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quinta-feira, 8 de março de 2018
sexta-feira, 2 de março de 2018
quinta-feira, 1 de março de 2018
Acontece em março na faculdade de Educação da UNICAMP.
Agenda
Programação
01/03 - quinta-feira
01/03 - quinta-feira
03/03 - sábado
03/03 - sábado
03/03 - sábado
03/03 - sábado
05/03 - segunda-feira
24/03 - sábado
28/03 - Quarta-feira
Tipo: Seminário
Local: Salão Nobre (Prédio Principal, 1º andar, Bloco E)
Data: 28/03/2018 - 14:00 a 17:00
fonte : https://www.fe.unicamp.br/eventos/?q=eventos
26/05 - sábado
23/06 - sábado
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07/04 - sábado
28/04 - sábado
02/05 - Quarta-feira
03/03 - sábado
03/03 - sábado
28/03 - Quarta-feira
28/03 - Quarta-feira
07/04 - sábado
07/04 - sábado
02/05 - Quarta-feira
02/05 - Quarta-feira
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terça-feira, 27 de fevereiro de 2018
Paulo Freire e a “educação bancária” ideologizada
Por Luiz Lopes Diniz Filho*
Recentemente a Gazeta do Povo publicou uma reportagem com mais uma batelada desses chavões que os seguidores de Paulo Freire usam para nos fazer acreditar que esse sujeito era um educador preocupado com liberdade e autonomia do indivíduo, quando ele não passava de um doutrinador ideológico dogmático e autoritário (mas de fala mansa). Como crítico de sua pedagogia, gostaria de tecer alguns comentários.
Segundo a reportagem, Freire – que “defendia uma educação assumidamente ideológica” – “propunha uma prática de sala de aula que pudesse desenvolver a criticidade dos alunos e condenava o tradicionalismo da escola brasileira, que chamou de ‘educação bancária’, em que o professor deposita o conhecimento em um aluno desprovido de seus próximos pensamentos. Tal sistema, diz, só manteria a estratificação das classes sociais, servindo o ensino de mero treinamento para a formação de massa de trabalho. Contrariamente, Freire propunha a construção do saber de forma conjunta, em que o professor se aproxima dos conhecimentos prévios dos estudantes, para com essas informações ser capaz de apresentar os conteúdos aos alunos, que teriam poder e espaço para questionar os novos saberes”.
Na prática, a coisa funciona assim: o professor questiona os alunos sobre o seu dia a dia, apresenta uma explicação ideológica para os problemas e insatisfações relatados, e depois discute com eles o que acharam desse conteúdo. Se os alunos discordarem da explicação, o professor argumenta em favor do seu próprio ponto de vista ideológico. Ao fim do diálogo, o professor conclui que os alunos que ele conseguiu convencer estão agora “conscientes” da sua “verdadeira” condição de oprimidos e explorados pela sociedade de classes.
Ora, isso é apenas a dita “educação bancária” camuflada de diálogo! O professor apresenta uma única via para explicar as situações relatadas pelos alunos: a ideologia em que ele acredita. O aluno é deixado na ignorância sobre a existência de pesquisas que explicam as situações de pobreza, desigualdade, problemas urbanos e ambientais, entre outros, fora do universo teórico e ideológico do professor.
O próprio simplismo do pensamento de Paulo Freire permite exemplificar como isso se dá. Suponham que um aluno de Freire, um operário em processo de alfabetização, convidado a falar sobre sua vida cotidiana, dissesse que está desempregado. Aproveitando a oportunidade para “conscientizar” o aluno, o professor Freire apresentaria a sua visão sobre o tema: “O desemprego no mundo não é, como disse e tenho repetido, uma fatalidade. É antes o resultado de uma globalização da economia e de avanços tecnológicos a que vem faltando o dever ser de uma ética realmente a serviço do ser humano e não do lucro e da gulodice irrefreada das minorias que comandam o mundo” (a citação é de Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa).
É claro que o aluno hipotético só poderia contestar essa análise se tivesse lido trabalhos de economistas sobre as causas do desemprego. Entretanto, o aluno obviamente não leu nada disso, pois está se alfabetizando! Ou seja, o aluno não tem nem poder nem espaço para “questionar os novos saberes” apresentados pelo professor.
O que se tem aí, portanto, é um método que consiste em transmitir ao aluno verdades prontas, tal como na dita “educação bancária”, mas disfarçado por um processo dialógico manipulado pelo professor, que sonega ao aluno o conhecimento de explicações alternativas e mais sofisticadas do que aquela!
* Doutor em Geografia pela FFLCH-USP, professor do Departamento de Geografia da UFPR e colaborador do ESP.
Fonte: http://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/conteudo.phtml?id=1345499&tit=Paulo-Freire-e-a-educacao-bancaria-ideologizada
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quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018
quarta-feira, 21 de fevereiro de 2018
A casa caiu! General Heleno arrasa Globolixo AO VIVO sobre intervenção n...
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A Intervenção e as origens da criminalidade no Brasil. Entenda toda a ve...
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sexta-feira, 9 de fevereiro de 2018
terça-feira, 6 de fevereiro de 2018
O gênero textual Resenha
O gênero textual Resenha
01/12/2009
Autor e Coautor(es)
Maria Cristina Weitzel Tavela
Estrutura Curricular
MODALIDADE / NÍVEL DE ENSINO | COMPONENTE CURRICULAR | TEMA |
---|---|---|
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de produção de textos |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Língua escrita: prática de leitura |
Ensino Fundamental Inicial | Língua Portuguesa | Análise e reflexão sobre a língua |
Dados da Aula
O que o aluno poderá aprender com esta aula
Esta aula tem o objetivo de fazer o aluno conhecer o gênero textual “resenha” tanto nas habilidades de leitura quanto na de produção.
Duração das atividades
5 aulas, aproximadamente.
Conhecimentos prévios trabalhados pelo professor com o aluno
O aluno já deve possuir habilidades básicas de leitura e escrita.
Estratégias e recursos da aula
Etapa 1:
A) Antes de iniciar a aula, pergunte aos alunos se eles têm o costume de assistir a filmes. Logo após, solicite a alguns deles que falem sobre qual o critério que utilizam para escolher um filme em uma locadora, por exemplo.
B) Depois desta breve conversa, entregue a cada aluno um xerox dos seguintes textos:
TEXTO 1:
Um Faz de Conta que Acontece
A Disney financiou um filme que trás uma idéia legal. Ela é sobre um sujeito que conta histórias de ninar para os seus sobrinhos. Só que todos os detalhes acrescentados pelas duas crianças se tornam realidade. Mas aí vem aquela velha questão de que nem toda boa idéia no papel é bem planejada quando encenada para os cinemas. É bem o caso de “Um Faz de Conta que Acontece”, que ainda sai no prejuízo por ter tido o seu lançamento bem próximo a “Coração de Tinta”, uma aventura infinitamente superior que apresenta um argumento um pouco parecido.
O contador de histórias é Adam Sandler, que tem o conhecido cargo de quebra-galho em um luxuoso hotel que foi construído pelo seu próprio pai (participação especial de Jonathan Pryce, que também se apresenta como narrador no início e fim do filme). Acontece que não é ele que gerencia o prédio, pois o seu pai, antes de falecer, teve que assinar um contrato para que o local não afundasse em dívidas. Assim, tudo fica no controle de Barry (Richard Griffiths), cuja famosa filha Violet (Teresa Palmer) tem um relacionamento com o audacioso Kendall (Guy Pearce). As coisas mudam para ele quando sua irmã (Courteney Cox) está com o seu casamento desfeito e deixa aos seus cuidados seus dois filhos Patrick (Jonathan Morgan Heit) e Bobbi (Laura Ann Kesling) quando tenta conseguir um emprego em outra cidade. O restante bate com a boa idéia descrita no primeiro parágrafo.
Elogiado em 2007 pela sua refilmagem de “Hairspray – Em Busca da Fama”, Adam Sharkman, que também é coreógrafo, realiza um trabalho fraco em “Um Faz de Conta que Acontece”. Para esta realização que está voltada tanto para o público infantil quanto para o adulto o que é feito é um trabalho nada encantador ou mesmo engraçado. Adam Sandler, que quando quer consegue ser um bom comediante e um intérprete sério, não ajuda como protagonista. A forma extravagante como lida com caretas, como na sequência onde tem a sua língua picada por uma abelha, é muito sem graça. O que mantem o espectador antenado até os créditos finais são as presenças de Keri Russell, Courteney Cox e sobretudo Guy Pearce, divertido em rara interpretação caricata.
Título Original: Bedtime Stories
Ano de Produção: 2008
Direção: Adam Sharkman
Elenco: Adam Sandler, Keri Russell, Guy Pearce, Teresa Palmer, Richard Griffiths, Jonathan Morgan Heit, Laura Ann Kesling, Russell Brand, Courteney Cox e Jonathan Pryce.
Nota: 4.0
http://cineresenhas.wordpress.com/2009/05/15/um-faz-de-conta-que-acontece
Um Faz de Conta que Acontece
A Disney financiou um filme que trás uma idéia legal. Ela é sobre um sujeito que conta histórias de ninar para os seus sobrinhos. Só que todos os detalhes acrescentados pelas duas crianças se tornam realidade. Mas aí vem aquela velha questão de que nem toda boa idéia no papel é bem planejada quando encenada para os cinemas. É bem o caso de “Um Faz de Conta que Acontece”, que ainda sai no prejuízo por ter tido o seu lançamento bem próximo a “Coração de Tinta”, uma aventura infinitamente superior que apresenta um argumento um pouco parecido.
O contador de histórias é Adam Sandler, que tem o conhecido cargo de quebra-galho em um luxuoso hotel que foi construído pelo seu próprio pai (participação especial de Jonathan Pryce, que também se apresenta como narrador no início e fim do filme). Acontece que não é ele que gerencia o prédio, pois o seu pai, antes de falecer, teve que assinar um contrato para que o local não afundasse em dívidas. Assim, tudo fica no controle de Barry (Richard Griffiths), cuja famosa filha Violet (Teresa Palmer) tem um relacionamento com o audacioso Kendall (Guy Pearce). As coisas mudam para ele quando sua irmã (Courteney Cox) está com o seu casamento desfeito e deixa aos seus cuidados seus dois filhos Patrick (Jonathan Morgan Heit) e Bobbi (Laura Ann Kesling) quando tenta conseguir um emprego em outra cidade. O restante bate com a boa idéia descrita no primeiro parágrafo.
Elogiado em 2007 pela sua refilmagem de “Hairspray – Em Busca da Fama”, Adam Sharkman, que também é coreógrafo, realiza um trabalho fraco em “Um Faz de Conta que Acontece”. Para esta realização que está voltada tanto para o público infantil quanto para o adulto o que é feito é um trabalho nada encantador ou mesmo engraçado. Adam Sandler, que quando quer consegue ser um bom comediante e um intérprete sério, não ajuda como protagonista. A forma extravagante como lida com caretas, como na sequência onde tem a sua língua picada por uma abelha, é muito sem graça. O que mantem o espectador antenado até os créditos finais são as presenças de Keri Russell, Courteney Cox e sobretudo Guy Pearce, divertido em rara interpretação caricata.
Título Original: Bedtime Stories
Ano de Produção: 2008
Direção: Adam Sharkman
Elenco: Adam Sandler, Keri Russell, Guy Pearce, Teresa Palmer, Richard Griffiths, Jonathan Morgan Heit, Laura Ann Kesling, Russell Brand, Courteney Cox e Jonathan Pryce.
Nota: 4.0
http://cineresenhas.wordpress.com/2009/05/15/um-faz-de-conta-que-acontece
TEXTO 2
A Era do Gelo 3Considerando que a alcunha “filme do ano” deve ser dada para filmes após a cerimônia de entrega do Oscar, já afirmo que o brasileiro Carlos Saldanha trouxe ao público, com “A Era do Gelo 3″, um dos primeiros “filmes do ano” de 2009. É fato que a produção começa meio modorrenta, em ritmo bem lento, mas isso acaba criando uma espécie de “prólogo-anticlímax” surpreendentemente eficiente: o que vem a seguir é adrenalina pura, com poder para atingir adultos e crianças com muitos risos, emoção e boa história.
Um personagem novo e uma ambientação renovada entram na história para que isso aconteça — e mais não conto. Scratch, claro, está lá roubando todas as cenas, mas desta vez a coisa é mais série: Scratina traz ainda mais tempero à trama do esquilo (ou sei lá que bicho ele seja) em sua busca pela noz (ou será avelã ?). O desenvolvimento das cenas do casal formam algumas das sequências mais deliciosas da tela grande dos últimos anos. Vi a versão (muito bem) dublada em 3D, o que dá ainda mais emoção ao filme. Não perca!
http://cinemagia.wordpress.com/2009/07/11/resenhas-a-era-do-gelo-3/
A Era do Gelo 3Considerando que a alcunha “filme do ano” deve ser dada para filmes após a cerimônia de entrega do Oscar, já afirmo que o brasileiro Carlos Saldanha trouxe ao público, com “A Era do Gelo 3″, um dos primeiros “filmes do ano” de 2009. É fato que a produção começa meio modorrenta, em ritmo bem lento, mas isso acaba criando uma espécie de “prólogo-anticlímax” surpreendentemente eficiente: o que vem a seguir é adrenalina pura, com poder para atingir adultos e crianças com muitos risos, emoção e boa história.
Um personagem novo e uma ambientação renovada entram na história para que isso aconteça — e mais não conto. Scratch, claro, está lá roubando todas as cenas, mas desta vez a coisa é mais série: Scratina traz ainda mais tempero à trama do esquilo (ou sei lá que bicho ele seja) em sua busca pela noz (ou será avelã ?). O desenvolvimento das cenas do casal formam algumas das sequências mais deliciosas da tela grande dos últimos anos. Vi a versão (muito bem) dublada em 3D, o que dá ainda mais emoção ao filme. Não perca!
http://cinemagia.wordpress.com/2009/07/11/resenhas-a-era-do-gelo-3/
C) Após entregar os textos, peça aos alunos que leiam silenciosamente cada um deles.
D) Em seguida, faça uma leitura em voz alta com seus alunos. Peça que cada um leia um trecho do texto oralmente.
E) Depois da leitura oral, pergunte aos alunos se gostaram dos textos e se o que leram despertou neles o interesse de assistir aos filmes.
Etapa 2:
A) Entregue aos alunos um xerox das atividades propostas abaixo:
EXERCÍCIOS
1) Sobre o texto 1, responda:
a) Sobre o que trata o texto?
b) Qual é o conflito apresentado no filme?
c) Para que público esse filme é dirigido?
d) Há alguma opinião do autor em relação ao filme?
e) Pela crítica do filme, você o assistiria?
1) Sobre o texto 1, responda:
a) Sobre o que trata o texto?
b) Qual é o conflito apresentado no filme?
c) Para que público esse filme é dirigido?
d) Há alguma opinião do autor em relação ao filme?
e) Pela crítica do filme, você o assistiria?
2) Sobre o texto 2, responda:
a) Qual assunto tratado pelo texto?
b) Há alguma opinião do autor?
c) O filme apresentado se dirige a que público?
d) Você o assistiria?
e) Compare brevemente o texto 1 com o texto 2. O que há de comum entre eles? E de diferente?
a) Qual assunto tratado pelo texto?
b) Há alguma opinião do autor?
c) O filme apresentado se dirige a que público?
d) Você o assistiria?
e) Compare brevemente o texto 1 com o texto 2. O que há de comum entre eles? E de diferente?
B) Após entregar os exercícios aos alunos, leia as propostas de atividade em voz alta.
C) Peça aos alunos que façam os exercícios individualmente, no caderno.
D) Dado um tempo para a realização das atividades, corrija os exercícios em sala de aula.
E) Ao final da correção, pergunte aos alunos se, após a leitura do texto, é possível concluir que ambos fazem uma crítica aos filmes apresentados.
Etapa 3:
A) Após as discussões com base nos exercícios propostos, pergunte aos alunos se eles sabem a qual gênero pertencem os textos lidos.
B) Identifique com eles, as características comuns entre os dois textos.
C) Conceitue o que é “resenha”.
D) Passe no quadro o seguinte conceito:
A resenha é um gênero textual em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. É texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.
O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica".
Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha
A resenha é um gênero textual em que se propõe a construção de relações entre as propriedades de um objeto analisado, descrevendo-o e enumerando aspectos considerados relevantes sobre ele. No jornalismo, é utilizado como forma de prestação de serviço. É texto de origem opinativa e, portanto, reúne comentários de origem pessoal e julgamentos do resenhador sobre o valor do que é analisado.
O objeto resenhado pode ser de qualquer natureza: um romance, um filme, um álbum, uma peça de teatro ou mesmo um jogo de futebol. Uma resenha pode ser "descritiva" e/ou "crítica".
Resenha é um texto que serve para apresentar outro (texto-base), desconhecido do leitor. Para bem apresentá-lo, é necessário além de dar uma ideia resumida dos assuntos tratados, apresentar o maior número de informações sobre o trabalho: fatores que, ao lado de uma abordagem crítica e de relações intertextuais, darão ao leitor os requisitos mínimos para que ele se oriente quanto ao grau de interesse do texto-base.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Resenha
E) Dê um tempo para os alunos copiarem a definição.
F) Em seguida, leia o conceito de resenha em voz alta e explique o que o é o gênero.
G) Neste momento é importante que se diferencie resenha e resumo. Explique aos alunos que o resumo não apresenta uma crítica, uma opinião, ao contrário da resenha.
H) Pergunte aos alunos se compreenderam e esclareça possíveis dúvidas.
Etapa 4:
A) Para reforçar a diferença entre resumo e resenha, entregue aos alunos os seguintes textos:
TEXTO 1:
Sinopse de Crepúsculo
A história de Crepúsculo é sobre Bella Swan, uma adolescente que nunca se deu bem com as outras garotas e, depois que a mãe se casa novam ente, se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa cidade de Forks para viver com o pai. Lá, ela começa a viver um romance com o misterioso Edward Cullen, que faz parte de uma família de vampiros. Assim como os outros de sua espécie, Edward é extremamente forte e rápido, e também não envelhece. Porém, sua família se diferencia dos outros vampiros por não beberem sangue humano. Apesar do que sentem um pelo outro, Bella e Edward tentam se afastar, para que ele não ceda ao desejo de beber o sangue dela. Mas as coisas começam a piorar para os dois quando um grupo de vampiros inimigos da família de Edward chegam à cidade procurando por Bella.
http://www.efeitopop.com/crepusculo-confira-o-trailer-fotos-e-sinopse-do-filme/
Sinopse de Crepúsculo
A história de Crepúsculo é sobre Bella Swan, uma adolescente que nunca se deu bem com as outras garotas e, depois que a mãe se casa novam ente, se muda da ensolarada Phoenix para a chuvosa cidade de Forks para viver com o pai. Lá, ela começa a viver um romance com o misterioso Edward Cullen, que faz parte de uma família de vampiros. Assim como os outros de sua espécie, Edward é extremamente forte e rápido, e também não envelhece. Porém, sua família se diferencia dos outros vampiros por não beberem sangue humano. Apesar do que sentem um pelo outro, Bella e Edward tentam se afastar, para que ele não ceda ao desejo de beber o sangue dela. Mas as coisas começam a piorar para os dois quando um grupo de vampiros inimigos da família de Edward chegam à cidade procurando por Bella.
http://www.efeitopop.com/crepusculo-confira-o-trailer-fotos-e-sinopse-do-filme/
TEXTO 2
CrepúsculoAngélica Bito
CrepúsculoAngélica Bito
Crepúsculo é o mais recente fenômeno entre a garotada. Tendo custado US$ 37 milhões, rendeu mais de US$ 145 milhões ao redor do planeta em duas semanas nos cinemas. Baseado no best seller homônimo de Stephenie Meyer, o filme reúne elementos que atraem em cheio os espectadores mais jovens: romance e fantasia, além de toques de suspense. A matemática está completa e temos aqui um fenômeno cinematográfico que já tem frutos prometidos: Lua Nova será lançado em 2010. Dirigido por Catherine Hardwicke ( Os Reis de Dogtown ) – que já está fora da continuação -, Crepúsculo acompanha o romance entre Bella (Kristen Stewart, de Na Natureza Selvagem ) e Edward (Robert Pattinson, de Harry Potter e o Cálice de Fogo ). Um romance adolescente – já complicado por definição - que ganha toques de dramaticidade por conta dele ser um vampiro. Tudo ocorre na minúscula e chuvosa cidade de Forks, no Estado norte-americano de Washington, para onde ela se muda para morar com o pai (Billy Burke). O tempo sempre nebuloso é terreno perfeito para que os vampiros Cullen, possam viver, incluindo Edward. Quando Bella se muda para lá, a atração entre os protagonistas é inevitável. Edward é mais ou menos tudo que uma garota sonha (num mundo fantasioso, evidentemente): lindo, protege Bella e ainda tem superpoderes. Deve ser por isso que ele é capaz de arrancar suspiros não somente da protagonista, mas da platéia feminina também. Tem esse detalhe dele sempre ter de resistir a sugar todo o sangue da amada, mas isso é mero detalhe que Bella tenta superar. Por isso, existe essa tensão entre os dois que nunca passa. Ao mesmo tempo em que respondem a instintos primitivos relacionados ao amor e ficarem juntos para sempre, Edward tem de superar seus próprios desejos vampirescos e não devorar sua amada. Literalmente. O conflito é transformado em tensão, sofrimento, dor e tudo isso que o amor provoca, mesmo nos seres humanos normais que não brilham como diamantes sob o sol como os vampiros. Crepúsculo é o tipo de filme que funciona muito bem junto aos espectadores que embarcam em sua viagem. As cenas nas quais Edward mostra toda a sua força e velocidade típicas de sua espécie são impressionantes, principalmente quando ele praticamente flutua pelas paisagens geladas das florestas que circundam a cidade de Forks. Pattinson (que disputou o papel com outros cinco mil atores) e Kristen estão bem nos seus papéis, representando dignamente essa tensão do amor tão dificultado por seus próprios instintos, mas impossível de não ser experimentado pelos personagens. A fotografia gelada, numa ambientação sempre chuvosa, dá o ar sombrio que a história precisa. Mas algo incomoda em Crepúsculo : a trilha sonora. Essa já cansativa mania dos produtores de Hollywood de utilizarem a música exageradamente para sublinhar sentimentos e momentos de tensão. O final do longa é aberto, evidentemente, já pedindo uma continuação e atiçando o espectador que volte aos cinemas em 2010. A franquia agradece.
http://br.cine ma.yahoo.com/filme/15357/critica/10081/crepusculo
Avaliação
Produção de uma resenha sobre um filme assistido em sala de aula.
A) Alugue o DVD do filme Crepúsculo e leve para a escola.
B) Leve os alunos para a sala de vídeo.
C) Informe a eles que assistirão ao filme Crepúsculo e que em seguida farão uma resenha crítica sobre o filme.
D) Para isso, peça aos alunos que ENQUANTO ASSISTEM AO FILME, FAÇAM ANOTAÇÕES, ou seja, as anotações serão feitas durante o filme, para produzir o texto depois.
E) Após assistir ao filme, volte para a sala de aula e peça aos alunos que escrevam; que se imaginem críticos de cinema e que produzam uma resenha sobre o filme.
F) Esta atividade deve ser feita individualmente, em uma folha separada e recolhida após o término.
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segunda-feira, 22 de janeiro de 2018
sexta-feira, 19 de janeiro de 2018
quinta-feira, 18 de janeiro de 2018
Q&A 02 – Cruzadas, Indústria farmacêutica, químicos na água e otras c...
Links dos vídeos recomendados:
– FUTURO ROUBADO:
https://www.youtube.com/watch?v=QC5kb...
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–IND. FARMACÊUTICA E A CURA DO CÂNCER: https://www.youtube.com/watch?v=jDwP5... __________________________________________________ Facebook: https://www.facebook.com/bernardopkuster Twitter: @bernardopkuster Instagram: bernardo_kuster Obrigado pela visita, volte sempre.
quarta-feira, 17 de janeiro de 2018
quinta-feira, 11 de janeiro de 2018
sexta-feira, 5 de janeiro de 2018
O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: DÉBORA DINIZ E O ABORTO NO BRASIL
O Santo Nome Religião Música Política Culinária Vegetariana Vídeos Imagens Cultura e Bem Viver: DÉBORA DINIZ E O ABORTO NO BRASIL: Obrigado pela visita, e volte sempre.
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domingo, 17 de dezembro de 2017
segunda-feira, 11 de dezembro de 2017
sexta-feira, 8 de dezembro de 2017
quarta-feira, 6 de dezembro de 2017
Dicas para monografia de T.C.C. Introdução (o que fazer) por João Maria ...
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terça-feira, 5 de dezembro de 2017
terça-feira, 28 de novembro de 2017
segunda-feira, 27 de novembro de 2017
Multidisciplinariedade, Interdisciplinaridade E Transdisciplinaridade
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sexta-feira, 24 de novembro de 2017
U.S. Marshals: Os Federais (1998)
U.S. Marshals - os Federais | Cinema em Cena - www.cinemaemcena.com.br
U.S. Marshals - os Federais
U.S. Marshals
Dirigido por Stuart Baird. Com: Tommy Lee Jones, Wesley Snipes, Robert Downey Jr., Joe Pantoliano, Kate Nelligan, Irène Jacob, Tom Wood e LaTanya Richardson. U.S. Marshals é um filme interessante: é uma continuação que copia, cuidadosamente, os mínimos detalhes do filme que a originou. Tudo está lá - exceto o ator principal. Exato: a continuação de O Fugitivo traz, agora, o agente Sam Gerard como protagonista, e não o Dr. Richard Kimble. Isso não é tão estranho assim. Afinal, Tommy Lee Jones ganhou um Oscar por sua interpretação do tenaz agente federal que perseguia Harrison Ford durante todo o primeiro filme. Além disso, como justificar a presença do personagem de Ford, dessa vez? Seria demais condená-lo por outro crime que não cometeu apenas para entregá-lo à sanha dos roteiristas. Assim sendo, a saída foi trazer o agente Sam Gerard de volta - bem como o velho roteiro. Sim, tudo está lá: a eletrizante seqüência do acidente de ônibus; a fuga pela selva; o retorno do personagem à cidade grande a fim de provar sua inocência; o pulo do alto da queda d’água... tudo. Só que, agora, temos um acidente de avião; a fuga pelo pântano; o retorno do personagem à cidade grande a fim de provar sua inocência; o pulo do alto de um prédio. Parece que o roteirista John Pogue simplesmente pegou o script do filme anterior e mudou as locações (em alguns casos)... e pronto! No mais, a história toda se repete. Até mesmo pequenos detalhes: o indivíduo que aluga um quarto para o `fugitivo` é estrangeiro, como no primeiro filme; o `herói perseguido` cai, durante uma luta decisiva - se antes era de um elevador, agora é de uma carga erguida em um barco; e assim por diante. Além disso, o roteiro incorre em um erro grave: se no primeiro filme torcíamos para que o personagem de Ford conseguisse escapar da perseguição implacável de Sam Gerard, neste filme acabamos torcendo para que Tommy Lee Jones agarre seu homem - e, paradoxalmente - acabamos torcendo para que este consiga escapar. Esta ambigüidade de sentimentos torna o filme frágil, já que não sabemos para quem torcer. `Ora!`, alguém poderia dizer. `Mas isto não é um sinal de que o roteiro é complexo?`. Seria, se não estivéssemos falando de um filme de ação sem grandes pretensões artísticas. E se no primeiro filme a identidade do verdadeiro vilão era uma incógnita, neste segundo ela se torna uma piada. Além de óbvia, a explicação do `mistério` é frágil. Isso para não mencionar o confronto final, que é fraquíssimo. Aliás, a forma com que Gerard percebe a verdade é forçada e inverossímil. No entanto, o filme tem um ponto forte: o personagem de Tommy Lee Jones é extremamente interessante. Sua tenacidade, sua presença de espírito, sua inteligência contagiam a tela. É fascinante ver aquele homem perseguir seu objetivo sem permitir que nada o desvie de seu caminho. E Jones, mais uma vez, dá um show. Aliás, toda a equipe é extremamente carismática, com destaque para os agentes vividos por Joe Pantoliano e Tom Wood, que se mostram tão decididos quanto seu chefe, Gerard. Já Robert Downey Jr. tem uma atuação discreta, e só. Enquanto isso, Wesley Snipes fica apagado pelo `fantasma` de Harrison Ford. A ação é contínua. Não há um só minuto de descanso para os personagens deste filme. Há um momento, por exemplo, em que Sam Gerard está abatido em função de uma perda e, ao encontrar sua `chefe` em uma sala, parece que vai finalmente mostrar que há um coração por trás daquela carranca e - talvez - mesmo chorar. Pura ilusão: um agente o chama para entregar uma evidência e Gerard esquece o sentimentalismo e volta a ser o profissional resoluto de sempre. Esta cena, em si, resume a essência do personagem de Tommy Lee Jones. (Aliás, para que o roteiro cria uma `ligação` entre o agente e sua chefe, logo no começo do filme, se não pretendia desenvolver este ponto mais tarde?) A direção de Stuart Baird é segura e frenética. Também, o que poderia se esperar do homem que editou filmes como Máquina Mortífera, Duro de Matar 2, O Demolidor e Maverick? Seu timing é impecável e as cenas de ação demoram o tempo exato para cumprir o que prometem. Na verdade, U.S. Marshals poderia ter sido um desses filmes capazes de impressionar. Faltou, para isso, só um detalhe: novidade. É difícil se empolgar com um filme que já se conhece.26 de Abril de 1998
Pablo Villaça, 18 de setembro de 1974, é um crítico cinematográfico brasileiro. É editor do site Cinema em Cena, que criou em 1997, o mais antigo site de cinema no Brasil. Trabalha analisando filmes desde 1994 e colaborou em periódicos nacionais como MovieStar, Sci-Fi News, Sci-Fi Cinema, Replicante e SET. Também é professor de Linguagem e Crítica Cinematográficas.
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Pedagoga/o pode concorrer à cargos de Inspeção Educacional com um diploma contendo as novas diretrizes do curso de 15/05/2006
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais ...
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O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
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Realmente em Pernambuco tem muitos talentos, pena que este já se foi. Este camarada criaou um novo ritmo. É Maracatu atômico. Pernambuco ...
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Didática e Metodologia. Para que serve? Antes de entrarmos, neste assunto vamos ver os significados destas palavras. Didática: A palavra di...
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Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
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Staal observa que embora o nome Yajnavalkya seja derivado de yajna , que conota ritual, Yajnavalkya é referido como "um pensador, não...
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Videos sobre filosofia da educação. Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=t7IcspG9Huo Parte 2: http://br.youtube.com/watch?v=yxY57w_ygAQ&a...
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No PCN volume 3, que descreve caminhos para o ensino da matemática nos anos iniciais. Apresentam os conteúdos de Matemática, que deveriam ...
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Data de publicação: 19/02/2000 Um homem encontrou um ovo de águia e o colocou debaixo da galinha que chocava seus ovos no quintal. Nasceu um...
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