra e venda do imóvel.
[Formação: Do latim medv. promissa. Sin. ger.: juramento,voto.]
_____
iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!
www.aulete.com.br
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@auletedigital.com.br
_____
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
quinta-feira, 30 de outubro de 2008
Febre de Cérebro
Descobertas das neurociências, ainda incipientes, são vistas por muitos como o novo caminho para pensar a educação infantil. Mas é preciso cautela para não transportar para a sala de aula visões deterministas ou carentes de comprovação científica
|
- Mitos e perigos |
- Universidade como modelo |
- Convergentes ou divergentes? |
- Gente que nasce longe de casa |
Obrigado por sua visita, volte sempre.
quarta-feira, 29 de outubro de 2008
INTERATIVIDADE (in.te.ra.ti.vi.da.de). Palavra do Dia.
:
INTERATIVIDADE
Uma das principais características do novo “iDicionário Aulete” é a presença do módulo “Aulete Coletivo”, um espaço de interatividade entre os usuários e a editoria do Aulete para comentar, criticar, sugerir e colaborar com o desenvolvimento do dicionário.
A palavra “interatividade” vem da junção de “interativ(o)” com o sufixo “(i)dade” e designa a condição ou qualidade de interativo, isto é, que está em relação recíproca com outras coisas ou pessoas, ou um ambiente onde há essa ação recíproca.
>> Definição do dicionário “Aulete Digital”?
INTERATIVIDADE (in.te.ra.ti.vi.da.de)
Substantivo feminino
. 1 Condição ou característica do que é interativo.
2 Comun. Inf. Capacidade que tem um sistema ou equipamento de permitir interação
[Formação: interativ(o) + -(i)dade.]
_____
iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!
www.aulete.com.br
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@auletedigital.com.br
_____
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Ciências para Crianças, alguns vídeos.
De: radarcultura
De: radarcultura
De: radarcultura
De: radarcultura
De: radarcultura
Obrigado por sua visita, volte sempre.
terça-feira, 28 de outubro de 2008
Mulher de 56 anos dá à luz netas trigêmeas
Se ter trigêmeos é uma experiência e tanto, imagine dar à luz três netas. Foi o que aconteceu com Jaci Dalenberg, uma senhora de 56 anos de Ohio (EUA).
Jaci fez a gestação das três meninas –duas delas idênticas– no lugar de sua filha, Kim Coseno, que pensava em adotar uma criança por não poder engravidar. Sua mãe então se ofereceu para ajudá-la.
Kim e o marido, Joe, fizeram fertilização in vitro e os embriões foram implantados no útero de Jaci. Desde então, a família mantém um blog para contar a história –e também rebater eventuais críticas.
Em 11 de outubro, as crianças nasceram (por meio de cesariana) prematuras, aos sete meses de gestação. Ganharam os nomes Gabriella Claire, Elizabeth Jacilyn e Carmina Ann. Duas pesavam pouco mais de um quilo e uma, menos de um quilo. Como ainda precisam de cuidados especiais, elas permanecem no hospital.
Uma mãe leoa
Em seu blog, Kim narra a experiência da família e aproveita para rebater críticas. Com a exposição do caso na mídia, diz ela, houve muita repercussão positiva –e alguma negativa.
"Obviamente, quem nos criticou não sabe de tudo, ou então não faria esse julgamento", escreveu Kim. "Quero muito defender a escolha que fizemos. Sou uma mãe leoa que fica furiosa quando sua família é ameaçada. É mais forte do que eu."
Fontes: www.folha.uol.com.br e Mega Cubo
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Alguns vídeos sobre Língua Portuguesa 2.
Termos e Significados Usados Na Psicopedagogia
Para você ver este artigo em tela cheia, clique no primeiro ícone superior direito.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Atividades matemáticas. Anos iniciais
Para ver estes slides em tela cheia, clique no primeiro ícone inferior direito.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
segunda-feira, 27 de outubro de 2008
FUNDOS DE INVESTIMENTOS
MORAL (mo. ral). Palavra do Dia.
Palavra do Dia:
MORAL
Após ficar nove partidas sem vitória, o triunfo fora de casa enfrentando a equipe do Goiás conseguiu elevar o moral dos jogadores da equipe do Vasco da Gama.
Com origem na palavra latina ‘moralis’, o termo “moral” gera muita confusão por conta de seu variado número de definições. No texto acima, a palavra é um substantivo masculino que designa o ânimo, estado de espírito. Como substantivo feminino, “moral” designa o conjunto de regras de conduta da sociedade.
>> Definição do dicionário “Aulete Digital”:
MORAL (mo. ral)
Substantivo feminino.
1 Fil. Conjunto de regras de conduta, inerente ao espírito humano, aplicáveis de modo absoluto para qualquer tempo ou lugar, ou a grupo ou pessoa determinada, proveniente dos estudos filosóficos sobre a moral
2 Conjunto de regras e princípios de decência que orientam a conduta dos indivíduos de um grupo social ou sociedade (moral burguesa, moral cristã); MORALIDADE. [ Antôn.: imoralidade.]
3 Lição que se tira de uma história, de um fato etc; MORALIDADE: Não há fábula sem moral
Substantivo masculino.
4 O conjunto dos valores morais de cada um: Era dono de um moral inabalável
5 Estado de espírito; ânimo: Essa notícia levantou o meu moral
Adjetivo de dois gêneros.
6 Ref. às regras de conduta e aos costumes aceitos em determinada sociedade (dever moral, valores morais); ÉTICO.
7 Que é conforme às regras dos bons costumes, da ética [ Antôn.: imoral, indecente.]
Adjetivo de dois gêneros.
8 Que demonstra decência, integridade: O respeito aos mais velhos é uma obrigação moral
9 Ref. ao espírito, em oposição ao físico, ao material (sofrimento moral)
10 Fil. Ref. ao estudo filosófico da moral
[Formação: Do latim ‘moralis’. Ver tb. imoral e amoral.]
_____
iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!
www.aulete.com.br
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@auletedigital.com.br
_____
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Matemática - Exercícios de Fixação - Problemas Matemáticos
Para você ver este artigo em tela cheia, clique no primeiro ícone superior direito.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
domingo, 26 de outubro de 2008
TURNO (tur.no). Palavra do Dia.
Palavra do Dia:
TURNO
Hoje, 26 de outubro, os eleitores de onze capitais e diversas outras cidades retornarão às sessões eleitorais para votar no segundo turno das eleições municipais.
A palavra “turno” tem sua origem no termo francês ‘tourne’, que se originou do latim ‘tornare’ e designa, entre outras coisas, cada uma das etapas de determinada disputa.
>> Definição do dicionário “Aulete Digital”:
TURNO (tur.no)
Substantivo masculino.
1 Cada grupo de pessoas que se reveza numa atividade
2 Bras. Período de tempo determinado para trabalho ou estudo, em empresas, colégios, hospitais etc: o turno da noite: o turno das enfermeiras
3 Momento em que ocorre uma alternância de pessoas em uma atividade qualquer; VEZ: Agora era o seu turno de vigiar o portão
4 Esp. Cada uma das etapas de um campeonato ou torneio: O Fluminense venceu o primeiro turno do campeonato carioca
[Formação: Do francês ‘tourne’, de ‘tourner’, deriv. do latim ‘tornare’.]
_____
iDicionário Aulete: O primeiro dicionário livre, gratuito e interativo do Brasil. A palavra é sua!
www.aulete.com.br
Gostaria de sugerir uma palavra? Envie um e-mail para sugestao@auletedigital.com.br
_____
A Palavra do Dia é um serviço oferecido gratuitamente aos usuários cadastrados do Aulete Digital.
Obrigado por sua visita, volte sempre.
Cosmos - As Origens Da Vida - Em 7 Partes (Dublado)
Parte 1.
Parte 2.
Parte 3.
Parte 4.
Parte 5.
Parte 6.
Parte 7.
Fonte destes vídeos: http://br.youtube.com/user/Andrelz
Cosmos
Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.
- Nota: Para outros significados de Cosmos, ver Cosmos (desambiguação).
Cosmos - foi uma série de TV realizada por Carl Sagan e sua esposa Ann Druyan, produzida pela KCET e Carl Sagan Productions, em associação com a BBC e a Polytel International, veiculada na PBS em 1980.
A série Cosmos é um dos mais formidáveis exemplos da amplitude e eficácia que a divulgação científica pode atingir por meios audiovisuais, quando servida por uma personalidade carismática como Carl Sagan e por meios técnicos adequados.
Filmado ao longo de três anos, em quarenta locais de doze países, o programa Cosmos abriu a janela do Universo a mais de 500 milhões de pessoas. O segredo desta série de treze horas foi o talento de comunicador de Sagan, capaz de desmistificar o que até então fora informação científica inacessível. A versão escrita deste programa continua a ser o livro de divulgação científica mais vendido da história.
Editada recentemente pela Cosmos Studios (parte de uma fundação criada para a divulgação científica), a versão DVD da série disponibiliza um total de 780 minutos de material, distribuidos por 13 episódios de 60 minutos cada (cada epsiódio está repartido em 13 capítulos de acesso directo). Os materiais incluidos na edição DVD foram revistos pelo próprio Carl Sagan e pela sua esposa e ajudante, Ann Druyan, e após cada episódio encontrará uma apresentação das actualizações e novas descobertas científicas feitas nas matérias expostas desde o lançamento original da série nos anos 80. A partir de março de 2008 o canal brasileiro TV Escola começou a reapresentar este documentário dublado em português.
Episódios
Série de 13 episódios, Cosmos é constituída pelos seguintes títulos (pequena descrição dos assuntos tratados):
- Episódio 1 - Os Limites do Oceano Cósmico (The Shores of the Cosmic Ocean) - O 1° capítulo da série Cosmos; apresenta-nos o universo de maneira geral, revelando as grandezas dos corpos celestes e a distância entre eles, além de lembrar importantes estudos do passado para grandes descobertas como a esfericidade do planeta. Sagan faz uma impossível (para os recursos atuais) e imaginária viagem desde a extremidade do espaço até nosso planeta, mostrando fenômenos como o nascimento e a morte de estrelas diante de uma fusão nuclear; recordando-nos a famosa equação de Einstein E=mc² (quando a matéria vira energia e vice versa). Ao longo do episódio fala um pouco sobre a descoberta de cada planeta da Via-láctea e algumas características. Também nos da uma idéia do tempo cósmico.
- Episódio 2 - As Origens da Vida (One Voice in the Cosmic Fugue, lit. "Uma Voz na Fuga Cósmica") - Já no nosso planeta, Sagan interroga as origens da vida e a evolução das espécies, especulando ainda sobre a hipótese de existência de seres vivos noutros planetas.
- Episódio 3 - A Harmonia dos Mundos (The Harmony of the Worlds) - Da astrologia à astronomia, desde sempre que o homem olha as estrelas em busca de conhecimento. Sagan traça o percurso da Humanidade na observação dos corpos celestes e na descoberta das leis que os regem.
- Episódio 4 - Inferno e Céu (Heaven and Hell) - Um pequeno cometa teria atingido a Terra em 1908, provocando uma enorme explosão na Sibéria. Este fato serve a Sagan para empreender uma viagem até Vénus, com as suas altas temperaturas e o seu superlativo efeito de estufa.
- Episódio 5 - Os Segredos de Marte (Blues for a Red Planet, lit. "Blues para um Planeta Vermelho) - Depois de Vénus, Marte é o planeta visitado neste episódio.
- Episódio 6 - A Odisséia do Voyager (Travellers' Tales, lit. "Contos de Viajantes") - A partir da experiência da nave Voyager, Sagan simula uma viagem através do sistema solar, atravessando os anéis de Saturno até ao satélite Titã, rico em matéria orgânica.
- Episódio 7 - A Espinha Dorsal da Noite (The Backbone of Night) - Dos antigos gregos à atualidade, Sagan traça o percurso do conhecimento científico sobre o Cosmos.
- Episódio 8 - Viagens no Espaço e no Tempo (Travels in Space and Time)- Viagem às estrelas, à velocidade da luz, como sonhou Albert Einstein. Mas o tempo, o espaço e a velocidade estão interligados, como se demonstra na Teoria da Relatividade.
- Episódio 9 - A Vida das Estrelas (The Lives of Stars) - Nascimento, vida e morte das estrelas - sem esquecer o nosso Sol de que veremos uma simulação do último dia de vida.
- Episódio 10 - O Limiar da Eternidade (The Edge of Forever) - Origem e destino do Universo, das lendas e crenças à astrofísica.
- Episódio 11 - A Persistência da Memória (The Presistence of Memory) - Sagan viaja até ao cérebro humano como local central de todo o conhecimento.
- Episódio 12 - Enciclopédia Galáctica (Encyclopaedia Galactica) - Haverá vida noutros pontos da nossa galáxia? Sagan persegue a questão sem encontrar provas e conduz-nos numa viagem por várias estrelas e planetas.
- Episódio 13 - Quem Pode Salvar a Terra? (Who Speaks for Earth?, lit. "Quem Responde pela Terra?") - Um planeta povoado de 60 mil armas nucleares é um planeta com futuro? Sagan termina a série Cosmos com um vibrante apelo à paz, em nome da nossa dignidade humana e em nome do respeito ao universo de que fazemos parte.
O cientista brasileiro Marcelo Gleiser apresentou em 2006, no Fantástico, uma serie denominada Poeira das Estrelas, um programa de divulgação científica feito nos moldes de Cosmos, segundo Gleiser, o nome de tal série foi dada graças a uma frase dita por Carl Sagan na série Cosmos dizendo que: "Todos nós somos seus filhos", tal episódia da série de Sagan contava sobre estrelas, Gleiser remodelou tal frase dizendo no primeiro episódio de Poeira das Estrelas: "... uma vez o astrônomo americano Carl Sagan disse que somos todos 'Poeira das Estrelas'".
Obrigado pela visita, e volte sempre.
Método e Metodologia quais às diferenças. Metodologia da pesquisa científica.
MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA ? • Metodologia é o estudo dos métodos e especialmente dos métodos da ciência, enquanto método é o modo...
-
TDAH - Entrevista completa com Dr. Paulo Mattos - Programa do Jô - 18/08/03 Vamos entender um pouco mais deste, problema que atinge de 3 ...
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
-
Administração De Marketing A Edição Do Novo Milênio (Philip Kotler ; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística ; revisão técnica Arão Sapiro. ...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou slidshre está com erro entre em contato.
-
Professor, o que é Emotologia? LUIZ MACHADO: Emotologia é uma neurociência. O “E” da palavra vem da preposição latina “Ex” que significa “fo...
-
Obrigado pela visita, volte sempre. Se você observar que a postagem, vídeo ou Slideshare está com erro entre em contato.
-
Bhagavad-gītā 2.23 nainaṁ chindanti śastrāṇi nainaṁ dahati pāvakaḥ na cainaṁ kledayanty āpo na śoṣayati mārutaḥ Sinônimos na — nunca; e...
-
Pedagogia empresarial Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre. Ir para: navegação , pesquisa Pedagogia empresarial designa as atividades de ...