Biografia
Narottama Dasa Thakura foi um brahmachari vitalício. Ele nasceu em uma família da casta Kayastha, filho do rei Shri Krishnananda Datta, que governou a área de Gopalpura no distrito de Rajashahi no atual Bangladesh, sendo sua capital Khetri no rio Padma. A mãe de Narottama era Narayani Devi, e ele nasceu no purnima no mês de Magha (janeiro) de 1520 DC.
Desde a infância de Narottama, ele sempre foi atraído por Shri Chaitanya. Quando Narottama nasceu, os astrólogos vieram, traçaram um mapa e disseram que esse menino se tornaria um grande rei ou um pregador mendicante. Ele também foi treinado em sânscrito, que dominou em muito pouco tempo, e por isso era muito conhecido por sua eloqüência no uso da gramática sânscrita, poesia, prosódia etc.
Na idade de doze anos, Narottama dasa Thakura teve uma visão do Senhor Nityananda em um sonho. Ele disse a Narottama para tomar banho no rio Padma, onde receberia o amor de Deus. Seguindo as instruções do Senhor Nityananda, Narottama banhou-se no Padma de qualquer maneira, e a Deusa do rio apareceu e por ordem do Senhor Chaitanya, deu a ele amor puro por Deus.
Embora ainda jovem, Narottama das só se manteria pela observância do voto de madhukari, o que significa que ele só comeria o que pudesse implorar indo de porta em porta dos devotos do chefe de família, assim como uma abelha vai de flor florescer para receber o pólen. Por este voto estrito, Narottama não mantinha cozinha ou depósito de alimentos. Ele simplesmente confiou apenas na misericórdia do Senhor.
Narottama dasa Thakura pregava como qualquer coisa, removendo os equívocos da época, e invocava seus discípulos para seguir o exemplo.
Este foi um dos principais pontos de pregação de Narottama dasa Thakura – que um Vaishnava não é um mllecha, nem yavana, nem brâmane, nem sudra, etc. Não deve haver consideração de nascimento, idade, casta, credo, tamanho do sapato, educação, status social, por quem alguém foi iniciado, o ano em que recebeu a iniciação ou quando entrou em contato com o serviço devocional pela primeira vez. Tampouco o avanço da consciência de Krishna depende de deveres domésticos, sannyasa, desempenhos ritualísticos, acordo de grupo ou algo semelhante – simplesmente como alguém é absorvido em seu serviço ao Senhor de olhos de lótus. Esta é a conclusão da estratégia de pregação de Narottama dasa Thakura.
Narottama tinha muitos milhares de discípulos, principalmente nas áreas do moderno Bangladesh. Ele partiu sob a árvore de tamarindo em Prema Ghat ao lado do Ganges (Rio Padma) em Kheturi, onde o Senhor Chaitanya havia sentado, e onde a deusa do rio apresentou a Narottama amor puro de Deus, depois de compor a bela canção, " Saparsada bhagavad viraha janita vilapa", que começa com "je anilo prema dhana koruna pracur heno prabhu kotha gela acharya thakura.
Sua vida é descrita em Prema-vilasa. Em Vrindavan Narottama foi recebido por Rupa Gosvami e Sanatana Gosvami. Depois que Narottama foi iniciado por Lokanatha Goswami, que por sua vez o instruiu a ir estudar com Jiva Goswami. Ele viajou para Bengala com outros sadhus (homens santos) para distribuir escritos devocionais ao público em geral.
Cinquenta anos após o desaparecimento de Chaitanya Mahaprabhu, Narottama organizou festivais anuais em Bengala, que serviram para manter unificada a filosofia Gaudiya. A reunião significativa ocorreu em Kheturi, onde a Teologia Gaudiya Vaishnava da seita de Chaitanya Mahaprabhu foi definida. O ano exato deste evento é desconhecido, mas alguns dizem que foi por volta de 1572.[2]
os escritos de Narottama
Narottama Dasa é mais conhecido por sua poesia devocional, na qual descreve sentimentos emocionalmente intensos em relação a Radha e Krishna. Suas orações Shri Rupa Manjari Pada e Shri Guru Carana Padma[3] ainda são cantadas nos templos Gaudiya Math e ISKCON regularmente.
Entre os escritos de Narottama, Prarthana e Premabhakticandrika (Os Raios Lunares da Devoção Amorosa) são os mais conhecidos.[4] [5]
A breve redação intitulada Hatapaltana também é atribuída a Narottama, mas o conteúdo não parece estar em harmonia com os eventos históricos e, portanto, alguns acreditam que é uma obra falsa. Narottama traduziu Smaranamangala para o verso bengali. Em onze slokas esta obra descreve os passatempos de Radha e Krishna em oito partes do dia.
A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada, um descendente espiritual de Narottama através de Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura, freqüentemente citava suas orações como muitos dos acharyas Gaudiya Vaishnava faziam: "As orações de Narottama dasa Thakura", disse ele. "Este som está acima da plataforma material. É diretamente da plataforma espiritual. E não há necessidade de entender a linguagem. É como uma explosão de trovão. Todos podem ouvir o som do trovão - não há mal-entendido. Da mesma forma, esses as canções estão acima da plataforma material e ressoam como um trovão dentro do seu coração."
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