Pedagogia Magistério Educação Psicopedagogia Psicomotricidade, Religião, Vaishinavismo Iskcon (vulgo hinduísmo) Envie sua sugestão, crítica, dúvidas, perguntas para meu e-mail:joaomariaandarilhoutopico@gmail.com ou joaocarlosmaria@yahoo.com.br
terça-feira, 5 de junho de 2012
segunda-feira, 4 de junho de 2012
sábado, 2 de junho de 2012
O Museu Exploratório de Ciências – Unicamp- Estão abertas as inscrições para a 4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
Estão abertas as inscrições para a
4ª Olimpíada Nacional em História do Brasil
O
Museu Exploratório de Ciências – Unicamp convoca estudantes e
professores de todo o país a participarem da 4ª Olimpíada Nacional em
História do Brasil. As inscrições estão abertas e podem ser realizadas
pelo site até dia 10 de agosto.
A
Olimpíada Nacional em História do Brasil é uma iniciativa única na área
de ciências humanas em todo o Brasil. Em 2011, a Olimpíada contou com
mais de 65 mil inscritos, com representantes de todos os estados do
território nacional.
Composta
por cinco fases online e uma presencial, a competição envolve
professores de história e alunos do oitavo e nono anos do Ensino
Fundamental e das séries do Ensino Médio em um trabalho coletivo de
estudar não apenas o conteúdo das questões propostas, mas de desenvolver
um olhar crítico para a história. Dessa forma, é valorizado o processo
de aprendizagem e construção do conhecimento. O contato direto com
documentos históricos permite aos participantes trabalharem como
historiadores, à medida que processam as informações exigidas nas
respostas das questões em cada fase.
Este
ano, a primeira fase terá início em 20 de agosto e a fase final
presencial acontecerá nos dias 20 e 21 de outubro, na Universidade
Estadual de Campinas.
O
Museu Exploratório de Ciências custeará as passagens de avião de 37
equipes para participarem da final, selecionadas de acordo com sua
pontuação nas fases online. Serão selecionadas: para cada estado da
federação, a equipe com maior pontuação; a equipe de escola pública com
maior pontuação em cada uma das cinco regiões do país (norte, nordeste,
sudeste, sul e centro-oeste) e as cinco equipes de escola pública com
maior pontuação, independente da região.
Os
professores responsáveis por essas equipes serão convidados a
permanecer na Unicamp para realizar um curso de capacitação de uma
semana, com custos de hospedagem cobertos também pelo Museu, após a
final da Olimpíada.
A
Olimpíada premiará escolas, alunos e professores, com 60 medalhas de
ouro, 100 de prata e 140 de bronze, além de certificados de participação
para todos os inscritos e todas as escolas participantes.
Gabriela Villen
Museu Exploratório de Ciências
Universidade Estadual de Campinas
(19) 3521 1729
Obrigado pela visita, volte sempre.
(krishna-katha) Gotas de néctar: Mudar o destino- Radhanath Swami
Traduzido gentilmente pela querida Vaisnavi: Kamalaksi Rupini dd-JPS
Mudar o destino
Qual é meu destino? O que quer que esteja em meu destino, eu terei, e o que quer que não esteja em meu destino, eu não terei. Eu posso mudar meu destino?
Radhanath Swami explica que estas questões intrigam as pessoas em geral e, frequentemente, suas atividades são baseadas em suas conclusões.
Certa vez, os mensageiros da morte chegaram sem anunciar (do jeito que eles fazem) na casa de um homem rico. O homem rico ficou surpreso com a visita e perguntou se eles podiam esperar. Eles disseram que não e mostraram para ele uma lista, na qual tinha seu nome no topo. O homem os recebeu muito bem e perguntou se aceitavam algo para beber. Eles concordaram e o homem misturou uns remédios para dormir na bebida e, após beberem, os mensageiros dormiram profundamente. O homem pegou a lista deles, tirou seu nome da primeira linha e colocou na última. Após algumas horas, os mensageiros acordaram e agradeceram o homem rico por sua boa recepção e pela bebida. Eles disseram,"Estamos tão satisfeitos com você… lhe faremos um favor. Normalmente, começamos da primeira linha da lista. Hoje vamos começar com a última linha”. O homem abandonou seu corpo ao ouvir isto.
Então, é um conhecimento largamente difundido que o destino não pode ser mudado. Mas as escrituras revelam que ele pode ser mudado. Digamos, por exemplo, que você esteja em um trem e pisa no pé de um homem. O homem fica irritado e te dá um tapa. Agora o que você fizer determinará sua reação futura. Vejamos da seguinte forma:1. Você poderia bater de volta (você acabou de criar uma reação para ser estapeado de volta)
2. Você poderia apenas repreendê-lo severamente (Você criou uma reação para ser, você mesmo, severamente repreendido)
3. Você poderia apenas perdoar (pensando que este é seu karma, você simplesmente se mantém silencioso e pede perdão. Esta ação sua acabou com o ciclo de tapas. O homem poderia se desmanchar e também pedir perdão reduzindo, assim, sua reação. Então, sua ação pode criar múltiplas reações).
SS Hridayananda Swami explica que um homem quer ir a um lugar e pega um vôo. Uma vez que esteja no vôo, ele não pode voltar atrás em sua decisão de voar. Então, enquanto estamos neste corpo, temos que sofrer ou desfrutar o que quer que seja para acontecer para nós neste corpo. Mas se o homem começa uma briga no vôo com a aeromoça e a machuca, então ele será punido pela justiça quando o avião pousar. Similarmente, quando adquirimos este corpo, as ações que realizarmos com este corpo determinará nosso próximo corpo e reações. Então, o que quer que tiver que vir, virá, mas como reagimos a tais coisas determinará o quê virá em seguida e isto está em nossas mãos…
Radhanath cita o Bhagavad Gita para ilustrar o melhor e mais certo modo de mudar todo o destino e que é dado pelo Senhor Sri Krishna, como segue:
Abandone todas as variedades de religião e simplesmente renda-se a Mim. Eu o libertarei de todas as reações pecaminosas. Não temas.
Gopi Janavallabha dd-PGS
Assinar:
Postagens (Atom)
Pedagoga/o pode concorrer à cargos de Inspeção Educacional com um diploma contendo as novas diretrizes do curso de 15/05/2006
CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO CONSELHO PLENO RESOLUÇÃO CNE/CP Nº 1, DE 15 DE MAIO DE 2006. (*) Institui Diretrizes Curriculares Nacionais ...
-
O Kali-Santarana Upanishad (sânscrito: कलिसन्तरणोपनिषद्, IAST: Kali-Saṇṭāraṇa Upaniṣad), também chamado de Kalisantaraṇopaniṣad , é u...
-
Realmente em Pernambuco tem muitos talentos, pena que este já se foi. Este camarada criaou um novo ritmo. É Maracatu atômico. Pernambuco ...
-
Didática e Metodologia. Para que serve? Antes de entrarmos, neste assunto vamos ver os significados destas palavras. Didática: A palavra di...
-
Videos sobre filosofia da educação. Parte 1: http://br.youtube.com/watch?v=t7IcspG9Huo Parte 2: http://br.youtube.com/watch?v=yxY57w_ygAQ&a...
-
Visão psíquica de Ramatís Segundo informações que nos foram trazidas, RAMATÍS é entidade de princípios universalistas, filiado ao grupo ...
-
Staal observa que embora o nome Yajnavalkya seja derivado de yajna , que conota ritual, Yajnavalkya é referido como "um pensador, não...
-
http://portal.mec.gov.br/sesu/index.php?option=content&task=category§ionid=6&id=101&Itemid=297 Para você ter acesso as n...
-
No PCN volume 3, que descreve caminhos para o ensino da matemática nos anos iniciais. Apresentam os conteúdos de Matemática, que deveriam ...
-
Deixa a emoção fluir.