terça-feira, 22 de março de 2011

Para Que Seguir Regras?

 
Para Que Seguir Regras?

Extraído do capítulo intitulado Niyamagraha do livro “Sri Bhaktyaloka” de Srila Bhaktivinod Thakur


Sraddha é a única regra para as pessoas estabelecidas no nível de bhakti (devoção).  Na medida em que os anarthas, ou hábitos indesejáveis são destruídos pelo poder do serviço devocional realizado sob o abrigo de um sadhu e guru, esse sraddha se transforma em serviço devocional com nistha, ou fé firme.  Na medida em que os anarthas são ainda mais destruídos, a pessoa progride do nível de nistha para ruchi, ou sabor; de ruchi para asakti, ou apego; e de asakti para bhava, ou emoção.  Quando bhava, na forma de rati, ou afeto, se mescla com os ingredientes apropriados, torna-se rasa.  No Srimad Bhagavatam (11.14.26) está dito:

yatha yahthatma parimrjyate 'sau
mat-opunya-gatha-sravanabhidhanaih
tatha tatha pasyati vastu suksmam
chaksur yathaivañjana-samprayuktam

"Quando os olhos doentes são tratados com unguento medicinal, eles gradualmente recobram sua capacidade de enxergar.  Do mesmo modo, na medida em que a entidade viva consciente se limpa da contaminação material, ouvindo e cantando as narrativas piedosas de Minhas glórias, ela retoma sua habilidade de enxergar a Mim, a Verdade Absoluta, em Minha forma espiritual sutil."

Srila Rupa Goswami esclarece a sequência em seu livro “Bhakti-rasamrta-sindhu” da seguinte forma:

adau sraddha tatah sadhu-sango 'tha bhajana-kriya
tato 'nartha-nivrittih syat tato nistha ruchis tatah
athasaktis tato bhavas  tatah premabhyudanchati
sadhakanam ayam premnah  pradurbhave bhavet kramah


"No começo, a pessoa deve ter um desejo preliminar pela auto-realização.  Isso trará a pessoa para o estágio de tentar se associar com pessoas que são espiritualmente elevadas.   No estágio seguinte, a pessoa é iniciada por um mestre espiritual elevado e, sob a sua instrução, o devoto neófito começa o processo do serviço devocional.  Pela execução do serviço devocional sob a orientação do mestre espiritual, a pessoa fica livre de todo apego material, alcança firmeza na autorrealização e obtém um gosto por ouvir a respeito da Absoluta Personalidade de Deus, Sri Krishna.  Esse sabor faz a pessoa avançar até o apego pela consciência de Krishna, que amadurece em bhava, ou o estágio preliminar do amor transcendental por Deus.  O verdadeiro amor por Deus é chamado prema, o estágio de vida perfeccional mais elevado."

No processo de sadhana-bhakti existem quatro estágios· sradha, nistha, ruchi e asakti.   Depois de passar por esses quatro estágios a pessoa chega ao nível de bhava, que é o portal para prema.  Segundo o grau da fé, cada nível conta com diferentes regras. Na medida em que a pessoa deixa para trás um nível e progride para o nível seguinte, deve honrar as regras do novo nível e abandonar as regras do nível anterior.  Aqueles que não abandonam as regras do nível anterior ficam amarrados por essas regras como correntes que não lhe permitem prosseguir para o nível seguinte.

No processo do serviço devocional, quaisquer regras que sejam prescritas para cada nível estão subordinadas a uma única regra. A regra geral é dada no “Padma Purana” da seguinte maneira:

smartavyah satatam visnur, vismartavyo na jatuchit
sarve vidhi-nisedhah syur,  etayor eva kinkarah

Lembrar de Krishna é o dever eterno.  Todas as demais prescrições mencionadas nos sastras brotaram desta prescrição principal.  Esquecer Krishna jamais é permitido.  Todas as demais proibições mencionadas nos sastras surgiram desta proibição principal.  Ao manter essa prescrição principal em mente enquanto avança, o praticante deve abandonar seu apego pelas prescrições do nível anterior e aceitar as prescrições do nível seguinte.  Caso contrário, será culpado de niyamagraha e ficará fraco para passar ao próximo nível.  O praticante do serviço devocional deve sempre lembrar desse ponto.

….

ekantitam gatanantu,  sri-krsna-charanabjayoh
bhaktih svatah pravartteta,  tad vighnaish kim vratadibhih
(“Hari-bhakti vilasa” (20º Vilasa)

"Quando uma pessoa se torna um devoto puro do Senhor, então a devoção se estabelece espontaneamente em seu coração.  Qual a necessidade então de seguir rituais que simplesmente obstruem o serviço devocional?"

na mayy ekanta-bhaktanam,  guna-dosodbhava gunah
sadhunam sama-chittanam, buddheh param upeyusam
(Srimad Bhagavatam, 11.20.36)

"A piedade e o pecado materiais que nascem do bem e do mal deste mundo, não podem existir com Meus devotos puros, que, livres de todo anseio material, mantêm uma consciência espiritual estável em todas as circunstâncias.  Na verdade, tais devotos Me alcançaram, ao Senhor Supremo, que estou situado além de tudo que possa ser concebido pela inteligência material."

No “Hari-Bhakti-vilasa” também é dito:

evam akantinam prayah, kirtanam smaranam prabhoh
kurvatam parama-pritya,  krtyam anyan na rochyate

vihitesv eva nityesu,  pravartante svayam hi te
ityady ekantinam bhati,  mahatmyam likhitam hi tat

Os devotos cujas mentes estão fixas em cantar e lembrar das glórias de Krishna em amor puro não têm gosto por atividades prescritas para os estágios inferiores.  Ainda que não estão apegados ou atados a seguir as regras prescritas pelas escrituras, eles às vezes as seguem por conta própria.  Isso é muito bem explicado no verso oito do Upadesamrta.  Essas são as glórias dos devotos puros; ou seja, suas glórias não são diminuídas por negligenciarem as regras prescritas para os outros.

O significado disso é que os devotos exaltados seguem quaisquer regras dos estágios inferiores que gostem.  Os jñanis seguem o varnasrama-dharma dos karmis por conta própria,  e não por regra ou obrigação.  Do mesmo modo, os devotos, por sua doce vontade, também seguem as regras dos karmis e jñanis com algum propósito.  Isso significa que, ainda que não são obrigados a seguir as prescrições e proibições, eles o fazem por conta própria.   Os devotos puros mais elevados também não são considerados excessivamente apegados a regulações que não seguem as regras de karma , jñana e sadhana-bhakti comum.  Eles estão independentemente ocupados no serviço devocional puro ao Senhor Krishna.  O devoto praticante que abandona niyamagraha mas espontaneamente segue as regras obtém resultados auspiciosos.

A conclusão é que o praticante atinge um nível superior como resultado de seguir as regras prescritas de acordo com sua qualificação.  Ele não deveria manter-se apegado às regras de seu nível anterior.  Mantendo esta instrução sempre em mente, ele deveria sempre ocupar-se em cantar e lembrar do Senhor Krishna e assim continuar a avançar aos níveis superiores.
 


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DINÂMICA PARA CASAIS

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EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA E SUSTENTABILIDADE AMAZÔNICA: DESAFIOS PÓS-MODERNOS

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segunda-feira, 21 de março de 2011

Sade - The Sweetest Taboo


De: | Criado em: 13/05/2008
3 oktober 1993 in het Open Air Theater in San Diego


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Sade - Nothing Can Come Between Us


De: | Criado em: 29/04/2007
This is dedicated to my one true love VampireJames16.He and I have a love that will stand the test of time.Nothing will ever come between us.Please visit me baby VampiresJames16's channel,he loves meeting new people.


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Tina Turner - Let's Stay Together (Live in Sopot)




De:             | Criado em:                        18/07/2010           

Recorded live at Hippodrom, Sopot, Poland on August 15th 2000.

Lyrics:
I'm so in love with you
Whatever you want to do
Is alright with me
Let me be the one you come running to
I'll never be untrue

Let's, let's stay together
Loving you whether, whether
Times are good or bad, happy or sad

I'm so in love with you
Whatever you want to do
Is alright with me
Let me be the one you come running to
I'll never be untrue

Let me say that since
Since we've been together
Ohh, loving you forever
Is alright with me
You make me feel so brand new
I want to spend my whole life with you

Let's, let's stay together
Loving you whether, whether
Times are good or bad, happy or sad

Why, oh tell me, why do people break up?
Turn around and make up
I just can't see
You'd never do that to me, would you baby?
Cause being around you is all I see

Let's, let's stay together
Loving you whether, whether
Times are good or bad, happy or sad
Good or bad, happy or sad
Good or bad, happy or sad

Happy or...
Happy or...
Happy or sad, I'm sad...

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Dez Questões Acerca do Hinduísmo

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A Formação Do Professor Universitário Como Intelectual Transformador

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domingo, 20 de março de 2011

A partir de 2012, alunos terão quatro anos de Ensino Médio

Quem optar em realizar o curso profissionalizante concluirá os estudos em quatro anos
Quem optar em realizar o curso profissionalizante concluirá os estudos em quatro anos


Estado de SP começa com o projeto, incluindo curso profissionalizante




O Ensino Médio é uma das etapas decisivas na vida escolar de um estudante. É a hora de aproveitar ao máximo para se preparar para o vestibular e escolher que carreira seguir. Pensando em dar oportunidade aos futuros profissionais, o Estado de São Paulo implantará, a partir de 2012, um curso técnico/profissionalizante.

Quem optar em realizar o curso profissionalizante concluirá os estudos em quatro anos, já que as aulas serão simultâneas entre o ensino geral e o técnico. O secretário de Estado da Educação, Herman Voordwarld, declarou que não será necessário fazer vestibulinho para ingressar em um dos cursos.

“Com a implantação do ensino técnico, o Estado volta a qualificar mão de obra já no Ensino Médio”, afirma a pedagoga e tutora do Portal Educação, Emileide Costa.

Ainda este ano serão firmados convênios com 28 unidades de ensino técnico do Governo Federal que estão localizadas no Estado de São Paulo, com o intuito de atender cada vez mais estudantes.

Cerca de 5.600 alunos serão atendidos com os convênios firmados do Governo Federal, porém este número de vagas pode ser aumentado caso haja parcerias com USP, Unicamp e Unesp, por exemplo.




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