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PIAGET | VYGOTSKY |
§ Biólogo | § Filosofo |
§ Suíço; | § Russo; |
§ Morreu idoso (84 anos); | § Morreu jovem (37 anos); |
§ Desenvolveu a teoria construtivista (interacionista); | § Desenvolveu a teoria-histórico-social (com base no materialismo marxista); |
§ Dá um peso maior à natureza biológica do homem, para explicar os processos cognitivos (e lingüísticos); | § Dá peso maior à dimensão histórica e social da vida dos homens (cristalizada em seus sistemas lingüísticos); |
§ Estudar o desenvolvimento das estruturas lógicas; | § Entender a relação do pensamento com a linguagem, e suas implicações no processo de desenvolvimento intelectual; |
§ A aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito; | § A aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais; |
§ A maturação é o que determina o ritmo do aprendizado; | § O aprendizado influência o ritmo da maturação; |
§ O amadurecimento busca aprendizado; | § O aprendizado traz o amadurecimento; |
§ o aprendizado se da por interações entre estruturas internas; | § O aprendizado depende fundamentalmente das influencias ativas do meio social; |
§ O conhecimento é uma construção individual; | § O conhecimento é interativo, toda síntese individual é impregnada do coletivo; |
§ O conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade; | § O sujeito não só age sobre a realidade, mas interage com ela construindo seus conhecimentos a partir das reações interpessoais; |
§ Os fatores que concorrem para o desenvolvimento da aprendizagem cognitivo: maturação, experiência e interação; | § O ensino aprendizagem tem como ponto de partida o nível de desenvolvimento real do sujeito; |
§ Não prioriza a mediação na construção do conhecimento; | § Prioriza a mediação em todas as relações de aprendizagem (interpessoal e intrapessoal); |
§ O pensamento aparece antes da linguagem; | § É a linguagem que entra na mente e organiza seu pensamento; |
§ O principal interesse de Piaget era estudar o desenvolvimento das estruturas lógicas; | § Vygotsky pretendia entender a relação do pensamento com a linguagem, e suas implicações no processo de desenvolvimento intelectual; |
§ O conhecimento se dá a partir da ação do sujeito sobre a realidade; | § Esse mesmo sujeito não só age sobre a realidade, mas interage com ela, construindo seus conhecimentos a partir das relações intra e interpessoais; |
§ a aprendizagem depende do estágio de desenvolvimento atingido pelo sujeito | § a aprendizagem favorece o desenvolvimento das funções mentais. |
§ A ação é internalizada - gera "esquemas/estruturas" de pensamento/consciência - que se exprimem sob forma de "falas" (específicas aos estágios psicogenéticos atingidos) linguagem | § A linguagem social é internalizada - sob forma de "diálogo interior" - reforça (gera) formas de pensamento/planejamento/antecipação de ações - ações refletidas, previamente planejadas |
§ A teoria de Vygotsky tem maiores afinidades eletivas com o marxismo que Piaget, por atribuir um peso maior aos fatores sociais (na forma da linguagem social) como determinantes das formas de pensar e estruturar as ações individuais (e coletivas), em detrimento dos fatores biológicos; | |
§ Tanto em Vygotsky como em Piaget se fala numa transformação do real por exigência das necessidades da criança, mas enquanto que para Piaget a imaginação da criança não é mais do que atividade deformante da realidade, para Vygotsky a criança cria (desenvolve o comportamento combinatório) a partir do que conhece, das oportunidades do meio e em função das suas necessidades e preferências. |
Piaget e Vygotsky, trabalhavam em uma mesma vertente teórica. Rejeitavam o associacionismo e/ou behaviorismo, trabalhavam experimentalmente com crianças (e não animais), interessando-se pelos processos de construção da razão, do julgamento, da capacidade de argumentação lógica (e moral), isto é, processos psico e sócio-genéticos.
Ambos enfatizam a necessidade de compreensão da gênese dos processos cognitivo,s não consideram os processos psicológicos como resultados estáticos que se expressam em medidas quantitativas, pois, tanto Piaget como Vygotsky, valorizam a interação do indivíduo com o ambiente e vêem o indivíduo como sujeito que atua no processo de seu próprio desenvolvimento;
Tanto Vygotsky como Piaget atribuem grande importância à atividade do indivíduo na construção e na atribuição de significado ao conhecimento, apesar das suas diferenças quanto à ênfase que atribuem aos fatores sociais e culturais na aprendizagem
Como Piaget, Vygotsky não formulou uma teoria pedagógica, embora seu pensamento ressalte a importância da instituição escolar na formação do conhecimento.
Ambos, Piaget e Vygotsky, não consideram os processos psicológicos como resultados estáticos que se expressam em medidas quantitativas e também enfatizam o conhecimento da gênese dos processos cognitivos.
LEV SEMENOVICH VYGOTSKY
Lev Semenovich Vygotsky (1896-1934), filosofo sócio interacionista, professor e pesquisador foi contemporâneo de Piaget, nasceu em Orsha, a 17 de novembro de 1896, viveu na Rússia, quando morreu, de tuberculose, tinha 37 anos.
As obras de Vygotsky incluem alguns conceitos que se tornaram incontornáveis na área do desenvolvimento da aprendizagem. Um dos conceitos mais importantes é o de Zona de desenvolvimento proximal, que se relaciona com a diferença entre o que a criança consegue aprender sozinha e aquilo que consegue aprender com a ajuda de um adulto.
Construiu sua teoria tendo por base o desenvolvimento do sujeito como resultado de um processo sócio-histórico, enfatizando o papel da linguagem e aprendizagem nesse desenvolvimento, sendo essa teoria considerada histórico-social. Seu ponto central é a aquisição de conhecimentos pela interação do sujeito com o meio.
É o grande fundador da escola soviética de psicologia, principal corrente que, hoje, dá origem ao socioconstrutivismo.
Para Vygotsky, o que nos torna humanos é a capacidade de utilizar instrumentos simbólicos para complementar nossa atividade, que tem bases biológicas.
A vivência em sociedade é essencial para a transformação do homem de ser biológico em ser humano. É pela aprendizagem nas relações com os outros que construímos os conhecimentos que permitem nosso desenvolvimento mental.
De acordo com as concepções de Vygotsky, uma prática pedagógica adequada perpassa não somente por deixar as crianças brincarem, mas, fundamentalmente por ajudar as crianças a brincar, por brincar com as crianças e até mesmo por ensinar as crianças a brincar.
Para Vygotsky, a construção do conhecimento se dá através da interação entre sujeitos, as quais são mediadas por várias relações. Para ele, os objetos, a organização do ambiente, o mundo cultural que rodeia o individuo, pode representar o astro social, o sujeito social. O sujeito não é apenas ativo, mas interativo.
Vygotsky contribui significativamente na área de educação, na medida em que traz importantes reflexões sobre o processo de formação das características psicológicas tipicamente humanas.
Vygotsky aponta para a necessidade da criação de uma escola em que as pessoas possam dialogar, duvidar, discutir, questionar e compartilhar saberes. Onde haja espaço para transformações, para as diferenças, para o erro, para as contradições, para a colaboração mútua e para a criatividade.
O educador deve saber interferir no desenvolvimento do aluno, trabalhar a zona de desenvolvimento proximal, provocando avanços que não ocorreriam espontaneamente, saber mediar o acesso do aluno ao conhecimento socialmente produzido.
É importante que o educador tenha consciência de sua atuação e que a função da educação é levar o aluno adiante, pois quanto mais ele aprende, mais se desenvolve mentalmente. Também é importante que priorize as relações afetivas entre educando/educando e educando/educador.
REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA
INTERNET, em 11 ago 06, http://www.ueb-df.org.br/artigo.asp?art=12
INTERNET, em 11 ago 06, http://pt.wikipedia.org
INTERNET, em 11 ago 06, http://72.14.209.104/search?q=cache:9zf81iLtSq4J:ia.fc.ul.pt/textos/osousa/07estat.pdf+diferen%C3%A7as+entre+vygotsky+e+piaget&hl=pt-BR&gl=br&ct=clnk&cd=31
INTERNET, em 11 ago 06, Site Nova Escola On-line.
INTERNET, em 11 ago 06, http://www.centrorefeducacional.com.br/ojogosim.html
INTERNET, em 11 ago 06, http://www.aticaeducacional.com.br/htdocs/pcn/pcns.aspx?cod=22
Kami, Constance. Piaget para a educação pré-escolar. 2º ed. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
Rego, Tereza Cristina. Vygotsky - Uma perspectiva histórico-cultural da educação. 16º ed. Petrópolis : Editora Vozes, 2004.
UNOPAR, Desenvolvimento Psico-Emocional – curso de pedagogia – Módulo II. 2006
Fonte: www.atividadeseducativas.com.br/.../946_2sem_trabalho2.doc -
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