domingo, 23 de janeiro de 2022

As Dez Ofensas no Cantar dos Santos Nomes (por Srila Prabhupada) Srimad Bhagavatam, Canto 7, Capítulo 5 "Prahlada Maharaj, o Filho Santo de Hiraniakashipu" Versos 23 e 24 Iluminação de Prabhupada

Todas as Glórias a Sri Guru e Sri Gauranga

Nitai Gaura Hari Bol

 


harer nama harer nama
harer namaiva kevalam
kalau nasty eva nasty eva
nasty eva gatir anyatha

"Nesta era de briga e hipocrisia, o único meio de liberação é cantar o Santo Nome do Senhor. Não existe outro meio. Não existe outro meio. Não existe outro meio". Simplesmente por cantar o Santo Nome do Senhor, a pessoa avança perfeitamente na vida espiritual. Esse é o melhor processo para o sucesso na vida. Em outras eras, o canto do Santo Nome é igualmente poderoso, mas nesta era especialmente, Kali-yuga, tem muito mais poder. kirtanad eva krsnasya mukta-sangah param vrajet: Simplesmente por cantar o Santo Nome de Krishna, a pessoa é liberada e retorna ao lar, de volta ao Supremo. Portanto, mesmo se a pessoa for capaz de realizar outros processos de serviço devocional, deve adotar o canto do Santo Nome como método principal de avanço na vida espiritual. yajnaih sankirtana-prayair yajanti hi sumedhasah: As pessoas que têm inteligência muito aguçada adotarão esse processo do canto dos Santos Nomes do Senhor. Entretanto, não se deve manufaturar processos diferentes de cantar. Deve-se aderir sinceramente ao canto do Santo Nome como as escrituras recomendam: Hare Krishna, Hare Krishna, Krishna Krishna, Hare Hare. Hare Rama, Hare Rama, Rama Rama, Hare Hare.

Quando a pessoa canta o Santo Nome do Senhor, deve evitar com muito cuidado as dez ofensas. Compreendemos de Sanat-kumara que mesmo se a pessoa for ofensora severa de várias formas, ela se livra da vida ofensiva se aceitar o abrigo no Santo Nome do Senhor. Na realidade, mesmo se um ser humano não for melhor do que um animal de duas patas, será liberado se aceitar o abrigo no Santo Nome do Senhor. Portanto, a pessoa deve tomar muito cuidado para não cometer ofensas aos pés de lótus do Santo Nome do Senhor. As dez ofensas são as seguintes:

1) Blasfemar um devoto, especialmente o devoto ocupado na propagação das glórias do Santo Nome.

2) Considerar o nome do Senhor Shiva ou de qualquer outro semideus como igual ao poderoso Santo Nome da Suprema Personalidade de Deus (ninguém é igual à Suprema Personalidade de Deus, nem ninguém é superior a Ele).

3) Desobedecer às instruções do mestre espiritual.

4) Blasfemar as literaturas Védicas e as literaturas compiladas de acordo com as literaturas Védicas.

5) Criticar que as glórias do Santo Nome do Senhor são exageros.

6) Interpretar o Santo Nome de forma pervertida.

7) Cometer ações pecaminosas sob a força do canto do Santo Nome.

8) Comparar o canto do Santo Nome a ações piedosas.

9) Instruir sobre as glórias do Santo Nome uma pessoa que não tem compreensão sobre o canto do Santo Nome.

10) Não despertar o gosto pelo canto do Santo Nome mesmo depois de ouvir todos esses ensinamentos das escrituras.

Não existe expiação para qualquer uma dessas dez ofensas. Por isso, recomenda-se que um ofensor aos pés de lótus do Santo Nome continue a cantar o Santo Nome vinte e quatro horas por dia. O cantar constante do Santo Nome livrará a pessoa das ofensas, então ela será elevada gradualmente à plataforma transcendental onde poderá cantar o puro Santo Nome e assim se tornar uma amante da Suprema Personalidade de Deus.

A recomendação é que mesmo se a pessoa comete ofensas, deve continuar a cantar o Santo Nome. Em outras palavras, o canto do Santo Nome torna a pessoa em não ofensora. A escritura Nama-kaumudi recomenda se a pessoa ofendeu os pés de lótus de um Vaishnava, deve se submeter ao Vaishnava e ser perdoada, similarmente, se ofendeu o canto do Santo Nome, deve se submeter ao Santo Nome e assim se livrar das ofensas. Sobre esse assunto, tem a seguinte afirmação dita por Daksha ao Senhor Shiva: "Eu não sabia das glórias de Sua Personalidade, e por isso, cometi uma ofensa a Seus pés de lótus em uma assembléia aberta. Você é tão bondoso, entretanto, que não aceitou a minha ofensa. Em vez disso, enquanto eu me arruinava por criticá-Lo, Você me salvou com Seu olhar misericordioso. Você é muito magnânimo. Por favor, gentilmente me desculpe e fique satisfeito com Suas qualidades exaltadas".

A pessoa tem que ser muito humilde e submissa para oferecer seus desejos e cantar preces em glorificação ao Santo Nome, tais como ayi mukta-kulair upasya manam e nivrtta-tarsair upagiyamanad. A pessoa deve cantar essas preces para se livrar das ofensas aos pés de lótus do Santo Nome.



Ofensas ao Santo Nome e o Cantar de Japa (Compilação por David Britto)

Disponível para baixar em arquivo de texto word Google Drive e 4shared





OFENSAS CONTRA OS SANTOS NOMES
(Explicação de Satsvarupa Goswami – Manual de Reforma.da Japa)


Caitanya Mahaprabhu: “devido às ofensas não posso saborear o Santo
Nome como sendo o próprio Krsna.”
(p.32, Comportamento Vaisnava)


1°) Blasfemar os devotos que tem dedicado suas vidas à propagação dos Santos Nomes do Senhor.
“Alguém que dedicou sua vida a serviço de Deus não deve ser considerada uma pessoa comum, portanto não devemos procurar defeitos ou criticá-la. Esta ofensa refere-se a todos os devotos até mesmo aos chamados: “pequenos devotos” e também aos devotos de diferentes religiões. (p.69). Quem quer que cante os SANTO NOME de Deus deve ser respeitado mentalmente, quem é iniciado e segue as regras e regulações merece suas reverências, e deve-se prestar serviço aos devotos avançados.”


2°) Considerar que os nomes dos Semideuses estão à altura ou são independentes do nome de Visnu.


3°) Desobedecer as ordens do mestre espiritual.
“Ele é a presença manifesta de Krsna, portanto se o desobedecemos (suas ordens, como por exemplo, seguir os princípios regulativos), nosso cantar não surtirá efeito. Temos que cantar com as bênçãos do guru.” (seguir suas instruções)


4°) Blasfemar a literatura Védica ou literatura que segue versão Védica
“Os Sastras são uma encarnação de Krsna, e sem Eles é impossível avançar. Não devemos especulá-los filosoficamente ou minimizá-los. Não minimizá-los significa que você os estuda, escuta-os e pergunta submissamente.”


5°) Considerar que as glórias de cantar são produto da imaginação.
“Ou seja, considerar que as justificativas para se cantar são exageros.”


6°) Interpretar os Santos Nomes de alguma maneira deturpada.
“Ou seja, que seja diferente das interpretações dos Sastras a respeito dos efeitos do Mahamantra e dos motivos pelos quais devemos cantar.”


7°) Cometer atividades pecaminosas apoiando-se na força do cantar.
“O canto purifica a pessoa dos pecados, porém se a pessoa continua pecando deliberadamente sem melhorar o comportamento, está cometendo uma séria ofensa.”


8°) Considerar que o cantar é uma atividade ritualística (Karma-Kanda)
“Ou seja, não se deve cantar o Mahamantra visando receber coisas materiais em troca e sim para nos ocupar a serviço de Deus. Não devemos cantar para nos servir e sim para servirmos aos SANTO NOME e glorificar Krsna.”


9°) Instruir um infiel a respeito das glórias do Santo Nome.
“Qualquer pessoa pode participar do cantar, mas no princípio não se deve instruir a respeito da potência transcendental do cantar. Aqueles que são demasiadamente pecaminosos não são capazes apreciar as glórias transcendentais do Senhor e de Seu S. N, por isso é melhor não falar-lhes sobre isto. Não devemos pregar para os ateus inveterados que blasfemam os SANTO NOME e o Senhor. Prabhupada citava Jesus: ‘não atirem pérolas aos porcos’.”


10°) Não ter fé completa no cantar e manter algum apego material mesmo após compreender tantas instruções sobre o assunto.
“Se mantivermos hábitos e apegos materiais, então cometeremos a ofensa de não ter fé completa no Santo Nome.”


Krsna das kaviraj diz : “Caso alguém esteja contaminado com as 10 ofensas , a despeito de seu esforço em cantar o Santo Nome durante muitos nascimentos, não obterá o amor a Deus.” (C.c Adi. 2.8.16)




P.S: Considera-se uma ofensa o cantar desatento (pramada)


ò


PRAMADHA


Satsvarupa Goswami diz:
(Manual de Reforma da Japa).


“A falta de atenção e as 10 ofensas explica porque quando o devoto canta, lágrimas não surgem em seus olhos e sua voz não fica embargada” (p.4,18)


“As atividades de sua vida têm que ser puras para que possa cantar... o avanço espiritual depende do cantar inofensivo... Ao mesmo tempo, para aceitar a misericórdia do Santo Nome e crescer espiritualmente, deve-se seguir os 4 princípios e ser muito fiel no serviço ao guru.” (p. 90)


“Você pode diagnosticar que a causa de seu progresso lento no processo de auto-realização é o cantar desatento e ofensivo. Isto também se chama incapacidade de desenvolver amor extático mesmo após ouvir tantas instruções sobre o assunto.” (p. 37)


Srila Haridas Thakur diz:
(Harinam Cintamani de Bhaktivinoda Thakur (ISKCON-Bombaim), tradução: Indumukhi d.d)


“...se sua mente e atenção estão distante de seu cantar, mesmo que se cante um lakh (cem mil) Santos Nomes em seu mala, nem uma gota do sabor do nome do Senhor é produzida em seu coração.” (cap.12)


“Pode-se evitar cuidadosamente todos os outros namaparadhas (10 ofensas além da Pramada), e ainda assim não experimentar o êxtase do puro Nome.” (cap.12)
“É importante concentrar-se na qualidade do cantar, e não em tentar artificialmente aumentar o número de SANTO NOME (n° de voltas)... Deve-se cantar seu n° prescrito de voltas num Tulsi-mala e gradualmente (após desenvolver mais atração) aumentar o cantar com o tempo.” (cap.12)




PRABHUPADA DISSE SOBRE JAPA
(Ref: Comportamento.Vaisnava e M.R.Japa , Caitanya.caritamrta e Upadesamrta)


“Você pode cantar ferozmente durante milhões de anos e não avançar, se você não cantar como um devoto que tenta evitar estas (10) ofensas.”(p.80MRJ)


“De todas as instruções do guru, a mais importante é a de cantar pelo menos16 voltas de japa diariamente.” (p.lX MRJ, p.68 C.V)


“Negligenciar a ordem de cantar 16 voltas diárias é como cometer suicídio espiritual.” (p.64 C.V)


“Dentre todos os nossos deveres, o que nunca podemos esquecer é completar nossas 16 voltas.” (p.67 C.V)


“Não devemos simplesmente nos empolgar com os deveres em relação a Krsna (seva)que são considerados tão bons quanto o cantar. Mas em qualquer circunstância jamais devemo-nos esquecer do dever principal que é cantar.” (p.67 C.V)


“A boca tem de mover-se. Não devemos balbuciar Hare Krsna” (p.90 MRJ)


“Você pode continuar cantando por centenas de anos e mesmo assim não obter o resultado, se você cantar sem içar a âncora. Tanto trabalho executado em vão porque tenta-se executar os deveres espirituais e ao mesmo tempo manter vivo o gozo dos sentidos.” (MRJ, p.4)


“Não devemos pensar nas formas passatempos etc., artificialmente enquanto cantamos japa, e sim simplesmente ouvir o canto, o processo é ouvir e depois chegará o dia em que pensaremos simultaneamente na forma, qualidade e passatempos de Krsna.” (p. 66, 49 MRJ)


“Se a pessoa não consegue completar 16 voltas, deve-se compreender que esta pessoa está em uma condição enferma na vida espiritual.” (p.64 C.V)


“..se alguém canta o Mahamantra inofensivamente, tendo o cuidado de evitar as 10 ofensas, poderá sem dúvida alguma elevar-se aos poucos à fase em que poderá compreender que não há diferença entre o Santo Nome e o próprio Senhor.” (Upadesamrta. p.40, v-5)


“... Cantar envolve todo o processo.” (p.27 MRJ)


“Seu seva será testado no momento da morte. Pratique o cantar, não cante como um papagaio que por acaso aprendeu a dizer: “Hare Krsna” mas que quando agarrado pelo pescoço grita: “Có Có”. Prabhupada dizia para praticarmos para que quando chegar a morte nós cantemos Hare Krsna.” (p.17 MRJ)


DICAS DE SATSVARUPA GOSVAMI PARA JAPA
(Retiradas do “Manual de reforma da Japa”)


“Se você diz cheio de satisfação infantil: ‘terminei minhas voltas’ ‘acabei de cantar’. Mas você canta como o Senhor Caitanya pede?... Então você não ‘acabou de cantar’. Você nem mesmo começou!” (p.9)


“Se ao olhar gravuras você se distrai em diferentes pensamentos sobre os intricados relacionamentos do Senhor e Seus associados eternos, então, isto não é tão bom quanto cantar para valer...O principal da japa não é olhar para pinturas e sim cantar e ouvir.”(p.63)


“Krsna não diz que se cantarmos Hare Krsna não teremos problemas. Mas Ele diz que se cantarmos Hare Krsna, e então, pensarmos em Krsna no momento da morte, nunca mais teremos de voltar.” (p.47)


“Durante o dia podemos cantar e recitar enquanto fazemos coisas diferentes, mas quando estamos cantando nossas voltas temos de estar muito atentos... Não se deve praticar nenhuma atividade enquanto se canta japa... cantar é samadhi é meditação.” (p.89,30)


“Não está ‘tudo bem’ deixar voltas para o dia seguinte. É uma medida de emergência. Não é bom. Mas é melhor que negligenciar estas voltas.” (p.60)


“A melhor maneira de cantar sem perder a atenção é ouvir você mesmo cantando... Devemos fixar a mente no som... de onde quer que a mente vague, devido à sua natureza instável e flutuante, devemos trazê-la de volta” (p.90)


“Krsna ajudou-o ao dar-Se em Seu SANTO NOME Agora você deve ser sincero ao adotar o processo (cantar sem ofensa) e lembrar que ‘Deus ajuda a quem se ajuda’.” (p.28)


“Você deve orar a krsna para que Ele o ajude a ouvir melhor sua japa” (p33)


“Tente dizer a si próprio: ‘deixe este problema de lado, durante estas duas horas, preocupe-se apenas com o SANTO NOME’.” (p.3)


“Nosso movimento depende do cantar inofensivo, e avanço espiritual depende do cantar inofensivo (10 ofensas)..., para aceitar a misericórdia do Santo Nome e crescer espiritualmente, deve-se evitar as 4 atividades pecaminosas.” (p.90)


“O Santo Nome tem o poder de anular todos os pecados, mas se você se torna um ofensor ao S.N, então não lhe resta nenhuma oportunidade de se libertar.” (p.67)


“Quando chegará o dia em que realmente cantarei os SANTO NOME e não apenas ‘completarei minhas voltas’? ”(Satsvarup Goswami orando) (p.8)


O Santo Nome é a encarnação do Senhor Krsna em Kaliyuga e quem canta o SN associa-se diretamente com o Senhor (Cc. Adi 2 17.22)


COMO LIVRAR-SE DO CANTAR OFENSIVO


“Está certo que, enquanto canta, você ore a Krsna para que Ele o torne puro. Você deve orar a Ele para que o ajude a ouvir melhor. O próprio SANTO NOME irá fazer você puro. Enquanto canta, você não precisa orar por uma purificação à parte. Ore apenas para ouvir melhor.” (MRJ, p.33)

“O nome do Senhor deve ser pronunciado distintamente. Somente pela graça do Senhor é que se pode conseguir isso. Portanto, devemos orar ao Senhor para que nunca caiamos vítimas dos ardis da ilusão da distração...” (Harinama Cintamani. cap.12)


“O remédio recomendado para o cantar desatento ou ofensivo é continuar a cantar constantemente e tentar melhorar.” (p.32, C.V ) “Mas você deve cantar com desejo de corrigir-se. Namaparada-yuktanam eva haranti agham avisranti-prayuktani tany evartha-karani ca: “O Santo Nome elimina todos os pecados, mesmo daqueles que cantam ofensivamente, conquanto que eles cantem sempre, o Santo Nome lhes concede todas as opulências espirituais”.” (MRJ. p.114, 12)


“PARA VENCER O CANTAR DESATENTO” (PRAMADA)
(Harinama Cintamani de Bhaktivinod Thakur. Tradução: Indumukhi d.d. Curitiba)


“Para vencer a distração o devoto deve regularmente passar algum tempo sozinho num local silencioso e se concentrar profundamente no SANTO NOME Deve pronunciar e ouvir o Santo Nome distintamente. É impossível para a jiva por suas próprias forças evitar e vencer a ilusão e distração... por isso é essencial implorar com fervor pela graça do Senhor, com grande humildade.” (cap. 12)


“Outro método efetivo para remover a apatia para com o SANTO NOME é sentar-se sozinho num quarto fechado e meditar no SANTO NOME como fizeram os sábios antecedentes. Se não for possível então se deve cobrir a cabeça e rosto com um pano e concentrar-se no Santo Nome.” (cap.12)


Satsvarupa das Goswami diz:


“... devemos viver cada dia sob o abrigo da Verdade Absoluta, como se fosse nosso último dia.” (p.127 MRJ)


“Quem não ouve a filosofia cai na ilusão... imagina injustiças, dificuldades... e sua atividade mental substitui a concentração em suas voltas – sua japa sofre as conseqüências. Ao progredir, esta doença resulta em vaisnava e guru-aparadha, e isso pode culminar na morte espiritual. (p.37 MRJ)


PS. Satsvarupa d.g recomenda estudar cuidadosamente o passatempo de Ajamila e de Haridas thakur e tentar cantar no espírito do Siksastaka e decorá-lo. (p.19 MRJ)
Compilação: David Britto. E-mail: radhesyamaji@yahoo.com.br



Disponível para baixar em arquivo de texto word Google Drive e 4shared


http://estudosvaisnavas.blogspot.com/2012/04/ofensas-contra-os-santos-nomes.html Obrigado pela visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Nossos ancestrais tinham esse conhecimento. O ano era dividido em 13 meses.

Nossos ancestrais tinham esse conhecimento. O ano era dividido em 13 meses. Existem 13 constelações, 13 ciclos lunares em um ano e 27-29 dia...