sábado, 8 de abril de 2017

EKADASI - ORAÇÃO, JEJUM SEGUNDO OS VEDAS - EXPLICAÇÃO COMPLETA DA DIETA



DIAS DE EKADASI PELOS VEDAS - EXPLICAÇÃO COMPLETA DA DIETA



EKADASI - ORAÇÃO, JEJUM SEGUNDO OS VEDAS - EXPLICAÇÃO COMPLETA DA DIETA






O Ayurveda explica que em Ekadasi a Lua torna-se obscurecida.

A Lua é a Deidade que preside "Anna" (Alimentos), e portanto comer grãos em Ekadasi torna-se indigesto e pode causar doenças.

Além disso, os grãos absorvem muita água durante a digestão.

A Lua além de ficar obscurecida também fica mais perto da Terra e absorve mais água do nosso organismo.
Origem do Ekadasi
(Este artigo foi originalmente escrito em 1956 por Sri Navincandra Cakravarti, um discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, e em 1979 foi traduzido para o inglês por Vyenkata Dasa Brahmacari)
"Muitos devotos são muito inquisitivos sobre o aparecimento de Sri Ekadasi e sobre suas características especiais. Portanto estou apresentando esta descrição encontrada no décimo quarto capítulo do Padma Purana, na seção intitulada "Kriya Sagara Sara."


Ekadasi (pronunciado Ekadashi), é o décimo (Dasi) primeiro (Eka) dia lunar depois da lua cheia e da lua nova. Neste dia se observa jejum de feijões e cereais. Nos Ekadasis também não se come vagem (feijão verde), berinjela (pois aumenta o apetite), mel e assafétida. Dormir durante o dia, sexo, cortar unhas e cabelos, barbear-se e divertimentos também são atividades que devem ser evitadas nesses dias, pois se deve diminuir as demandas corpóreas nos Ekadasis para melhor fixar a mente na Suprema Personalidade de Deus (Paramahamsa Prabhu).





Portanto, a melhor forma de adorar a Deus no dia lunar de Ekadasi, é fazendo jejum de grãos e fixando a mente Nele.

A própria Deidade de Ekadasi manifesta-se do Supremo para o nosso benefício.
Ao observarmos e consequentemente adorarmos Ekadasi, estaremos adorando o próprio Deus.
Em Ekadasi pode se comer quinoa real ou trigo sarraceno. 
São dois produtos que não são grãos e nem cereais e em relação às especiarias só se pode usar cominhos em grão e não se pode usar especiarias em pó pois podem conter farinha de arroz (Gopala Priya Mataji)

Orientações para o Jejum do Ekadasi

O Ekadasi é o décimo primeiro dia lunar (Tithi) das quinzenas brilhante (shukla paksha) ou escura (krishna paksha) de cada mês lunar do Calendário Védico (também chamado Panchang). Nestes dias se observa jejum de feijões e cereais.
Esse jejum pode ser praticado de diversos modos e com variados propósitos, mas a essência é comer com simplicidade, de modo que se possa gastar tanto tempo quanto possível em atividades espirituais. Apenas para efeito didáticos, toda essa variedade de formas foi dividida em 4 níveis crescentes, de acordo com a consciência, facilidades e controle dos sentidos do praticante. Também é possível fazer combinações das orientações encontradas nos diversos níveis, adaptando-as ao tempo, lugar e circunstâncias específicos do praticante.
Assim, é importante enfatizar que não é propósito deste documento determinar regras e obrigações. Apenas apresenta uma linha de avanço geral, mais comum, para aqueles interessados em como fazer o jejum de Ekadasi na prática. Informações específicas quanto à origem e propósito do Ekadasi, bem como histórias, exemplos e resultados de se seguir esse jejum, podem ser encontradas na literatura vaishnava.



Ekadasi Nível 1 – Iniciante (curiosos, simpatizantes, devotos iniciantes)

Quem deseja avançar na vida espiritual (e mesmo na material), ou simplesmente deseja experimentar o jejum para fins de saúde ou melhora da qualidade de vida, pode começar com as orientações abaixo.

Alimentos que podem ser consumidos no Ekadasi:
  • Todas as frutas (frescas e secas, verdes ou maduras);
  • Todas as nozes (e óleos feitos das nozes);




  • Todos os legumes (abóbora, abobrinha, pepino, etc.);
  • Todas as verduras (repolho, couve, alface, etc.);
  • Todas as raízes (batatas, mandioca, macaxeira, rabanete, cenoura, etc.);
  • Trigo mourisco;
  • Azeitonas;
  • Coco;
  • Amendoim;
  • Óleos de girassol, oliva, amendoim e caroço de algodão;
  • Todos os açúcares (da cana, de beterraba, demerara, etc.);
  • Todos os leites e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada, requeijão, ghee, etc.).

    Temperos que podem ser usados em Ekadasi:
    • Sal;
    • Gengibre;
  • Temperos verdes (coentro verde, hortelã verde, salsinha verde, etc. - menos cebolinha verde e alho poró, por serem tamásicos);
  • Curcuma (Açafrão-da-Índia);
  • Pimenta preta.

    Alimentos que não devem ser consumidos, por “quebrarem” o Ekadasi:

    1 – Nenhum dos cinco tipos de cereais, conforme definidos na cultura védica, isto é, nenhuma das variedades de:

           a) Arroz;
           b) Trigo;
           c) Cevada;
           d) Grãos (feijões, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, milho, etc.);
           e) Mostarda e gergelim.

    2- Nenhum dos produtos compostos de cereais:

           a) Cereais quebrados (xerém de milho, arroz quebrado, ervilha partida, etc);
           b) Grão não-maduros e vagens (espiga de milho verde, milheto, vagem de feijão, feijão verde, etc).
           c) Cereais em flocos (flocos de aveia, flocos de arroz, etc.).

    3- Nenhum dos produtos derivados de cereais:

           a) Farinhas de cereais (farinha de trigo, farinha integral, farinha de rosca, etc.);
          b) Pós de cereais (pó de cevada, pó de arroz, etc);
           c) Óleos de cereais (óleo de soja, óleo de milho, óleo de gergelim);
           d) Amidos (amido de milho, etc.).

    4- Nenhum dos alimentos que contenham cereais ou seus derivados em sua composição:

           a) Comidas feitas com cereais (pão, comidas de milho, macarrão, biscoitos, bolos, tahine, doces de cereais, pipoca, arroz inflado, etc.);

           b) Alimentos feitos com, ou contendo, algum tipo de derivado de cereal em sua composição (isto é, contendo amidos, temperos de grãos, óleos de cereais, etc.), tais como, por exemplo:

                   i) Frituras em óleos derivados de cereais;
                  ii) Margarinas e frituras com margarinas;
                 iii) Refrigerantes; 
                 iv) Doces com amidos; 
                  v) Sorvetes; 
                 vi) Misturas prontas para milk-shakes, sucos dietéticos, etc.; 
                vii) Certos requeijões, iogurtes, sucos industrializados, etc.;
               viii) Certas sopas com: grãos, macarrão, ou temperos compostos de grãos, etc.; 
                 ix) De modo geral, os alimentos industrializados (se for consumi-los, veja a composição e ingredientes na embalagem).

    Temperos NÃO usados em Ekadasi:
    • Sementes de gergelim
    • Sementes de cominho
    • Sementes de mostarda
    • Cardamomo
    • Sementes de Papoula
    • Sementes de Kalonji
    • Sementes de Ajwain
      

    Ekadasi Nível 2 – Intermediário (devotos mais estritos)

    Para os devotos que desejam ser mais estritos, especialmente levando-se em conta o controle dos sentidos e o voto de bramacarya (celibato), tanto para os solteiros quanto para os casais.Aplicam-se todas as orientações anteriores para o nível 1, complementadas pelas que seguem abaixo.

    Alimentos restringidos durante Ekadasi:
    • Vegetais picantes como pimentas, pimentão, berinjelas (aumentam o apetite);
    • Todos os vegetais frondosos (por serem muito protéicos):  
    • Couve-flor;
    • Brócolis;
    • Espinafre;
    • Repolhos;
    • Ervas frondosas - como a salsa, as folhas do caril, as folhas de neem, etc;
    • Saladas;
    • Vegetais Indianos:
      • Karela (melão amargo, ou melão de São Caetano);
    • Loki;
    • Parmal;
    • Toroi;
    • Kunli;
    • Drumsticks (baquetas);
    • Okra (tipo de quiabo);
    • Flor de bananeira.
  • Mel (por ser muito energético);
  • Queijos comerciais (por estarem sujeitos a adulteração com algum tipo de farinha).

    Temperos NÃO usados em Ekadasi:

    Sementes de gergelim;
  • Sementes de cominho;
  • Pimenta preta;
  • Curcuma (açafrão-da-Índia);
  • Assafétida;
  • Feno grego;
  • Sementes de mostarda;
  • Tamarindo;
  • Funcho;
  • Aipo;
  • Sementes de Papoula;
  • Sementes de Kalonji;
  • Sementes de Ajwain;
  • Cardamomo;
  • Noz-moscada;
  • Cravo-da-índia;
  • Temperos em pó em geral (por estarem sujeitos a adulteração com algum tipo de farinha).

    No caso de quebra indevida do Ekadasi:

    Parar imediatamente de comer o alimento “contaminado” com grãos (devido à presença de papa-purusha), e:
    • Continuar o jejum como pretendido inicialmente (melhor); ou
    • Da quebra em diante, fazer o jejum no nível mais básico - nível 1.
    Obs.: Pode-se recuperar o resultado advindo de seguir corretamente esse Ekadasi que foi quebrado, por seguir estritamente o Pandava Nirjala Ekadasi seguinte. 


    Ekadasi Nível 3 – Avançado (devotos seriamente interessados no benefício espiritual de observar o voto de Ekadasi)

    Para os devotos que estejam seriamente interessados em seguir o voto de Ekadasi, com vistas ao benefício espiritual advindo de tal prática.Aplicam-se todas as orientações anteriores para os níveis 1 e 2, acrescentando-se as que seguem abaixo.

    Orientações suplementares para quem quiser seguir Ekadasi mais estrita e seriamente:
    • Preferencialmente não comer nada no Ekadasi;
    • Se possível, também não beber nada, nem mesmo água;
    • Tentar permanecer acordado durante todo o período do Ekadasi, inclusive por toda a noite (do brahma-muhurtha antes do nascer do sol no dia do Ekadasi até o horário de quebra de jejum no dia seguinte);
    • Evitar atividades materiais para o sustento corpóreo (trabalho formal, negócios, etc.) e de gozo dos sentidos (brincadeiras, jogos, diversões, futilidades, etc.).
    • Durante o período do Ekadasi, procurar não se distrair com amenidades ou divertimentos, permanecendo o máximo de tempo possível ativamente ocupado em Consciência de Krishna (leitura, adoração, pregação, kirtana, bhajana, aratik, etc.);
    • Pelo menos uma vez por ano, no Pandava Nirjala Ekadasi, fazer o jejum completo, não tomando nem mesmo água (nir jala = nem água).
    Fazendo o voto de Ekadasi:

    O devoto interessado em fazer o voto formal deve, no dia do Utpanna Ekadasi (o primeiro Ekadasi do ciclo de 24), na frente das Deidades, propor qual dos tipos de jejum ele fará até o próximo Utpanna Ekadasi. Os quatro tipos principais são:
    • Observar jejum até o meio-dia, fazer uma refeição sem grãos e observar jejum até o dia seguinte, quebrando o jejum dentro do horário estabelecido;
    • O mesmo que o acima, porém observando jejum até às 16 horas;
    • Jejum completo até o dia seguinte;
    • O mesmo que o acima, mas permanecendo acordado a noite toda cantando os santos nomes (japa, bhajana, kirtana);
    Existem outros tipos de jejum ainda, tais como comer apenas frutas, ou tomar só leite ou outros líquidos (sucos, água, etc.). 
      




    Ekadasi Nível 4 – Mais Completo

    Corpo e mente são muito difíceis de controlar. Não é incomum propostas da mente para, de alguma forma, “compensar” o dia de austeridade e auto-controle, através da busca de satisfação desmesurada dos sentidos no dia anterior ao Ekadasi, no seguinte, ou até em ambos.  Para os devotos que desejem seriamente praticar o auto-controle com vistas ao avanço espiritual, aplicam-se todas as orientações anteriores para os níveis 1, 2 e 3, acrescentando-se as que seguem abaixo.

    Orientações suplementares para quem quiser seguir Ekadasi com preparação prévia e auto-controle durante e no dia seguinte.

    Deve-se observar o Ekadasi apenas para a satisfação do Senhor Supremo. O significado da palavra upavasa (jejum) é viver próximo. No dia de Ekadasi deve-se se afastar de todas as espécies de atividades pecaminosas, abandonar todas as espécies de atividades domésticas (caseiras) e de gratificação dos sentidos, e permanecer próximo ao Senhor.

    No dia anterior ao Ekadasi, deve-se:
    • Deixar a cama macia e dormir no chão;
    • Comer somente uma vez;
    • Beber água somente uma vez;
    • Permanecer arrumado e limpo;
    • Controlar os sentidos;
    • Não ter atividade sexual;
    • Evitar comer:  
      • Em pratos de bronze;
      • Comer alimentos fortes, tais como urad-dahl (tipo de lentilha), lentilhas-vermelhas, grão-de-bico, kondo (um certo tipo de grão), arroz pré-cozido, espinafre e mel;
      • Fora de casa (na casa de outra pessoa, etc.).
    No dia do Ekadasi deve-se:
    • Levantar cedo pela manhã, antes do Brahma-muhurta, e oferecer reverências ao Supremo Senhor Hari;
  • Tomar banho (de chuveiro - o mais básico, até um banho em um rio – o melhor). Uma pessoa piedosa deve assim, ao se banhar, abandonar toda sua ira e cobiça;
  • Adorar o Senhor Keshava com devoção e oferecer a ele alimentos saborosos;
  • Oferecer uma lamparina no Templo do Senhor;
  • Ouvir as glórias do Ekadasi da boca de um brahmana, e então dar a ele suficiente caridade;
  • Ouvir e falar sobre as glórias do Senhor Krishna;
  • Permanecer acordado durante a noite enquanto canta as glórias transcendentais de Krishna;
  • Jejuar, ou então, pelo menos, não comer os cinco tipos de grãos acima indicados;
  • Evitar (mesmo nas suas forma mais sutis, leves ou ingênuas):
    • Jogos de azar;
    • Espalhar rumores;
    • Procurar erros nos outros;
    • Pregar para pessoas espiritualmente desinteressadas;
    • Irar-se, mentir, enganar, roubar, etc.
    • Atividade sexual;
    • Associar-se com pessoas de baixa classe, pecaminosas ou ateístas.
  • Evitar também:
    • Praticar esportes;
    • Dormir, cochilar, soneca, etc.;
    • Mascar nozes de betel ou suas folhas;
    • Escovar os dentes.
    No dia posterior ao Ekadasi deve-se:
    • Adorar o Senhor Hari com devoção, oferecendo-Lhe folhas de Tulasi;
  • Dar caridade aos brahmanas;
  • Não comer:
  • Mais de uma vez;
  • Em pratos de bronze;
  • Alimentos muito fortes, tais como urad-dahl (tipo de lentilha), lentilhas-vermelhas e mel;
  • Fora de casa (na casa de outra pessoa, etc.);
  • Alimentos de alguma forma contaminados.
  • Não praticar qualquer atividade sexual;
  • Não barbear o rosto, raspar a cabeça ou se depilar;
  • Não passar óleo no corpo de alguém ou no próprio;
  • Não mentir;
  • Não participar de trabalho ou exercício extenuante.

    Citação do Nectar da Devoção (Bhakti Rasamrta Sindhu), pág. 63 - Observando o jejum no Ekadasi:

    No Brahma Vaivarta Purana é dito que aquele que observa jejum no Ekadashi está liberado de todos os tipos de reações das atividades pecaminosas e avança na vida piedosa. O princípio básico é não apenas jejuar, mas incrementar o amor e a fé por Govinda, ou Krsna. A razão real para se observar o jejum no Ekadashi é minimizar as demandas do corpo e ocupar nosso tempo no serviço do Senhor por cantar ou praticar serviço similar. A melhor coisa a fazer nos dias de jejum é lembrar dos passatempos de Govinda e ouvir Seus santos nomes constantemente. 



     Quebrando um Ekadasi rapidamente:
    Se você observar um jejum completo (sem mesmo beber água), você não necessita quebrá-lo com grãos. Você pode quebrá-lo com caranamrita ou fruta. Se você observar o Ekadasi comendo frutas, vegetais, etc., então ele deve ser quebrado no dia seguinte tomando grãos no horário especificado no calendário Vaisnava.



    Pessoas que não devem fazer jejum estrito no Ekadasi:
    • Pessoas com problemas de fígado, coração, pulmão, estômago ou rins;
    • Pessoas insanas ou muito perturbadas (ansiosas, preocupadas, etc.);
    • Crianças, idosos e grávidas.
    Todos devem, porém, observar o jejum de feijões e cereais.Aqueles que forem, por qualquer motivo, incapazes de observar o jejum de Ekadasi (nem mesmo o jejum de grãos), podem obter alguns dos resultados de observar Ekadasi simplesmente por ouvir e divulgar suas glórias (falar, cantar, etc.).

    Considerações adicionais:  

    O sal para o Ekadasi teve ser tomado de um pacote novo ou limpo.
    Soja não é considerada muito adequada para alimentação humana, por ser muito protéica. Se consumir, seja moderado.
    Lentilhas (urad-dhal, masura dhal) também são tão protéicas que não são consideradas alimento para vegetarianos, e não podem ser oferecidas as deidades. Se for comer, coma no máximo uma vez por semana.
    Grão-de-bico é também muito protéico. Quando consumir, bastam uns poucos grãos por dia.
    Os queijos vendidos comercialmente estão sujeitos a muitos tipos de adulteração com farinhas de cereais. Se for usar queijo no Ekadasi (e não quiser correr riscos de adulterações), dê preferência a fazer seu próprio queijo fresco a partir do leite.
    Alguns não recomendam tomates no Ekadasi. Alguns argumentam que não é um vegetal tradicional indiano, não sendo usado nem mesmo nos dias normais, quanto mais no Ekadasi. Outros se referem à dificuldade de cultivo, que exige muito agrotóxico, por ser uma fruta muito delicada. O tomate não é um legume, mas sim uma fruta, da mesma família das beringelas, pimentões, pimentas. Mas quanto a aumentar o apetite, não temos confirmação. Talvez seja o caso de algumas variedades. 
    No Ekadasi cozinha-se para as deidades como nos dias normais (Krishna não precisa fazer Ekadasi: este é um benefício para nós, entidades vivas condicionadas).
    Embora os vaishnavas devam aceitar todos os tipos de alimentos oferecidos ao Senhor (e em especial a maha-prasada), no Ekadasi não se deve aceitar nem mesmo a maha-prasada (embora possa-se guardá-la para comer no dia seguinte).
    No Sat-Tila Ekadasi (ocorre normalmente no mês de janeiro) pode-se consumir preparações feitas com gergelim, sendo, nesse dia, muito auspicioso dá-lo, prepará-lo ou comê-lo. O gergelim pode ser preparado de qualquer forma, puro ou como ingrediente de diversas preparações.
    Ekadasi tem horário para início e finalização (quebra de jejum). Os dias, no calendário védico, iniciam-se ao nascer do Sol. Assim, pode-se considerar que o jejum, efetivamente, inicia-se no Brahma-muhurtha (antes da alvorada) no dia do Ekadasi, e termina após o nascer do sol do dia seguinte, quando deve-se tomar alguma prasada para “oficialmente” encerrar o jejum. O horário para essa quebra oficial do jejum é variável, sendo determinado por cálculos astronômicos e não devendo ser ultrapassado.
    Devido às orientações ayur-védicas quanto a alimentação (que contra-indicam comer tarde de noite ou de madrugada), em geral, observa-se o jejum do pôr-do-sol do dia anterior ao Ekadasi até 48 minutos (variável) depois do nascer-do-sol do dia posterior ao Ekadasi. Especialmente o horário de quebra de jejum deve ser respeitado, sendo determinado por cálculos astronômicos e estando registrado nos calendários vaishnavas.
    Mahadvadasi é observado como Ekadasi.
    Srila Prabhupada sempre orientou seus seguidores a observar Ekadasi através do jejum de grãos e feijões. O jejum total nunca foi estimulado por Srila Prabhupada. Ao invés de acentuar várias austeridades severas, ele pôs maior ênfase no serviço (que às vezes é impedido pelo jejum, e, ainda mais, muitas vezes impedido por vários dias, devido a se permanecer acordado a noite toda). Por isso, Srila Prabhupada somente insistiu em 4 dias de jejum completo por ano (para certos Dias de Aparecimento) e orientou a comer de forma muito simples nos Ekadasis. O jejum total (e, opcionalmente, para cada Ekadasi) é um vrata (um voto) opcional, e é algo bom, caso inspire um sentimento mais profundo de amor por Krishna.





    Não esqueça:  
    Nunca coma:
    • Carne
    • Peixes
    • Ovos
    • Cebolas*
    • Alhos*
    *Cebolas e alhos são considerados vegetais no modo da ignorância e, portanto, não devem ser consumidos como alimento.Nunca se intoxique:
    • Bebidas alcoólicas (cachaça, cerveja, vinho, etc.) – no máximo, cerveja sem álcool, em certas circunstâncias e com moderação;
    • Café (devido à cafeína) – no máximo, café descafeinado. Também pode ser substituído por cevada em pó;
    • Certos tipos de chá (chá mate, chá preto, etc.) – prefira capim santo, erva doce, hortelã, etc.
    • Refrigerantes de Cola (também devido à cafeína) – troque por outros menos prejudiciais;
    • Chocolate escuro (devido à presença de cafeína, também é viciante) – troque por chocolate branco ou outros doces mais saudáveis;
    • Excesso de açúcar, sal, comida, etc.
    Traduzido e adaptado por Gopala Dasa Adhikari (HDG), com o apoio e orientações de Paramahamsa Dasa, Jagad Bharata Dasa e Mitra Gopi Devi Dasi, e colaboração de Bhaktin Áurea.

    Baseado no texto: "Ekadasi and Caturmasya Guidelines" (original disponível em: http://www.dharmakshetra.com/holy%20days/ekadas%20and%20caturmasya%20guidelines.html), no texto “Sri Ekadasi” (original disponível em: http://www.radhakunda.com/ekadasi/index.html) e no “Calendário Vaishnava”, edição 2001 – ISKCON São Paulo e Paramahamsa & Sons, página 13, versão on-line em: http://www.harekrishnasp.com.br/calendario.htm


    Sementes Espaço Ponto de Luz Rosana Rodrigues

    CALENDÁRIO VAISHNAVA:

    LINK:http://www.vaisnavacalendar.com/vcal.php?CIID=68&lang=pt&month=12&year=2013

    Rasalila Devi Dasi


  •  fonte https://espacopontodeluz.blogspot.com.br/2013/10/dias-de-ekadasi-pelos-vedas-explicacao.html
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    The Human League - Human



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    Double - The Captain Of Her Heart (Extended Version)



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    quinta-feira, 6 de abril de 2017

    #3 - Leitura em Voz Alta - [Como Educar seus Filhos]



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    #2 - Como Educar seus Filhos - Discriminação Auditiva



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    #Entrevista - Como Recuperar a Moral e os Costumes



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    Hoje é dia de Kamada jejum de Ekadasi 10

    Kamada jejum de Ekadasi 10


    Srila Suta Goswami disse: "ó sábios, permitam que eu ofereça minhas humildes e respeitosas reverências ao Supremo Senhor HariBhagavan Sri Krishna, o filho de Devaki e Vasudeva, por cuja misericórdia posso descrever o dia de jejum que remove todos tipos de pecados.  Foi para o devotado Yudhishthira que o Senhor Krishna glorificou os vinte e quatro jejuns [Ekadashis] primários, que destroem os pecados, e agora vou recontar uma dessas narrativas para vós.  Grandes sábios eruditos selecionaram estas vinte e quatro narrativas dos dezoito Puranas, pois são realmente sublimes.

    Yudhishthira Maharaja disse: "ó Senhor Krishna, ó Vasudevapor favor aceite minhas humildes reverências. Por favor descreva para mim o jejum [Ekadashi] que ocorre durante a parte iluminada do mês de Chaitra (mar/abr).  Qual é seu nome e quais são suas glórias?"

    O Senhor Sri Krishna respondeu: "ó Yudhishthirapor favor ouça-Me atentamente enquanto relato a antiga história deste sagrado jejum [Ekadashi], uma história que Vasishtha Muni certa vez relatou para o Rei Dilipa, o bisavô do Senhor Ramachandra.

    O Rei Dilipa perguntou ao grande sábio Vasishtha: "ó sacerdote [brahmana] sábio, desejo ouvir sobre o jejum [Ekadashi] que vem durante a parte iluminada do mês de Caitra.  Por favor descreva-o para mim."

    Vasishtha Muni respondeu: "ó rei, tua indagação é gloriosa. De bom grado contarei o que desejas saber. O jejum [Ekadashi] que ocorre durante a quinzena clara de Caitra é chamado de jejum Kamada. Ele consome todos pecados, assim como um incêndio florestal consome um suprimento de lenha seca. É muito purificante, e confere o mais alto mérito a quem o observa fielmente. Ó rei, agora ouça uma antiga história, que é tão meritória que remove todos nossos pecados simplesmente por ser ouvida.

    Uma vez, há muito tempo atrás, existia uma cidade-estado chamada Ratnapura, que era decorada por ouro e jóias e na qual serpentes de afiadas presas desfrutavam da intoxicação. O Rei Pundarika era o governante deste mais belo reino, que contava com muitos GandharvasKinnaras, e Apsaras entre seus cidadãos.

    Entre os Gandharvas havia Lalita e sua esposa Lalitã, que era uma dançarina especialmente maravilhosa. Estes dois tinham intensa atração um pelo outro, e seu lar era cheio de grande riqueza e finos alimentos. Lalitã amava seu marido muito, e por sua vez ele também constantemente pensava nela em seu coração.

    Uma vez, na corte do Rei Pundarika, muitos Gandharvas estavam dançando e Lalita estava cantando sozinho, sem sua esposa. Não pode evitar de pensar nela enquanto cantava, e por essa distração perdeu-se na métrica e melodia da canção. De fato, Lalita cantou indevidamente o final de sua canção, e uma das serpentes invejosas que estava presente na corte do rei queixou-se ao rei que Lalita estava absorto em pensar na sua esposa em vez de no seu soberano. O rei ficou furioso ao ouvir isso, e seus olhos ficaram vermelhos de raiva. De repente ele berrou: "ó tolo valete, porque estavas pensando luxuriosamente numa mulher em vez de pensar reverentemente em teu rei enquanto realizavas teus deveres reais, eu te amaldiçôo imediatamente a virares um canibal!"

    Ó rei, Lalita imediatamente virou um temível canibal, um grande demônio comedor de gente, cuja aparência aterrorizava todo mundo. Seus braços tinham oito milhas de comprimento, sua boca era grande como uma enorme caverna, seus olhos eram imponentes como o sol e a lua, suas narinas assemelhavam-se a enormes fossos na terra, seu pescoço era uma verdadeira montanha, seus quadris tinham quatro milhas de largura, e seu corpo gigantesco media sessenta e quatro milhas de altura. Assim o pobre Lalita, o amoroso cantor Gandharva, teve que sofrer a reação de sua ofensa contra o Rei Pundarika.

    Vendo seu marido sofrendo como um horrível canibal, Lalitã foi tomada de tristeza. Pensava: "Agora que meu querido marido está sofrendo os efeitos da maldição do rei, que será de mim? Que devo fazer? Para onde devo ir? Desse modo Lalitã lamentava dia e noite. Em vez de gozar da vida como uma esposa de Gandharva, ela tinha que vagar por toda selva densa com seu monstruoso marido, que caíra completamente sob o encanto da maldição do rei e estava inteiramente ocupado em terríveis atividades pecaminosas. Ele perambulava vacilante pelas regiöes inóspitas, um ex-semideus Gandharva belo, agora reduzido a um comportamento fantasmagórico de comedor de gente. Totalmente transtornada ao ver seu querido marido sofrer tanto em sua horrorosa condição, Lalitã começou a chorar enquanto seguia sua louca jornada.

    Por boa fortuna, entretanto, Lalitã em certo dia encontrou o sábio Shringi. Estava sentado num pico da famosa Colina Vindhyacala. Aproximando-se dele, imediatamente ela ofereceu ao asceta suas respeitosas reverências. O sábio notou-a curvando-se diante dele e disse: "ó mais bela, quem és? De quem és filha, e porque vieste até aqui? Por favor conta-me tudo de verdade."

    Lalitã respondeu: "ó grande sábio, sou filha do grande Gandharva Viradhanva, e meu nome é Lalitã. Vago pelas florestas e planícies com meu querido marido, que o Rei Pundarika amaldiçôou a se tornar um demônio comedor de gente. ó sacerdote [brahmana], estou grandemente aflita por ver sua forma feroz e atividades terrívelmente pecaminosas. Ó mestre, por favor conta-me como poderei realizar algum ato de expiação em prol de meu marido.  Que ato piedoso poderei fazer para libertá-lo de sua forma demoníaca, ó melhor dos sacerdotes [brahmanas]?"

    O sábio respondeu: "ó donzela celestial, existe um jejum [Ekadashi] chamado Kamada que ocorre na quinzena luminosa do mês de Caitra. Está chegando em breve. Se observares este jejum de Ekadashi de acordo com suas regras e regulações e deres o mérito que assim acumulares a teu marido, ele será liberto da maldição de imediato."  Lalitã ficou muito contente ao ouvir estas palavras do sábio.

    Lalitã observou fielmente o jejum de Kamada Ekadashi segundo as instruções do sábio Shringi, e no Dvadashi el lo cantor celestial adornado com muitos ornamentos lindos.  Agora, com sua esposa Lalitã, ele podia desfrutar de mais opulência que antes. Tudo isso se dera pelo poder e glória do jejum Kamada Ekadashi. Afinal o casal Gandharva embarcou num aeroplano celestial e ascendeu ao céu."

    O Senhor Sri Krishna continuou: "ó Yudhishthira, melhor dos reis, quem quer que ouça esta maravilhosa narrativa deve certamente observar o sagrado jejum Kamada Ekadashi ao melhor de sua capacidade, por conceder mérito tão grande ao devoto fiel. Portanto descrevi suas glórias para ti em benefício de toda humanidade. Não há jejum [Ekadashi] melhor que o Kamada Ekadashi. Ele pode erradicar até mesmo o pecado de matar um sacerdote [brahmana], e também nulifica maldições demoníacas e limpa a consciência. Em todos três mundos, entre as entidades móveis e imóveis, não existe dia melhor."

    Assim termina a narrativa das glórias de Caitra-sukla Ekadasi, ou Kamada Ekadasi, conforme aparece no Varaha Purana.


    Para fazer jejum na pratica procure um endereço perto de você na nossa Agenda

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    terça-feira, 4 de abril de 2017

    Torta Pizza De Liquidificador Da Cris !



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    #1 - Como Educar seus Filhos - Modelagem da Linguagem


    Publicado em 4 de nov de 2013 http://www.comoeducarseusfilhos.com.br Neste vídeo, o prof. Carlos Nadalim explica a importância da modelagem da linguagem na educação infantil. Ele dá uma dica muito valiosa que elevará a capacidade expressiva de seus filhos. Assista! Tente Mais uma Vez Eis aqui o bom conselho a se seguir: Tente mais uma vez; Se no início algo é difícil conseguir, Tente mais uma vez, E verá sua coragem aparecer: Nunca trema, não há nada que temer; Persevere e verá que vai vencer; Tente mais uma vez. (Tradução de Cláudia Roquette-Pinto) Livro: O Livro das Virtudes para Crianças Organizado por William J. Bennet http://youtu.be/CDJoBdHG238


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    O Néctar da Instrução Verso 8

    tan-nāma-rūpa-caritādi-sukīrtanānu- smṛtyoḥ krameṇa rasanā-manasī niyojya tiṣṭhan vraje tad-anurāgi-janānugāmī kālaṁ nayed akhilam ity upade...