sábado, 5 de junho de 2010

O que é a arenização?

Geografia

Prática pedagógicaPercepção ambiental
Edição 232 | Maio 2010

O que é a arenização?

Bruna Nicolielo (bruna.nicolielo@abril.com.br). Com reportagem de Tatiana Pinheiro
Ilustração: Daniel Rosini. Consultoria: Luiz Iria
Ilustração: Daniel Rosini. Consultoria: Luiz Iria
Arenização, ou formação de bancos de areia, é o processo de retirada de cobertura vegetal em solos arenosos, em regiões de clima úmido, com regime de chuvas constantes, como o sudoeste do Rio Grande do Sul (veja abaixo o processo que desencadeia o problema). Esse fenômeno não deve ser confundido com a desertificação, que ocorre em clima árido, semiárido e semiúmido e assemelha-se a uma seca prolongada e intensa.

Relevo

A arenização tem estreita relação com a geologia local e ocorre, necessariamente, em terrenos com desníveis, com partes altas e baixas.

Chuvas e vento
Temporais e ventos fortes retiram restos de vegetação e sedimentos do solo das áreas mais altas, depositando-os nas partes baixas do terreno.

Ação humana
O desmatamento e o uso inadequado do solo potencializam o depósito de sedimentos, dificultando o crescimento de nova vegetação na área.

Consequência Sem novas plantas, o terreno empobrece. Sua arenosidade natural é reforçada pelo acúmulo de sedimentos, o que forma os bancos de areia.

Consultoria Iêdo Bezerra Sá, engenheiro florestal do Laboratório de Geoprocessamento da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).


Pergunta enviada por Jaqueline Mathias Pereira, Volta Redonda, RJ
O 
que é cultura pop?
 
Na dúvida? Agora você tem acesso a todas as perguntas já respondidas por NOVA ESCOLA sobre temas da atualidade.  Para enviar uma nova questão, clique aqui.


Obrigado por sua visita, volte sempre.


pegue a sua no TemplatesdaLua.com

Nenhum comentário:

Grupo Uninter investe em super polos para expandir ensino prático

Por PRSA 31/05/2024 às 17:42 3 concordam Ouça este conteúdo O  Grupo Uninter  tem se destacado como referência em qualidade na Educação a Di...