sábado, 7 de junho de 2008

História da Matemática na Índia. (parte 1).


História da Matemática na Índia

São do 3.º milénio a.C. os primeiros vestígios matemáticos da civilização que se desenvolveu no vale do rio Indo. Os Harapas, povo que habitava esta região adoptou um sistema decimal (pelo menos é o que as investigações parecem indicar) de pesos e medidas.
Por volta de 1500 a.C. os Arianos, um povo pastorício do norte, ocuparam a região (actualmente a Índia e o Paquistão) e impuseram a sua língua - o sânscrito. São dessa época os Vedas, conjunto de textos sagrados, os primeiros textos científicos - os Vedangas e os Sulbasutras. Os Sulbasutras eram apêndices dos Vedas e indicavam as regras (como por exemplo, como construir um quadrado com uma área igual à de um rectângulo, ou de um círculo dado) para a construção de altares para sacrifícios, os quais eram construídos seguindo medições precisas. A matemática desta época designa-se por matemática Védica.
Por volta 500 a.C. a religião védica começa a entrar em decadência devido ao desenvolvimento das religiões budista e jainista, acompanhada pelo declínio da Matemática Védica e o florescimento da escola jainista. Os matemáticos desta escola, estudaram teoria dos números, permutações e combinações e desenvolveram uma teoria do infinito.
O período por volta de 200 a.C. até cerca de 400 d.C., foi um período de instabilidade, tendo esta região sido invadida por vários povos. Provavelmente o único texto deste período é o Manuscrito de Bakhshali.
Do século V até ao XII vai o período clássico da civilização hindu. Nesta época deu-se um desenvolvimento do estudo das ciências, da filosofia, da medicina, da literatura e em particular da matemática. Aparecem matemáticos notáveis como Aryabata I (476-550), Bramagupta (598-670), Mahavira (800-870) e Bhaskara II (1114-1185).A matemática e astronomia hindu chegaram aos árabes que a absorveram, refinaram e aumentaram antes de a transmitir à Europa.
http://www.malhatlantica.pt/mathis/india/india.htm

Obrigado por sua visita, volte sempre.

Nenhum comentário:

Inteligências múltiplas: quais são e como abordá-las na escola?

Compartilhar: Uma sala de aula é um ambiente diverso, com alunos com diferentes habilidades e aptidões, ou  inteligências múltiplas . Essa t...