Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo)
Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
domingo, 19 de fevereiro de 2023
Saiba o que é o Maha Shivaratri e a importância do Deus Shiva na cultura milenar Indiana vulgo hinduísmo . Em 2023 ele acontece hoje domingo 19 de fevereiro.
Festival Shivaratri
O Shivaratri é considerado especialmente auspicioso para as mulheres. Enquanto as mulheres casadas rezam pelo bem estar de seus maridos, as mulheres solteiras rezam por um marido como o Senhor Shiva, que é considerado o marido ideal.
Para marcar o festival de Shivratri, os devotos acordam cedo e tomam um banho com rituais, preferencialmente no rio Ganga. Depois de usar roupas novas e frescas, os devotos visitam o templo de Shiva mais próximo para dar “banho” ao Shiva Lingum com leite, mel, água, etc.
shiva lingam
No Shivaratri, a adoração ao Senhor Shiva continua durante todo o dia e a noite. A cada três horas sacerdotes realizam o Pooja do Lingam Shivabanhando-o com leite, iogurte, mel, manteiga, açúcar e água em meio ao cantar do “Om Namah Shivaya” e toque dos sinos do templo. Vigília noturna ou jaagran também é observada nos templos de Shiva, onde grande número de devotos passam a noite cantando hinos e canções devocionais em louvor ao Senhor Shiva. É somente na manhã seguinte que o devoto quebra seu jejum participando do prasadam* oferecido à divindade.
Lendas de Mahashivratri Existem várias lendas interessantes relacionadas ao festival de Maha Shivaratri. De acordo com uma das lendas mais populares, Shivaratri marca o dia do casamento do Senhor Shiva e sua consorte, Parvati. Alguns acreditam que foi na auspiciosa noite de Shivaratri que o Senhor Shiva realizou a ‘Tandava’, a dança cósmica da criação primordial, preservação e destruição, onde o Deus hindú ganha o nome de Shiva Nataraja.
*Prasadam: o processo de oferecer o alimento a um Deus hindú, torna-o prasadam, ou alimento espiritual. A oferenda do alimento ao Senhor é parte de um processo de devoção que ajuda o praticante a restabelecer sua relação amorosa e pessoal com Deus. Essa comida oferecida a uma divindade recebe o nome de prasadam, que é uma palavra sânscrita, e que significa “misericórdia do Senhor”. Com esta atividade, os hindús acreditam que os sentidos se espiritualizam e começam a ser atraídos naturalmente pelos prazeres divinos, que superam enormemente qualquer experiência material.
Nenhum comentário:
Postar um comentário