sábado, 22 de abril de 2017

Hoje é dia do Varuthini jejum de Ekadasi 11. 22/04/2017




Yudhishthira Maharaja disse: "ó Vasudeva, ofereço minhas mais humildes reverências a Ti. Por favor agora descreva o Ekadashida quinzena obscura do mês de Vaisakha (abr/mai), inclusive seus méritos e influência específicos." O Senhor Sri Krishna respondeu: "ó rei, neste mundo e no próximo, o mais auspicioso e magnânimo Ekadashi é Varuthini Ekadashi, que ocorre durante a quinzena obscura do mês de Vaisakha. Quem quer que observe um jejum completo neste dia sagrado tem seus pecados completamente removidos, obtém felicidade contínua, e consegue toda boa fortuna. Jejuar no Varuthini Ekadashi torna afortunada até mesmo uma mulher desafortunada. Este Ekadashi concede a qualquer um que o observe, o desfrute material nesta vida e liberação após a morte. Destrói os pecados de todos e salva as pessoas das misérias do renascimento.

Por observar este Ekadashidevidamente, o Rei Mandhata foi liberado. Muitos outros reis também se beneficiaram por observá-lo - reis como Maharaja Dhundhumara, na dinastia Iksvaku, que se tornou livre da lepra advinda de uma maldição que o Senhor Shiva lhe impusera como punição. Qualquer mérito que se obtenha por realizar austeridades e penitências durante dez mil anos é alcançado por uma pessoa que observa VaruthiniEkadashi. O mérito obtido por doar grande quantidade de ouro durante um eclipse solar em Kurukshetra é acumulado por quem observa este jejum de Ekadashi. De fato, aquele que observa este único Ekadashi com amor e devoção certamente obtém suas metas nesta vida e na próxima. Em resumo, este Ekadashi é puro e muito vivificante e é um destruidor de todos pecados.

Melhor que dar cavalos em caridade é dar elefantes, e melhor que dar elefantes é dar terra. Mas melhor que dar terra é dar sementes de gergelim, e melhor que dar isto é dar ouro. Ainda melhor que dar ouro é dar grãos alimentícios, pois todos antepassados, semideuses, e seres humanos ficam satisfeitos por comer grãos. Assim não há melhor caridade que esta no passado, presente, ou futuro. (1) Contudo sábios eruditos tem declarado que dar uma jovem em casamento a uma pessoa digna é igual a dar grãos alimentícios. Além do mais, Sri Krishna, a Suprema Personalidade de Deus, disse que dar vacas em caridade é igual até mesmo a dar grãos alimentícios. Ainda melhor que todas essas caridades é ensinar conhecimento espiritual aos ignorantes. Contudo todos méritos que se pode obter por realizar todos esses atos de caridade são obtidos por alguém que jejua no Varuthini Ekadashi.

Quem vive dos bens de suas filhas sofre uma condição infernal até a inundação do universo inteiro, ó Bharata. Portanto devemos ter cuidado especial em não usar os bens de nossa filha. ó melhor dos reis, qualquer chefe-de-famíliaque pegue os bens de sua filha por cobiça, que tenta vender sua filha ou aceita dinheiro do homem a quem deu sua filha em casamento - tal chefe-de-famíliase torna um reles gato em sua próxima vida. Portanto é dito que quem quer que, como sagrado ato de caridade, dá em casamento uma donzela decorada com vários ornamentos, e que também dá um dote com ela, obtém mérito que não pode ser descrito nem por Citragupta, o principal secretário de Yamaraja nos planetas celestiais. Este mesmo mérito, contudo, pode facilmente ser obtido por quem jejua no Varuthini Ekadashi.

As seguintes coisas devem ser deixadas no Dashami, o dia antes do Ekadashi: comer em pratos de metal de sino; comer qualquer tipo de uraddal, comer lentilhas vermelhas, grão-de-bico, kondo (2), espinafre, mel, comer em casa de outrem, comer mais que uma vez, e sexo. No próprio Ekadashi se deve abandonar o seguinte: jogatina, esportes, dormir durante o dia, noz de betel e sua folha, escovar os dentes, espalhar rumores, encontrar erros, falar com os espiritualmente caídos, ira e mentir. No Dvadashi, o dia após Ekadashi, se deve deixar o seguinte: comer em pratos de metal de sino, comer urad dal, lentilhas vermelhas, ou mel, comer mais que uma vez, sexo, barbear-se, passar óleo no corpo, e comer na casa de outrem."

O Senhor Sri Krishna continuou: "Quem quer que observe Varuthini Ekadashi desta maneira se torna livre de todas reaçöes pecaminosas e retorna para a morada espiritual eterna. Quem adora o Senhor Janardananeste Ekadashi ficando acordado noite afora, também se torna livre de todos seus pecados e obtém a morada espiritual. Portanto, ó rei, aquele que tem medo de seus pecados e suas reaçöes concomitantes, e portanto da própria morte, deve observar Varuthini Ekadashijejuando mui estritamente. Finalmente, ó nobre Yudhishthira, aquele que ouve ou lê esta glorificação do sagrado VaruthiniEkadashi, obtém o mérito alcançado por doar mil vacas em caridade, e afinal retorna ao lar, a morada do Senhor Vishnu."

Assim termina a narrativa das glórias de Vaisakha-krsna Ekadasi, ou Varuthini Ekadasi, do Bhavisya-uttara Purana.

Notas:

(1) Doar grãos em caridade é muito auspicioso. Certa vez, Yudhishthira Maharaja perguntou ao Senhor Sri Krishna: "ó meu Senhor, alguém pode ir para o céu sem realizar sacrifício ou submeter-se a austeridade?" O Senhor Krishna respondeu"

annadau jaladas caiva
aturas ca cikitsakah
trividham svargam ayati
vina yajnena bharatah

"ó filho de Bharata, quem quer que dê grãos alimentícios, água potável, ou remédio aos necessitados, vai para o céu sem realizar qualquer sacrifício ou submeter-se a qualquer austeridade." (Mahabharata)

Também, Krishnadeclara no Bhagavad-gita 3.14: annadbhavanti bhutani: "Todos seres subsistem de grãos alimentícios". Portanto a dádiva de grãos alimentícios é dito ser a caridade máxima. Além do mais, se o alimento é prasadam, comestíveis santificados preparados para e oferecidos ao Senhor Krishna com devoção, então isto confere ao recebedor liberação deste mundo material.

2. Kondo é um grão comido primariamente pelas pessoas pobres. Parece semente de papoula.


Para fazer jejum na pratica procure um endereço perto de você na nossa Agenda

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domingo, 16 de abril de 2017

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terça-feira, 11 de abril de 2017

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segunda-feira, 10 de abril de 2017

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sábado, 8 de abril de 2017

EKADASI - ORAÇÃO, JEJUM SEGUNDO OS VEDAS - EXPLICAÇÃO COMPLETA DA DIETA



DIAS DE EKADASI PELOS VEDAS - EXPLICAÇÃO COMPLETA DA DIETA



EKADASI - ORAÇÃO, JEJUM SEGUNDO OS VEDAS - EXPLICAÇÃO COMPLETA DA DIETA






O Ayurveda explica que em Ekadasi a Lua torna-se obscurecida.

A Lua é a Deidade que preside "Anna" (Alimentos), e portanto comer grãos em Ekadasi torna-se indigesto e pode causar doenças.

Além disso, os grãos absorvem muita água durante a digestão.

A Lua além de ficar obscurecida também fica mais perto da Terra e absorve mais água do nosso organismo.
Origem do Ekadasi
(Este artigo foi originalmente escrito em 1956 por Sri Navincandra Cakravarti, um discípulo de Srila Bhaktisiddhanta Saraswati Thakura, e em 1979 foi traduzido para o inglês por Vyenkata Dasa Brahmacari)
"Muitos devotos são muito inquisitivos sobre o aparecimento de Sri Ekadasi e sobre suas características especiais. Portanto estou apresentando esta descrição encontrada no décimo quarto capítulo do Padma Purana, na seção intitulada "Kriya Sagara Sara."


Ekadasi (pronunciado Ekadashi), é o décimo (Dasi) primeiro (Eka) dia lunar depois da lua cheia e da lua nova. Neste dia se observa jejum de feijões e cereais. Nos Ekadasis também não se come vagem (feijão verde), berinjela (pois aumenta o apetite), mel e assafétida. Dormir durante o dia, sexo, cortar unhas e cabelos, barbear-se e divertimentos também são atividades que devem ser evitadas nesses dias, pois se deve diminuir as demandas corpóreas nos Ekadasis para melhor fixar a mente na Suprema Personalidade de Deus (Paramahamsa Prabhu).





Portanto, a melhor forma de adorar a Deus no dia lunar de Ekadasi, é fazendo jejum de grãos e fixando a mente Nele.

A própria Deidade de Ekadasi manifesta-se do Supremo para o nosso benefício.
Ao observarmos e consequentemente adorarmos Ekadasi, estaremos adorando o próprio Deus.
Em Ekadasi pode se comer quinoa real ou trigo sarraceno. 
São dois produtos que não são grãos e nem cereais e em relação às especiarias só se pode usar cominhos em grão e não se pode usar especiarias em pó pois podem conter farinha de arroz (Gopala Priya Mataji)

Orientações para o Jejum do Ekadasi

O Ekadasi é o décimo primeiro dia lunar (Tithi) das quinzenas brilhante (shukla paksha) ou escura (krishna paksha) de cada mês lunar do Calendário Védico (também chamado Panchang). Nestes dias se observa jejum de feijões e cereais.
Esse jejum pode ser praticado de diversos modos e com variados propósitos, mas a essência é comer com simplicidade, de modo que se possa gastar tanto tempo quanto possível em atividades espirituais. Apenas para efeito didáticos, toda essa variedade de formas foi dividida em 4 níveis crescentes, de acordo com a consciência, facilidades e controle dos sentidos do praticante. Também é possível fazer combinações das orientações encontradas nos diversos níveis, adaptando-as ao tempo, lugar e circunstâncias específicos do praticante.
Assim, é importante enfatizar que não é propósito deste documento determinar regras e obrigações. Apenas apresenta uma linha de avanço geral, mais comum, para aqueles interessados em como fazer o jejum de Ekadasi na prática. Informações específicas quanto à origem e propósito do Ekadasi, bem como histórias, exemplos e resultados de se seguir esse jejum, podem ser encontradas na literatura vaishnava.



Ekadasi Nível 1 – Iniciante (curiosos, simpatizantes, devotos iniciantes)

Quem deseja avançar na vida espiritual (e mesmo na material), ou simplesmente deseja experimentar o jejum para fins de saúde ou melhora da qualidade de vida, pode começar com as orientações abaixo.

Alimentos que podem ser consumidos no Ekadasi:
  • Todas as frutas (frescas e secas, verdes ou maduras);
  • Todas as nozes (e óleos feitos das nozes);




  • Todos os legumes (abóbora, abobrinha, pepino, etc.);
  • Todas as verduras (repolho, couve, alface, etc.);
  • Todas as raízes (batatas, mandioca, macaxeira, rabanete, cenoura, etc.);
  • Trigo mourisco;
  • Azeitonas;
  • Coco;
  • Amendoim;
  • Óleos de girassol, oliva, amendoim e caroço de algodão;
  • Todos os açúcares (da cana, de beterraba, demerara, etc.);
  • Todos os leites e seus derivados (queijo, iogurte, coalhada, requeijão, ghee, etc.).

    Temperos que podem ser usados em Ekadasi:
    • Sal;
    • Gengibre;
  • Temperos verdes (coentro verde, hortelã verde, salsinha verde, etc. - menos cebolinha verde e alho poró, por serem tamásicos);
  • Curcuma (Açafrão-da-Índia);
  • Pimenta preta.

    Alimentos que não devem ser consumidos, por “quebrarem” o Ekadasi:

    1 – Nenhum dos cinco tipos de cereais, conforme definidos na cultura védica, isto é, nenhuma das variedades de:

           a) Arroz;
           b) Trigo;
           c) Cevada;
           d) Grãos (feijões, grão-de-bico, ervilhas, lentilhas, milho, etc.);
           e) Mostarda e gergelim.

    2- Nenhum dos produtos compostos de cereais:

           a) Cereais quebrados (xerém de milho, arroz quebrado, ervilha partida, etc);
           b) Grão não-maduros e vagens (espiga de milho verde, milheto, vagem de feijão, feijão verde, etc).
           c) Cereais em flocos (flocos de aveia, flocos de arroz, etc.).

    3- Nenhum dos produtos derivados de cereais:

           a) Farinhas de cereais (farinha de trigo, farinha integral, farinha de rosca, etc.);
          b) Pós de cereais (pó de cevada, pó de arroz, etc);
           c) Óleos de cereais (óleo de soja, óleo de milho, óleo de gergelim);
           d) Amidos (amido de milho, etc.).

    4- Nenhum dos alimentos que contenham cereais ou seus derivados em sua composição:

           a) Comidas feitas com cereais (pão, comidas de milho, macarrão, biscoitos, bolos, tahine, doces de cereais, pipoca, arroz inflado, etc.);

           b) Alimentos feitos com, ou contendo, algum tipo de derivado de cereal em sua composição (isto é, contendo amidos, temperos de grãos, óleos de cereais, etc.), tais como, por exemplo:

                   i) Frituras em óleos derivados de cereais;
                  ii) Margarinas e frituras com margarinas;
                 iii) Refrigerantes; 
                 iv) Doces com amidos; 
                  v) Sorvetes; 
                 vi) Misturas prontas para milk-shakes, sucos dietéticos, etc.; 
                vii) Certos requeijões, iogurtes, sucos industrializados, etc.;
               viii) Certas sopas com: grãos, macarrão, ou temperos compostos de grãos, etc.; 
                 ix) De modo geral, os alimentos industrializados (se for consumi-los, veja a composição e ingredientes na embalagem).

    Temperos NÃO usados em Ekadasi:
    • Sementes de gergelim
    • Sementes de cominho
    • Sementes de mostarda
    • Cardamomo
    • Sementes de Papoula
    • Sementes de Kalonji
    • Sementes de Ajwain
      

    Ekadasi Nível 2 – Intermediário (devotos mais estritos)

    Para os devotos que desejam ser mais estritos, especialmente levando-se em conta o controle dos sentidos e o voto de bramacarya (celibato), tanto para os solteiros quanto para os casais.Aplicam-se todas as orientações anteriores para o nível 1, complementadas pelas que seguem abaixo.

    Alimentos restringidos durante Ekadasi:
    • Vegetais picantes como pimentas, pimentão, berinjelas (aumentam o apetite);
    • Todos os vegetais frondosos (por serem muito protéicos):  
    • Couve-flor;
    • Brócolis;
    • Espinafre;
    • Repolhos;
    • Ervas frondosas - como a salsa, as folhas do caril, as folhas de neem, etc;
    • Saladas;
    • Vegetais Indianos:
      • Karela (melão amargo, ou melão de São Caetano);
    • Loki;
    • Parmal;
    • Toroi;
    • Kunli;
    • Drumsticks (baquetas);
    • Okra (tipo de quiabo);
    • Flor de bananeira.
  • Mel (por ser muito energético);
  • Queijos comerciais (por estarem sujeitos a adulteração com algum tipo de farinha).

    Temperos NÃO usados em Ekadasi:

    Sementes de gergelim;
  • Sementes de cominho;
  • Pimenta preta;
  • Curcuma (açafrão-da-Índia);
  • Assafétida;
  • Feno grego;
  • Sementes de mostarda;
  • Tamarindo;
  • Funcho;
  • Aipo;
  • Sementes de Papoula;
  • Sementes de Kalonji;
  • Sementes de Ajwain;
  • Cardamomo;
  • Noz-moscada;
  • Cravo-da-índia;
  • Temperos em pó em geral (por estarem sujeitos a adulteração com algum tipo de farinha).

    No caso de quebra indevida do Ekadasi:

    Parar imediatamente de comer o alimento “contaminado” com grãos (devido à presença de papa-purusha), e:
    • Continuar o jejum como pretendido inicialmente (melhor); ou
    • Da quebra em diante, fazer o jejum no nível mais básico - nível 1.
    Obs.: Pode-se recuperar o resultado advindo de seguir corretamente esse Ekadasi que foi quebrado, por seguir estritamente o Pandava Nirjala Ekadasi seguinte. 


    Ekadasi Nível 3 – Avançado (devotos seriamente interessados no benefício espiritual de observar o voto de Ekadasi)

    Para os devotos que estejam seriamente interessados em seguir o voto de Ekadasi, com vistas ao benefício espiritual advindo de tal prática.Aplicam-se todas as orientações anteriores para os níveis 1 e 2, acrescentando-se as que seguem abaixo.

    Orientações suplementares para quem quiser seguir Ekadasi mais estrita e seriamente:
    • Preferencialmente não comer nada no Ekadasi;
    • Se possível, também não beber nada, nem mesmo água;
    • Tentar permanecer acordado durante todo o período do Ekadasi, inclusive por toda a noite (do brahma-muhurtha antes do nascer do sol no dia do Ekadasi até o horário de quebra de jejum no dia seguinte);
    • Evitar atividades materiais para o sustento corpóreo (trabalho formal, negócios, etc.) e de gozo dos sentidos (brincadeiras, jogos, diversões, futilidades, etc.).
    • Durante o período do Ekadasi, procurar não se distrair com amenidades ou divertimentos, permanecendo o máximo de tempo possível ativamente ocupado em Consciência de Krishna (leitura, adoração, pregação, kirtana, bhajana, aratik, etc.);
    • Pelo menos uma vez por ano, no Pandava Nirjala Ekadasi, fazer o jejum completo, não tomando nem mesmo água (nir jala = nem água).
    Fazendo o voto de Ekadasi:

    O devoto interessado em fazer o voto formal deve, no dia do Utpanna Ekadasi (o primeiro Ekadasi do ciclo de 24), na frente das Deidades, propor qual dos tipos de jejum ele fará até o próximo Utpanna Ekadasi. Os quatro tipos principais são:
    • Observar jejum até o meio-dia, fazer uma refeição sem grãos e observar jejum até o dia seguinte, quebrando o jejum dentro do horário estabelecido;
    • O mesmo que o acima, porém observando jejum até às 16 horas;
    • Jejum completo até o dia seguinte;
    • O mesmo que o acima, mas permanecendo acordado a noite toda cantando os santos nomes (japa, bhajana, kirtana);
    Existem outros tipos de jejum ainda, tais como comer apenas frutas, ou tomar só leite ou outros líquidos (sucos, água, etc.). 
      




    Ekadasi Nível 4 – Mais Completo

    Corpo e mente são muito difíceis de controlar. Não é incomum propostas da mente para, de alguma forma, “compensar” o dia de austeridade e auto-controle, através da busca de satisfação desmesurada dos sentidos no dia anterior ao Ekadasi, no seguinte, ou até em ambos.  Para os devotos que desejem seriamente praticar o auto-controle com vistas ao avanço espiritual, aplicam-se todas as orientações anteriores para os níveis 1, 2 e 3, acrescentando-se as que seguem abaixo.

    Orientações suplementares para quem quiser seguir Ekadasi com preparação prévia e auto-controle durante e no dia seguinte.

    Deve-se observar o Ekadasi apenas para a satisfação do Senhor Supremo. O significado da palavra upavasa (jejum) é viver próximo. No dia de Ekadasi deve-se se afastar de todas as espécies de atividades pecaminosas, abandonar todas as espécies de atividades domésticas (caseiras) e de gratificação dos sentidos, e permanecer próximo ao Senhor.

    No dia anterior ao Ekadasi, deve-se:
    • Deixar a cama macia e dormir no chão;
    • Comer somente uma vez;
    • Beber água somente uma vez;
    • Permanecer arrumado e limpo;
    • Controlar os sentidos;
    • Não ter atividade sexual;
    • Evitar comer:  
      • Em pratos de bronze;
      • Comer alimentos fortes, tais como urad-dahl (tipo de lentilha), lentilhas-vermelhas, grão-de-bico, kondo (um certo tipo de grão), arroz pré-cozido, espinafre e mel;
      • Fora de casa (na casa de outra pessoa, etc.).
    No dia do Ekadasi deve-se:
    • Levantar cedo pela manhã, antes do Brahma-muhurta, e oferecer reverências ao Supremo Senhor Hari;
  • Tomar banho (de chuveiro - o mais básico, até um banho em um rio – o melhor). Uma pessoa piedosa deve assim, ao se banhar, abandonar toda sua ira e cobiça;
  • Adorar o Senhor Keshava com devoção e oferecer a ele alimentos saborosos;
  • Oferecer uma lamparina no Templo do Senhor;
  • Ouvir as glórias do Ekadasi da boca de um brahmana, e então dar a ele suficiente caridade;
  • Ouvir e falar sobre as glórias do Senhor Krishna;
  • Permanecer acordado durante a noite enquanto canta as glórias transcendentais de Krishna;
  • Jejuar, ou então, pelo menos, não comer os cinco tipos de grãos acima indicados;
  • Evitar (mesmo nas suas forma mais sutis, leves ou ingênuas):
    • Jogos de azar;
    • Espalhar rumores;
    • Procurar erros nos outros;
    • Pregar para pessoas espiritualmente desinteressadas;
    • Irar-se, mentir, enganar, roubar, etc.
    • Atividade sexual;
    • Associar-se com pessoas de baixa classe, pecaminosas ou ateístas.
  • Evitar também:
    • Praticar esportes;
    • Dormir, cochilar, soneca, etc.;
    • Mascar nozes de betel ou suas folhas;
    • Escovar os dentes.
    No dia posterior ao Ekadasi deve-se:
    • Adorar o Senhor Hari com devoção, oferecendo-Lhe folhas de Tulasi;
  • Dar caridade aos brahmanas;
  • Não comer:
  • Mais de uma vez;
  • Em pratos de bronze;
  • Alimentos muito fortes, tais como urad-dahl (tipo de lentilha), lentilhas-vermelhas e mel;
  • Fora de casa (na casa de outra pessoa, etc.);
  • Alimentos de alguma forma contaminados.
  • Não praticar qualquer atividade sexual;
  • Não barbear o rosto, raspar a cabeça ou se depilar;
  • Não passar óleo no corpo de alguém ou no próprio;
  • Não mentir;
  • Não participar de trabalho ou exercício extenuante.

    Citação do Nectar da Devoção (Bhakti Rasamrta Sindhu), pág. 63 - Observando o jejum no Ekadasi:

    No Brahma Vaivarta Purana é dito que aquele que observa jejum no Ekadashi está liberado de todos os tipos de reações das atividades pecaminosas e avança na vida piedosa. O princípio básico é não apenas jejuar, mas incrementar o amor e a fé por Govinda, ou Krsna. A razão real para se observar o jejum no Ekadashi é minimizar as demandas do corpo e ocupar nosso tempo no serviço do Senhor por cantar ou praticar serviço similar. A melhor coisa a fazer nos dias de jejum é lembrar dos passatempos de Govinda e ouvir Seus santos nomes constantemente. 



     Quebrando um Ekadasi rapidamente:
    Se você observar um jejum completo (sem mesmo beber água), você não necessita quebrá-lo com grãos. Você pode quebrá-lo com caranamrita ou fruta. Se você observar o Ekadasi comendo frutas, vegetais, etc., então ele deve ser quebrado no dia seguinte tomando grãos no horário especificado no calendário Vaisnava.



    Pessoas que não devem fazer jejum estrito no Ekadasi:
    • Pessoas com problemas de fígado, coração, pulmão, estômago ou rins;
    • Pessoas insanas ou muito perturbadas (ansiosas, preocupadas, etc.);
    • Crianças, idosos e grávidas.
    Todos devem, porém, observar o jejum de feijões e cereais.Aqueles que forem, por qualquer motivo, incapazes de observar o jejum de Ekadasi (nem mesmo o jejum de grãos), podem obter alguns dos resultados de observar Ekadasi simplesmente por ouvir e divulgar suas glórias (falar, cantar, etc.).

    Considerações adicionais:  

    O sal para o Ekadasi teve ser tomado de um pacote novo ou limpo.
    Soja não é considerada muito adequada para alimentação humana, por ser muito protéica. Se consumir, seja moderado.
    Lentilhas (urad-dhal, masura dhal) também são tão protéicas que não são consideradas alimento para vegetarianos, e não podem ser oferecidas as deidades. Se for comer, coma no máximo uma vez por semana.
    Grão-de-bico é também muito protéico. Quando consumir, bastam uns poucos grãos por dia.
    Os queijos vendidos comercialmente estão sujeitos a muitos tipos de adulteração com farinhas de cereais. Se for usar queijo no Ekadasi (e não quiser correr riscos de adulterações), dê preferência a fazer seu próprio queijo fresco a partir do leite.
    Alguns não recomendam tomates no Ekadasi. Alguns argumentam que não é um vegetal tradicional indiano, não sendo usado nem mesmo nos dias normais, quanto mais no Ekadasi. Outros se referem à dificuldade de cultivo, que exige muito agrotóxico, por ser uma fruta muito delicada. O tomate não é um legume, mas sim uma fruta, da mesma família das beringelas, pimentões, pimentas. Mas quanto a aumentar o apetite, não temos confirmação. Talvez seja o caso de algumas variedades. 
    No Ekadasi cozinha-se para as deidades como nos dias normais (Krishna não precisa fazer Ekadasi: este é um benefício para nós, entidades vivas condicionadas).
    Embora os vaishnavas devam aceitar todos os tipos de alimentos oferecidos ao Senhor (e em especial a maha-prasada), no Ekadasi não se deve aceitar nem mesmo a maha-prasada (embora possa-se guardá-la para comer no dia seguinte).
    No Sat-Tila Ekadasi (ocorre normalmente no mês de janeiro) pode-se consumir preparações feitas com gergelim, sendo, nesse dia, muito auspicioso dá-lo, prepará-lo ou comê-lo. O gergelim pode ser preparado de qualquer forma, puro ou como ingrediente de diversas preparações.
    Ekadasi tem horário para início e finalização (quebra de jejum). Os dias, no calendário védico, iniciam-se ao nascer do Sol. Assim, pode-se considerar que o jejum, efetivamente, inicia-se no Brahma-muhurtha (antes da alvorada) no dia do Ekadasi, e termina após o nascer do sol do dia seguinte, quando deve-se tomar alguma prasada para “oficialmente” encerrar o jejum. O horário para essa quebra oficial do jejum é variável, sendo determinado por cálculos astronômicos e não devendo ser ultrapassado.
    Devido às orientações ayur-védicas quanto a alimentação (que contra-indicam comer tarde de noite ou de madrugada), em geral, observa-se o jejum do pôr-do-sol do dia anterior ao Ekadasi até 48 minutos (variável) depois do nascer-do-sol do dia posterior ao Ekadasi. Especialmente o horário de quebra de jejum deve ser respeitado, sendo determinado por cálculos astronômicos e estando registrado nos calendários vaishnavas.
    Mahadvadasi é observado como Ekadasi.
    Srila Prabhupada sempre orientou seus seguidores a observar Ekadasi através do jejum de grãos e feijões. O jejum total nunca foi estimulado por Srila Prabhupada. Ao invés de acentuar várias austeridades severas, ele pôs maior ênfase no serviço (que às vezes é impedido pelo jejum, e, ainda mais, muitas vezes impedido por vários dias, devido a se permanecer acordado a noite toda). Por isso, Srila Prabhupada somente insistiu em 4 dias de jejum completo por ano (para certos Dias de Aparecimento) e orientou a comer de forma muito simples nos Ekadasis. O jejum total (e, opcionalmente, para cada Ekadasi) é um vrata (um voto) opcional, e é algo bom, caso inspire um sentimento mais profundo de amor por Krishna.





    Não esqueça:  
    Nunca coma:
    • Carne
    • Peixes
    • Ovos
    • Cebolas*
    • Alhos*
    *Cebolas e alhos são considerados vegetais no modo da ignorância e, portanto, não devem ser consumidos como alimento.Nunca se intoxique:
    • Bebidas alcoólicas (cachaça, cerveja, vinho, etc.) – no máximo, cerveja sem álcool, em certas circunstâncias e com moderação;
    • Café (devido à cafeína) – no máximo, café descafeinado. Também pode ser substituído por cevada em pó;
    • Certos tipos de chá (chá mate, chá preto, etc.) – prefira capim santo, erva doce, hortelã, etc.
    • Refrigerantes de Cola (também devido à cafeína) – troque por outros menos prejudiciais;
    • Chocolate escuro (devido à presença de cafeína, também é viciante) – troque por chocolate branco ou outros doces mais saudáveis;
    • Excesso de açúcar, sal, comida, etc.
    Traduzido e adaptado por Gopala Dasa Adhikari (HDG), com o apoio e orientações de Paramahamsa Dasa, Jagad Bharata Dasa e Mitra Gopi Devi Dasi, e colaboração de Bhaktin Áurea.

    Baseado no texto: "Ekadasi and Caturmasya Guidelines" (original disponível em: http://www.dharmakshetra.com/holy%20days/ekadas%20and%20caturmasya%20guidelines.html), no texto “Sri Ekadasi” (original disponível em: http://www.radhakunda.com/ekadasi/index.html) e no “Calendário Vaishnava”, edição 2001 – ISKCON São Paulo e Paramahamsa & Sons, página 13, versão on-line em: http://www.harekrishnasp.com.br/calendario.htm


    Sementes Espaço Ponto de Luz Rosana Rodrigues

    CALENDÁRIO VAISHNAVA:

    LINK:http://www.vaisnavacalendar.com/vcal.php?CIID=68&lang=pt&month=12&year=2013

    Rasalila Devi Dasi


  •  fonte https://espacopontodeluz.blogspot.com.br/2013/10/dias-de-ekadasi-pelos-vedas-explicacao.html
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