sábado, 12 de junho de 2010

HIPERATIVIDADE X SUPERDOTADO

 
HIPERATIVIDADE X SUPERDOTADO

A hiperatividade pode mascarar superdotados. Segundo Julián de Zubiría, diretor do Instituto Alberto Merani da Colômbia, "pais e professores devem estar atentos a crianças com vocabulário muito rico, construções gramaticais brilhantes e capacidade para a música", tudo isso revela muitas vezes uma superdotação intelectual.

O especialista espanhol Juan A. Alonso afirma que em muitas ocasiões crianças sofrem fortes crises de adaptação e experimentam fracassos escolares porque ninguém foi capaz de perceber que essas dificuldades eram causadas por seu talento e capacidade acima da média, por isso ele afirma que há uma necessidade de testes habituais que possam detectar alunos superdotados. E mais, se o aluno com capacidades especiais não é detectado a tempo, essas características podem se anular.

Embora os testes de quociente intelectual criem inconvenientes, até o momento é a ferramenta mais válida para descobrir crianças superdotadas. Cerca de 85% das crianças e adolescentes superdotados apresentam um quociente entre 130 e 145, são estes os que têm mais dificuldades para se integrar em um ambiente que os discrimina. Acima de 145 pontos, os alunos costumam ter uma maior maturidade emocional, de modo que não apresentam problemas de sociabilidade.

Porém, para todos os jovens superdotados o principal problema é encontrar "amigos iguais" para desenvolver suas capacidades emocionais, razão pela qual muitos são favoráveis à formação de grupos especiais integrados por essas crianças.

Especialistas afirmam que a situação das crianças superdotadas é complicada quando chegam à adolescência, porque nessa fase da vida em que há uma necessidade de ser aceito em um grupo, muitos deles sacrificam seus dotes e igualam seu comportamento para poderem se misturar.

Sendo assim, de acordo com nossas pesquisas, concluímos que seja possível uma pessoa com altas habilidades também ser hiperativa, ou vice-versa, mas isso não quer dizer que a falta de estímulos para o desenvolvimento de uma habilidade possa gerar a hiperatividade.

 


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Um comentário:

Cristiano Bodart disse...

Muito bom o texto acima.
Sou professor de Sociologia e tenho grandes preocupações referente ao currículo escolar e com a idéia equivocada da "formula de reduzir a reprovação".
Também sou blogueiro e busco compartilhar minhas experiências educacionais nesse blog.
Visite-o de assim desejar.
O link é: http://cafecomsociologia.blogspot.com/

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