quinta-feira, 6 de janeiro de 2022

História da Literatura Ocidental é uma obra de crítica literária editada ora em quatro volumes, ora em dez, do austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux



História da Literatura Ocidental é uma obra de crítica literária editada ora em quatro volumes, ora em dez, do austro-brasileiro Otto Maria Carpeaux no princípio da década de 1940 e lançada em 1959. Escrita em pouco mais de um ano e meio, é uma das mais importantes obras de história da literatura publicadas no Brasil. A obra foi publicada primeiramente em 1959 em nove volumes, pela Edições O Cruzeiro, lançada por Herberto Sales. A segunda edição, revisada e atualizada pelo próprio autor, foi lançada pela Editorial Alhambra em 1978. Em 2008 o Senado Federal publicou em formato físico e digital a terceira edição, dividida em 4 volumes:

Tomando como referência a edição lançada pelo Senado Federal em 4 tomos, na primeira parte de sua História da Literatura Ocidental, Carpeaux parte da Antiguidade greco-latina, passando pela Idade Média e analisando o Renascimento e a Reforma.

1. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/528992/000826279_Historia_Literatura_Ocidental_vol.I.pdf

A segunda parte foi chamada, pelo poeta Carlos Drummond de Andrade, “livro-chave essencial", e abrange barroco, classicismo, neobarroco, classicismo racionalista e o pré-romantismo ocidentais. Carpeaux analisa a poesia, o teatro, a epopeia e o romance picaresco de autores como Cervantes, Góngora, Shakespeare e Molière.

2. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/528992/000826279_Historia_Literatura_Ocidental_vol.II.pdf

A terceira parte refere-se ao romantismo e segue até os tempos atuais. Nele Carpeaux analisa também os brasileiros como José de Alencar, Castro Alves, Álvares de Azevedo e Machado de Assis, além do realismo e o naturalismo. Aqui Carpeaux ainda abrange Balzac, Machado, Eça, Tolstoi, Zola, Dostoievski, Melville, Baudelaire, e mais Aluísio Azevedo, Augusto dos Anjos, Graça Aranha e Mário de Andrade, entre tantos autores; bem como a transformação social com o aparecimento do marxismo.

3. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/528992/000826279_Historia_Literatura_Ocidental_vol.III.pdf

O último e quarto volume traz uma densa análise sobre a atmosfera intelectual, social e literária do fim do século XX com o surgimento do simbolismo, além de um esboço das tendências contemporâneas. Carpeaux encerra dessa forma sua magnum opus, com uma extensa analise em profundidade dos demais diversos autores.

4. https://www2.senado.leg.br/bdsf/bitstream/handle/id/528992/000826279_Historia_Literatura_Ocidental_vol.IV.pdf

Bom proveito!
Sigam @AllanDosSantos

Nenhum comentário:

Método e Metodologia quais às diferenças. Metodologia da pesquisa científica.

MATERIAL E MÉTODOS OU METODOLOGIA ? • Metodologia é o estudo dos métodos e especialmente dos métodos da ciência, enquanto método é o modo...